Foram encontrados 833 registros para a palavra: Aluno

Alunos da Educação Infantil realizam I Mostra Cultural em homenagem à Caatinga em Juazeiro

Com o tema ‘Chuva de Amor na Caatinga’, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nélia de Souza Costa realizaram terça-feira (12), a I Mostra Cultural em homenagem à Caatinga, no bairro João Paulo II.

De acordo com a gestora da EMEI Lilian Leal, o objetivo do projeto é ensinar para as crianças de 1 a 5 anos as belezas da fauna e flora da caatinga. “Nós moramos na caatinga e os alunos precisam desde cedo conhecer e aprender a preservar e amar o meio ambiente em que vivem. Desde fevereiro começamos a trabalhar com eles os animais e as plantas da região, que resultou na produção de um livro produzido por cada turma. E hoje estamos expondo todo o material que as crianças produziram em sala de aula”, explicou a gestora...

Casa Nova: Aula inaugural da UPT reúne alunos, secretária e muita esperança

100 alunos matriculados na sede do município, mas a maioria vinda do interior e 50 alunos em Santana do Sobrado; professores; a Secretária de Educação de Casa Nova, Rosicler Lustosa; a Diretora da Escola Senador Luiz Viana , Carla Silvânia; o Chefe de Gabinete do prefeito Wilker Torres, Cosme Coelho; o Diretor da UNEB, Campus Juazeiro, Jairton Fraga Araújo, técnicos da UNEB e da Secretaria Municipal de Educação; se reuniram na manhã de segunda-feira (11/06) para a aula inaugural do Projeto Universidade Para Todos, uma iniciativa da UNEB – Universidade Estadual da Bahia e Prefeitura Municipal de Casa Nova.

Para o Diretor da UNEB estar presente à solenidade “é o reconhecimento da Universidade ao esforço destes jovens na busca do conhecimento, capacitação e formação. A todos meus mais sinceros votos de sucesso”. Cosme Coelho, representando o prefeito Wilker Torres, lembrou que o compromisso da administração é “oferecer a todas as facilidades possíveis para que se mantenham no curso, com aproveitamento e tenham êxito no ENEM “O prefeito Wilker oferece salas climatizadas, transporte e apoio para os aulões. Nosso propósito é que todos os 150 alunos matriculados sejam universitários ano que vem”...

Senador Fernando Bezerra quer reserva de vagas para alunos do semiárido na Lei de Cotas das universidades

Preocupado em ampliar o acesso de estudantes do semiárido a universidades do Nordeste, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) apresentou projeto de lei para incluir na chamada “Lei de Cotas” uma reserva de vagas a alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas de municípios do semiárido. De acordo com a proposta, serão garantidas, em instituições federais de ensino superior nordestinas, pelo menos 30% das vagas remanescentes da reserva prevista na Lei 12.711/2012.

Ao reconhecer o êxito desta legislação, o senador entende que é necessário aperfeiçoar a Lei de Cotas para que os critérios utilizados na seleção dos beneficiários “seja ainda mais eficiente” na redução das desigualdades sociais no país. “Neste sentido, um critério de cunho regional deve ser introduzido na lei, uma vez que a pobreza e a exclusão são determinadas, em grande medida, pelo lugar onde se vive, como é o caso do semiárido”, argumenta o vice-líder do governo no Senado...

ALUNOS DA UATI-UNEB EM JUAZEIRO VISITAM A TRANSRIO FM

Na companhia da professora da Oficina de Rádio, Klébia Muricy, alunos e alunas da UATI – Universidade Aberta da Terceira Idade, desenvolvido pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH), do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, visitaram os estúdios da Transrio FM na tarde desta sexta-feira (08) durante entrevista do Prefeito de Petrolina Miguel Coelho ao radialista Geraldo José.

Bem-humoradas, a maioria era do sexo feminino, elas expressaram alegria ao visitar as emissoras da cidade como parte da oficina de comunicação desenvolvida pela professora Klébia. Na oportunidade, foram convidadas pelo Prefeito Miguel Coelho a visitar Petrolina e conhecer o “melhor e mais forte São João do Brasil” que começa na próxima sexta-feira, dia 15...

Prefeitura investe em capacitação de assistentes para aprimorar alfabetização de alunos em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina realizou nesta semana mais uma ação para fortalecer o processo de alfabetização no município. Desta vez, a capacitação foi destinada aos assistentes de alfabetização voluntários no programa ‘Mais Alfabetização’. 

O programa é uma estratégia do Ministério da Educação (MEC) que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental. “Entende-se que a alfabetização constitui o alicerce para a aquisição de outros conhecimentos escolares. O programa destaca que o professor alfabetizador tem papel fundamental nesse complexo processo, além de cumprir a determinação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC quando estabelece que nos dois primeiros anos do ensino fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização”, explicou Rosângela Castro, coordenadora local do programa. ..

