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Equipes do Programa Novo Mais Educação iniciam atividades nas escolas municipais em Juazeiro

O programa Novo Mais Educação iniciou esta semana suas atividades em 22 escolas da rede municipal de ensino, na sede e interior de Juazeiro. Este ano, serão beneficiados cerca de 6 mil estudantes, do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com oficinas de artes, esporte, cultura e lazer, além das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A Escola Eleutério Soares, localizada no distrito de Pinhões, está trabalhando com oficina de teatro, dança e atletismo, além da Língua Portuguesa e Matemática. “Com o Mais Educação teremos a oportunidade de contribuir ainda mais para a melhoria da aprendizagem dos alunos, além de cooperar mais para a permanência deles na escola. Eles se sentem motivados com as atividades extras desenvolvidas”, afirmou a gestora Mary Lúcia...

Secretaria de Educação de Sobradinho promove capacitação para porteiros das escolas municipais

Visando promover a valorização dos profissionais que atuam na educação, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realizou na última sexta-feira (10) a formação continuada em serviço para porteiro.

O encontro reuniu todos os profissionais que atuam na portaria das unidades escolares da rede municipal para adquirirem conhecimentos e protocolos de atuação.Durante a palestra os porteiros receberam orientações sobre segurança, primeiros socorros, relações humanas.como agir em momentos de conflitos, quais as medidas que podem ser tomadas, como enfrentar casos de descriminação,Bullying, como receber o aluno e os familiares, entre outras informações...

Vínculos familiares são fortalecidos através de 'Festa da Família' em escolas de Petrolina

Valorizando as particularidades na composição familiar de cada estudante, as escolas da rede Municipal de Petrolina adotaram a comemoração da 'Festa da Família'. O evento, celebrado nas unidades de ensino em diferentes períodos do ano, substitui os tradicionais Dia das Mães e Pais. Neste final de semana, as famílias do Cosme e Damião participaram dos festejos organizados pela Escola Municipal Jacob Ferreira.

O evento organizado na quadra da unidade reuniu avós, mães, pais, tios, irmãos e centenas de alunos. Com o tema "Família e escola é hora de conectar nossas ações", o festejo contou com apresentações artísticas dos estudantes e convidados; sorteio de brindes e entrega das notas da 1ª unidade. A emoção tomou conta do local diante das performances organizadas pelos estudantes. Tudo devidamente registrado nos aparelhos celulares das famílias...

Mais de 11 mil alunos de escolas municipais são beneficiados com kits de saúde bucal em Petrolina

A última quinta-feira (9) foi de muitos sorrisos para as 100 crianças da creche municipal Criança Esperança, no N-9, zona irrigada de Petrolina. É que os alunos receberam kits para prevenção de saúde bucal, além de atividades educativas, escovação e aplicação tópica de flúor. A ação faz parte do projeto 'Um Sorriso do Tamanho do Brasil', uma parceria da prefeitura, através da Secretaria de Saúde com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e Colgate, que já entregou cerca de 11 mil kits em 33 escolas municipais.

A proposta do projeto é promover saúde bucal em crianças de 0 a 13 anos. Cada aluno recebe a sacolinha do "Dr. Dentuço", contendo uma escova, creme dental, sabonete e folheto explicativo. Aliado à entrega, a diretoria de Saúde Bucal de Petrolina procura desenvolver atividades lúdicas com os alunos...

PROJETO PROPÕE INCLUSÃO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO, MORAL ÉTICA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, NA BAHIA

Projeto de Lei 21.974/2016, de autoria do Deputado Estadual Roberto Carlos (PDT), propõe a inclusão da disciplina "Educação, Moral e Ética" no currículo escolar das escolas da rede pública e privada no Estado.

O Projeto de Lei pretende motivar os estudantes na construção de um conjunto de valores que possibilitem uma melhor convivência com a sociedade, pautada em princípios de respeito e liberdade.
A proposta de inclusão social e ética na grade curricular pretende alcançar alunos do ensino fundamental e médio, na rede pública e privada...

CemaFauna da Univasf leva projeto sobre a Caatinga para escolas públicas de Petrolina (PE)

Com o tema “Terras de Caatingas: Desenvolvimento Regional e Proteção da Diversidade Biológica”, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CemaFauna) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Museu de Fauna da Caatinga, está desenvolvendo uma serie de atividades nas escolas da Rede Estadual de Petrolina (PE). O evento é em alusão ao Dia do Planeta Terra, comemorado no dia 22 de abril, e o Dia Nacional da Caatinga, que será celebrado em 28 de abril. As visitas nas escolas começaram no dia 22 e vão até terça-feira (30).

