Foram encontrados 7180 registros para a palavra: tre

Estado deve entregar mais de 18 mil moradias em 2016

A Bahia foi o estado nordestino que apresentou maior redução do déficit habitacional entre 2010 e 2014, segundo levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Neste período, 115,6 mil famílias passaram a ter moradia.

A tendência é que esse índice melhore ainda mais, já que, em 2016, o Governo da Bahia deve entregar 18.453 unidades habitacionais somente por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. As residências deste ano serão inauguradas em 14 cidades baianas - além de Salvador,  Camaçari, Candeias, Pojuca Simões Filho (RMS), Conceição do Jacuípe, Jacobina, Lajedinho, Santo Estevão, Senhor do Bonfim, Feira de Santana (centro norte), Feira de Santana, Itororó (centro sul), Juazeiro (norte) e Santo Amaro (Recôncavo)

Desde o ano passado até agora, o Governo da Bahia já inaugurou mais de 22 mil unidades habitacionais no estado, beneficiando cerca de 90 mil pessoas. O último empreendimento entregue pelo governador Rui Costa, na última sexta-feira (12), foi o Residencial Nova Valença, localizado no município de Valença, com 380 unidades habitacionais. Nas duas fases do programa foram contratadas 162.873 unidades habitacionais pelo governo baiano. ..

Caravana da Saúde atende alunos da rede municipal e registra 400 atendimentos no Salitre

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (17),  a sexta edição do Programa Caravana da Saúde. Desta vez na comunidade de Campo dos Cavalos/ Capim de Raiz no distrito do Salitre. Cerca de 400 moradores foram atendidos. A equipe de oftalmologia e odontologia da Caravana atendeu cerca de 50 alunos das Escolas Municipais Edualdina Damásio e Herbert Mouzart. A dona de casa, Mônica dos Santos, aproveitou e levou seus três filhos para consulta. “Meus filhos foram bem atendidos pelo oftamologista. Agradeço ao prefeito por trazer a caravana para nosso distrito”.

Para a diretora das escolas, Solange Almeida, inserir os alunos no programa foi um grande ganho para todos. “É muito importante o governo contribuir para a formação integral desses estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde”, disse Almeida. O envolvimento das escolas foi destacado pelo prefeito Isaac. “Com isso vamos poder tratar possíveis problemas de saúde que possam atrapalhar o rendimento escolar dessas crianças. Temos o compromisso com a saúde do povo. Mais uma caravana que foi sucesso absoluto”...

É hoje a estreia do programa Abertura Cultural no centro de Cultura João Gilberto

Os artistas Raimundinho do Acordeon, Manuca Almeida e Iehoshua Iahueh (SHUÁ) farão a estreia do programa Abertura Cultural nesta quinta-feira (18) no Centro de Cultura João Gilberto. O projeto, que conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, através do edital de dinamização de espaços culturais, terá uma série de vinte programas, realizados de fevereiro a junho, às quintas-feiras, a partir das 19h. É importante frisar que o evento é gratuito.

“O programa foi pensado para dá mais notoriedade aos artistas que estão iniciando. Os nossos artistas tem umas peculiaridades que nós não conhecemos. Vamos abordar questões como qual a inspiração que eles tem, qual a consciência no meio artístico e também proporcionar um momento de reflexão sobre a cultura no nosso território. É um programa informativo e de entretenimento. Dança e poesia também farão parte do programa”, ressaltou o proponente do projeto, Alex Moreira, durante entrevista ao programa Geraldo José desta quarta-feira (17)...

Presidente Dilma Rousseff participará de palestras em Juazeiro nesta sexta-feira. A ação está entre as atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti

Com o intuito de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município de Juazeiro e também o aumento de casos de dengue, Chikungunya e do vírus Zika, o setor de Vigilância e Promoção a Saúde do município estará desenvolvendo até o próximo sábado (20) diversas ações de conscientização nos bairros da cidade.