UNINASSAU promove Aulão Show para alunos do ensino médio

A Faculdade UNINASSAU Petrolina promove no próximo domingo (10) um Aulão Show para os alunos do 3ª ano do Ensino Médio, do Colégio Adventista de Juazeiro. O objetivo é preparar os estudantes para Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os vestibulares tracionais. A aula acontece às 8h30, no Colégio.

O aulão será ministrado pela professora de Comunicação e Expressão da UNINASSAU, Francimária Rodrigues, que abordará a Intepretação Textual, quesito muito relevante durante a realização das provas. "A interpretação de texto abrange todas as áreas de ensino, dessa forma o candidato que é hábil em interpretar se sobressai durante a resolução das provas", pontuou a professora. ..

Sobradinho: Secretaria de Educação premia alunos da rede municipal vencedores no Projeto Caatinga

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira (04) no Plenário da Câmara Municipal a entrega de troféus aos alunos vencedores do concurso de redação Projeto Caatinga. Participaram do projeto, que teve como tema "No chão da diversidade a caatinga é nossa identidade" alunos da rede municipal dos níveis fundamental I e II. O Projeto Caatinga tem como objetivo trabalhar a temática do bioma caatinga e a sua diversidade ambiental.

A coordenadora de Educação Ambiental, Socorro Aquino, avaliou positivamente as atividades. "O Projeto Caatinga vem se desenvolvendo e crescido a cada ano. As escolas vêm trabalhando com muita dedicação para que os alunos estejam empenhados e engajados na perspectiva ambiental. Os alunos do fundamental I trabalharam de forma primorosa nos desenhos, e os alunos do fundamental II elaboraram redações maravilhosas que trazem o senso de pertencimento e de preocupação com a nossa biodiversidade." destacou a coordenadora...

Seleção para aluno especial de mestrado na UNEB tem início em junho

O Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar - Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido (PPGESA) está prestes a realizar mais um processo seletivo. Desta vez, o mestrado abre seleção para aluno especial que deve começar este mês.

Com início em 2014, a experiência de formação stricto senso do PPGESA implica no envolvimento do Departamento de Ciências Humanas da Uneb, em Juazeiro-BA, com a Educação Contextualizada. E tem como objetivo discutir os processos educativos e culturais, formais e não-formais, que se estabelecem em contextos de regiões semiáridas de diversas partes do mundo, destacando-se o semiárido brasileiro...

Alunos da UNEB resgatam história das Rádios Novelas na comunicação regional

Alunos da UNEB resgatam histórias das Rádios Novelas no Vale do São Francisco.

Alunos da UNEB, 2º Período do curso de Jornalismo, participaram quinta-feira (28) na Rádio Juazeiro, do Conversa ao Pé do Balcão, na Bodega do Brocoió, de uma rodada de conversa sobre a importância do Rádio AM e das Rádios Novelas, tema que viveu um período de destaque na comunicação regional.

A pauta, tema de um trabalho em grupo na Universidade, contou ainda com a participação do produtor de rádios novelas, Hertz Felix , que relatou, com riqueza de detalhes, o trabalho de produção e gravação das rádios novelas na região: “Tudo começou na Emissora Rural, graças ao crédito que recebemos de diretores da emissora, como Vinicius de Santana e Fernando de Oliveira, que acreditaram no potencial do tema e dos atores e produtores da região e abriram as portas pra gente”, destacou.

O apresentador Wilson Duarte, que viveu papeis importantes em rádios novelas, a exemplo de Lampião, numa história sobre o cangaço que alcançou altíssimos índices de audiência em toda região, considerou a abordagem muito interessante: “A Universidade abre um espaço generoso para o registro da história do rádio no Vale do São Francisco. Resgatar esse tema e oportunizar aos estudantes de jornalismo o conhecimento sobre a importância do rádio no contexto geral da comunicação é um ponto importante, tanto no resgate histórico, como na construção de uma base de informação que será de grande valia para os futuros jornalistas...

Sobradinho: Secretaria de Educação inicia formação continuada em Libras e certifica alunos de 2017

A Secretaria de Educação de Sobradinho iniciou na última terça- feira (29) a formação continuada em Libras - Língua Brasileira de Sinais, para profissionais da educação e servidores municipais, com o objetivo de promover a inclusão social e, no campo da educação, fortalecer o aprendizado dos estudantes com deficiência auditiva na rede municipal de ensino.

