Foram encontrados 47 registros para a palavra: respiratória

Coronavírus: serviço tira dúvidas da população e evita ida desnecessária aos postos de saúde

Quando o assunto é o novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Petrolina não tem medido esforços para combater esse inimigo praticamente invisível.

Para evitar a disseminação da doença, principalmente nesse momento em que muitas pessoas estão com sintomas gripais, uma das formas mais eficazes continua sendo o isolamento social. Porém, se você está com algum sintoma gripal como febre, tosse e coriza e não sabe se deve ou não ir a um posto de saúde, a prefeitura tem a solução: a Sala de Teleorientação...

Morre paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave, em Petrolina

Uma paciente que apresentava quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) faleceu na noite desta quinta-feira (26), no Hospital Universitário (HU) em Petrolina. Ela ocupava um dos leitos da unidade destinados ao Covid-19.

A paciente tinha 15 anos de idade e deu entrada no HU na última quarta-feira (25), com quadro de baixa pressão e oxigenação. Segundo a unidade hospitalar, ela apresentava, desde a infância, graves condições de saúde, com baixa imunidade...

Médicos da Atenção Básica de Petrolina recebem capacitação sobre doenças respiratórias

Os médicos que atuam na Atenção Básica de Petrolina passaram por mais uma capacitação, nesta quarta-feira (18). Durante o encontro que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a abordagem foi sobre a saúde respiratória na Atenção Primária e atualizações em Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

O objetivo é melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, como explica o diretor médico do município, Diego Dourado. “Além da troca de vivências e experiências entre os profissionais, o objetivo é reforçar a qualidade do atendimento aos petrolinenses. Essas atualizações são rotineiras e é uma forma de aprimorar os serviços oferecidos pela gestão do prefeito Miguel Coelho”, informa Dourado...

Sobe para 29 o número de mortes por doenças respiratórias na Bahia; um caso registrado em Juazeiro

A Bahia já notificou 640 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até esta sexta-feira (31). Segundo boletim divulgado pela Secretaria do Estado da Bahia (Sesab), foram 29 mortes em todo o estado. Esse número representa uma redução de 52,5% se comparado com o mesmo período do ano passado. 

Dentre os 417 municípios baianos, 76 registraram casos de SRAG. A capital baiana foi a que mais teve registros: 396, o que corresponde a 61,8% do total do estado. Já as mortes ocorreram em 10 cidades: Salvador (18 vítimas), Camaçari (2), Castro Alves (1), Chorroxó (1), Itabuna (2), Juazeiro (1), Lauro de Freitas (1), Mirante (1), Retirolândia (1) e Santo Antônio de Jesus (1). ..

UPAE/IMIP de Petrolina realiza treinamento em Parada Cardiorrespiratória

O Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (NEP/UPAE) está realizando, nesta terça e quarta (13 e 14), um treinamento em Parada Cardiorrespiratória (PCR) para os técnicos de enfermagem do serviço.

A iniciativa faz parte da política de reciclagem e atualização da UPAE e tem como objetivo atingir o maior número possível de profissionais. “Realizamos uma etapa no final do mês de outubro para médicos e enfermeiros e agora estamos trabalhando o grupo de técnicos, de modo que todos os nossos profissionais possam estar aptos a lidar com uma situação de emergência”, relata a enfermeira gerente do NEP, Andreska Souza...

UPAE/IMIP de Petrolina realiza treinamento em Parada Cardiorrespiratória

Com o objetivo de aprimorar a capacidade técnica dos seus profissionais e garantir aos pacientes uma intervenção rápida e resolutiva em casos de emergência, a equipe de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) passou, na terça-feira (23), por um treinamento de simulação realística em parada cardiorrespiratória.

A atualização foi feita pelo enfermeiro do SAMU, Nilton Fagundes, e os enfermeiros da UPAE, Laís Cabral e Antônio Ronaldo, que participaram recentemente de um curso oferecido pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A partir dos novos conhecimentos adquiridos, os profissionais se tornaram multiplicadores...

UPAE/IMIP de Petrolina promove capacitação sobre atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória

Dentro do tripé da assistência, ensino e pesquisa preconizado pelo IMIP, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) busca oferecer atualizações e capacitações em serviço para os seus funcionários e colaboradores. Como é o caso do treinamento para atendimento ao paciente em Parada Cardiorrespiratória (PCR) promovido esta semana pela instituição em parceria com o SAMU.

Desta vez, a iniciativa envolveu os enfermeiros da Atenção Especializada (Ambulatório, Bioimagem Clínica e Bloco Cirúrgico), que puderam se atualizar e conhecer as mudanças nas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar e atendimento cardiovascular de emergência, realizadas em 2015 pela American Heart Association. Durante uma hora e meia o enfermeiro do SAMU, Nilton Paulo, falou sobre primeiros socorros, engasgo, desmaio, parada e reanimação, entre outros assuntos pertinentes.

À vontade na casa, pois já trabalhou na UPAE, Nilton realizou um treinamento dinâmico, prático e voltado para a realidade da Unidade. "A UPAE tem uma dinâmica muito diferente no Pronto Atendimento [urgência e emergência 24h] e na Atenção Especializada [serviço de especialidades], mas a equipe de enfermagem dos dois setores precisa estar preparada para qualquer eventualidade. Numa PCR cada minuto sem assistência diminui em 10% a chance de sobrevida do paciente, por isso é preciso pensar rápido e agir", alertou aos presentes...