Na sexta-feira (19), os trabalhos contarão com a presença da presidente Dilma Rousseff, que também virá a região para a inauguração de mais um empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida na cidade em Petrolina. Durante sua passagem por Juazeiro, Dilma irá participar de uma palestra na empresa Moscamed, conhecida pelo desenvolvimento da técnica que modifica geneticamente o mosquito Aedes aegypti impedindo a sua proliferação, e também discursará em uma escola municipal sobre como prevenir o crescimento de focos do mosquito...

Prefeito Julio Lossio se reúne com órgãos envolvidos no MCMV para alinhar entrega do Residencial Vivendas Petrolina

Durante a tarde desta terça-feira (16) o Prefeito Júlio Lossio participou de uma reunião com todos os órgãos envolvidos no processo de entrega dos residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida. O encontro aconteceu com o objetivo de alinhar as ações necessárias para a entrega do Residencial Vivendas Petrolina I e II que acontecerá na próxima sexta-feira (19) às 10h.

Participaram também do encontro, representantes da Secretaria de Habitação do município, construtora da obra, Caixa Econômica, Secretaria de Infraestrutura, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Secretaria Executiva de Iluminação e Companhia energética de Pernambuco (Celpe), além do vereador Edinaldo Lima.

Após a reunião, o prefeito foi ao residencial para avaliar com o grupo os últimos ajustes para a entrega das unidades. Serão entregues 2.432 unidades e equipamentos instalados nas proximidades do empreendimento, como escolas, creche e unidade de saúde para oferecer melhor assistência às famílias.

Vereador Jean faz paralelo entre cobrança da oposição e as realizações da atual administração

Agradecendo as manifestações de apreço e preocupação da comunidade e dos seus pares, por ocasião do boato que teria sofrido um acidente e falecido, o Vereador Jean Gomes (PT) ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores de Juazeiro, para comparar a atitude dos vereadores de oposição que denunciam e cobram realizações e os vereadores de situação, requisitados pela população para resolver problemas e danos causados pelas últimas chuvas na cidade.

Falou das visitas que fez com o Secretário Jorge Barbosa e foi ao ponto: “A gente sabe que a nossa cidade não está cem por cento, mas também não está zero por cento. No Bairro do Quidé hoje tem uma grande avenida e para se chegar a alguns bairros tem de transitar por ela. Para chegar na Malhada da Areia tínhamos dificuldade e hoje passamos por uma grande avenida para se chegar à Malhada da Areia”...

Programa Abertura Cultural estreará em Juazeiro nesta quinta-feira

Com a proposta de entrevistar artistas e profissionais ligados à cultura do Sertão do São Francisco, o centro de Cultura João Gilberto, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) em Juazeiro, recebe na próxima quinta-feira, dia 18/02, a estreia do programa de auditório "Abertura Cultural". O projeto tem apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz), através do edital de dinamização de espaços culturais, e terá uma série de vinte programas, realizados de fevereiro a junho, às quintas-feiras, a partir das 19h.

Na estreia nesta quinta-feira (18), os convidados serão Raimundinho do Acordeon e Manuca Almeida, ambos cantores e compositores que já ganharam o Prêmio Grammy, maior e mais prestigioso prêmio da indústria musical mundial. Eles venceram a premiação com a música Esperando na Janela, imortalizada na interpretação de Gilberto Gil, que foi trilha sonora do filme Eu, Tu e Eles (2000). A noite de estreia também contará com a presença do Artista Plástico Iehoshua Iahueh (SHUÁ). O projeto terá uma série de vinte programas, realizados de fevereiro a junho. Acontecerão todas as quintas-feiras, a partir das 19h, no Centro de Cultura João Gilberto com entrada gratuita...

Confirmada data de entrega do Residencial Vivendas Petrolina

O Governo Federal confirmou junto a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal de Petrolina a data de entrega das casas do Residencial Vivendas Petrolina I e II do Programa Minha Casa, Minha Vida. A entrega das unidades às famílias contempladas acontecerá nessa sexta-feira (19).  

