Foram encontrados 836 registros para a palavra: agro

Governo entrega agroindústrias de beneficiamento de fruta e de mel em Uauá

Os moradores da Fazenda Lagoa do João Ferreira, localizada no município de Uauá, comemoram a chegada de desenvolvimento para a comunidade. Nesta sexta-feira (26), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), inaugurou agroindústrias de beneficiamento de frutas e de mel e entregou kits de produção para apicultores, que vão promover emprego e renda para mais de 100 famílias.

As entregas ocorreram durante a abertura da 8ª Feira Regional da Agricultura Familiar, realizada na comunidade de Lagoa do João Ferreira, com apoio da SDR. O evento foi encerrado neste sábado (27), com a comercialização de produtos de associações e cooperativas da região. Segundo o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, os investimentos nessas cadeias produtivas da fruticultura e meliponicultura têm uma relação muito direta na convivência com o semiárido. "Esses projetos demonstram que há possibilidade concreta de beneficiamento da produção, obtenção de renda e crescimento da produção", disse. ..

Missa e boas perspectivas marcam início de safra 2019 da Agrovale

O início da 39ª moagem da Agrovale, maior empresa produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade da Bahia, foi marcado, na manhã desta terça-feira (23), com boas perspectivas de produção e a celebração de uma missa em ação de graças. De acordo com a diretoria da empresa, a expectativa para a safra 2019 é de produzir até o próximo dia 20 de novembro, 2,8 milhões de sacos de açúcar com 50 quilos cada, 67 milhões de litros de etanol e gerar 20.000 MW de energia a partir do bagaço da cana.

O ato religioso, celebrado pelo padre Josemar Mota e acompanhado pelo coral Mensageiros da Paz, teve seu momento mais significativo durante o ofertório. Um grupo de funcionários levou até o altar os instrumentos usados no campo, a exemplo do capacete de segurança e o facão canavieiro, além dos resultados do trabalho, simbolizados através do pão, da cana de açúcar e seus derivados...

Agrovale promove leilão de máquinas e equipamentos usados nesta quarta-feira (24)

A Agrovale vai leiloar nesta quarta-feira (24) mais de 100 itens de máquinas e equipamentos usados. Serão 38 lotes com itens a exemplo de tratores de esteira e agrícolas, motoniveladoras, pás carregadeiras, guindaste, escavadeiras hidráulicas, carregadeiras de cana, distribuidores de calcário e adubo e rodas motriz de borracha p/trator. Acesse o site: www.deseulance.com, verifique as máquinas e equipamentos disponíveis e faça o cadastro para se habilitar no leilão. ..

271 cidades da Bahia têm água contaminada por agrotóxicos; veja lista

Testes realizados pelas empresas de abastecimento de municípios brasileiros mostram que quatro cidades da Bahia consomem um perigoso coquetel com 27 agrotóxicos encontrados na água utilizada pela população. Mucugê, na Chapada Diamantina, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Itapetinga, Centro Sul, e São Félix do Coribe, no Oeste, estão no topo de uma lista de 271 municípios baianos (veja lista no final da matéria) em que se encontrou pelo menos um agrotóxico na água que abastece as torneiras das cidades. 

Obtidos em uma investigação conjunta pela ONG Repórter Brasil, da Agência Pública e da organização suíça Public Eye, os dados dizem respeito ao período entre 2014 e 2017. As informações são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Ministério da Saúde. O estudo detectou em 1.396 municípios no país todos os 27 pesticidas. ..

Meia Maratona Tiradentes terá largada na Agrovale

A 35ª edição da Meia Maratona Tiradentes, que acontece em Juazeiro – BA no próximo dia 28, terá como ponto de partida a Agrovale. A mudança do local de largada desta prova, que já faz parte do calendário esportivo oficial do município, foi decidida na última quinta-feira (11) durante reunião entre representantes da Prefeitura (Secretaria de Cultura Turismo e Esportes - Seculte) e a diretoria da empresa sucroalcooleira.

De acordo com o superintendente de Esportes da Seculte, Gilberto Pacheco, a mudança vai trazer mais segurança para os participantes além de atender vários pedidos dos próprios atletas. "Teremos um percurso de 21.097,5 m (pouco mais de 21 quilômetros), praticamente em linha reta, onde o atleta poderá desenvolver suas potencialidades interagindo diretamente com os moradores de vários bairros, a exemplo do Jardim Primavera, Itaberaba e Castelo Branco, até a Praça São Tiago Maior, na Orla do município e local de chegada da corrida"...

