Foram encontrados 2346 registros para a palavra: projeto

Em Salvador, Governo Federal lança 3ª edição do Projeto ConSIM

Com o tema "Integrando Municípios para Alimentar o Brasil", foi lançada nesta terça-feira (3),durante ato realizado no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, a 3ª edição do Projeto Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcio Públicos de Municípios (Projeto ConSIM 3), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A iniciativa visa orientar tecnicamente e capacitar os consórcios públicos de municípios que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, para a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o SISBI-POA. Diversos consórcios assinaram o protocolo de intenções.
 
O governador Jerônimo Rodrigues participou do evento junto com o ministro da agricultura e pecuária, Carlos Henrique Fávaro, e representantes do setor. "Nós estamos colocando orçamento nos consórcios para que eles possam ter dinheiro para contratar profissional, serviços de transporte, comprar cargo, tecnologia, aperfeiçoar laboratórios de análise, quando for preciso, [fazer]parceria com as universidades. Uma agenda muito importante para nós", pontuou o governador Jerônimo Rodrigues.
 
 "É importante gerar emprego e oportunidades, mas precisamos pensar também naqueles pequenos homens e mulheres que vivem no campo e querem ter a chance de vender seus produtos com qualidade, com atestados de segurança para todo o Brasil", afirmou o ministro Carlos Henrique, reforçando a importância da parceria entre Governos Federal, Estadual e municípios.
 
De 2006, quando o SISBI foi criado, até 2023, foram emitidas 308 certificações. Nos 20 meses do governo Lula, este número subiu para 1500. A previsão é chegar a 2000. A expectativa é ampliar o comércio das agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e os respectivos derivados, por meio do reconhecimento de equivalência e adesão ao SISBI-POA. Para a execução do protocolo, não haverá transferência de recursos financeiros entre os partícipes, apenas adequação e atendimento às normas estabelecidas.
 
No processo, os consórcios são orientados para adequação da base legal, previsão da execução da inspeção de produtos de origem animal e composição da equipe de coordenação e fiscalização. Os estabelecimentos recebem consultoria referente às instalações sanitárias adequadas e elaboração e implantação dos programas de autocontrole. Entre os resultados esperados com esta ação, estão maior oferta de produtos de origem animal com regularidade sanitária; desenvolvimento das agroindústrias familiares, de pequeno e médio porte, com valorização dos produtos; aumento de renda aos produtores; maior oferta de empregos e desenvolvimento regional.
 
"É uma parceria que dá certo. Incentivar aquele estado, ampliar o que já existe e você poder comercializar o que é produzido em outros territórios, que não sejam só os territórios onde é produzido", considerou o secretário da agricultura da Bahia, Wallisson Torres.
 
Contemplados
 
Nesta edição, 78 consórcios públicos municipais se cadastraram no edital, representando cerca de 1400 municípios brasileiros. Deste total, 39 consórcios foram selecionados para assinar o protocolo de intenção, abrangendo 768 cidades, localizadas em 14 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. Em função dos resultados no desenvolvimento das atividades, eles foram organizados em duas turmas. A meta é integrar 100 consórcios, representando mais de 1000 municípios.
 
Da Bahia, assinam seis consórcios: de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão, de Caetité; de Desenvolvimento Sustentável do Território Piemonte Norte do Itapicuru, de Senhor do Bonfim; Intermunicipal Bacia do Rio Corrente, de Santa Maria da Vitória; de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Paramirim, de Caturama; de Desenvolvimento Sustentável do Território Portal do Sertão, de Feira de Santana; e do Território do Recôncavo, de Castro Alves.
 
"Isso significa uma geração de emprego, de renda, valorização do homem e da mulher do campo, dos produtos de origem animal. Então, isso garante também que produtos com a qualidade melhor cheguem até o consumidor", garantiu o presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia, presidente do Consórcio do Recôncavo e prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, lembrando que essa certificação confere mais força aos consórcios, por meio dos Serviços de Inspeção Municipal. Outros 11 consórcios estão em adaptação, para atender aos requisitos da certificação. Com isso, 85% dos empreendimentos estarão integrados ao SISBI.
 
Referência e autorização
 
Durante o evento, apresentados produtos certificados em edições anteriores do Consid, Consisal, Sertão do São Francisco, Chapada Forte, Construir e Velho Chico. Um conselho gestor vai indicar um corpo técnico com seis fiscais agropecuários para compor, junto ao Mapa, a equipe de orientação. Na mesma ocasião, o governador ainda autorizou a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a asfaltar o trecho de 3,2 km do entroncamento da BA-120 ao povoado de Jibóia, em Retirolândia. A pavimentação vai facilitar a mobilidade urbana e o escoamento da produção agrícola. ..

Produtores rurais de Sento-Sé participam de oficina para elaboração de projetos

Com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Sento-Sé, o Sebrae realizou no dia 26 de agosto, na Câmara de Vereadores do Município, uma oficina de capacitação para produtores rurais ligados a diversas cadeias produtivas da região, com o tema “Elaboração de Projetos para Dirigentes de Associações de Produtores Rurais”.

