Foram encontrados 825 registros para a palavra: Juazeiro e Petrolina

2 anos do assassinato de Beatriz: Sob chuva e com muita indignação, pais e amigos, protestam em Juazeiro e Petrolina; Vejam o vídeo

Teve início o passeio ciclístico, o Percurso da Justiça, que tem o objetivo de lembrar as autoridades de segurança pública e políticos que neste domingo (10), completa 02 anos do assassinato da menina Beatriz. O percurso teve início no centro de Juazeiro e será encerrado em Petrolina. ..

Programação do Pontes Flutuantes começa na próxima semana em Juazeiro e Petrolina

O projeto Pontes Flutuantes traz para Petrolina e Juazeiro, na próxima semana, dois grandes nomes do teatro mundial: o diretor teatral Eugênio Barba e a atriz Julia Varley, ambos integrantes do Odin Teatret, sediado na Dinamarca. Os artistas chegam à região para participar do projeto Pontes Flutuantes – diálogos para cena, nos dias 12 e 13 de dezembro. Uma iniciativa da Cia Biruta de Teatro, que propõe o intercâmbio cultural e a troca de experiências entre artistas locais e grupos de teatro do Brasil e do mundo.
 
A programação inclui a palestra-demonstração "Pensar através das ações", a demonstração-espetáculo e a oficina "O Eco do Silêncio", que vão acontecer nas dependências do Sesc, em Petrolina, e no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. Para participar do Pontes Flutuantes, basta realizar a sua inscrição, através do endereço eletrônico: [email protected].

Todas as atividades fazem parte de um roteiro mundial apresentado pelos artistas e condensam um pouco da trajetória deles ao longo de 50 anos de teatro. "Eles vão trazer o conhecimento e a forma como eles construíram esse teatro e esse pensamento sobre o teatro contemporâneo e o teatro antropológico. E nós vamos poder apreender isso em uma exposição que é ao mesmo tempo teórica e prática, porque eles trazem um paralelo entre a reflexão, o estudo, a pesquisa e a prática, a vivência empírica do ator e da atriz. É uma formação completa", conta Cristiane Crispim, uma das organizadoras do evento.
 
Em sua primeira edição, o projeto surge com o objetivo de celebrar o fazer teatro e aproximar os diversos pensamentos acerca da autonomia do teatro como arte e como área de conhecimento e expressão dos modos de organização coletiva ao redor do planeta. A discussão visa proporcionar a troca de experiências entre os convidados e grupos de teatro locais, a partir do debate de questões como as semelhanças e diferenças entre o teatro que se faz no Vale do São Francisco e no resto do mundo.
 
"Eugênio Barba é o criador do conceito de Antropologia Teatral e um dos maiores pensadores do teatro contemporâneo. Apesar de já ter visitado o Brasil em várias ocasiões, essa é a primeira vez que ele compartilha o seu conhecimento no interior do Nordeste. Isso possibilita o contato de artistas que não estão nas capitais com os grandes mestres. Eles ganham a oportunidade de se alimentar dessa experiência e a nossa cena teatral é que acaba se fortalecendo", relata o diretor teatral, ator e dramaturgo, Antônio Veronaldo, que também é responsável pela organização do projeto e já teve a oportunidade de encontrar Eugênio Barba...

Trabalhadores enfrentam sol de 38 graus e afirmam que igual a Tiririca estão com vergonha da maioria dos políticos

Juazeiro e Petrolina. Temperatura em torno de 40 graus. Umidade relativa do ar em média de 20 porcento, considerada em situação de alerta para os cuidados com a saúde. O agente de limpeza, Elias Bernado de Souza é um trabalhador que enfrenta o estado máximo para ganhar salário e sustentar a família. "Não é fácil mas tenho uma filha e família que precisam do fruto desse trabalho", diz Elias.