Eduardo Salles afirma que Decreto publicado pelo governo federal decepcionou a agropecuária

Publicado na quinta-feira (4) no Diário Oficial da União, o Decreto 9.744/2019 foi classificado de "decepcionante" pelo deputado estadual Eduardo Salles. O parlamentar afirma que o novo documento não resolve os problemas. Na última quarta-feira (3) o parlamentar baiano participou na Câmara dos Deputados de audiência da Comissão de Minas e Energia e teve do governo a promessa que o problema seria solucionado.

Eduardo Salles explicou, em vídeo divulgado nas suas redes sociais, que o Decreto "só minimiza o problema neste momento, permitindo a cumulatividade somente para o grupo B (abaixo de 75 kilowatts), mas depois de cinco anos o produtor volta a perder o subsídio, o que vai inviabilizar a agropecuária brasileira com aumento de 43% na conta de energia", explica o parlamentar...

Governo Bolsonaro já liberou 57 produtos à base de agrotóxico e Ministra da Agricultura vai à audiência na Câmara, na terça

As comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Defesa do Consumidor, e de Seguridade Social e Família vão realizar na próxima terça-feira (9) uma audiência pública para ouvir a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, sobre a liberação de registros de agrotóxicos. De acordo com os autores do requerimento, desde o início do governo Bolsonaro já foram liberados 57 novos produtos elaborados com agrotóxicos, totalizando 2.123 produtos circulando no país.

Alguns dos novos novos produtos liberados possuem a classificação de extremamente tóxicos, com o maior grau toxicológico possível, a exemplo do sulfoxaflor, que teve registro proibido nos Estados Unidos por prejuízo às abelhas, que sabidamente têm importância fundamental na própria produção agrícola e na qualidade dos alimentos, pontuou o requerimento. A audiência com a Ministra Teresa Cristina será no plenário 8, a partir das 14h...

DECRETO PUBLICADO PELO GOVERNO É UMA MENTIRA E SEGUE PREJUDICANDO AGROPECUÁRIA BRASILEIRA DIZ EDUARDO SALLES

Em e-mail ao Blog GJ Notícias o Deputado Eduardo Salles diz que a equipe econômica do governo federal acredita que os agropecuaristas brasileiros são idiotas. “Faço questão de ressaltar que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sempre esteve ao lado dos produtores e está na luta para derrubar esse Decreto absurdo” pontuou Salles.

Assista o vídeo:

..

Agrovale contrata 60 novos aprendizes; jovens farão parte do programa 'Aprendiz no Cultivo de Cana'

A disputa por uma vaga no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada, refletindo diretamente nos iniciantes. Em Juazeiro (BA), o campo é o setor que mais oferece emprego, embora a mão de obra qualificada esteja desfalcada. De olho nisso, na quinta-feira (28) a quarta turma do programa 'Aprendiz no Cultivo de Cana-de-Açúcar', desenvolvido pelo Centro de Excelência em Fruticultura do SENAR e a Agrovale.

A empresa juazeirense contratou 60 jovens aprendizes, com idade entre 18 e 24 anos, que devem ter 960 horas de jornada teórico-prática até março de 2020. Na aula inaugural, a turma foi recepcionada pela coordenadora adjunta do SENAR, Liziane Rocha, e depois recebeu material didático e instruções sobre o funcionamento do curso. De acordo com Liziane, eles estarão prontos para o módulo prático na Agrovale a partir de outubro...

UNIVASF fortalece as práticas Agroecológicas e Associativismo no Assentamento Terra da Liberdade em Petrolina

Professores e estudantes do componente curricular Núcleo Temático - NT Sertão Agroecológico da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF promoveram na última semana, 20/03, uma ação de fortalecimento de experiências em Agroecologia e Produção Orgânica na Horta Comunitária do Assentamento Terra da Liberdade em Petrolina. O objetivo foi contribuir com os processos sócio-organizativos e com a comercialização dos alimentos saudáveis cultivados na Horta Orgânica Comunitária do Assentamento. Esta ação encerra um primeiro ciclo de intervenções e diagnóstico no assentamento articulados com as ações do NT Sertão Agroecológico junto aos 19 integrantes da Horta Comunitária

A primeira ação foi uma reunião entre professores e estudantes participantes do NT com as famílias agricultoras buscando conhecer os integrantes da experiências, a histórico da iniciativa da Horta, a estrutura física e sua dinâmica de produção. O segundo encontro teve por objetivo diagnosticar as fraquezas, fortalezas, ameaças e oportunidades que perpassam à experiência da Horta e também do assentamento Terras da Liberdade. ..