O projeto tem como objetivo sensibilizar a comunidade para as questões de preservação do meio ambiente, em especial o Bioma Caatinga. Sete escolas, que estão localizadas em torno do Campus de Ciências Agrárias (CCA) da Univasf, receberão palestras interativas sobre as pesquisas desenvolvidas pelo CemaFauna e uma mostra de animais empalhados, que fazem parte do acervo do Museu de Fauna da Caatinga...

Escolas Municipais do Quidé recebem projeto ‘Carreta Cinema’ da Ultragaz

Alunos das Escolas Municipais Guiomar Lustosa e Leopoldina Leal, localizadas no Bairro Quidé, em Juazeiro, participam nesta terça e quarta-feira (23 e 24) de um cinema itinerante. É o projeto ‘Carreta Cinema’ da Ultragaz que chega a Juazeiro numa parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

De acordo com o Superintendente de Eventos, Naldinho da Silva, a ideia de trazer o projeto foi abraçada por proporcionar entretenimento cultural a crianças de uma comunidade carente. “São filmes com temáticas relacionadas a questões sociais e ambientais, como Pantera Negra e O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida. As crianças e adolescentes recebem pipoca e refrigerante e assistem aos filmes confortavelmente. Elas têm interação social e ainda conseguem aprender lições com o que assistem.”, disse Naldinho...

Escolas Municipais de Sobradinho realizam culminância das ações reflexivas sobre a Páscoa

Em tempos de Páscoa, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou a culminância das ações reflexivas sobra a Páscoa, após uma semana trabalhando o tema nas escolas da rede municipal. Os alunos realizaram trabalhos de pesquisa, apresentações teatrais, de dança e de música nos Centros de Educação Infantil e nas Unidades escolares, quando a Páscoa foi vivenciada em momentos de reflexão, de forma contextualizada, fazendo a integração entre escola, família e sociedade.

Para a Secretária de Educação, Ducilene Kestering, o principal objetivo na culminância das atividades foi o de promover a reflexão em torno do verdadeiro significado desta data, como também dissociar a celebração do mero apelo comercial. "Chegamos ao consenso de que a escola tem o papel de formar o estudante para o exercício pleno da cidadania, preparando-o para a vida. Então refletimos e resolvemos oferecer aos nossos alunos uma visão para além da superficialidade comercial desta data," disse a secretária...

SEDUC lança campanha para fortalecer as ações nas escolas municipais em busca do IDEB 6.0 em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) lançou quarta-feira (17), a campanha ‘Todos pelo IDEB 6.0’, que busca fortalecer as ações junto às escolas da rede municipal de ensino, que no final deste ano farão a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Ministério da Educação – MEC. O evento reuniu as equipes pedagógicas e de gestão escolar no gabinete da secretária.

Acolhidas em clima de festa, as equipes receberam desafios da assessora de planejamento, Lorene Ribeiro que serão apresentados até o mês de outubro, antes da aplicação da prova do SAEB. De acordo com a secretária de educação Lucinete Alves, com esta campanha toda a rede municipal será mobilizada e incentivada a fortalecer as ações que trarão os resultados esperados, como a média 6.0 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o principal indicador de qualidade da Educação brasileira...

Projeto de combate ao trabalho infantil será desenvolvido em escolas de Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) levará para 13 escolas municipais, na sede e no interior, o projeto ‘AEPETI na Escola’ com o objetivo de combater o trabalho infantil, informando sobre os riscos para a saúde e consequências para o trabalhador precoce. O projeto faz parte do ‘Mais SUAS’ que percorrerá comunidades em toda cidade com ações da Assistência Social.

As escolas que farão parte do projeto foram selecionadas a partir dos índices indicadores de crianças e adolescentes envolvidas em situações de trabalho infantil. Para trabalhar o tema, o projeto será desenvolvido em duas etapas que incluem a recepção dos alunos e professores com material informativo e a realização de oficinas com representantes dos alunos nas turmas de 6° ao 9º ano. Nas oficinas, os facilitadores trabalharão com material informativo, vídeos, jogos e dinâmicas de grupo...

