Foram encontrados 713 registros para a palavra: baiana

De olho no Vitória, Juazeirense segue treinando para estreia no baianão

Técnico Zaluar acompanhou pela TV a primeira partida do Vitória, adversário da Juazeirnse na abertura do baiano. 

A Juazeirense segue nos preparativos para a primeira participação no Campeonato Baiano de Futebol, em partida que será realizada no próximo domingo (21) contra o Vitória, no Estádio Manoel Barradas, em em Salvador. O adversário da Juazeirense fez sua primeira exibição oficial na quarta-feira, quando enfrentou e venceu, pelo placar de 2 x 1, o Globo (RN) pela Copa do Nordeste. O time baiano, em início de temporada não mostrou um futebol refinado e venceu o time potiguar nos detalhes.

A Juazeirense fez seu último jogo treino na quinta-feira passada e não saiu do empate em 0 x0 contra o Salgueiro, com um desempenho ainda a ser ajustado, segundo declarações do treinador Luiz Carlos Zaluar á equipe Toque de primeira, da Rádio Juazeiro. A tabela da competição nesta primeira fase do baiano mostra-se bastante favorável ao Canção de Fogo, com a maioria dos jogos agendados para o Adauto Moraes, onde manda seus jogos.

A Juazeirense joga fora dos seus domínios nesta primeira fase em quatro oportunidades, jogando cinco vezes dentro de casa, com apoio do torcedor. Após o jogo de domingo, em salvador, o canção de Fogo recebe o Jacobina e a Jacuipense no Adauto Moraes, sai para jogar contra o Conquista e retorna ao Adauto Moraes para mais dois jogos, contra o Bahia de Feira e o Jequié...

EU PENSO ASSIM... JUAZEIRENSE ESTREIA NO “BAIANÃO” NO PRÓXIMO DOMINGO

Depois de quase dois meses de preparação, a SOCIEDADE DESPORTIVA JUAZEIRENSE estreia no campeonato baiano de futebol, 1ª divisão, no próximo domingo, 21, no BARRADÃO, contra o E. C. VITÓRIA. O jogo será às 18:30h.

O técnico do “CANCÃO DE FOGO”, Luiz Antônio Zaluar, na sua entrevista que nos concedeu, falava sobre o sério compromisso de comandar uma equipe que fez um bom desempenho no ano de 2017, no “BAIANÃO” e especialmente, com sua passagem no Campeonato Brasileiro, ascendendo à Série “C”, uma conquista histórica para o nosso futebol, o que repercutiu bem para o nome da nossa cidade...

Sanfoneira e cantora baiana Livia Mattos fará apresentação neste sábado (13), no Recife

Cinco atrações musicais no Museu do Estado de Pernbuco (MEPE), entre janeiro e fevereiro, dentro do projeto Ouvindo e Fazendo Música. A abertura será neste sábado (13), às 17h, com a cantora e sanfoneira, a baiana Livia Mattos. 

A baiana, conhecida pelas parcerias com Chico César, acaba de lançar o álbum autoral Vinha da ida, com canções compostas a partir da sanfona e vem circulando por festivais internacionais, como Akkorden Festival Wien (Áustria) e Accordions Around The World (Nova York, EUA)...

FAMEC de Casa Nova é a campeã baiana de fanfarras

A disputa final das fanfarras baianas, promovida pela FBF – Federação Baiana de Fanfarras, aconteceu neste domingo (17/12), na cidade de Valente, a 258 quilômetros de Salvador, na região do Sisal. Disputaram o título de campeã as cidades de Jacobina, com a Fanfarra FANJUM de Junco; BAMCELJ de Juazeiro e FAMEC de Casa Nova.

