Foram encontrados 77 registros para a palavra: tecnologias

Especialistas criticam aumento do uso de agrotóxicos e pedem apoio a novas tecnologias

Você permaneceria em uma área onde estivesse ocorrendo a pulverização agrícola por agrotóxicos? O questionamento foi feito pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES) na última quinta-feira (16), em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente (CMA) sobre o impacto do uso dos defensivos agrícolas no Brasil.

Autor do requerimento para o debate, Contarato disse que populações como as indígenas não têm como se defender, já que a aplicação de agrotóxicos por meio de aeronaves ainda é liberada no país. Ele mencionou, em especial, o aumento do uso de agrotóxicos banidos na Europa e nos Estados Unidos pela sua neurotoxicidade...

Pandemia mudou a relação dos brasileiros com tecnologias bancárias

Posso fazer um pix? Posso transferir pelo celular? As perguntas, cada vez mais comuns, entre as pessoas e as empresas, mostram que o uso das tecnologias bancárias tem se tornado mais frequente, até por quem não confia muito nas transações bancárias pelo celular.

Impulsionado pela pandemia da covid-19 e as medidas de isolamento social, iniciadas em março do ano passado, o uso do celular é o canal favorito dos brasileiros para pagar contas, fazer transferências, contratar crédito e as demais operações bancárias entre outras ações...

Serviço de orientação sobre tecnologias educacionais auxilia educadores da Rede Municipal de Juazeiro 

Para auxiliar gestores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares e professores da Rede Municipal de ensino, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), está ofertando um serviço de orientação sobre tecnologias educacionais, entre elas, a plataforma Escola Presente.

O serviço é realizado por técnicos do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), e já foram atendidos educadores da sede e zona rural de Juazeiro.  O atendimento é realizado de forma individual e também através de marcações feitas pela Seduc, para grupos compostos pelas equipes gestoras das escolas, seguindo os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19. Os atendimentos individuais devem ser agendados através do telefone 3611-1139. ..

Laboratórios Multiusuários do HU-Univasf/Ebserh estimulam desenvolvimento científico na região com tecnologias de ponta

Possibilitar o desenvolvimento científico da comunidade acadêmica-hospitalar sem a necessidade de deslocamento para grandes centros urbanos é um dos principais ganhos provenientes da instalação dos Laboratórios Multiusuários de Pesquisa (Lamupe) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh/MEC).

Concebida pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf, em parceria com a comunidade acadêmica da Univasf, a estrutura de laboratórios está em atividade desde fevereiro, no prédio da Policlínica do HU, contando com a atuação de colaboradores do hospital, docentes e discentes da Univasf. Atualmente, o Lamupe é composto por: Laboratório de Métodos in vitro, Laboratório de Biologia Molecular, Laboratório de Extração de Ácidos Nucléicos e Laboratório de Farmacotécnico Hospitalar. ..

MDR lança capacitação para operadores do Programa Água Doce e plataforma de tecnologias e serviços para o Semiárido

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está apoiando iniciativas que vão auxiliar no desenvolvimento de tecnologias e soluções para estimular o desenvolvimento regional e garantir o acesso à água para milhares de moradores do Semiárido brasileiro.

Nesta terça-feira (23), foi lançada a Plataforma Sabiá, que congrega soluções tecnológicas voltadas à região, e anunciada a criação de um curso profissionalizante para capacitar operadores do Programa Água Doce (PAD), que visa fornecer água de qualidade para cerca de 1,2 mil comunidades rurais na Região Nordeste...

Aula Inaugural do curso de “Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono Fortalecendo a Convivência com o Semiárido” acontece nesta quinta-feira (18)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) realizarão, nesta quinta-feira (18), a Aula Inaugural do curso de Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono Fortalecendo a Convivência com o Semiárido.

A solenidade marca o início das atividades letivas da primeira turma da nova especialização ofertada pela Univasf em parceria com a FBDS, no âmbito do Projeto Rural Sustentável (PRS) Caatinga. A Aula Inaugural será transmitida ao vivo pela TV Caatinga, a partir das 19h, e é aberta a toda a comunidade acadêmica e à sociedade em geral...