Conduzida pelo consultor em agronegócios Augusto Carneiro, formado em Agropecuária, Gestão Ambiental e graduação em Ciências Contábeis com foco em projetos coletivos rurais, a oficina apresentou elementos básicos para a elaboração de projetos e mecanismos de captação de recursos, além de um pequeno diagnóstico da área onde moram e do território rural, sob a ótica da matriz Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça (FOFA)...

Deputado Roberto Carlos cobra celeridade na aprovação de projeto que proíbe o uso de celulares em salas de aula na Bahia

O deputado estadual Roberto Carlos (PV) está cobrando urgência na tramitação de seu Projeto de Lei que visa proibir o uso de celulares e outros dispositivos tecnológicos em salas de aula nas escolas públicas e privadas da Bahia. A proposta, que está em fase de discussão na Assembleia Legislativa, tem como objetivo garantir um ambiente de aprendizado mais focado e livre de distrações.


"O uso indiscriminado de celulares nas escolas compromete a concentração dos alunos e prejudica o processo de ensino. Com essa medida, queremos criar um ambiente mais propício ao aprendizado, onde as crianças e adolescentes possam se desenvolver plenamente", destacou o deputado Roberto Carlos...

Hospital Regional de Juazeiro é selecionado para participar do projeto Saúde em Nossas Mãos do PROADI-SUS

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), foi selecionado pelo Ministério da Saúde para participar do projeto "Saúde em Nossas Mãos – atitudes que salvam vidas", iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Para o triênio do projeto (2024-2026), o HRJ – complexo hospitalar administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) – contará com o apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Criado em 2009, o PROADI-SUS vislumbra, entre seus benefícios, a redução de filas de espera, a qualificação de profissionais e pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira. O programa visa ainda beneficiar a gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e a melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil...

Curaçá: Murilo e Paizinha atraem juventude em evento no Projeto Pedra Branca

Nesta quinta-feira (29), a Agrovila 13 foi palco de um grande evento organizado pela comissão de juventude da campanha de Murilo Bomfim e Paizinha. O encontro, que reuniu a juventude do Projeto Pedra Branca, foi marcado por discussões sobre o futuro da comunidade e pelo entusiasmo do povo.

Murilo Bomfim aproveitou a oportunidade para dialogar diretamente com os jovens, enfatizando suas propostas para o desenvolvimento local. "É importante ouvir as preocupações e sonhos da nossa juventude. Estamos aqui para construir um futuro melhor para todos, e vamos ouvir cada segmento para construirmos tudo juntos", destacou Murilo...

UPE campus Petrolina abre inscrições para projeto voltado para a saúde de grávidas e puérperas

Com o tema "Da Gestação ao Pós Parto" os encontros serão conduzidos por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de enfermagem, nutrição e fisioterapia da upe.

Para se inscrever, as interessadas devem preencher um formulário disponível aqui...

ENGIE investe em projetos sociais para crianças e adolescentes em Umburanas

A ENGIE Brasil Energia realizou o repasse de R$ 400 mil ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Umburanas (BA), por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), com o objetivo de apoiar o desenvolvimento social da região.

O investimento, que utiliza leis de incentivo fiscal, beneficiou a Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente com Deficiência de Umburanas (AACADU) e o Centro Comunitário de Apoio e Articulação de Umburanas (CCAAU), que tiveram projetos selecionados no Edital do FIA 01/2023 do município...

Ficha Limpa: projeto pode reduzir prazo de inelegibilidade

Foi uma aprovação simbólica, sem registro nominal dos votantes, mas fato é que o relatório do Projeto de Lei Complementar nº 192/2023 passou pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e prevê a redução do prazo de inelegibilidade dos políticos definido pela lei da Ficha Limpa. 

Segundo o texto aprovado, os políticos cassados e condenados não poderão se eleger por oito anos a partir da condenação em segunda instância...

Jerônimo Rodrigues autoriza R$ 1,2 bilhão em obras para escolas estaduais através do projeto "Construir para Educar" nesta segunda-feira (26)

Na próxima segunda-feira (26), às 9h, o governador Jerônimo Rodrigues assinará ordens de serviços do projeto "Construir para Educar" no Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), liberando R$ 1,2 bilhão para a continuidade do programa de requalificação e modernização da rede estadual de educação na Bahia.

Esse investimento contemplará 79 obras, beneficiando mais de 55 mil estudantes em 44 municípios, distribuídos por 17 territórios de identidade. ..

Aprovado na CCJ projeto que muda regras de inelegibilidade

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (21) o projeto de lei complementar (PLP) 192/2023, que altera a contagem de início e o prazo de duração, além de outras regras relacionadas à inelegibilidade. O texto da Câmara dos Deputados recebeu relatório favorável do senador Weverton (PDT-MA) e segue para o Plenário em regime de urgência.

Pela legislação em vigor, o político que se torna inelegível fica impedido de se candidatar...

CAE adia análise de projeto que regulamenta cigarros eletrônicos

A pedido do próprio relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO), o projeto (PL 5.008/2023) que regulamenta a produção e a comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil foi retirado da pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A votação da matéria estava prevista para esta terça-feira (20), após compromisso assegurado por um acordo partidário, mas deve retornar à pauta da comissão no dia 3 de setembro, quando a reunião será presencial. ..