São inúmeros trabalhadores, pedreiros, mototaxistas, carteiros, agentes trânsito, e dezenas de autonomos que trabalham nas ruas e avenidas enfrentando o sol escaldante. Para suportar o calor, Elias usa roupa de segurança, protetor solar e um garrafão de água. ..

De 2012 a 2017, a Bahia registrou mais de 6 mil novos casos de sífilis congênita

O número de casos de 2015 a setembro de 2017, notificado em Petrolina entre Sífilis Adquirida e Congênita é de cerca de 400 casos, alarmante comparado à população do município. A Secretaria de Saúde Juazeiro no último dia 01 de dezembro, Dia de Combate a Prevenção ao HIV/Aids, identificou através dos exames, 25 casos.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, surgem cerca de 12 milhões de novos casos de sífilis no mundo, sendo que a doença durante a gestação é responsável por 29% de óbitos perinatal, 11% de óbitos neonatais e 26% de natimortos. Transmitida sexualmente, a doença infecciosa tem tratamento e cura...

Juazeiro e Petrolina: temperatura de 38º e umidade relativa do ar 23%, estado de atenção

A temperatura de Petrolina e Juazeiro neste momento marca 38º. Um dia de muito calor. A sensação térmica,  é acima de 42 graus. A umidade relativa do ar é de apenas 23 porcento, considerado estado de atenção.

O conceito de umidade relativa do ar não é dos mais conhecidos pela população, embora ninguém deixe de perceber os efeitos do tempo seco. Quem não sofre o desconforto com a baixa umidade relativa do ar pelo menos toca no assunto, no trabalho ou no elevador do prédio. Alguns dos sintomas são olho seco, crise de asma, nariz sangrando...

NOVO CAOS NO TRÂNSITO DE JUAZEIRO E PETROLINA POR CONTA DE VEÍCULO QUEBRADO NA PONTE

Atrasos, irritação, indignação, engarrafamento por conta de mais um veículo que quebra em plena Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra. No início da tarde desta segunda-feira (04), de um calor infernal, não poderia ser outra a reação dos juazeirenses e petrolinenses. Irritação por conta da demora para chegar ao trabalho em razão de um engarrafamento quilométrico.

A mistura de calor, engarrafamento, e a zoada das buzinas produziram inúmeros bate-bocas em pleno trânsito e por pouco não foram registrados alguns sopapos...

Bispos lançam carta em defesa do Rio São Francisco no domingo (03), Juazeiro e Petrolina assinam o protesto

Os Bispos da Bacia do São Francisco (que inclui os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Sergipe) lançam neste domingo (03),  uma nota em defesa do Velho Chico. O bispo de Juazeiro, Dom Beto Breis e o administrador diocesano de Petrolina, Monsenhor Malan Carvalho representam o Vale do São Francisco. A Nota surgiu de um encontro realizado entre os dias 21 e 23 de novembro em Bom Jesus da Lapa (BA), reunindo estudiosos, membros de pastorais e movimentos sociais que trabalham com o rio São Francisco. No documento, os religiosos denunciam os problemas que ocasionam "processo de morte" do rio e sugerem ações para sua revitalização.

Leia carta na integra:..

Vale do São Francisco entra no clima do Natal e fim de ano

O comércio de Juazeiro e Petrolina entrou no clima natalino. Já é possível observar a iluminação dos festejos de final de ano para atrair consumidores. Em Petrolina a abertura da programação cultural da Campanha ‘Natal da Cidade’,  parceria entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), vai realizar durante este mês vário eventos na Praça Dom Malan e da Concha Acústica, no centro da cidade.

A abertura acontecerá no próximo dia 7 de dezembro, às 18h, com a Philarmonica 21 de Setembro. O Natal da Cidade será encerrado no dia 11 de janeiro de 2018, quando acontecerá o sorteio de um carro 0km, uma moto e dez bicicletas. ..