Em 2018, mais uma vez, o agronegócio segurou o PIB pernambucano

Consideradas permanentes, as culturas de manga e uva tiveram uma participação representativa no crescimento de 5,3% da agropecuária em 2018 na comparação com 2017.  Saldo positivo que contribuiu para o resultado final do Produto Interno Bruto (PIB) pernambucano de 1,9%, desempenho inclusive superior ao nacional, que alcançou 1,1%.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 18 de março, pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), com os resultados das contas estaduais trimestrais e o fechamento do ano...

Viveiro da Agrovale vai doar 72 mil mudas da Caatinga em 2019; doações começaram nesta quarta-feira (13)

A doação de 1.700 mudas de plantas da Caatinga para a arborização urbana de Glória de Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco, há 700 km de Juazeiro, no sertão da Bahia, nesta quarta-feira (13), deu início a uma nova etapa do projeto socioambiental da Agrovale, que, em 2019, pretende chegar a 72 mil mudas entregues. O vereador da cidade pernambucana, Epitácio de Souza Paes, recebeu as mudas de espécies nativas, a exemplo de ingazeiro, pata de vaca, ipê e jatobá.

Conhecida por sua receptividade, Glória de Goitá tem poucos espaços verdes. Epitácio de Souza explica que seu município pretende se tornar referência em preservação ambiental nas áreas urbanas. “E acredito que essas quase 2 mil mudas vêm para ajudar a Glória de Goitá conseguir esse objetivo”, comentou. O parlamentar em seu primeiro mandato, também indicou que pretende voltar à Juazeiro até o mês de maio para ampliar o projeto. “A Agrovale está de parabéns pela iniciativa, poucas empresas fazem isso. Vamos espalhar as plantas pela cidade, cuidar e deixar para as próximas gerações um lugar melhor para se viver”.

De acordo com o Departamento do Meio Ambiente da empresa, apenas no ano passado foram doadas 25.928 mudas nativas para 14 municípios – 10 baianos, 4 pernambucanos – e pelo menos 90 entidades ou pessoas físicas. Segundo o vice-presidente da Agrovale, Denisson Flores, em 2019 a organização deve produzir 72 mil mudas, com o objetivo de prosseguir com o programa de doações...

Viveiro comunitário estimula a produção agroecológica no interior de Sobradinho

As famílias do Assentamento Terra Nossa no interior de Sobradinho, vivem basicamente da produção de frutas, verduras e criação de pequenos animais. Essa produção que alimenta as famílias, e que também está sendo comercializada, vem ganhando mais estímulo depois da construção de um viveiro de mudas que serve a toda comunidade. No assentamento, moram 22 famílias que cuidam do viveiro  onde são cultivadas vários tipos de verduras e hortaliças de forma agroecológica, ou seja, sem uso de qualquer insumo ou defensivo químico.

Toda a estrutura do viveiro, incluindo algumas equipamentos  e o novo sistema de irrigação, feito feito por gotejamento, foi financiado pelo Projeto Pró-Semiárido executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR),órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR)...

Mestrado em Agronomia da Uneb, em Juazeiro (BA), com inscrições abertas para aluno de ingresso especial até 14 de março

O Programa de Pós-Graduação em Horticultura Irrigada (PPGHI), mestrado em Agronomia, ofertado pelo Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, abre seleção para aluno de ingresso especial do semestre letivo 2019.1, no período de 7 a 14 de março.

De acordo com as regras do Edital, podem se inscrever profissionais do campo da Agronomia e áreas afins, portadores de diploma de nível superior, assim como os discentes de graduação, regularmente matriculados no último ano do curso de Engenharia Agronômica e áreas correlatas, que tenham cumprido o mínimo de 80% da carga horária total do curso...

SINTAGRO REALIZA VISITAS EM FAZENDAS DA REGIÃO

O SINTAGRO-BA  realizou durante toda esta semana visitas a trabalhadores do campo para debater alguns pontos da Convenção Coletiva de Trabalho 2019 e sua importância no fortalecimento da base sindical.

De acordo com a presidente, Rita de Cássia, esse contato com o trabalhador é de suma importância para discutir os seus direitos e poder reivindicá-los de forma consciente. "O objetivo das visitas é informar os tópicos da CCT 2019, tirar dúvidas jurídicas e conscientizar o trabalhador do seu papel no sindicato para um movimento sindical mais forte. Defendemos o interesse de uma categoria muito importante porque se o campo não planta a cidade não janta", afirmou...