Delegado de Petrolina tranquiliza pais e alunos sobre ameaças de ataques nas escolas

O delegado Jairo Marinho declarou na manhã desta sexta-feira (5) na sala de reuniões da Diretoria Integrada do Interior 2 em Petrolina, que a polícia está atenta para os casos de ameaças de ataque nas escolas. O delegado garantiu que "nenhuma ameaça é descartada e todas são devidamente investigadas, mas pede tranquilidade a população pois o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil está trabalhando e sempre alerta".

Pelos menos três escolas e uma universidade em Pernambuco receberam ligações telefônicas e mensagens informando sobre supostos atentados a serem realizados por alunos das unidades de ensino. Embora a principal suspeita seja de que os avisos não passem de meros trotes, as diretorias estão solicitando providências à polícia, que além de reforçar a seguranças nos prédios ameaçados também abriu procedimentos investigatórios para identificar os autores das informações, que podem responder criminalmente pelas ameaças...

Guarda Municipal intensifica patrulhamento nas escolas de Juazeiro após ameaças divulgadas em aplicativo

Depois de ameaças publicadas através de um aplicativo de mensagens na noite de quarta-feira (03) direcionadas a escolas de Juazeiro, a Guarda Civil Municipal (GCM) intensificou o patrulhamento que já é feito rotineiramente nas escolas. Foram enviadas equipes às instituições de ensino públicas e particulares do município nesta quinta-feira (04) e a segurança continuará na próxima semana.

“Assim que saíram esses áudios, o secretário de Governo Clériston Andrade, solicitou imediatamente o apoio da Guarda. Desde as seis horas da manhã estamos com equipes em frente às escolas”, disse Israel Marcos, Inspetor-chefe da GCM, acrescentando que esse patrulhamento irá continuar nos próximos dias...

Após áudios com ameaças, aulas voltam a normalidade em escolas de Juazeiro

Um áudio com novas ameaças de atentados em toda a Bahia, incluindo escolas em Juazeiro-Ba, que circulou na quarta-feira (3), provocou a suspensão das aulas em algumas unidades escolares do municpio. Nesta quinta-feira viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal circularam com mais intensidade em áreas escolares, onde houveram pedidos de atenção por parte da direção das escolas.

Em publicação nesta quinta-feira a Guarda Municipal informou que equipes da GCM também reforçaram o patrulhamento: “Depois de ameaças publicadas através de um aplicativo de mensagens na noite desta quarta-feira (03) direcionadas a escolas de Juazeiro, a Guarda Civil Municipal (GCM) intensificou o patrulhamento que já é feito rotineiramente nas escolas. Foram enviadas equipes às instituições de ensino públicas e particulares do município nesta quinta-feira (04) e a segurança continuará na próxima semana”, anotou Israel Marcos, Inspetor-chefe da GCM...

Novas ameaças de ataques amedrontam e algumas escolas suspenderam as aulas nesta quinta, em Juazeiro-Ba

Cartaz na porta de escola em Juazeiro anuncia supensão das aulas em virtude de ameaças, nesta quinta (4)

Uma nova gravação com ameaças de ataques a escolas em Juazeiro vem provocando preocupação em gestores, professores, pais e alunos e algumas unidades resolveram suspender as aulas nesta quinta-feira (4). O Blog GJ Notícias esteve hoje pela manhã em uma das escolas particulares da cidade e constatou a veracidade da informação que circulava na noite de ontem nas redes sociais, denunciando as ameaças e anunciando a suspensão das atividades, por precaução.

Em conversa com a gestora de uma das escolas, nesta manhã, o Blog GJ Notícias foi informado que a Polícia Militar está circulando na área para evitar qualquer tipo de risco: “Optamos, por precaução, a não dar aulas hoje, em virtude da preocupação dos pais, alunos e professores. Tomamos todas as providencias junto aos organismos de segurança pública, mas a preocupação de fato existe e não queremos arriscar”, disse.

O diretor de uma das escolas informou, via rede social, que prestou queixa na polícia civil e pediu segurança à Polícia Militar, mas preventivamente optou por suspender as aulas. Outras escolas teriam seguido a mesmo orientação, mas o Blog ainda não tem confirmação de quantas optaram pela suspensão das atividades...

Sobradinho: Secretaria de Educação realiza II Encontro Formativo com gestores e equipes pedagógicas das escolas municipais

A Secretaria de Educação de Sobradinho realizou na última segunda feira (1) no auditório da Creche Paulo Pacheco, o II Encontro formativo com a participação dos diretores, vice-diretores, coordenadores e secretários das escolas da rede municipal de ensino.