Operação desarticula quadrilha que agia em Juazeiro e Petrolina

Após a notícia crime do roubo de uma motocicleta HONDA/CB 300, cor vermelha, placa Policial: NYL-4480, tomada de assalto no dia 15/11, no Bairro Dom Jose Rodrigues, por dois indivíduos, portando uma arma tipo pistola, o Delegado titular da DRFR, expediu Ordem de Missão com o intuito de identificar e qualificar os indivíduos envolvidos no assalto. A equipe em trabalho de campo obteve informações que os autores do roubo eram conhecidos como: “Saruê” e “Dedinha”.

Nesta terça-feira (28), em conjunto com os Policias Civis do S.I da Coordenadoria, iniciaram uma operação em busca dos suspeitos e utilizando a modalidade de atuação em campana, as equipes conseguiram deter o “Saruê” – Rodrigo Barbosa, residente na quadra 22, no bairro Juazeiro VIII, Juazeiro/BA, e com ele foi encontrado um simulacro de arma de fogo do tipo pistola (utilizado na prática delituosa); este confessou ter sido o autor do roubo, juntamente com “Dedinha”,  informando  que tinha trocado a citada motocicleta com o nacional conhecido pela alcunha de “Bolotão”, indicado por Lucas, “Baixinho”, como sendo a pessoa que intermediou a transação com “Bolotão”; que as equipes conseguiram deter o Lucas Rocha de Almeida, residente à rua do Socorro, 36, bairro Alagadiço, na Ilha do fogo, tendo este informado que o Bolotão poderia ser encontrado na Rua de Baixo, na cidade de Juazeiro-BA...

Juazeiro e Petrolina agora possuem o Serviço para denúncias contra o racismo

Juazeiro, Petrolina e região podem possuem agora o serviço S.O.S Racismo. Trata-se de um serviço telefônico cidadão, de defesa, para receber, acolher, atender e encaminhar denúncia de discriminação étnico-racial, religiosa ou intolerância correlata”. O telefone é 0800-2847033. A conquista é do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), que há alguns anos reivindica esse espaço. O serviço está abrigado no Creas, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade.

A população negra de Juazeiro e Petrolina, que representam 73% e 67% respectivamente do total, ainda precisam caminhar muito para reconhecer-se. A maioria ainda acha feio dizer-se negro e a estética embranquecida da população revela o desconhecimento da beleza e da força da cultura do nosso povo. Apesar da existência de inúmeras comunidades quilombolas e indígenas, essas populações e suas culturas só são reconhecidas em datas folclóricas...

Trabalhadores de Juazeiro e Petrolina repercutem decisão de algumas Câmaras de Vereadores não pagarem 13º salário

Repercute em Juazeiro e Petrolina a informação prestada aqui no blog, que dentre as dez maiores Câmaras Municipais da Bahia, três já decidiram que não vão pagar o 13º salário aos vereadores este ano, enquanto outras cinco ainda não têm definição.  A situação das indefinidas tende a ser por não conceder o benefício em função das limitações orçamentárias. Os presidentes das Câmaras de Feira, Ilhéus e Juazeiro revelaram que não vão pagar o benefício este ano. Nas duas primeiras, a medida deve ser implementada só em 2018.

A redação do blog ouviu a opinião de moradores de Juazeiro e Petrolina e a maioria aprovou a decisão dos presidentes das referidas prefeituras. A unanimidade é que os políticos, não deveriam ter estes e outros benefícios, como isenção de imposto de renda, nos salários. Detalhe: apesar de vivermos numa democracia os entrevistados pediram para não serem fotografados e idenficados. "Temos medo de represálias e perseguições"...

Consumidores de Juazeiro e Petrolina aproveitam ofertas na Black Friday

Centenas de consumidores aproveitaram os primeiros minutos da Black Friday na manhã desta sexta-feira (24), nas principais lojas de Juazeiro e Petrolina. Um verdadeiro alvoroço em busca dos melhores preços no centro comercial das duas cidades. Nos shoppings também um grande número de clientes aproveitam as promoções. Os dirigentes lojistas consideram o movimento bom desde a abertura das lojas. 