O residencial conta com de 2.432 unidades e com equipamentos instalados nas proximidades do empreendimento, como escolas, creches e unidades de saúde para oferecer melhor assistência às famílias...

Órgãos municipais do Meio Ambiente de Petrolina e Juazeiro vão estreitar parcerias para a realização de ações conjuntas

Proteger o Meio Ambiente e promover desenvolvimento sustentável requer a colaboração de todos. Pensando nessa linha, a Agência do Meio Ambiente de Petrolina deve estreitar a relação com a secretaria do Meio Ambiente e Ordem Pública da vizinha cidade de Juazeiro (BA), através de ações conjuntas. Na manhã desta segunda (15), a gestora da AMMA, Denise Lima, recebeu a visita de Agenor Souza, secretário municipal do Meio Ambiente da cidade baiana. A proposta é estabelecer práticas conjuntas que possam coibir e amenizar a prática de crimes ambientais na região.

"A gente tem que lembrar que o é gerado em Petrolina, também reflete em Juazeiro. São duas cidades irmãs, ligadas pelo rio São Francisco, que por si só já demanda muito de nossa atenção. Se a gente não sincronizar informação e trabalho, automaticamente os problemas saltam de um lado a outro e nunca ficaremos livre disso. As informações da AMMA são muito úteis a nós, de Juazeiro, porque é um órgão especializado, que tem desenvolvido um trabalho reconhecido. Não temos dúvidas de que poderemos absorver muito desse trabalho positivo", destacou Agenor Souza. Ele acrescentou ainda que é "importante trabalhar ações conjuntas que busquem a solução de crimes ambientais não somente em Petrolina e Juazeiro, bem como nas cidades circunvizinhas"...

Quarta (17) tem a sexta edição da Caravana da Saúde no Salitre

A sexta edição do programa Caravana da Saúde será realizada nesta quarta-feira (17), em Campo dos Cavalos /Capim de Raiz, no Salitre, das 8h às 14h. A comunidade terá acesso a serviços como ortopedia, oftalmologia, cardiologia, odontologia, ginecologia, psicologia,fonoaudiologia,  nutricionista, cirurgião geral, clínico geral, exame eletrocardiograma, teste rápido para diagnóstico da infecção DST, AIDS e Hepatites Virais, assim como coleta de exames laboratoriais e de verminoses.

Com as parcerias da Univasf, Hospital Regional de Juazeiro/APMI,  Instituto Ivete Sangalo, Clinefro, Multimagem, SESI e Promatre, além do envolvimento de toda a estrutura de governo, o programa já atendeu até o momento mais de 2 mil pacientes...

ARTIGO – A CONVIVÊNCIA COM OS EXTREMOS

Quando o noticiário diário dá conta de que o Sul do país se afoga sob tantas chuvas e enchentes, é praxe o desabafo no Nordeste: “uns com tanto e outros com tão pouco”, referindo-se às históricas secas no nosso querido semiárido, o que, felizmente, não acontece agora face às abundantes chuvas, ultimamente. Também se ouve sobre os contrastes de temperaturas no mundo que atingem até 58º graus abaixo de zero – na China, recentemente –, enquanto por aqui temos o Rio de Janeiro com 40º graus acima e sensação térmica de quase 50º! 

De outra parte, enquanto técnicos, engenheiros e arquitetos, ambientalistas e administradores públicos queimam as pestanas para dotarem as cidades de estruturas adequadas a uma vida de conforto para as populações que nelas habitam, em alguns recantos do mundo infestados pelo ódio e pelas guerras, edifícios, parques, monumentos culturais, palácios e tantas outras relíquias que marcam a história de cada povo, são destruídos com estúpida violência pela insanidade de governos que matam sem piedade o seu próprio povo para manter o poder. Um doloroso exemplo dessa tragédia vem ocorrendo na guerra civil da Síria, onde 250 mil sírios já morreram e outros 76.000 já enfrentaram a morte nos mares em precaríssimas embarcações, em busca de um espaço em outros rincões do mundo para viverem...!..

