Foram encontrados 988 registros para a palavra: Crianças

Hospital Ortopédico do Estado da Bahia realiza mutirões de cirurgias para adultos e crianças

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade pública gerida pelo Einstein, inicia, no próximo domingo (18), uma série de mutirões de cirurgias com o objetivo de reduzir as filas de espera por procedimentos de joelho de alta complexidade no estado da Bahia.

Na primeira etapa, que terá duração de uma semana, 80 pacientes adultos serão contemplados. Serão 22 cirurgiões envolvidos nessa força-tarefa, além de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, anestesistas, técnicos, auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas...

Abertas inscrições para seminário sobre proteção de crianças contra violência doméstica em Petrolina

Estão abertas as inscrições para o seminário gratuito sobre proteção de crianças contra violência doméstica que será realizado no dia 21 de agosto, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Com o lema 'Toda criança tem direito à proteção', o 5º Seminário da Associação Civil de Articulação Civil para a Cidadania (Acari) vai reunir especialistas, gestores e educadores na Fundação Nilo Coelho, das 13 às 18h, para discutir a questão. ..

Hospital Dom Malan em Petrolina realiza mutirão de broncoscopia em crianças internadas na unidade

O Hospital Dom Malan, da rede estadual de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, realizou nesta sexta-feira (09), procedimento de broncoscopia em quatro pacientes pediátricos.

A broncoscopia é indicada em casos como uma obstrução da passagem de ar para o pulmão, e é feita através da introdução na boca ou no nariz de um tubo, chamado broncoscópio que possui na sua extremidade uma câmara de vídeo e uma fonte de luz fria. Este instrumento permite ao médico examinar diretamente as vias respiratórias...

Fiocruz: VSR segue como principal causa de internações e óbitos em crianças

Os pais e responsáveis devem seguir atentos com a circulação do vírus sincicial respiratório (VSR). O

mais recente Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra um elevado número de internações e óbitos em crianças pequenas. Atingindo 36,8% da população, ele ainda se mostra como a principal causa dos casos de hospitalizações. ..

Brasil registra três mortes ao dia de crianças e jovens por afogamento

“Criança não aprende pelo erro. Criança precisa de supervisão do adulto bem de perto’. É o que defende o presidente do Departamento Científico de Prevenção e Enfrentamento às Causas Externas na Infância e Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luci Pfeiffer. O alerta coincide com o Dia Mundial de Prevenção do Afogamento, celebrado nesta quinta-feira (25), e se baseia em levantamento divulgado pela entidade, segundo o qual, em média, três crianças e adolescentes perdem a vida por afogamento, diariamente, no Brasil.

A SBP analisou os registros de óbitos ocorridos entre os anos de 2021 e 2022, quando houve mais de 2,5 mil vítimas desse tipo de acidente que, de acordo com a entidade, é completamente evitável. As crianças de um a quatro anos de idade foram as principais vítimas, com 943 mortes, seguidas de adolescentes de 15 a 19 anos (860 óbitos). O estudo incluiu as faixas etárias de 10 a 14 anos (com 357 óbitos); de cinco a nove anos (291); e os menores de um ano (58)...

Suspeito de estuprar duas crianças é preso em Petrolina

Mais um caso de violência envolvendo crianças é registrado em Petrolina. Desta vez, o crime teria ocorrido em uma Escola Municipal, no bairro Vila Eduardo e envolve um homem de 47 anos, que foi preso por suspeita de estuprar duas crianças - uma de 9 e outra de 11 anos.

A prisão em flagrante aconteceu nesta quarta-feira (24). Segundo informações da Polícia Civil, o homem, que era pedreiro, foi contratado para trabalhar na escola. A Polícia foi acionada após a direção da instituição tomar conhecimento do crime...

Hospital Dom Malan em Petrolina registra queda de pouco mais de 39% no atendimento de crianças com doenças respiratórias

O Hospital Dom Malan da rede estadual de saúde em Petrolina registrou queda no número de atendimentos de crianças com sintomas de síndromes respiratórias nos primeiros quinze dias deste mês de julho. Foram 38,95% a menos em relação ao mesmo período do mês de junho.

De acordo com o relatório do Pronto Socorro Infantil (PSI), foram realizados 1.192 acolhimentos na classificação de risco. Desse número, 298 foram crianças que apresentaram sintomas de doenças respiratórias. No mesmo período de junho foram registrados 1.442 acolhimentos no PSI, sendo que 765 foram crianças com sintomas de doenças respiratórias.  ..

Espaço Arte, Ciência e Cultura da Univasf oferta visita guiada em exposições para crianças

Durante todo o mês de julho, às terças e sextas-feiras à tarde, o Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) vai realizar duas visitas guiadas gratuitas em instalações interativas e nas exposições "EACC Micro a Macro" e "Faces da Evolução".

