Foram encontrados 361 registros para a palavra: livro

Aderaldo Luciano: Livro Estradas Engenhos Sinas será lançado nesta terça-feira (22), em Natal

O professor Aderaldo Luciano, mestre e doutor em Ciência da Literatura lança nesta terça-feira (22), em Natal, Rio Grande do Norte, o livro Estradas Engenhos Sinas.. O evento acontece na Estação do Cordel, às 16hs. A escritora Janaína de Castro Azevedo Silva,  Mestre em Linguística pela UEPB, professora e elaboradora de projetos culturais escreveu texto quando do lançamento do livro em Areia Paraíba, terra natal do autor. CONFIRA:

Minha mãe, hoje, me deu a seguinte missão: “Escreva um texto bem bonito sobre Aderaldo Luciano. Ele merece!”. Essa missão quase me fez desistir de vir aqui apresentar o novo livro de Aderaldo, que recebi há dois dias e li, de chofre, em poucos minutos. Leitura fluida e boa. Vou ficar devendo o belo texto, nunca o afeto e a gratidão pela honra do convite. Venho de uma família de ansiosos e, amanhã, serei madrinha de casamento do meu primeiro sobrinho. E, como ser madrinha de casamento será o mais perto que cheguei e chegarei de um altar, estou eu tão nervosa quanto a noiva. Pois bem, apresentado o motivo real pelo qual vocês não ouvirão esse belo texto, vamos a ele: o texto...

Desembargador Jatahy Júnior lança livro sobre fake news e outras temáticas

Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia há 10 anos, magistrado de carreira há 36 anos Jatahy Júnior lança, agora em agosto, o seu primeiro livro. "Tecendo palavras e silêncios" expressa de modo condizente um tecido de conhecimentos onde os temas são apresentados em variados artigos, que criam um panorama crítico-jurídico-humano do contexto social e do drama da existência.

Os capítulos estão relacionados à pesquisa de mestrado do autor, na Universidade Federal da Bahia, e mais investigações no ambiente jurídico brasileiro, apresentando também um esforço no exercício de criação de um pensamento próprio e apropriado, coisa rara nestes tempos de alinhamento e atrelamentos a bandeiras...

Projeto Caixa de Leitura faz novas doações de livros em Garanhuns

Duas novas instituições que atuam na promoção do livro e da leitura de Garanhuns foram beneficiadas pelo projeto Caixa de Leitura dentro das ações da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) no 31º Festival de Inverno de Garanhuns.

A Biblioteca Pública Municipal Luiz Brasil e a Sala de Leitura Zé Pedro receberam cada uma 30 títulos do catálogo da Cepe Editora. Ao longo do FIG, o Caixa de Leitura, que estimula a doação de livros contemplou sete bibliotecas, repassando 270 livros...

Especialização em Educação Ambiental da Univasf lança livro sobre Educação Ambiental e Formação Docente

"Educação Ambiental e Formação Docente" é o título do livro que reúne uma coleção de artigos de estudantes e professores do curso de Especialização em Educação Ambiental Interdisciplinar, organizado pelo Programa Escola Verde (PEV) e ofertado pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).  

Primeiro de uma série de quatro títulos, o livro apresenta pesquisas sobre diferentes aspectos do papel da formação de professores para o desenvolvimento da educação ambiental formal e informal. A obra, que foi lançada no dia 3 de julho, está disponível no formato impresso e e-book...

Campanha para arrecadação de livros para unidades prisionais segue até o próximo dia 14

Seja solidário (a) e participe da campanha do projeto Virando a Página para arrecadação de livros. Interessados podem doar até 14/07 obras, novas ou usadas, exceto as didáticas, no átrio do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e na Sala 308-Sul (Assessoria de Ação Social) – no Centro Administrativo da Bahia (CAB).    

A iniciativa é realizada pela Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) do TJBA e tem o objetivo de promover a redução da pena de uma pessoa em situação prisional e ainda potencializar a reintegração dela à sociedade.   ..

Deputada baiana lança livro Mulher preta na política

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA), de 56 anos, lança, no próximo sábado (dia 8), no Festival Latinidades, em Brasília (DF), o seu primeiro livro: Mulher Preta na Política (editora Malê). O evento acontece no anexo do Museu Nacional em Brasília. O festival conta com o apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O livro aborda, a partir das experiências pessoais e de pesquisa, as dificuldades que mulheres pretas têm de chegar e de se estabelecer em cargos eletivos. Segundo a autora, o livro tem elementos de autobiografia, mas também dialoga com experiências de outras mulheres negras que se candidataram para o Executivo ou para o Legislativo. “Eu cito, inclusive as situações de violência política que a gente vive”, disse, em entrevista à Agência Brasil. ..