Agronegócio é responsável por mais de 100 mil empregos, especialmente em Petrolina e Juazeiro, diz Fernando Bezerra

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, defendeu o fim da sobretaxa de 12% cobrada nas exportações brasileiras de uva e manga para a União Europeia. Durante audiência pública com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, o senador citou o grande impacto da sobretaxa na produção dessas frutas na região de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. A região é responsável por mais de 90% da produção de uva e manga exportada pelo Brasil.

"Esse agronegócio tem um volume de mais de US$ 300 milhões por ano e é responsável por mais de 100 mil empregos, especialmente em Petrolina e Juazeiro, na Bahia. Por isso, precisamos acabar com a sobretaxa de uva e manga para União Europeia. A gente paga 12% a mais. Chile e Peru não pagam. Isso está tirando o mercado e o emprego aqui no Brasil. Precisamos agilizar o acordo Mercosul - União Europeia em defesa do interesse nacional", ressaltou o senador...

Encontro de Agroecologia em Juazeiro reúne membros de organizações públicas e da sociedade civil

Agrônomos, técnicos e demais profissionais da área agrícola ligados a organizações públicas, principalmente da sociedade civil, que atuam no Semiárido baiano, participaram em Juazeiro, de um encontro sobre agroecologia. O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de fevereiro no auditório do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e contou com um total de dez organizações que trabalham com agroecologia e agricultura familiar nas regiões de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Jacobina e Capim Grosso.  

Temas como sementes crioulas, certificação orgânica, recaatingamento, dentre outros, fizeram parte de encontro promovido pelo Projeto Pró-Semiárido, que implementa ações de cunho produtivo e social junto a famílias rurais dessas regiões. O Pró-Semiárido é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR),  cujos recursos são frutos de acordo de empréstimo contraído pelo Governo da Bahia junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)...

Inscrições do curso Técnico em Agronegócio até esta quinta-feira (14)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) encerrará as inscrições para o processo seletivo do curso gratuito de Técnico em Agronegócio na próxima quinta-feira (14). O edital prevê a liberação de 60 vagas, sendo 30 para o polo de Recife e mais 30 para o polo de Bezerros. As inscrições devem ser realizadas no portal http://etec.senar.org.br/inscricoes/.

No ato da inscrição, o candidato deverá anexar seu histórico escolar e indicar o polo de ensino para participar das aulas presenciais. É importante que os candidatos leiam o edital atentamente, pois o sistema aceita somente uma inscrição por CPF e não permite alterações após o envio dos dados. O resultado dos aprovados na primeira fase deve ser divulgado até o dia 18 de fevereiro, no site http://senar-pe.com.br/ . Em seguida, o critério de classificação será por entrevistas, realizadas entre os dias 20 e 25 de fevereiro, nos polos escolhidos. O início das aulas está previsto para o dia 08 de março...

Técnicos da Adab usarão drones para fiscalização agropecuária no estado

A fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) ganhou mais um reforço. Técnicos do órgão passaram por um treinamento para utilizar aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas como drones, no trabalho em campo. Na manhã desta sexta-feira (8), o grupo recebeu certificados para direção do equipamento, em solenidade com a presença do secretário da Agricultura, Lucas Teixeira Costa, no hangar do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), responsável pela capacitação. 

Com a conclusão no Curso de Operador de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (Corpas), os técnicos da Adab ganharão agilidade nas fiscalizações, tanto na área de defesa sanitária vegetal, quanto na animal. No total, seis técnicos passaram pela formação e outros três estarão na próxima turma...

Chamada Pública abre espaço para proposta de capítulo em livro de Agroecologia 

A Embrapa e a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) lançaram chamada pública para o recebimento de propostas de capítulos da publicação intitulada "Água e Agroecologia". O volume faz parte da coleção "Transição Agroecológica" e busca trazer reflexões acerca da temática. Os interessados devem enviar um resumo simples com a sugestão de capítulo para o e-mail [email protected] até o dia 20 de março, seguindo as indicações do edital do projeto.

Os interessados podem enviar propostas envolvendo estudos que tratem de experiências concretas e trabalhos teóricos desenvolvidos no âmbito de instituições de ensino, pesquisa, extensão, intervenção sociotécnica e organizações da sociedade civil. O resumo deve ter cerca de 500 palavras, com as ideias que o autor pretende desenvolver no capítulo, como tema, objetivos, metodologia e resultados. Na proposta, também deve constar o link para o currículo lattes dos autores e até cinco palavras-chave. Já no envio do e-mail, o assunto deve ser identificado da seguinte forma: ÁGUA-AGROECOLOGIA-CTA_Nome do Primeiro Autor...