As visitas são para grupos de 15 pessoas, em dois horários por tarde, das 14h às 15:30 e das 15:30h às 17h. O EACC é um espaço de educação não formal e de divulgação científica de forma lúdica e interativa da Univasf, localizado na Avenida Cardoso de Sá, s/n, em Petrolina, Sertão de Pernambuco...

Alerta: mortalidade por vírus respiratório em crianças segue alta, aponta Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, nesta quinta-feira (11), o boletim InfoGripe, que apresenta dados da mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças pequenas.

De acordo com o levantamento, a doença ainda está alta em decorrência à grande circulação do vírus sincicial respiratório (VSR). ..

Conselho proíbe internação de crianças e adolescentes em comunidades terapêuticas

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente publicou, nesta sexta-feira (12), uma resolução proibindo a internação de crianças e adolescentes em comunidades terapêuticas. O órgão é ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

As comunidades terapêuticas são entidades privadas, sem fim lucrativos, que acolhem pessoas com transtornos devido ao uso ou dependência de drogas. Com a resolução, apenas adultos poderão ser recebidos nessas instituições...

Boletim do InfoGripe  reforça a alta circulação do vírus sincicial respiratório (VSR) nas crianças pequenas

O novo Boletim do InfoGripe  reforça a alta circulação do vírus sincicial respiratório (VSR) nas crianças pequenas, com valores expressivos de incidência e mortalidade. Outro vírus com destaque na população infantil é o rinovírus.

O estudo mostra manutenção do crescimento do número de casos dos vírus influenza, VSR e rinovírus no centro-sul do país - Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo...

GRIPE: crianças menores de 9 anos devem tomar duas doses da vacina

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe já contabiliza mais de 6,5 milhões de doses aplicadas em crianças maiores de seis meses e menores de 9 anos de idade, nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. 

Na Região Norte, a mobilização ocorreu entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, por conta do período de maior circulação e transmissão do vírus influenza. Nesses estados, foram registradas 704 mil doses aplicadas em crianças nessas faixas etárias...

Seca na Amazônia encurta ano escolar de crianças indígenas e prejudica aprendizado

O ritmo das águas sempre conduziu a vida de comunidades indígenas na Amazônia. Por isso, a alteração dos ciclos de enchente e vazantes dos rios por eventos climáticos extremos tem causado impactos nas esferas social e econômica desses grupos, com prejuízos na alimentação, na forma de se locomover e até mesmo no tempo para estudar.

Antes um fenômeno natural da vida da região, o período de seca nos últimos anos foi tão prolongado que encurtou o calendário escolar, interrompeu o processo de aprendizagem das crianças e deixou professores dessas escolas sem trabalho e salário por meses...

Acidentes com crianças e adolescentes na Bahia crescem 7% em 2023, aponta levantamento da Aldeias Infantis SOS

Um levantamento exclusivo realizado pela Aldeias Infantis SOS, organização global que lidera o maior movimento de cuidado do mundo, mostra que, em 2023, os acidentes envolvendo crianças e adolescentes no Estado da Bahia cresceram 7% na comparação com o ano anterior.

No total, foram registradas 8.520 internações causadas por lesões não intencionais, entre as faixas etárias de 0 a 14 anos, contra 7.927 registros em 2022...

Queimadura causa 14 mil internações no SUS de crianças e adolescentes

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) revela que nos últimos dois anos, foram registradas em torno de 14 mil hospitalizações no Sistema Único de Saúde (SUS) de crianças e adolescentes devido a acidentes com queimaduras. Em 2022, foram 6.924 casos e, em 2023, 6.981. Em média, o SUS registra cerca de 20 hospitalizações diárias por queimaduras na faixa etária de zero a 19 anos. O levantamento abrangeu somente os casos graves, com indicação de acompanhamento hospitalar.

A sondagem aponta que crianças de 1 a 4 anos de idade são as maiores vítimas, totalizando 6,4 mil internações, em 2022 e 2023. Em seguida, aparecem as faixas de cinco a nove anos (2.735 casos); de 15 a 19 anos (1.893); de dez a 14 anos (1.825); e os menores de um ano (1.051)...

Médicos pediatras do Hospital Dom Malan em Petrolina fazem alerta de cuidados com as crianças nos festejos juninos

Médicos pediatras do Hospital Dom Malan da rede estadual de saúde de Pernambuco em Petrolina fazem alerta sobre os riscos à saúde de crianças neste período de festejos juninos. O hospital, que é administrado pelo Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz (Ismep), é referência em urgência e emergência infantil da Rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia conveniados ao Sistema Único de Saúde – SUS).