Sem favoritas, já que as três finalistas obtiveram quase a mesma pontuação nas eliminatórias durante o ano, a apresentação da FAMEC entusiasmou plateia e jurados e a fez levar, sem contestação, o título de Campeã Baiana de 2017. “Depois de 6 anos voltamos a conquistar o título de campeã – Comemorou Roberto Neves, o maestro e responsável pela FAMEC – “É um tri campeonato merecido, pelo esforço de nossos jovens, pela dedicação e amor À FAMEC que cada um demonstra”...

FUNDADOR DA SOCIEDADE BAIANA DE NEUROCIRURGIA É O MAIS NOVO CIDADÃO BAIANO

"Se minhas raízes são mineiras, a minha mente e coração são e sempre serão baianos. É com muito orgulho que recebo esta homenagem do povo da minha terra", declarou o neurocirurgião Márcio César de Mello Brandão, que foi condecorado, nesta sexta-feira (01), com o Título de Cidadão, recebido pelas mãos da deputada estadual Maria del Carmen (PT), proponente da homenagem. A solenidade aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia e contou com a presença dos familiares e amigos do médico
 
"Doutor Márcio é extremamente merecedor da honraria oferecida por esta Casa legislativa, por seu trabalho, atuação e contribuição para o desenvolvimento dos estudos em neurologia e neurocirurgia no estado da Bahia, além de ser um defensor feroz da cultura baiana", justificou Del Carmen.

Natural de Santos Dumont, Minas Gerais, Márcio Brandão, que vive há 35 anos na Bahia, chefia o Serviço de Neurocirurgia e Neurologia do Hospital Roberto Santos – onde a única residência médica em Neurocirurgia da Bahia – é membro fundador da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, da Sociedade de Neurocirurgia da Bahia, titular da Academia Brasileira de Neurocirurgia e membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Ele também é fundador da Academia de Letras e Artes do Salvador e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.
 
Para a diretora de Emergência do Hospital Roberto Santos, Ana Carolina Gouveia, o Márcio Brandão é um exemplo profissionalismo e humanidade. "Ele ganha o título mas, nós que ganhamos o presente por tê-lo em nosso convívio. Desejo muitos mais anos de convivência para que possamos aprender mais com este excelente profissional, sobretudo sobre o que é ser humano", disse.
 
Participaram da sessão o deputado Federal Nelson Pelegrino; o subsecretário de Saúde do Estado da Bahia, Adil Duarte Filho; o presidente da Fundação Baiana de Neurologia, Antônio Andrade; o representante do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), o médico Iderval Tenório; o diretor do Hospital Geral de Camaçari, José Walter Júnior; o presidente da Academia Baiana de Letras e Artes de Salvador, Luiz Cláudio Guimarães; o diretor-médico do Hospital Geral do Estado, Jorge Matheus e o empresário Manoel Antas Fraga. ..

Funceb discute situação das filarmônicas baianas durante fórum

Uma mesa redonda promovida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), na manhã desta sexta-feira (1º), em Salvador, discutiu o apoio do Governo do Estado às orquestras amadoras e à música baiana em geral. O evento faz parte do IV Fórum para Bandas Filarmônicas, que começou na quinta (30) e segue até este domingo (30), na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro do Canela, com palestras, mesas redondas e oficinas voltadas a debater ideias sobre o setor. 

"O Governo do Estado tem uma forma bem democrática de investimento na música. Ele tem um Fundo de Cultura da Bahia [FCBA], onde gera os editais anualmente, e tem também o programa FazCultura, que é um investimento de R$15 milhões não só em música, mas música é sempre o que usa mais essa lei de incentivo, que é através da isenção do ICMS. A gente atende o maior número de cidades possível. Movimentamos bastante essa cadeia produtiva, mesmo neste momento de crise", explicou a coordenadora de música da Funceb, Alessandra Pamponet...