Deputado Roberto Carlos adere à candidatura de Andrei e fortalece projeto de Lula e Jerônimo para Juazeiro

Nesta terça-feira, 20, o deputado estadual Roberto Carlos anunciou o seu apoio à candidatura a prefeito de Juazeiro de Andrei, no pleito eleitoral 2024.

Agora, somada as forças do deputado estadual Zó, do Partido Socialista Brasileiro(PSB), do Avante,  do Partido Comunista do Brasil(PCdoB) e do Partido dos Trabalhadores(PT) o projeto do time de Lula e do governador Jerônimo Rodrigues fica ainda mais fortalecido para fazer com que Juazeiro saia da gestão desastrosa que se instalou e tenha um futuro voltado a esperança e ao desenvolvimento. ..

Lara Cavalcanti participa de Roda de São Gonçalo no Projeto Bebedouro II, diz assessoria

Neste sábado (17), a candidata à Prefeitura de Petrolina pelo PL, Lara Cavalcanti, participou da festa popular dedicada a São Gonçalo no Assentamento São José do Vale, localizado no Projeto Bebedouro II.

O técnico agrícola em tratamento contra um câncer de pele, Francisco da Silva Brito, de 63 anos, chamou a atenção da candidata para a situação precária do sistema de saúde oferecido aos moradores dos projetos...

Pais de estudantes protestam contra falta de água na rede municipal do Projeto Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista

Pais de alunos de escolas municipais do Projeto Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, realizaram um protesto nesta quarta-feira (14).

De acordo com participantes da mobilização, os estudantes estão sem aula por falta de água na comunidade. A situação também foi confirmado pela prefeitura municipal...

Segunda sessão do projeto Ocupação de Segundas Cine Raiz

Nesta segunda-feira, dia 12 de agosto, o Projeto Ocupação de Segundas Cine Raiz, dará continuidade a sua agenda de exibições.

O projeto é um encontro entre as linguagens artísticas do cinema à gastronomia, passando pelas artes visuais e apreciando o Teatro, visando criar mais um espaço de diálogo e partilha entre artistas locais de diferentes linguagens, rompendo fronteiras entre produções distintas e provocando o público a refletir como as obras têm reagido ao tempo...

Unindo teatro e cinema, o projeto ‘Bullying? Tô fora!’ será apresentado em escolas da rede pública de Juazeiro

O projeto ‘Bullying? Tô Fora!’ dará seu ponta pé inicial com a primeira apresentação no dia 16 de Agosto, às 9h na EMEI Dilma Calmon de Oliveira, no bairro Quidé.

Idealizado pelo produtor cultural, Carlinhos Tapioca, o projeto traz à tona uma das temáticas de grande relevância para a sociedade, em especial para a área de educação...

Senado aprova projeto que obriga governo federal a divulgar gastos com cartões corporativos

Avançou no Senado, nesta quarta-feira (7), projeto que obriga a União a divulgar, independentemente de requerimento, as faturas dos chamados cartões corporativos, utilizado pelo presidente da República e ocupantes de cargos do alto escalão do governo.

O projeto, PL 2.695/2019, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e se não for alvo de recurso no Plenário, seguirá direto para a Câmara dos Deputados. ..

CAE aprova projeto que isenta FGTS e INSS de aposentados contratados

Projeto de lei aprovado nesta terça-feira (6) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado isenta o pagamento do FGTS e do INSS de aposentados que venham a ser contratados para empregos formais. O texto agora segue para análise do plenário da Casa.

O projeto de lei 3.679 de 2023 permite a isenção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e da contribuição previdenciária de aposentados contratados desde que as empresas aumentem o número de funcionários. Além disso, limita o benefício a 5% do total de empregados considerando a folha de pagamento do ano anterior ao da contratação...

Pró-Semiárido: práticas da CAR em Gestão de Projetos é destaque em Seminário

A boa gestão da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), na execução do Projeto Pró-Semiárido, foi mote do Seminário Diálogos de Gestão: intercâmbio de boas práticas entre projetos Fida.

O momento reuniu cerca de 50 participantes de sete estados situados no Semiárido brasileiro e do Distrito Federal...

Julio Lossio anuncia Elismar Gonçalves como seu candidato a vice-prefeito e reforça presença no interior e projetos irrigados

Em um movimento estratégico, que reforça seu compromisso de governar para a cidade inteira, o ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PSDB), anunciou na manhã deste Domingo (04/08) Elismar Gonçalves, vereador pelo PSD, como seu candidato a vice-prefeito para as eleições municipais de 2024. 

A decisão, referendada por lideranças expressivas como Guilherme Coelho, a governadora do Estado, Raquel Lyra, o ministro e presidente estadual do PSD, André de Paula, além de Lucas Ramos, Deputado Federal, fortalece ainda mais a chapa e amplia a representatividade do interior e projetos irrigados, que hoje sofrem com o descaso e a falta de atuação do poder público municipal. ..