A unidade de saúde que atende a população de 53 municípios da região tem um Pronto Socorro Infantil (PSI) onde trabalha o médico pediatra Rodrigo Mascarenhas. Ele alerta pais e responsáveis sobre cuidados importantes com as crianças nesse período onde as fogueiras são parte da tradição nordestina, destacando que o PSI recebe todos os dias muitos casos de síndromes respiratórias agudas, comuns nessa época do ano. " Se os pais sabem que os filhos têm rinite, sinusite, se já veio ao hospital por causa de cansaço ou se quando tiveram algum quadro gripal eles cansam, alerta é que nesse período mais frio do ano, eles têm maior predisposição para cansar, é um motivo para afastar essas crianças da fumaça, " destacou...

Crianças atendidas pelo Cerpris se divertem em arraiá realizado pela Prefeitura de Juazeiro

Bandeirolas, fitas, forró, bolo de milho, canjica e todo o colorido e magia dos festejos juninos alegraram a manhã desta quinta-feira (20) no Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris) de Juazeiro. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (SESAU), organizou um arraiá completo para os pacientes e acompanhantes da unidade.

Cerca de 50 pessoas participaram e se deliciaram com comidas típicas, além das músicas e brincadeiras típicas da época. "Nossa equipe organizou todos os detalhes com muito carinho para os nossos pacientes. O São João é uma época muito especial e aproveitamos esse clima festivo para confraternizar, promover e estimular a socialização, sobretudo das nossas crianças e alegrar os pais e responsáveis também", disse a diretora do Cerpris, Anne Moura...

PM e SJDH formam mais de 200 policiais para atendimento à população LGBTQIAPN+, crianças, adolescentes e idosos durante o São João

Os policiais militares que atuarão nos festejos de São João e de São Pedro na Bahia iniciaram, nesta segunda-feira (17), uma capacitação para combate e prevenção às violações de direitos humanos nas festas populares.  No auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, 130 policiais participaram de forma presencial da formação e mais 130 online de outros municípios baianos.
 
Um dos objetivos do curso, segundo o tenente-coronel Luide Souza, coordenador de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar (PM-BA), é qualificar o atendimento às vítimas e, em algumas situações, evitar que a violência aconteça.
 
"Nosso objetivo é capacitar as forças de segurança no trato às ocorrências específicas envolvendo grupos vulneráveis, como a população LGBT, idosos, crianças e adolescentes, que podem ter os seus direitos violados. Todos os policiais que são colocados em escalas de serviço recebem essa capacitação", explicou o coordenador do setor especializado.
 
Fazem parte do público prioritário crianças e adolescentes, pessoas LGBTQIAPN+, idosos, pessoas com deficiência e ambulantes que estarão trabalhando nos dias dos festejos. Durante a formação, os policiais aprendem a usar os pronomes corretos com mulheres trans e travestis, revisam o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e abordagens para garantir o melhor acolhimento às vítimas.
 
O soldado Edvaldo Campos atua na Tropa de Choque e expõe a necessidade da formação para aprimorar seu trabalho na rua. "Não existe policiamento sem a preocupação com os direitos humanos. Nós, como [polícia] especializada, somos vistos com certo preconceito, no pleno sentido da palavra, por termos uma atuação um pouco mais dura, mais rígida, mas a preocupação com os direitos humanos existe sempre. Estamos cuidando de um cidadão que precisa ser tratado com dignidade e respeito e, aqui, reforçamos a prioridade de garantir isso", dividiu o soldado.
 
Ação integrada
 
A capacitação é uma ação conjunta da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), através do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e acontece desde o carnaval desse ano. Na Micareta de Feira de Santana, os agentes de segurança também foram orientados para o atendimento especializado.
  ..

Prefeitura de Juazeiro imuniza crianças contra a Poliomielite em Dia D pela vacinação

O sábado (08) foi dedicado à proteção da saúde das crianças em Juazeiro, quando pais e responsáveis demonstraram o seu amor levando os pequenos, menores de cinco anos, para se vacinarem contra a Poliomielite.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (Sesau), disponibilizou as doses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da sede e do interior...

Crianças integrantes de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família precisam passar pela pesagem, alerta Prefeitura de Juazeiro

Meninas de qualquer idade e meninos de até sete anos, incluídos no Programa Bolsa Família precisam passar por duas pesagens anuais, segundo as regras estabelecidas pelo governo federal. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizará a última pesagem do semestre nesta sexta-feira (7) na Academia da Saúde, Orla II.

Além das crianças, mulheres de todas as idades também precisam passar pelo procedimento. Do contrário, correm o risco de ter o pagamento suspenso. "A pesagem é exigida pelo governo federal para o acompanhamento nutricional desses beneficiários. Quando as equipes identificam alguma alteração, são tomadas medidas para acompanhamento de saúde e/ou social do indivíduo", explicou a gerente de Assistência Nutricional da Sesau, Beatriz Lopes...