Petrolina se transforma em Laboratório Vivo de tecnologias inteligentes

Petrolina dá mais um passo e, desta vez, é destaque para todo o Nordeste na área da tecnologia. É que uma grande vitrine para demonstração e avaliação de soluções tecnológicas para Cidades Inteligentes no país será implantada no município.

Fruto de uma parceria entre a prefeitura e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a cidade irá inaugurar, na próxima quinta-feira (10), às 10h, as primeiras soluções de tecnologias inteligentes...

Institutos Federais do Nordeste realizam o 1º Congresso Nordestino de Educação Híbrida e Tecnologias Educacionais

Com o tema "Educação Híbrida – o caminho para o futuro", os onze Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Nordeste realizam de modo on-line, entre os dias 14 e 16 de dezembro, o 1º Congresso Nordestino de Educação Híbrida e Tecnologias Educacionais.

As submissões de artigos, relatos de experiência e propostas de minicursos seguem abertas até o dia 30 de outubro e devem ter relação com os três eixos temáticos: Metodologias Ativas e Ensino Híbrido; Tecnologia, política, sociedade e cultura; e Práticas pedagógicas no Ensino Remoto emergencial. As inscrições para participantes seguem abertas pela plataforma de eventos do IF Sertão-PE...

SENAI Petrolina abre portas da unidade para apresentar tecnologias e laboratórios à comunidade

Imersão SENAI: este é o nome do projeto que o SENAI Petrolina realiza no próximo sábado (3), das 9h às 11h. A proposta, com o sugestivo convite "Venha visitar os laboratórios e as tecnologias que irão transformar você no profissional que a indústria quer", visa divulgar a estrutura e recrutar alunos para os cursos técnicos oferecidos pela entidade. 

Durante a "imersão", os visitantes poderão conhecer de perto todo o funcionamento dos laboratórios e oficinas destinados às aulas práticas dos cursos técnicos oferecidos pela instituição, como Eletrotécnica, Refrigeração e Climatização, Manutenção Automotiva, Eletro-hidráulica e Eletropneumática, Inversores de Frequência, Metalmecânica e Elétrica. Uma equipe formada por representantes da gestão, coordenação, docentes e colaboradores do SENAI irá recepcionar o público. ..

Live "Novas práticas pedagógicas: utilização das tecnologias digitais"

Na próxima terça-feira (15), às 10h, o LabDimus promove a live "Novas práticas pedagógicas: utilização das tecnologias digitais" no Instagram @museusdabahia.

A live será conduzida por Alan Fernandes (técnico de artes visuais do LabDimus) e tem como convidada Adriana Santana (professora de Literatura e mestre em Educação). Durante a live serão apresentados os resultados de alguns trabalhos realizados em parceria com o Colégio Estadual Azevedo Fernandes entre 2013 e 2019...

Webinar da ANA discute tecnologias de monitoramento e controle de usos da água nesta quinta (27)

O Webinar de Capacitação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) desta semana discutirá o tema Tecnologias de Monitoramento e Controle de Usos da Água nesta quinta-feira, 27 de agosto, a partir das 17h. Para participar gratuitamente do seminário on-line, acesse o evento pelo link https://bit.ly/ANAWEB17 no dia e horário marcados.

Os convidados para discutir o tema neste episódio são o especialista em geoprocessamento da ANA Wagner da Silva e o diretor-presidente do Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins (IAC/UFT), Felipe de Azevedo Marques. O superintendente de Fiscalização da Agência, Alan Vaz Lopes, será o moderador desse webinar...

Disseminação de tecnologias auxilia processo de sustentabilidade hídrica no Semiárido

Considerando as características do bioma cuja maior característica é a pouca incidência de chuva, o Semiárido brasileiro tem no Rio São Francisco uma importante fonte de água. Mas o rio não chega a todas as localidades e por isso trabalhar a convivência sustentável com as peculiaridades dessa região é de fundamental importância para garantir a sobrevivência de famílias e comunidades inteiras. Esse trabalho é assumido, na maioria das vezes, por Organizações Não Governamentais (ONGs), já que o poder público não tem recursos suficientes e nem vontade políticapara fazê-lo.

A Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (AGENDHA) é uma dessas entidades. Sediada na cidade de Paulo Afonso (BA), realiza um trabalho que visa o desenvolvimento sustentável através de ações socioambientais, ecofeministas e de incidência em políticas públicas. A AGENDHA trabalha junto às famílias agricultoras, povos originários e comunidades tradicionais com foco na agricultura familiar buscando uma melhor qualidade de vida nas condições de semiárido...

Opinião: Tecnologias do bem são utilizadas para o mal

É indiscutível a importância da tecnologia para a vida, em vários aspectos. Ela é uma necessidade absoluta que responde a diversos problemas da humanidade. Viver sem tecnologias é algo que a cada dia se duvide mais. Elas estão presentes nos lares, nas escolas, no trabalho, no centro médico, no lazer, na mais simples atividade corriqueira... Em quase tudo.

O dia a dia está cheio de tecnologias que facilitam uma série de processos, isso é fato. Infelizmente, o uso inadequado e irresponsável também é fato, principalmente quando se trata da área da comunicação, onde em menos de três décadas todo o mundo passou a ter acesso ao sistema global de redes de computadores interligados, o fenômeno da internet que além de ser uma forma altamente eficaz de comunicação, processamento de dados, transmissão de informação e pesquisa se constitui em um espaço global para a socialização...

Palestra em Juazeiro aborda novas tecnologias para pequenos negócios

O maior evento de capacitação empresarial do estado, a Semana Sebrae acontece até sábado (05). Empresários de Juazeiro ainda podem participar da programação. Nesta quinta-feira (03), 19h, no Grande Hotel de Juazeiro, acontece a palestra "Criatividade e novas tecnologias", com Tony Ventura. Interessados podem se inscrever através do site www.semanasebrae.com.br

Além de Juazeiro, outras capacitações acontecem em Paulo Afonso. Informações podem ser obtidas na Agência Sebrae em Juazeiro e através do WhatsApp de atendimento (74) 99979-7657. Outro canal de comunicação institucional é a Central de Relacionamento Sebrae, por meio do telefone 0800 570 0800...

CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS DIGITAIS, JORNALISMO, FAKE NEWS E DEEPFAKES É CONCLUÍDO NA UNEB JUAZEIRO

O Colegiado de Jornalismo em Multimeios, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), promoveu o Curso de Extensão "Tecnologias digitais, Jornalismo, Fake News e DeepFakes". A disciplina  foi realizada com carga horária de 30 horas com a atividade de extensão direcionada à professores, jornalistas, profissionais e estudantes da área da comunicação e interessados em compreender os fenômenos contemporâneos decorrentes das tecnologias digitais.

A proposta foi debater as implicações do uso de inteligência artificial, de ferramentas digitais e de como o uso de algoritmos impacta a produção, a distribuição e o consumo da notícia. O curso teve inicio no dia 16 de Julho. A turma participou de uma confraternização para marcar  o fim das aulas...

Rio São Francisco se destaca com agricultura e abre portas para novas tecnologias da área

O São Francisco é um dos rios mais importantes do Brasil, seja por questões históricas ou, principalmente, econômicas. Com mais de 2800 km de extensão, e atravessando cinco estados diferentes, o Velho Chico sempre foi utilizado para a geração de energia elétrica e também para a navegação marítima no país. Porém, nos últimos anos, algumas regiões ao redor do rio se transformaram em referências para a agricultura nacional mais desenvolvida.

Durante as cheias do rio, como explica o portal Mundo Educação, a bacia de 639.219,4 km² permite que a agricultura nas proximidades seja bastante eficiente. Na região do nordeste, onde se encontra 62,5% de toda a estrutura, acabou sendo criada uma oportunidade para o crescimento econômico da localidade sem que houvesse dependência direta da produção de energia ou então do uso da água apenas para transporte de mercadorias.

