Foram encontrados 993 registros para a palavra: escolas

CSTT implanta sinalização horizontal em frente a escolas

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) está aproveitando o recesso escolar para reacender a sinalização horizontal em frente às escolas municipais e particulares do município. O objetivo é oferecer mais segurança aos pais e alunos quando retornar o ano letivo. De acordo com o Diretor Operacional da CSTT, Marcos Cardoso, a intenção é atender o máximo de escolas possíveis antes do retorno do ano letivo que, no município, será dia 11 de fevereiro.

Além da sinalização, a CSTT continua realizando a vistoria dos transportes escolares, que iniciou no último dia 07 e segue até o dia 24 de janeiro. “O nosso objetivo é garantir a segurança dos estudantes que utilizam esses transportes. Os pais devem se atentar para o transporte que irá contratar para conduzir seus filhos. É necessário exigir o alvará emitido pela CSTT para ter certeza que o veículo passou por vistoria e está apto para circulação”, esclarece o gerente de Transportes da CSTT, Francisco Paulo...

Escolas Municipais de Dormentes estão com matrículas abertas

A Prefeitura de Dormentes, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira (6) o período de matrículas e rematrículas das escolas municipais Francisco Coelho de Macedo e Maurício José Rolim Cavalcanti. Os pais e/ou responsáveis devem comparecer até a próxima sexta-feira (10) na escola para garantir a vaga.

Para a efetivação da matrícula deverão ser preenchidos e apresentados os seguintes documentos:..

SESI-PE está com matrículas abertas para Ensinos Fundamental e Médio em 12 escolas, inclusive, em Petrolina

Maior rede de ensino privado do Estado, o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está com matrículas abertas para o ano letivo de 2020 das suas 12 unidades situadas na capital, no Agreste e no Sertão pernambucano. Estão sendo disponibilizadas vagas para turmas dos Ensino Fundamental e Médio e o quantitativo disponível depende da infraestrutura da unidade pretendida.

A instituição conta com escolas localizadas em Araripina, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Escada, Goiana, Ibura, Moreno, Vasco da Gama, Paulista e Petrolina. Para efetuar a matrícula, os pais ou responsáveis dos novos estudantes devem comparecer à unidade mais próxima até o dia 30 de janeiro, portando cópias do RG e CPF e a documentação do filho (a)...

Secretária de Educação garante que municipalização de escolas será boa para alunos

A secretária de Educação e Juventude de Juazeiro, Lucinete Alves, recebeu nesta sexta-feira (03) em seu gabinete, representantes da APLB Sindicato para tratarem da municipalização de escolas pelo Governo do Estado. Durante o encontro, a secretária reiterou que a mudança será benéfica para alunos, pais e profissionais.

“Os alunos passarão a ser responsabilidade da rede municipal de educação, que é hoje a melhor dentre os municípios com mais de 100 mil habitantes. A Educação sempre foi prioridade nesta gestão, que vem transformando Juazeiro, e agora não seria diferente. Temos o melhor IDEB, entre os maiores municípios do estado, índice conquistado com trabalho em equipe, professores valorizados, escolas reformadas, climatizadas e acima de tudo compromisso com a Educação. Continuamos com a política educacional de fortalecer as escolas, a autonomia, e, principalmente, garantir a aprendizagem de todos os alunos”, pontuou...

APLB-SINDICATO MANTÉM MANIFESTAÇÃO CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO DE ESCOLAS ESTADUAIS EM JUAZEIRO

Nem mesmo a divulgação de nota enviada pela Secretaria da Educação da Bahia conseguiu diminuir o ímpeto da APLB Sindicato no processo de municipalização do Colégio Estadual Dom Avelar Brandão Vilela, no João Paulo II, o Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, no Castelo Branco, e o Colégio Estadual Professor Pedro Raimundo Rodrigues Rego, em Piranga.

Após reunião nesta quinta-feira (02) o coordenador da APLB-Sindicato Gilmar Nery gravou vídeo convocando todos os professores da rede estadual de ensino a participarem de assembleia que será realizada nesta sexta-feira (03), às 09 horas, na sede da entidade. Logo depois haverá manifestação em frente ao prédio da NTE (Núcleo Territorial da Educação) e Paço Municipal. Confira:..

PROFESSORES DA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO REALIZARÃO MANIFESTAÇÃO CONTRA MUNICIPALIZAÇÃO DE ESCOLAS ESTADUAIS

Indignados com a tentativa do governo do estado da Bahia de municipalizar três escolas de Juazeiro, professores e outros profissionais da educação realizarão na próxima sexta-feira (03/01), uma assembleia na sede da APLB Sindicato e depois seguirão em caminhada para ato público em frente à sede do NTE-10 (Núcleo Territorial de Educação) e logo depois em frente ao Paço Municipal.