Livia Mattos, sanfoneira e cantora baiana lança primeiro trabalho individual com participação de Chico Cesar

A antiga porta de madeira escura que dá direto para a calçada da Rua Clélia não oferece pista alguma do que existe do outro lado. Ela se abre com um rangido e mostra uma escada de poucos degraus de chão frio que parecem preparar a alma enquanto a sala não chega. Uma bicicleta de circo dependurada na parede, quatro sanfonas espalhadas pelo chão, uma panela usada como lustre sobre a mesa e algo vai acontecendo muito rápido. A Lapa já não é mais ali e nem se está mais em São Paulo quando Lívia Mattos conta a sua história.

Sanfoneira baiana de Salvador, 32 anos, Lívia é das criaturas que passam alguns anos enchendo o dique até que ele transborde com a força da própria correnteza. Seu primeiro disco autoral, depois de alguns anos como instrumentista de Chico Cesar, sai agora. Vinha da Ida é das mesmas surpresas de sua casa. Depois que se entra pelo Nordeste, descobre-se um mundo maior...

Juazeiro Futsal pronto para fase final do Baianão

Após fazer uma fase de classificação acima da média, o Juazeiro Futsal está pronto para disputar a fase final do Baianão na cidade de São Francisco do Conde. Os jogos acontecerão entre os dias 01 e 03 de dezembro e a equipe do técnico e jogador Ricardinho está confiante para buscar algo maior na competição.

O Juazeiro Futsal enfrentará nesta sexta, dia 01, a equipe de Edgar Santos, no sábado joga contra o FutSAJ e no domingo fecha sua participação contra a equipe da casa, o São Francisco do Conde...

Dia da Baiana de Acarajé é festejado neste sábado (25) em Salvador

No Dia Nacional da Baiana de Acarajé, comemorado neste sábado (25, como já é tradição, às 10h será realizada uma missa especial na Igreja de Nossa Senhora Rosário dos Pretos, em Salvador, em homenagem à data. 

Após a missa, as baianas e demais participantes da missa seguirão em cortejo pelas ruas do Pelourinho com destino ao Memorial das Baianas, localizado no Monumento da Cruz Caída. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e participação da Fundação Pedro Calmon (FP..

Baianão 2018: Juazeirense estreia contra o Vitória no Barradão. FBF divulga tabela e regulamento

A temporada 2018 do futebol baiano já tem data definida para começar. Será em 21 de janeiro. Neste dia, a bola rola no maior campeonato estadual do Norte-Nordeste. O Baianão 2018 promete muita emoção. Serão 13 jogos até o dia 8 de abril, quando será conhecido o campeão. A competição reunirá dez clubes. São eles Vitória, Bahia, Juazeirense, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira, Atlântico e Jequié.
 
Os participantes ficarão em um mesmo grupo para a primeira fase. Todos se enfrentarão em jogos apenas de ida e os quatro melhores classificados avançarão para a semifinal. O último colocado será rebaixado para a Série B. Já a semifinal e a final serão disputadas em jogos de ida e volta.
 
Nesta quarta-feira (22), a Federação Bahiana de Futebol divulgou a tabela, o regulamento e o plano de ação da Série A do Baianão 2018. Com a divulgação antecipada, a entidade atende o que determina a Lei Nº 10.671/03 do Estatuto de Defesa do Torcedor, que estabelece prazo de 60 dias para a publicação na íntegra do regulamento, plano de ação e tabela do campeonato, contendo as partidas a serem realizadas.
 
Confira abaixo tabela, regulamento e plano de ação da Série A do Baianão 2018:
 
Regulamento
 
Tabela Baianão Série A
 
Plano de Ação ..

Juazeiro Futsal faz bonito na capital e garante classificação para fase final do baianão

 

Invicto. O Juazeiro Futsal foi até Salvador para disputar zonal do Campeonato Baiano e saiu de lá com classificação garantida para a fase final do Baianão sem perder nenhum jogo, ficando entre as quatro melhores equipes do estado...