A gerente de educação especial Naíze Oliveira falou da importância e do funcionamento do curso de formação continuada em Libras. "Foram disponibilizadas vagas para as secretarias municipais e escolas do município. Estamos contando com 40 alunos e ainda existem 10 vagas, o curso será ministrado as quintas e sextas, no turno da noite, no auditório da Creche Paulo Pacheco, pela professora Laudicéia Torres que tem formação em Libras. Desde o ano passado, a professora tem dado esta contribuição ao município de Sobradinho, a convite do Prefeito Luiz Vicente Berti ", afirmou Naíze...

Alunos do Colégio Estadual Hildete Lomanto de Juazeiro participam da III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente da Bahia

Os estudantes Yan Felipe Lima e Anthony Luiz Gonçalves Lima (os dois da direita para a esquerda), do 7° e 6° anos respectivamente, do Colégio Estadual Hildete Lomanto de Juazeiro (BA), estão em Salvador participando da II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Eles foram escolhidos "delegados" da escola para participar do evento que tem como a temática 'As Escolas da Bahia cuidando das Águas'. Nesta Conferência, os estudantes se encontram para ouvir, falar e divulgar suas ideias e ações, contribuindo para a construção de um futuro sustentável para suas escolas, comunidades, municípios, territórios, regiões, para o Brasil e o Planeta. Serão apresentados e selecionados os projetos de ação construídos nas etapas anteriores, trazendo a dimensão social e política sobre a questão da Água em seus múltiplos aspectos...

Prefeito de Curaça realiza reunião com professores e pais de alunos para fazer esclarecimentos sobre os recursos dos precatórios

Na manhã do último sábado, 26/05, o Governo Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, realizaram uma reunião com professores, pais de alunos e a APLB Sindicato para fazer esclarecimentos sobre os recursos do precatórios, apresentar a situação financeira da secretaria e falar sobre planos para o futuro da educação.

O tema principal da reunião, os precatórios do Fundef, foi explanado pela Procuradora Geral do Município, Silvana Rodrigues Paixão, que explicou que a utilização dos recursos dos precatórios do FUNDEB, dívida confessada da união para com alguns municípios brasileiros, devem ser aplicados, em sua totalidade na Manutenção e desenvolvimento da educação básica, assim como foi orientado pelo Tribunal de Contas dos Municípios, o MPF, TCU, sendo também o entendimento do STF...

Jardim suspenso construído por alunos embeleza escola e ensina valores ambientais

A mobilização de estudantes e professores resultou na criação de um projeto paisagístico na Escola Estadual Doutor Pacífico da Luz, no bairro Vila Eduardo, em Petrolina (PE). Na unidade foi criado um jardim suspenso usando garrafas pet. Além de fazer o cultivo das plantas ornamentais, os cerca de 40 alunos foram orientados sobre preservação do meio ambiente e reciclagem.

A proposta do jardim suspenso é dinamizar o ensino com práticas agroecológicas, sendo utilizado como um recurso didático e de sensibilização, uma vez que a rotina e expansão urbana têm provocado cada vez mais a diminuição de áreas verdes nas cidades. ..

Alunos da UNINASSAU realizam visita técnica em Salvador

Com o objetivo de aliar conhecimento teórico à prática, os alunos dos cursos de Segurança no Trabalho, Gestão Comercial e de Engenharia da UNINASSAU Petrolina realizaram, nos dias 19 e 20 de maio, uma visita técnica às empresas Tecon, Atlas, CCR Metrô e Vinci Airports, nas cidades de Salvador e Feira de Santana.

Durante a visita os estudantes conheceram a logística, a tecnologia, os recursos humanos e a segurança dos modais aéreo, aquaviário e metroviário. Os alunos foram acompanhados pelos professores José Alexandre e Nielton Araújo. ..

Alunos promovem mutirão da limpeza na Escola Estadual Padre Luiz Cassiano

Os alunos que foram à Escola Estadual Padre Luiz Cassiano nesta segunda-feira (21) encontraram um ambiente diferente. Em um gesto de cidadania, gestores, professores e educandos participaram de um mutirão de limpeza, no último sábado (19), recolhendo lixo, capinando o mato e separando materiais recicláveis.  A iniciativa, que mobilizou cerca de 60 voluntários do bairro Loteamento Recife, em Petrolina, partiu dos próprios estudantes.

O mutirão foi organizado por três adolescentes, Pedro Henrique Costa, Davi Ferreira e Letycia Monielly, e recebeu o apoio do Programa Escola Verde (PEV), um movimento iniciado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que sensibiliza, conscientiza e educa estudantes, professores e a população em todo o país sobre o descarte correto de lixo, preservação ambiental e uso racional dos recursos naturais...