Pela proposta do governo do estado, as escolas que estão em funcionamento e fazendo matrículas, deverão ser entregues ao município que deverá assumir os alunos do ensino fundamental II. Porém, os alunos já matriculados nessas unidades e os professores deverão ser remanejados para outras escolas que pertencem a rede estadual...

Prefeitura de Petrolina seleciona professores para escolas de tempo integral

Os professores efetivos da Rede Municipal de Ensino de Petrolina que tenham interesse em integrar a equipe de profissionais do Programa Municipal de Educação Integral (ProMEI), devem ficar atentos. É que a prefeitura lançou, na última semana, o edital para seleção interna para o quadro de magistério.  Em 2019, a atual gestão abraçou o desafio de ampliar o número de escolas de Tempo Integral no município, o que não acontecia há mais de 10 anos, saltando de uma para três unidades com uma metodologia inovadora na região. 

Serão ofertadas 16 vagas para professores de Ensino Fundamental I e II. A seleção tem validade de dois anos, podendo ser prorrogada a depender da necessidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE). O processo seletivo será dividido em duas etapas: análise de currículo e prova escrita, de caráter seletivo e eliminatório. Um dos critérios da seleção é que o educador tenha disponibilidade para o regime de dedicação integral com carga horária de 200 horas mensais, correspondente à jornada de trabalho de 40 horas semanais...

Escolas da rede Municipal estão com matrículas abertas em Dormentes

A Prefeitura de Dormentes, através da Secretaria de Educação, informa aos pais e responsáveis que o calendário de matrículas para o ano letivo 2020 da rede Municipal de Ensino está aberto. Os interessados devem procurar a escola para garantir a vaga.

De acordo com a secretária de Educação, Alexandra de Assis, os pais precisam ficar atentos aos prazos e a documentação exigida. "Todas as nossas escolas estão fazendo a matrícula ou renovação, mas é importante observar que cada uma tem o seu calendário. Por isso é importante que os pais compareçam o quanto antes a instituição de sua preferência para garantir a vaga", destaca...

Escolas da rede municipal de ensino iniciam a renovação de matrículas em Juazeiro

As escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro iniciaram esta semana a renovação de matrículas para os alunos que já são da rede e que permanecerão na mesma escola. O procedimento é para o ano letivo 2020 e deverá ser feito pelos pais ou responsáveis, com apresentação do CPF, na escola onde o aluno estuda atualmente, das 8h às 12h e das 14h às 17h, até o dia 27 de dezembro.

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) informa que as pré-matrículas online para os alunos novatos começam no início de 2020, no período de 07 a 17 de janeiro, através site portaldaeducacao.juazeiro.ba.gov.br ou nos terminais de matrículas que serão instalados em algumas escolas da sede e interior de Juazeiro. Mais informações pelo telefone: (74) 3612-3354...

Rui anuncia construção de mais 60 novas escolas na Bahia

Até 2022, mais 60 novas escolas serão construídas na Bahia. A informação foi anunciada pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria, na noite desta terça-feira (10). "Serão todas escolas de grande porte e de alto padrão, com 35 salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, quadra coberta e campo society, dando condições para os alunos aprenderem. Com essa completa reestruturação na infraestrutura da rede estadual, vamos permitir a prática esportiva e a educação com qualidade", afirmou Rui.

Com R$ 200 milhões em investimento, a licitação para a construção de 12 escolas, deste total de 60, será lançada já em janeiro de 2020. Em Salvador, as unidades escolares ficarão localizadas nos bairros de Paripe, Sussuarana, São Cristóvão, Imbuí, Vila Canária e Pau da Lima. As outras seis vão funcionar nos municípios de Lauro de Freitas (2), Candeias (1), Teixeira de Freitas (1), Itabuna (1) e Ilhéus (1). ..

Internet nas Escolas chegará a mais 74 unidades estaduais em 2020

O primeiro ano do projeto Internet nas Escolas chega ao fim com a previsão de ampliação no número de unidades atendidas. Iniciado em 2019, com dez escolas oferecendo internet de alta velocidade para alunos e professores, mais 74 unidades vão disponibilizar a conexão em 2020. A Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) é responsável pelo fornecimento da internet através da fibra ótica, pelo sistema Infovia Digital da Bahia, instalado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O mesmo sistema é responsável por levar internet para outros 550 pontos de Salvador, como órgãos públicos, delegacias e postos de saúde.   