Juazeirense empata em sua estreia na Copa do Nordeste

Ainda não foi dessa vez que a Juazeirense conseguiu uma vitória na temporada. O empate de 1 a 1 contra o Confiança, na estreia na Copa do Nordeste, não traduziu o que se viu em campo, principalmente no segundo tempo, quando o Cancão de Fogo abusou de perder gols.

Para o técnico da Juazeirense, Sérgio Araujo, o resultado poderia ser diferente se o time não tivesse desperdiçado tantas chances de gols. “Jogamos o tempo todo no campo do adversário, foram muitos gols perdidos, precisamos empurrar a bola pra dentro”, lamentou. O meio campista Naldo foi na mesma toada: “O trabalho está sendo bem feito, não tem o que se questionar, mas estamos perdendo muitos gols”, confirmou. Para o Jogador Emerson, a primeira vitória está próxima: “Deus tem algo reservado pra gente mais na frente. Aqui ficou claro, merecíamos uma vitória, mas com trabalho essa vitória vai chegar”, concluiu otimista...

TRECHO DA BR-235 ENTRE CASA NOVA E REMANSO VOLTA A FICAR INTERROMPIDO

A população de Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes voltou a ficar isolada do restante da Bahia na tarde deste domingo (14), após as chuvas fortes que voltaram a cair na região.

O desvio construído pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes foi tomado pelas águas e com isso os condutores de veículos evitaram utilizá-lo para chegar ao destino final...

Artigo: Dominguinhos 75 anos: o mestre da sanfona e sons, das paixões e amores, do silêncio e da solidão

"Que saudade matadeira eu sinto no meu peito. Faço tudo para esquecer, mas não tem jeito."Este é um dos muitos versos que Dominguinhos cantou e tocou com sua sanfona, transformando-a em um instrumento da saudade, sentimento que persiste no coração de todos nós que convivemos com o cantor, compositor e instrumentista.

Hoje 12 de fevereiro se fisicamente estivesse entre nós Dominguinhos completaria 75 anos.

Hoje convidado que fui para participar de Programas de Rádio na região do Vale do São Francisco destaquei a genialidade, simplicidade, humildade do mestre Dominguinhos. Em especial a gratidão que o discípulo tinha por Luiz Gonzaga.

Destaquei dois filmes que fala sobre vida e obra de Dominguinhos: primeiro o documentário "O milagre de Santa Luzia" (2008), de Sergio Roizenblit, no qual o instrumentista viaja pelo Brasil para mostrar as diferentes formas regionais de se tocar sanfona e os principais sanfoneiros do país.

E aquele que mais me toca: O longa metragem webserie "+Dominghinhos". Neste filme é mostrado “Um Dominguinhos que pouca gente conhece: jazzista, improvisador, seu refinamento musical, sua universalidade".

Assim era Dominguinhos. Grande, muito grande. Simples, muito simples.

Aos 6 anos, José Domingos de Morais, O Dominguinhos ganhou a primeira sanfona do pai, o mestre Chicão. Aos 8, já se apresentava com os irmãos, Morais e Valdomiro, em feiras livres e portas de hotel de Garanhuns-Pernambuco, onde nasceu em 12 fevereiro de 1941.

Dominguinhos foi nome dado por Luiz Gonzaga, com quem gravou, em 1957, Moça de Feira. “O menino chegou de um ambiente diferente e começou a viver num mundo glamourizado. Mas foi sempre na dele, sempre com esse jeitão sertanejo”, diz Gilberto Gil no primeiro episódio da web série +Dominguinhos.