"Estes são os três dias (sexta, sábado e domingo) que a gente pode encontrar um objeto com o preço diferenciado", diz Maria dos Anjos. A expectativa para esta edição é de um acréscimo nas vendas de até 7% em relação ao ano passado...

Sindicato culpa impostos pelo preço dos combustíveis e deputado diz que entre Juazeiro e Petrolina existe valor diferenciado

Diante das críticas ao preço da gasolina, cujo litro do combustível é comercializado por até R$ 4,60 -, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindicombustíveis) encaminhou uma nota a empresários do setor defendendo uma mobilização no sentido de expor à sociedade que o maior responsável pela elevação é a Petrobras. A entidade aponta ainda que todos os proprietários de postos "são merecedores de respeito" e que, por isso, "precisam reagir, mostrando o que de fato incide sobre o valor do combustível".

Na nota, o sindicato explica que 47% do valor pago pelo consumidor final no litro da gasolina são frutos de impostos. "Ainda assim, a população, desinformada, culpa sempre os postos pelo montante pago na hora de abastecer. Nenhum representante da Petrobras ou das outras distribuidoras se manifesta para explicar os aumentos, e o mesmo acontece quanto aos reajustes do etanol. Por outro lado, os representantes da nossa categoria sempre são chamados a dar explicações que deveriam ser dadas pela Petrobras, distribuidoras e usinas", ressalta a entidade. ..

Projeto Tricotando será realizado a partir desta sexta-feira (24) em Juazeiro e Petrolina

Com o objetivo de dialogar sobre a elaboração de ações coletivas para o desenvolvimento da cena artística da região, o Coletivo Trippé irá realizar a 6ª edição do projeto Tricotando. Com o tema “Potências de Bando”, o evento irá ocorrer entre os dias 24 e 26 de novembro, em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A programação conta com mini-residência, palestra, performance, espetáculo, diálogos e videoconferência.

Durante o evento, serão realizadas ações em parceria com diversos artistas. Nesta sexta-feira (24), a programação é gratuita e acontecerá no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. Será realizada a mini-residência do Projeto Trânsitos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), das 15h às 18h. Em seguida, às 19h, Jacson do Espírito Santo da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) irá ministrar a palestra “Políticas Públicas para Dança”...

Fábrica de Atores, em Juazeiro e Petrolina

A Cia Máscaras de Teatro está promovendo em Petrolina e Juazeiro a oficina de teatro FÁBRICA DE ATORES. Com foco na Antropologia Teatral, pretende estudar as técnicas, ou "a técnica das técnicas", a Pré-Expressividade, como ferramenta de auxílio ao ator-bailarino na maturação de sua arte, lhe possibilitando desenvolver uma maior eficácia na atuação ao atingir precisão e determinação nas suas ações psicofísicas por meio da construção de um treino pessoal. 

1 - LOCAIS:
. em Petrolina, no Parque Josepha Coelho;
. Dias: segundas e quartas feiras;
. Início: 27-11-2017

. em Juazeiro, no Centro de Cultura João Gilberto;
. Dias: terças e quintas feiras;
. Início: 28-11-2017
. Horários: das 18:30 às 22:h; 
. Período: de 27 de novembro a 14 de dezembro-2017 ..

Sem arborização, cidades sofrem mais em épocas de calor e de seca

Nas ruas e avenidas que contornam Juazeiro e Petrolina, o blog destacou ipês florindo os municípios. Porém, essas árvores não se resumem a enfeites para embelezar uma região. Elas emanam saúde, bem-estar, ajudam no ciclo da chuva e podem até amenizar as altas temperaturas. Em meio a um ano de calor recorde, e de uma crise hídrica causada pelos baixos níveis dos reservatórios, a arborização urbana se mostra como uma importante ferramenta para combater os impactos climáticos.

