ENGIE investe em projetos sociais para crianças e adolescentes em Umburanas

26 de Aug / 2024 às 06h00 | Variadas

A ENGIE Brasil Energia realizou o repasse de R$ 400 mil ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Umburanas (BA), por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), com o objetivo de apoiar o desenvolvimento social da região.

O investimento, que utiliza leis de incentivo fiscal, beneficiou a Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente com Deficiência de Umburanas (AACADU) e o Centro Comunitário de Apoio e Articulação de Umburanas (CCAAU), que tiveram projetos selecionados no Edital do FIA 01/2023 do município.

Cada instituição foi contemplada com o valor de R$ 175 mil. Trata-se de mais uma ação entre os diferentes investimentos sociais que a ENGIE realiza na região.

“Esse investimento da ENGIE demonstra o compromisso da empresa em promover ações que contribuam para o desenvolvimento social e o bem-estar das crianças e adolescentes do município de Umburanas. Por meio das leis de incentivo fiscal, buscamos estimular o investimento em projetos que tenham impacto positivo na comunidade, fortalecendo parcerias e promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirma o gerente Regional da ENGIE na Bahia, Lucas Moura.

Assistência terapêutica e fortalecimento de vínculos familiares

O projeto da AACADU tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de habilidades essenciais para crianças e adolescentes com deficiência. As ações incluem: atendimento especializado, sessões terapêuticas para habilitação/reabilitação, auxílio no diagnóstico e a inserção dessas pessoas na sociedade.

As crianças e adolescentes atendidas apresentam perfis distintos e demandam atenções diferenciadas. O público inclui crianças com síndrome de down, encefalopatias, transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, hidrocefalia, microcefalia e deficiências múltiplas.

De acordo com a presidente do Conselho Fiscal da Associação, Núbia Batista, o recurso vai garantir investimentos importantes em ações que pretendem propiciar o desenvolvimento de habilidades necessárias, bem como o fortalecimento da interação social. “Esperamos que o atendimento da equipe multidisciplinar possibilite o desenvolvimento de aptidões físicas e cognitivas tão necessárias no dia a dia e que ao conquistar aptidões, esses jovens conquistem também o prazer de poder ser e se sentir participante do mundo que os rodeia, fortalecendo os vínculos afetivos com a família e com a comunidade de entorno”, destaca Núbia.

Oficinas do Centro de Cultura de Umburanas

O CCAAU oferecerá oficinas educativas e ações culturais para crianças e adolescentes. O objetivo do projeto é estimular a criatividade, resgatar a cultura local e promover

habilidades motoras e corporais em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As atividades incluem colônia de férias, aulas de informática básica, violão, capoeira, dança de São Gonçalo, festival de cultura e talentos, entre outras ações que visam democratizar o ensino. O projeto está sendo desenvolvido tanto na sede do município quanto na comunidade de Barriguda da Brasília.

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.