O encontro mensal tem como objetivo debater melhores formas de gestão pedagógica e administrativa nas unidades escolares.O evento foi aberto com uma apresentação do LET-Programa Municipal de Leitura e Escrita de Textos, que trabalhou o tema "Generosidade"; Em seguida foi feita uma retrospectiva da BNCC e houve a apresentação da agenda e do diário escolar 2019...

Prefeitura conclui obras em quatro escolas e creches de Petrolina

O prefeito Miguel Coelho vistoriou, nesta segunda (1º), quatro unidades de ensino que estão de cara nova. Após receberem obras de manutenção, as escolas Paulo Freire (São Gonçalo), Julia Elisa Coelho (Alto do Cocar) e creches Tia Dulcinéia (Palhinhas) e Edith Bezerra (Alto da Boa Vista) saíram de uma condição de sucateamento para estruturas humanizadas. O trabalho faz parte de um conjunto de ações da plataforma “Petrolina Educa”, iniciativa para melhorar a infraestrutura e ensino na rede municipal.

As unidades receberam obras como pintura, troca de telhados, janelas, portas e revestimentos. Também foram promovidas revisões hidráulicas, elétricas; recuperação de muros e outros equipamentos. “Encontramos as escolas municipais numa situação de penúria. Desde o ano passado, estamos promovendo obras para dar condições adequadas para o ensino. Afinal, não adianta ter um professor na sala, os alunos e as escolas estarem sucateadas”, justificou o prefeito durante as vistorias...

Escolas do Distrito de Itamotinga recebem a equipe do ‘Educação, Presente!’ em Juazeiro

Duas escolas da Rede Municipal de Ensino do Distrito de Itamotinga receberam a visita nesta terça-feira (02), da secretária de Educação e Juventude (SEDUC), Lucinete Alves, do vereador Hélio Coelho e da equipe do projeto 'Educação, Presente! A Secretaria na Escola com Você'. O gestor Uilquer Menezes, da Escola São Francisco de Assis e da EMEI Joana Ramos, localizadas nas comunidades NH2 e Periquito, respectivamente, mostrou à secretária e equipe as instalações das unidades e as demandas estruturais. “Ficamos satisfeitos com a visita da secretária, da equipe da engenharia e do vereador. Esperamos receber melhorias em nossas unidades para oferecermos mais conforto e segurança aos alunos, professores e toda equipe escolar”, disse o gestor.

A secretária Lucinete disse que foram positivas as visitas e que o objetivo é aproximar a gestão da comunidade escolar, na busca de melhorar cada dia mais a qualidade da Educação da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. “Nossa equipe vai desenvolver um projeto de reforma para a EMEI Joana Ramos que será apresentado à equipe gestora. Estamos com nove obras em andamento na Educação, referentes à construção de novas unidades, como a escola e creche dos Residenciais Dr. Humberto e São Francisco, a Escola Estação do Saber e seis unidades sendo reformadas na sede e no interior.  Vamos continuar trabalhando para realizar reformas e melhorias em outras unidades. Agradecemos a todos pela dedicação, profissionalismo e cuidado para que a aprendizagem dos nossos alunos melhore a cada dia”, finalizou...

Sobradinho: Secretaria de Educação e 96º CIPM discutem implantação do PROERD nas escolas do município

Nesta terça feira (2) a Secretaria de Educação realizou uma reunião na 96ª Companhia Independente de Polícia Militar, com as diretoras das escolas municipais CELEM - Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhães, 24 de fevereiro e CES - Centro Educacional de Sobradinho, o chefe de planejamento operacional Dayvid Barbosa e o Major Manuel de Araújo Perdiz Filho.

Na oportunidade foi discutida a implantação do PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas nas escolas municipais, que consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, Escola e Família, com objetivo de capacitar os estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência...

Concurso da nova mascote da Educação mobiliza escolas municipais em Juazeiro

As escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro e a comunidade escolar estão em plena campanha para a escolha do nome da mais nova mascote do Projeto ‘Juazeiro, Educação nota 10 - Toda criança na escola, toda criança valorizada’. Na semana passada a Comissão Julgadora da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) escolheu os três estudantes finalistas do concurso e a votação começou no dia 22 de abril no Portal da Educação portaldaeducacao.juazeiro.ba.gov.br. Os internautas poderão votar até o dia 2 de abril para escolher o melhor nome e justificativa da mascote.