..

Uneb: Curso de Extensão Tecnologias Digitais, Jornalismo e Fake News, inícia nesta terça (16)

O Colegiado de Jornalismo em Multimeios, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), promove a partir desta terça-feira (16) o Curso de Extensão "Tecnologias digitais, Jornalismo, Fake News e DeepFakes" a ser realizado nos meses de Julho e Agosto, às terças-feiras e quartas-feiras, das 19h às 21h.

Com carga horária de 30 horas, a atividade de extensão é direcionada à professores, jornalistas, profissionais e estudantes da área da comunicação e interessados em compreender os fenômenos contemporâneos decorrentes das tecnologias digitais e o entendimento das implicações do uso de inteligência artificial, de ferramentas digitais e de como o uso de algoritmos impacta a produção, a distribuição e o consumo da notícia...

UNEB oferta curso de Tecnologias Digitais, Fake News e Deep Fakes

O Colegiado de Jornalismo em Multimeios, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), promove o minicurso de extensão "Tecnologias digitais, Jornalismo, Fake News e DeepFakes" a ser realizado nos meses de Julho e Agosto, às terças-feiras e quartas-feiras, das 19h às 21h.

Com carga horária de 30 horas, a atividade de extensão é direcionada à professores, jornalistas, profissionais e estudantes da área da comunicação e interessados em compreender os fenômenos contemporâneos decorrentes das tecnologias digitais e o entendimento das implicações do uso de inteligência artificial, de ferramentas digitais e de como o uso de algoritmos impacta a produção, a distribuição e o consumo da notícia...

Codevasf participa de discussões sobre portfólio de tecnologias voltadas ao desenvolvimento do Semiárido

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) integrou na última semana o grupo de instituições presentes em oficina de trabalho realizada em Brasília pelo Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) – organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 

O encontro teve por objetivo debater a criação de um portfólio de tecnologias de apoio ao desenvolvimento sustentável do Semiárido. Entre as instituições participantes estavam o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e o MCTIC.

O portfólio em discussão deverá ser empregado na identificação, na organização e na disponibilização de informações técnicas, gerenciais e institucionais de tecnologias disponíveis – e com aplicações testadas – para promoção de desenvolvimento sustentável no Semiárido. A ferramenta envolverá temas como recursos hídricos, agricultura de sequeiro, agricultura irrigada, pecuária, aquicultura e energia renovável.

"O portfólio, que poderá ser consultado via internet, servirá de subsídio à tomada de decisão de agentes públicos e também poderá orientar iniciativas de cidadãos e entidades civis voltadas ao desenvolvimento de áreas de Semiárido", explica Renato Brito Chaves, representante da Codevasf no encontro. "A oficina foi proveitosa e buscou formar parcerias e discutir procedimentos para a construção da ferramenta, com a qual a Codevasf pode colaborar muito", acrescenta.

A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. A instituição atua em 27% do território nacional – inclusive em extensas áreas de Semiárido –, em projetos de agricultura irrigada, desenvolvimento regional, inclusão produtiva, acesso à água e revitalização hidroambiental, entre outras...

Tecnologias de reúso de água são implantadas em comunidades de Juazeiro (BA)

A reutilização de águas cinzas tem se tornado cada vez mais comum para os/as moradores/as do Semiárido, inclusive porque uma das características da região são chuvas irregulares e um problema é a má gestão da água. As famílias, por sua vez, têm aprendido a lidar com as dificuldades através de tecnologias desenvolvidas a partir da proposta de Conveniência com o Semiárido.

Águas cinzas são aquelas provenientes de afazeres domésticos como: pia de lavar pratos, banho, pia do banheiro e lavanderia. Com o desenvolvimento dessas tecnologias, famílias camponesas podem reutilizar essa água em plantações de ervas medicinais, plantas frutíferas e forrageiras cultivadas nos próprios quintais, gerando uma alimentação saudável para a família, animais, além de contribuir na renda da família...