Segundo a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, o primeiro ano da iniciativa demonstrou que a estabilidade da conexão se mantém e resiste a um volume amplo de conexões da comunidade escolar. “Em 2020, a conectividade será ampliada para mais 74 escolas, ainda no município de Salvador, para que possamos planejar a extensão para outras escolas da rede estadual e, no futuro, isso aconteça também no interior”, explica. ..

IF Sertão-PE lança livro sobre saberes e fazeres nas Escolas Indígenas Pankararu nesta terça-feira (10)

Sediado em uma área de abrangência com forte presença de povos indígenas, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) é, no estado de Pernambuco, responsável pelo Núcleo do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola. Como fruto das experiências da primeira etapa de ações do Programa, que contemplou o povo indígena Pankararu, será lançado o livro "Memórias e vivências: saberes e fazeres nas Escolas Indígenas Pankararu". O evento de lançamento da obra acontecerá nesta terça-feira (10), das 9h às 17h, no Terreiro do Poente do Povo Pankararu.

O livro, organizado pelas professoras Edivania Granja e Socorro Tavares, é composto pelas narrativas de professores indígenas e sequências didáticas construídas durante a realização da Ação "Saberes nas Escolas Indígenas Pankararu", com demonstrativos de atividades desenvolvidas por discentes Pankararu. "São narrativas das professoras e professores indígenas participantes, numa perspectiva autobiográfica permeada pelas histórias de vidas e pelas experiências no Programa", afirma a professora Edivania Granja...

Alunos das escolas da rede municipal ganham o ‘Prêmio MPT na Escola 2019’ em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), em parceria com o Ministério Público do Trabalho, realizou nesta terça-feira (03), a entrega do Prêmio MPT na Escola 2019 – ‘A Escola no Combate ao Trabalho Infantil’. A cerimônia aconteceu no auditório da SEDUC e reuniu estudantes, professores, a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Christiane Alli Fernandes, a coordenadora do projeto Débora dos Santos e a superintendente pedagógica Cristine Hermenegildo.

“Este ano foram selecionadas 89 escolas para desenvolver o Projeto Resgate da Infância - Eixo Educação, que beneficiou 13.595 alunos da rede municipal de ensino, do 4º ao 9º ano. Hoje estão participando do evento 06 escolas e alunos finalistas que receberam os prêmios nas categorias Poesia, Conto, Música e Desenho. Houve um engajamento muito bom das equipes escolares, dos alunos, pais e das comunidades da sede e interior de Juazeiro”, informou a superintendente pedagógica da SEDUC, Cristine Hermenegildo...

Prefeitura reforça parceria e leva ações de saúde bucal para três escolas da zona rural de Petrolina

Avançando, cada vez mais na saúde, a Prefeitura de Petrolina realiza neste mês de dezembro o projeto ‘’Um sorriso do tamanho do Brasil’’ em três escolas da zona rural da cidade, com ações em torno da causa de um sorriso mais bonito e mais saudável. Para marcar o Dia ‘D’ do projeto, serão contempladas unidades de ensino da Tapera, N-11 e Pau Ferro. O projeto é uma parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e a empresa de produtos de higiene bucal Colgate, que contempla crianças de 6 a 13 anos.

A ação começa na comunidade da Tapera, nesta terça-feira (3), no período da manhã. Na quinta-feira (5), os serviços serão levados ao N-11, enquanto em Pau Ferro acontecerá no dia 12/12. Serão distribuídos kits de higienização bucal com escova, creme dental e material informativo voltado para o publico infantil, além de contar com uma equipe formada por dentistas. O Dia ‘D’ ainda oferecerá o Tratamento Restaurador Atraumático, que realiza tratamento de cárie nas crianças, sem equipamento odontológico...

Escolas cívico-militares estarão em 23 estados e no Distrito Federal em 2020

As 54 instituições de ensino do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, do Ministério da Educação (MEC), estarão espalhadas por 23 estados e pelo Distrito Federal já no ano que vem. Os municípios contemplados para compor o projeto-piloto do programa em 2020 foram anunciados nesta quinta-feira, 21 de novembro, em coletiva de imprensa na sede da pasta, em Brasília.

A parceria do MEC com o Ministério da Defesa, que busca promover um salto na qualidade educacional do Brasil, vai ser implementada em 38 escolas estaduais e 16 municipais. Cerca de 1.000 militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares da ativa vão atuar na gestão educacional das instituições...