Mas como o plantio de árvores pode ajudar a melhorar questões como temperatura e questões hidrológicas? Alguns estudos comprovam a relação entre as condições microclimáticas de uma região e a arborização. Ou seja, plantar uma árvore não significa resolver todos os problemas, mas traz benefícios inatingíveis dentro de uma região, como, por exemplo, diminuir a exposição ao sol, amenizar as temperaturas e absorver a água para infiltrá-la no subsolo — parte importante do processo de formação das chuvas. ..

Vendas de Natal já aquecem o comércio de Juazeiro e Petrolina

O comércio de Juazeiro e Petrolina já começa a se preparar para uma das épocas do ano de maior venda ao consumidor: o Natal. A aposta dos comerciantes é de um Natal melhor do que o de 2016 e a meta é atrair os compradores.

A expectativa do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro, Erivaldo Oliveira é de que este ano as vendas do período de Natal sejam em torno de 04% a 6% melhores em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo ele, para estimular as vendas a CDL lançou a Campanha de Premiação. O empreendedor em Juazeiro, Mário Roberto, disse que já preparou a exposição dos produtos natalinos a seus clientes. Segundo o empreendedor, o período de vendas começa mesmo nesta segunda quinzena de novembro...

Feriado da Proclamação da República: confira abre e fecha em Juazeiro e Petrolina

Nesta quarta-feira (15) o feriado da Proclamação da República modifica o funcionamento do comércio e de diversos órgãos públicos de Juazeiro e Petrolina. Confira o que abre e o que fecha em Juazeiro e Petrolina.

As agências dos Correios estarão fechadas. As casas lotéricas ficam fechadas no feriado. De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers, a abertura de shoppings é opcional. Em Petrolina a praça da alimentação estará aberta do meio dia às 22hs.  Expresso Cidadão: Fechado. Em Juazeiro e Petrolina alguns supermercados funcionam das 9h às 18h...

Assassinato de Beatriz: 1 ano e onze meses sem a Justiça prender o criminoso; Juazeiro e Petrolina lamentam a impunidade

Ao longo da história vários crimes hediondos chocaram o mundo. O grande problema é que alguns desses crimes, além de assustadores, ficaram sem solução. A dor maior é saber que eles, os criminosos podem continuar andando por aí e atacando outras pessoas. A redação do Blog é solidário nesta data, 10 de novembro, quando completa 1 ano e onze meses do assassinato da criança Beatriz.

Até o momento os pais de Beatriz e a sociedade brasileira, nordestina e região do vale do São Francisco não tem uma resposta. A morte da menina Beatriz caminha para dois anos de impunidade? Na canção de Chico Buarque assistimos a cada mès, hora, minutos e segundos, a dor dos pais de Beatriz: "Oh pedaço de mim. Metade afastada de mim leva o teu olhar, que a saudade é o pior tormento. É pior do que o esquecimento. É pior do que se entrevar. Oh pedaço de mim, metade exilada de mim. Leva os teus sinais/que a saudade dói como um barco que aos poucos descreve um arco e evita atracar no cais...

Movimentos Sociais e Sindicatos de Juazeiro e Petrolina se preparam para paralisação na sexta-feira (10)

As centrais sindicais e os movimentos sociais finalizam os preparativos para o chamado Dia Nacional de Paralisação, marcado para amanhã 10 de novembro, sexta-feira. o motivo é a entrada em vigor da Lei 13.467, de “reforma” da legislação trabalhista.

Em Juazeiro e Petrolina os sindicatos e movimentos sociais vão protestar. Em Petrolina os atos serão na Praça do Bambuzinho pela manhã. Em Juazeiro a concentração é na Praça Santiago Maior. Segundo o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, o foco é a retirada de direitos trabalhistas feita pelo governo Temer. “Esse governo reprovado por quase 90% da população, está provocando um retrocesso no país sem precedentes. A aprovou uma reforma trabalhista nefasta que, além de destruir a CLT e conquistas de décadas, compromete o futuro de toda uma nação.”..