A riqueza dessa história levou os músicos Mariana Aydar, Duani e Eduardo Nazarian a promover encontros entre o sanfoneiro e parceiros, antigos e jovens que tocam e contam histórias vividas nos palcos da vida.

Em uma delas, Giberto Gil lembra do tour do álbum Refazenda (1975), em que viajaram juntos mais de 20 mil quilômetros. Em certo momento, Dominguinhos pergunta: “Isso é reggae, é?”. Quando o amigo responde que sim, ele rebate: “Que reggae nada, isso aí é um xotezinho sem-vergonha”.

Dominguinhos conseguiu inovar a arte do mestre!

Antes de começar a luta contra o câncer que o submeteria a uma injustiça do destino vivida em um quarto do Hospital Sírio Libanês, convalescendo na dor física e da alma que sofria Dominguinhos recebeu uma equipe de jovens cineastas. Estavam ali para colocar a água do Rio São Francisco em uma garrafa. Ou, se fosse preciso, em duas.

Ao lado de Djavan, Dominguinhos chorou. Estava visivelmente abatido pela doença, mais magro do que em outras cenas, e parecia sentir as próprias notas em dobro. "Seu Domingos" tirou a água dos olhos e pediu a Djavan um favor com uma humildade de estraçalhar os técnicos do estúdio. "Se você tivesse trazido seu violão, eu ia pedir pra tocar uma música pra mim".

Quando a música aparece, ela vem em turbilhão. Um Dominguinhos de cabeça baixa, de pé, à frente de um grupo, tocando sua sanfona como se estivesse em transe. De olhos fechados, transpassa dedos uns sobre os outros como se tivessem vida própria, como se nem dos comandos do cérebro precisassem.

No documentário é o próprio músico quem narra sua história: o pai que já tocava na roça, lembra de sua sanfoninha de 8 baixos e do primeiro grupo que formou com dois irmãos no Nordeste, quando tinha 8 anos.

Conta das brincadeiras e dos passatempos. "Eu não matava nem passarinho, por pena." A mãe, alagoana filha de índios como o pai, teve 16 filhos, muitos dos quais "iam morrendo" e sendo enterrados em caixõezinhos que o pai já construía como um especialista.

Seus olhos se enchiam de água depressa, sobretudo depois que ele começou seu tratamento contra o câncer. Em uma noite, deixou o quarto do hospital com seu chapéu de vaqueiro, apertou o botão do elevador e fez o nome do pai.

Momento de emoção no filme quando Dominguinhos chega ao teatro no qual a Orquestra Jazz Sinfônica o esperava e sentou-se para tocar De Volta pro Aconchego. Quando sentiu os arranjos sinfônicos atravessando seu peito, não se conteve e chorou uma lágrima graúda, como se soubesse que, ali, era a hora de se despedir.

Levantou a cabeça, tirou o chapéu e chorou...

Por Ney Vital-Jornalista ..

Aleluia: "Dilma lança campanha de combate a mosquito mas não entrega larvicida a prefeituras"

"A espetacular ação de marketing da presidente Dilma Rousseff para anunciar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti deveria ter sido precedida de uma avaliação honesta do descaso do governo petista com esse sério problema de saúde pública", afirma o deputado federal José Carlos Aleluia diante das denúncias do prefeito de Retirolândia, André Martins, nas redes sociais.

Em pleno surto de doenças, essa cidade do interior da Bahia ficou 60 dias sem receber o produto que combate as larvas do mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e a zika.  Depois de insistentes cobranças, o larvicida que só pode ser adquirido pelos governos federal e estadual foi fornecido à prefeitura de Retirolândia numa quantidade mínima...

Prefeitura e SAAE entregam mais um poço no interior de Juazeiro

Mesmo com as chuvas que caíram e trouxeram alívio para o homem do campo a Prefeitura de Juazeiro e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, não descuidam do interior.