Polícia baiana recupera cargas avaliadas em mais de R$ 1,1 milhão

Mais de R$ 1,1 milhão em cargas roubadas em outros estados foi recuperado na Bahia em duas ações distintas, nesta sexta-feira (17). Em Salvador, nesta tarde, três pessoas foram presas acusadas de participar de um roubo de oito toneladas e meia de lagosta de exportação, ocorrida no início da semana, no Rio Grande do Norte. Já na Costa do Dendê, na cidade de Camamu, equipes da Delegacia Territorial resgataram com o baiano Bruno Santos de Jesus e opernambucano Gleibson Wberes de França, uma carga de bebidas alcoólicas avaliadas em R$ 500 mil.

Na capital baiana, a carga do crustáceo, pertencente à empresa Prime Sea Food, que deveria ser entregue em Recife-PE, de onde partiria para exportação, foi recuperada em um galpão no bairro do retiro. O material foi interceptado no Rio Grande do Norte, conforme relatou o motorista do caminhão que conduzia o produto...

Juazeiro Futsal estreia nesta sexta (17) no Baianão

O time do Juazeiro Futsal está pronto para mais uma competição. Dessa vez, a equipe disputará o Campeonato Baiano entre os dias 17, 18 e 19 em Salvador e se for campeão desta etapa, garante vaga para a fase final do Baianão com as demais equipes na cidade de São Francisco do Conde.

A estreia já é nesta sexta-feira, 17, contra a equipe do São Francisco do Conde, time bastante competitivo, que foi representante da Bahia na liga nordeste. O time do técnico e treinador Ricardinho, está preparada e treinou forte para fazer bonito na capital. O Juazeiro Futsal conta em seu elenco com nomes já conhecidos pela torcida, a exemplo de Jorginho, que também atua no futebol de campo, além de Efrem e Neidson...

Plano de Desenvolvimento Integrado 2035 é debatido na capital baiana, discussão chegará a Juazeiro

Baseado nos eixos crescer, distribuir, inovar e competir, o Plano de Desenvolvimento Integrado da Bahia (PDI 2035) foi discutido ontem (6), entre governo, universidades, sindicatos, indústria, comércio, líderes religiosos de matriz africana e representantes de pessoas com deficiência, em Salvador.

Pensar a Bahia até o ano de 2035 com estratégias que contemplem os diversos segmentos da sociedade é o grande desafio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria de Planejamento (Seplan) e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O objetivo é romper um histórico de 40 anos abaixo de 50% da renda per capita nacional...

Uneb prorroga inscrições de vestibular até 12 de novembro

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) prorrogou até 12 de novembro o prazo de inscrições para o vestibular 2018. Os interessados devem se inscrever pelo site da instituição e pagar a taxa de R$ 85.

São oferecidas 4.069 vagas em diversos cursos de graduação presenciais, nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas. Do total, 40% das vagas são destinadas aos candidatos negros da rede pública e 5% para indígenas, que tenham cursado todo o Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano) ou equivalente (5ª a 8ª série) e todo o Ensino Médio única e exclusivamente em Escola Pública, além de possuírem renda bruta familiar mensal inferior ou igual a quatro salários mínimos...

Em Cuba, Rui busca ampliar presença de empresas baianas no país

"Estamos identificando possibilidades de negócios para ampliar a participação de empresas baianas no comércio com Cuba", afirmou o governador Rui Costa durante a abertura da 35º Feira Internacional de Havana (FIHAV), nesta segunda-feira (30). Ao lado do embaixador do Brasil em Cuba, Antonio Alves Junior, Rui visitou a área onde as empresas brasileiras estão expondo seus produtos e garantiu que vai se empenhar para aumentar a presença baiana na FIHAV em 2018, gerando mais receita e emprego na Bahia.

O Brasil é o 3º país com maior volume de exportações para Cuba e a feira, que acontece desde 1983, é considerada uma das grandes oportunidades para fazer novas parcerias comerciais com o país. Os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, e da Saúde, Fábio Vilas-Boas, acompanharam o governador para prospectar negócios.  Mais de 70 países estão na feira, cuja participação brasileira é coordenada pela Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). ..