A gestora Hilza Gomes contou que todos da escola ficaram extremamente felizes, pois é a segunda vez que a Escola Santa Inês, localizada em Maniçoba, fica entre as finalistas do concurso do Projeto Educação Nota 10. “O estudante Luã dos Santos, do 7º ano, ficou muito feliz, assim como a família e vizinhos. Desde o dia 22 de março quando saiu o resultado, ficamos eufóricos e já começamos a mobilização junto aos professores, familiares, amigos, parentes de outros estados, os estudantes. Fizemos grupos com os educandos e estamos nas redes sociais divulgando o card com a justificativa do nome, a fim de fortalecer a solicitação do voto para a nossa candidata a Manu Risserda, escolhido por nosso aluno”, contou a gestora...

Desempenho em matemática é 74% acima da média em escolas públicas com jogos educacionais

Os alunos da rede pública de ensino tiveram um bom desempenho em matemática durante o ano letivo de 2018. Segundo levantamento exclusivo na plataforma Matific, sistema de jogos matemáticos utilizado por cerca de 100 mil estudantes e 450 colégios brasileiros, o índice ficou 74% acima da média no País.  
 
O estudo foi feito com base no desempenho dos alunos dentro da plataforma e considerou o volume de erros e acertos apresentados pelos estudantes de 5 a 12 anos (do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental) nas atividades digitais aplicadas em salas de aula. A ferramenta conta com 1,6 mil jogos educacionais de matemática e possui uma média de uso de 50 mil exercícios por dia nos colégios brasileiros.

Os jogos pedagógicos estão alinhados ao novo currículo nacional, chamado de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e aos principais livros didáticos de matemática. Com cerca de 600 planos de aula, além de relatórios de desempenho de forma automática, individual e em tempo real, a plataforma permite ainda que os colégios e os professores aprendam a usar a BNCC em sala de aula, uma medida prevista pelo Ministério da Educação (MEC), para que as escolas sigam um currículo único e estabeleçam os conteúdos essenciais que deverão ser ensinados em todas as instituições de ensino no Brasil - públicas e privadas, assim como as competências e as habilidades que deverão ser adquiridas pelos alunos.
 
O sistema de gamificação é online e tem atualizações a cada seis semanas, com acréscimo de exercícios e outras funcionalidades. No mundo, atende cerca de 2,5 milhões de crianças, de 40 países.
 
De acordo com o levantamento da Matific, das cerca de 1,3 milhão de atividades desenvolvidas em 2018 na rede pública, a nota máxima foi obtida em 44% dos casos. O desempenho abaixo da média foi de 26%. No total, participaram do estudo aproximadamente 2,9 mil turmas e 2 mil professores.   
Para a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, gerente pedagógica da Matific Brasil, o estudo mostra um cenário de transformação do ensino da matemática no Brasil. “As novas tecnologias e os jogos digitais promovem uma aprendizagem mais profunda, pois, além de engajar os alunos em situações cotidianas, estimulam a curiosidade, o raciocínio lógico e o gosto pela descoberta, tudo em um ambiente lúdico e interativo”, comenta Ana Paula.
 
“Se o ensino da matemática ficar baseado apenas em decorar e memorizar, os alunos certamente terão desempenhos sempre abaixo da média”, acrescenta. Ana Paula lembra ainda que os jogos educacionais fornecem aos professores dados de desempenho de seus alunos em tempo real. “Isso permite que o professor personalize as atividades de acordo com o momento de aprendizagem de cada aluno”, conclui.
 
Jogos educacionais elevam interesse dos alunos pela matemática
 
Outra pesquisa recente realizada com quase 60 mil alunos brasileiros mostra que os jogos digitais elevam o nível de aprendizado e de interesse pela matemática nas escolas brasileiras. É o que afirmaram 91% dos estudantes entrevistados pela Matific, empresa israelense especializada em gamificação para o ensino matemático.
 
Segundo os próprios alunos, o sistema de jogos virtuais retira da matemática o rótulo de “vilã” e a transformam na “queridinha” nas atividades escolares. De acordo com a pesquisa, que ouviu alunos da rede pública e do sistema privado de ensino, de 5 a 12 anos, além de 2 mil professores, do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental, 83% dos estudantes afirmaram que passaram a “amar” a disciplina com a plataforma de gamificação. Fato também comprovado pelas respostas de 99,5% dos docentes, que disseram que os alunos agora têm mais interesse graças à ferramenta.  ..