Nesta sexta-feira (12), cumprindo mais uma agenda do Toda Sexta tem Obra será entregue o 44º poço tubular no interior do município, dos mais de 70 que foram perfurados.  O poço com vazão de 4.800 metros de água por hora vai beneficiar mais de 800 animais do Sítio Caixão e adjacências, no Distrito de Itamotinga e faz parte da parceria da empresa Hiara com a Prefeitura de Juazeiro. ..

Ministério da Saúde atrasa em cinco meses entrega de kits para exames de dengue

O Ministério da Saúde está há cinco meses sem enviar aos estados os kits de sorologia para os exames de detecção de dengue. O Ministério da Saúde informou que enfrenta dificuldades para comprar o material e isso causou uma "redução na distribuição regular de kits". Conforme informou ao O Globo, a situação deve ser regularizada ainda neste mês, mas existem outros exames laboratoriais capazes de identificar a doença. Em 2015, foram registrados 1,6 milhão de casos suspeitos de dengue, o que representa aumento de 180% na comparação com o ano anterior. Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em meados de janeiro de 2015, foram confirmadas 843 mortes pela doença, ante 473 óbitos do ano anterior. O mês de abril foi considerado o pico de incidência dessas infecções.   ..

Em entrevista na TV, pais da menina Beatriz falaram sobre morte da filha após dois meses

Em entrevista à TV São Francisco na manhã de hoje, os pais da menina Beatriz, morta a facadas no Colégio em que estudava em dezembro no ano passado, Lúcia Mota e Sandro falaram após dois meses do ocorrido e no dia do aniversário de "Bia" como era carinhosamente apelidada.

..

JUAZEIRENSE REIVINDICA RECUPERAÇÃO DA BA-210 ENTRE O TABULEIRO E O MERCADO DO PRODUTOR

O leitor Acácio que reside no Projeto Mandacaru enviou mensagem via whatsapp ao Blog solicitando a recuperação da BA-210, proximidades do bairro Itaberaba. Segundo o leitor desde as chuvas no final de janeiro que houve um afundamento na pista e nunca foi registrada uma movimentação da prefeitura no sentido de recuperá-la, ou de solicitar do órgão competente do governo do Estado para promover a sua recuperação.

Para Acácio o buraco enorme, mesmo que sinalizado, permanece oferecendo riscos aos condutores de veículos naquela área. Ele esclarece também que a mesma rodovia, só que no sentido Juazeiro/Sobradinho, está bastante esburacada e os produtores do Salitre já estão se mobilizando para fazer uma grande manifestação. Ainda não tem data marcada...

CULTURA AFRO INVADE OS TRÊS CIRCUITOS DO CARNAVAL NESTA SEGUNDA (8)

Já é tradicional, na segunda-feira de Carnaval, o destaque da presença das entidades beneficiadas pelo programa Ouro Negro nos três circuitos do Carnaval de Salvador. As entidades de matriz africana levam para o Centro Histórico, Campo Grande e Barra os toques e danças oriundos da cultura afro. No circuito Batatinha, a partir das 16h, os arrastões de samba levarão música e animação para as ruas do Centro Histórico. O bloco Mangue é o primeiro a sair e este ano homenageará os 50 anos de música do compositor Nelson Rufino. Outros blocos que desfilarão são o Não Deixe o Samba Acabar, Carnapêlo e o tradicional Filhos de Korin Efan.

Perto dali, no Campo Grande, o Blocão da Liberdade, Mundo Negro e Jaké levarão para o Carnaval os resultados dos trabalhos comunitários realizados durante todo ano em seus bairros. Por lá também passarão os blocos que desfilam no contra fluxo: Filhos de Ogun de Ronda, Filhos de Omolú, Aspiral do Reggae e Ókambi. Porém, é no cenário turístico da Barra que o Ouro Negro se destaca no penúltimo dia de festa. Por lá passarão os Filhos de Gandhy, as Filhas de Gandhy – lideradas pela cantora Savannah Lima – e os tambores do Muzenza e Malê Debalê...