Freira baiana morre queimada em incêndio dentro de escola no RN

Um incêndio em uma escola vitimou uma freira baiana na madrugada de ontem (29), em Caicó, no Rio Grande do Norte. O corpo da irmã Terenice Souza Vilas Bôas, de 47 anos, foi achado carbonizado no alojamento do Educandário Santa Teresinha após os bombeiros controlarem as chamas. Ela era natural de Santo Estevão, na Bahia, e morava na cidade há pouco tempo. 

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte, informou que um grupo chegou ao local depois que os bombeiros apagaram o fogo e perceberam um corpo no quarto. A PM isolou a área e a Polícia Civil fez a perícia no local. A suspeita é de que o fogo tenha começado após um curto-circuito no quarto onde a religiosa dormia...

Juazeiro é a única cidade baiana selecionada para participar do Programa de Apoio a Concessões Municipais do Governo Federal

Na tarde desta quarta-feira, 25, em Brasília, o prefeito Paulo Bomfim, participou de reunião com o Ministério do Planejamento com a presença da Caixa, CBIC, FNP, e demais instituições onde foram apresentados os seis municípios selecionados pelo Governo Federal para  fazer parte do projeto piloto do Programa de Apoio às Concessões Municipais, coordenado pelo Ministério do Planejamento com o objetivo de assessorar os municípios na elaboração de projetos de Parcerias Público-Privada (PPPs). O Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, acompanhou o prefeito.

Entre as seis escolhidas, única na Bahia, a cidade de Juazeiro foi selecionada pelo Ministério por estar preparada nas ações de crescimento, no intuito de explorar o capital privado no desenvolvimento da infraestrutura do município, a exemplo de saúde, educação, mobilidade urbana, saneamento, iluminação entre outros.    ..

Feriado prolongado tem 16 mortes nas estradas baianas

Dezesseis pessoas morreram em acidentes ocorridos em rodovias baianas no feriado prolongado de 12 de outubro - entre a quarta-feira (11) e o domingo (15). O balanço foi divulgado pelas polícias rodoviárias federais e estaduais nesta segunda-feira (16). Entre as ocorrências registradas, está um acidente com ônibus que transportava crianças para um parque aquático. O veículo tombou na BA-421, em um trecho que fica no município de Piritiba, localizado na região da Chapada Diamantina, e cinco pessoas morreram, na quarta-feira.

De acordo com a PRE e com a PRF, além desta situação, outros 93 acidentes foram registrados nas rodovias baianas durante o período. Destes, 71 ocorreram em rodovias federais e 22 em estradas estaduais. Em todos os 94 acidentes, foram registradas 83 pessoas com ferimentos graves e 36 com ferimentos leves...

Alan Sanches cobra mais atenção à malha viária baiana

O deputado estadual, Alan Sanches (DEM), lamenta o atual estado de conservação da malha viária baiana e cobra maior atenção por parte do governo, no quesito revitalização. Com conhecimento de causa, ele elenca ao menos três trechos que merecem atenção: BA-001, BA-026 e BA-093 (trechos que liga Taperoá a Valença; Santo Antonio de Jesus a Amargosa e Araças a Entrerios, respectivamente), de forma a evitar ainda mais prejuízos à população.

"Esses são os trechos que eu percorro constantemente, mas sem dúvida existem outros. E o meu apelo é que haja sensibilidade, que seja levado em conta que a má conservação das estradas coloca em risco a vida de milhares de pessoas que trafegam diariamente por elas e, infelizmente, não possuem helicóptero", frisou, lembrando ainda que a má conservação atrapalha também o desenvolvimento econômico dessas regiões. Por fim, Alan Sanches afirma que o número de buracos nestas vias só se eleva e que os reparos não surtem o efeito esperado...