Mundo SENAI: escolas do SENAI Pernambuco abrem as portas para receber a comunidade

Os interessados em conhecer mais sobre as profissões que fazem parte do universo da indústria terão uma oportunidade única durante o Mundo SENAI, evento que será realizado nos próximos dias 21 e 22 de novembro. Nestes dias, todas as unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) espalhadas pelo País estarão de portas abertas, oferecendo visitas guiadas, palestras, oficinas e minicursos gratuitamente para toda a comunidade. Em Pernambuco, as ações ocorrerão nas 11 escolas da rede: Santo Amaro, Areias, Paulista, Jaboatão, Cabo e Ipojuca, na Região Metropolitana; Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Garanhuns, no Agreste; e Araripina e Petrolina, no Sertão

Cada escola irá oferecer atividades relacionadas com a sua respectiva vocação local. No SENAI Jaboatão, por exemplo, que oferta cursos para formar profissionais para o setor de Construção Civil, serão disponibilizados minicursos de técnicas em drywall, pintura e noções de traços de concreto. Já no SENAI Paulista, voltado para áreas como Alimentos e Química, a programação incluirá oficinas de fabricação de pizza, mini bolo de rolo pernambucano e limpador perfumado. ..

Estudantes das escolas da rede municipal discutem sobre a Cultura de Paz em Juazeiro

Sexta-feira (08), estudantes, pais, professores e gestores das escolas municipais Santa Inês, Maria de Lourdes e José Pereira participaram da Roda de Conversa do projeto ‘Valores Humanos e Cultura de Paz’, na Escola de Formação de Professores – EFEJ, em Juazeiro. O projeto está sendo desenvolvido pela Diocese de Juazeiro, a Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC em parceria com outras instituições.

“Gostei muito desse momento que falamos sobre o que aconteceu em nossa escola, as mudanças de comportamento, o quanto foi importante para que cada um de nós buscássemos a paz interior, para não brigar com os colegas, professores e até mesmo com as pessoas da nossa família. Esse projeto foi muito importante para trazer a paz tanto para nossa escola como para a comunidade”, disse o aluno Marco Aurélio, da Escola Santa Inês, localizada no distrito de Maniçoba...

Pesquisadores e alunos de escolas públicas se unem para desvendar o conhecimento científico

De um lado pesquisadores, mestrandos e alunos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) campus III, do outro crianças e adolescentes das escolas Municipal Mandacaru e Professora Laurita Coelho descobriram que o mundo em que eles habitam podem ser compartilhados no dia-a-dia. Através dessa união, a mostra de Ciências em Cena: Saberes, tecnologias e sua popularização" demonstrou que o conhecimento científico é o principal motivador para reunir universidade e escola pública. 

Coordenada por docentes do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) e apoio do Departamento de Ciências Humanas (DCH), o evento, realizado nos dias 05 e 06 de novembro, contou com uma programação repleta de atividades e divulgação científica para os alunos e 180 crianças e jovens da rede básica de ensino em um espaço que também pertence a eles. O resultado não poderia ser diferente. O contato com a universidade proporcionou às crianças uma aula de conhecimentos, oportunidades e despertou o prazer de entender a ciência produzida na Universidade do Estado da Bahia e no vale do São Francisco. A aluna Isabela, da escola Laurita Coelho, de 10 anos, mostrou-se encantada com a visita e com a possibilidade de " descobrir coisas novas e saber como é uma faculdade"...

TODAS AS ESCOLAS PARA TODOS OS ALUNOS

Em e-mail ao Blog GJ Notícias a Promotoria de Justiça convida a sociedade local a participar do encontro sobre Educação Inclusiva promovido pelo Ministério Público do Estado da Bahia - 11ª Promotoria de Juazeiro.

As palestras acontecerão nesta quinta-feira dia 07 de novembro de 2019 no auditório da UNEB das 8:00h às 12:00 horas. “Você que é educador da rede pública estadual ou da rede privada compareça. As inscrições serão realizadas no local do evento” expressa o convite...

SEDUC firma parceria e desenvolve projeto de ‘Requalificação da Educação no Campo’ em duas escolas em Juazeiro

Com o objetivo de promover a estruturação e fortalecimento da Educação do Campo em Juazeiro, a Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) firmou parceria com a empresa Odoyá Quantum, através do Programa de Requalificação da Infraestrutura Escolar, aprovado pelo BNDES que irá investir em infraestrutura física das Escolas Tempo Integral Rural São José e a Antônio Francisco de Oliveira, nos distritos de Itamotinga e Salitre/Junco, respectivamente.

A secretária da SEDUC Lucinete Alves, a equipe de engenharia e representantes da empresa visitaram esta semana as duas unidades escolares. De acordo com o projeto, a escola São José será beneficiada com a construção de horta pedagógica, aviário e ampliação dos banheiros, e a Antônio Francisco receberá a reforma e construção da cobertura da Quadra Esportiva, implantação da sala de informática e compra de equipamentos pedagógicos, um investimento de mais de R$ 800 mil...