IV Feira do Empreendedor da UNINASSAU apresenta produtos criados por alunos

Visando desenvolver o empreendedorismo e aperfeiçoar as habilidades dos estudantes, a Faculdade UNINASSAU Petrolina vai promover a IV Feira do Empreendedor – Trabalhabilidade na Era Digital, no próximo dia 23 de maio. O evento acontecerá na Instituição de 9h às 12h e 19h às 22h.

Serão mais de 20 estandes com produtos criados pelos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Segurança do Trabalho. "A Feira é o resultado das ideias dos nossos alunos e a intenção é estimular a criatividade, o empreendedorismo, além de avaliar a aceitação dos novos produtos", avaliou a diretora da unidade, Anna Cristina...

Projeto sobre profissões incentiva alunos da Rede Municipal de Ensino em Juazeiro

O Projeto 'Eu preciso sonhar: Uma escola que perpassa a função de ensinar', vem incentivando os alunos do 9º ano, com idade entre 14 e 16 anos da Escola Municipal Terezinha Ferreira, localizada no bairro Tabuleiro em Juazeiro. Na sexta-feira (11), a secretária de Educação e Juventude (SEDUC) Lucinete Alves foi a professora convidada para participar do Talk Show (Bate Papo), uma das ações do projeto, juntamente com o médico Argos Azevedo, o jogador de Futebol de 5 da Seleção Brasileira Raimundo Nonato, o profissional de Comércio Exterior Willian de Souza, ex-aluno e o estudante de administração do IFBA Pedro Lima, que também é ex-aluno do Terezinha.

Durante três dias, os alunos tiveram oportunidade de conhecer as histórias de profissionais de várias áreas como: professor, médico, jogador de futebol, policial, nutricionista, advogado, entre outros. Willian de Souza, ex-aluno da Escola Terezinha contou um pouco da sua trajetória como profissional de Comércio Exterior e da força de vontade, determinação e dos desafios para entrar na universidade e conseguir realizar um dos seus sonhos...

Prefeitura lança material pedagógico para alunos da Educação Infantil de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, lança nesta quinta-feira (10), o novo material pedagógico para os alunos da Educação Infantil V, ‘Lendo e escrevendo, volta e meia vamos dar, muitas histórias vamos contar’, que vai beneficiar cerca de 3 mil crianças com idade de 5 anos da Rede Municipal de Ensino. O evento acontece às 9h na EMEI Manoel Marques, no bairro Piranga.

A Prefeitura investiu mais de R$ 1 milhão, no material pedagógico da Aprender Editora, que é composto por  4 Volumes para o aluno, Cards,  Guia de Orientação para o Professor, Cartazes, 01 CD,  Lâminas de Alfabetos e Numerais, além do Guia da Família que será entregue aos pais ou responsáveis, para que possam acompanhar de forma mais sistemática o desenvolvimento dos filhos...

CSTT realiza abertura oficial do Maio Amarelo para alunos da rede municipal de ensino

Nesta segunda-feira (07), a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) realizou a abertura oficial da campanha Maio Amarelo e teve como público alvo os estudantes da rede municipal de ensino. O evento ocorreu no auditório do Colégio Paulo VI, para alunos dos 8° e 9° anos. O animador da CSTT - o Palhaço Pouquinho - iniciou a palestra com uma dinâmica com os alunos para demonstrar os perigos da falta de atenção no trânsito. Em seguida, a gestora do Colégio Paulo VI, Francisca Mota Oliveira e o diretor-presidente da CSTT Damião Medrado, saudaram os alunos e falaram sobre a importância de campanhas educativas como o Maio Amarelo.

“De acordo com um levantamento realizado este ano pelo Observatório Nacional da Segurança Viária, a cada 12 minutos uma pessoa morre vítima de acidente de trânsito no Brasil. O número é alto e alarmante e, por isso, a gestão tem se preocupado e se empenhado bastante para realizar campanhas educativas ao longo do ano para que essa estatística não seja uma realidade em Juazeiro”, declarou Damião...

Alunos comemoram a reforma, ampliação e climatização da Escola José de Amorim em Juazeiro

A alegria dos alunos, professores e pais estava estampada no sorriso de cada um nesta sexta-feira (27), no primeiro dia de aula, após a reforma, ampliação e climatização da Escola José de Amorim, localizada na comunidade da Lagoa do Salitre, na zona rural de Juazeiro.

“Na verdade a prefeitura fez uma nova escola, nem parece a que tinha antes. Ficou muito bonita, as salas de aula, o pátio, o parque infantil, os banheiros, tudo feito com muito capricho. Foi um presente para os alunos e toda a comunidade”, avaliou o pai de aluno Ronei Rocha, acompanhado da sua esposa Poliana Rodrigues que também ficou muito satisfeita com a reforma. “Achei tudo perfeito, nosso filho está feliz e encantado com toda essa mudança”, acrescentou...