Escritor baiano Itamar Vieira Jr, fenômeno da literatura brasileira, fará palestra no STF sobre o livro “Torto Arado”

O escritor baiano Itamar Vieira Jr, de 43 anos, autor do livro “Torto Arado”, um dos maiores sucessos da literatura brasileira nas últimas décadas, participará, na próxima segunda-feira (26), na sede do STF, em Brasília, do evento “Diálogos com o Supremo”. Itamar será o palestrante principal do evento, que será aberto, às 14hs, pela presidente do STF, ministra Rosa Weber. 

Esta será a 5ª edição do “Diálogos com o Supremo”, um programa criado pela ministra Rosa Weber em novembro do ano passado, com objetivo de estimular o debate sobre temas contemporâneos. O evento busca a difusão do conhecimento jurídico sobre temas relevantes e atuais, com a realização de palestras e exposições que provoquem reflexões, aprimorem discussões e fomentem ideias, de modo a contribuir para o fortalecimento do diálogo entre o STF e as demais instituições públicas e privadas, além da sociedade civil e acadêmica nacional e internacional. ..

VIRANDO A PÁGINA: PROJETO ORGANIZA DOAÇÃO DE LIVROS PARA BIBLIOTECAS DE PRESÍDIOS PÚBLICOS

A leitura tem o potencial de transformar vidas. Para as pessoas privadas de liberdade, os livros têm um valor ainda maior, representando tanto um meio de reduzir a pena quanto uma ferramenta de ressocialização e integração com a comunidade.  

Por essa razão, a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), com o apoio da Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), promove uma campanha de doação de livros para as bibliotecas de presídios públicos do estado, como parte do projeto "Virando a Página". Todos podem colaborar com a ação doando livros, novos ou usados, com exceção de livros didáticos, entre os dias 03 e 14 de julho.  ..

Daniel Gonzaga e Anastácia se emocionam com exposição do Livro Luiz Gonzaga 110 anos do nascimento

A cantora e compositora Anastácia e Daniel Gonzaga prestigiaram com visita a exposição do livro “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento”. Na noite de ontem (20), o autor do livro Paulo Vanderley, realizou a palestra e bate-papo especial “Causos de Seu Luiz”.

Anastácia é a principal parceira do saudoso Dominguinhos em centenas de composições. Daniel Gonzaga é cantor e compositor, junto com Anastácia é um dos principais nomes da música brasileira. Daniel é filho de Gonzaguinha. A noite foi marcada pela emoção. "Assim como o livro, a exposição traz momentos emocionantes de Luiz Gonzaga e o melhor de tudo: é ótima para passar nossa cultura de forma lúdica aos nossos filhos. Esse livro é material indispensável de pesquisa e é fonte de estudos e obrigatória", declarou Daniel Gonzaga...

Autor do livro "Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento" realiza palestra nesta terça-feira (20)

O autor do livro “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento”, Paulo Vanderley, virá ao Recife novamente, para a palestra e bate-papo especial “Causos de Seu Luiz”, no Shopping Tacaruna, no dia 20 de junho, às 19h30.

O evento acontece na Praça de Eventos do mall, espaço onde está em cartaz a exposição de mesmo nome, até o dia 28 de junho. Vanderley vai contar ao público momentos da vida do Rei do Baião, com apresentação de fotos raras, falar sobre o processo criativo do livro e muito mais. Também haverá uma sessão de autógrafos da obra. O acesso à palestra e exposição é gratuito. ..

Escritor e cordelista Jorge Filó lança livro neste sábado (10), em Petrolina

Já ouvisse falar em pecúlio? O tal substantivo, muito desejado, mas pouco falado, é sinônimo de reserva de dinheiro. Ou ainda “um conjunto de coisas, notícias ou apontamentos relativos a certo assunto ou especialidade”.

Difícil saber que soma é mais rara hoje em dia: de recurso financeiro ou intelectual. Neste sábado,  a palavra ganha novo sentido, literário, poético e abundante, no dicionário e no imaginário pernambucanos, com o lançamento do terceiro livro do escritor, poeta e cordelista Jorge Filó...

Presidente Lula ganha de presente livro Luiz Gonzaga 110 anos do nascimento

A trajetória épica de um dos maiores ícones da cultura brasileira ganhou ainda mais forma com o lançamento do livro Luiz Gonzaga: 110 anos do nascimento, do autor paraibano Paulo Vanderley.

O livro é um sucesso e chegou até as mãos do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A entrega do livro aconteceu através do empresário, empreendedor da cidade de Iguatu, Ceará, militante do PT, o doutor Sá. Pelas redes sociais a entrega do presente foi festejada pelos admiradores da vida de obra de Luiz Gonzaga...

Escritor piauiense conquista prêmio nacional de literatura com livro sobre Luiz Gonzaga

O escritor piauiense Wilson Seraine conquistou o Prêmio Profissionais da Música (PPM), na categoria Literatura – Livros Infantis, com o livro “Os bichinhos de Luiz Gonzaga”. A solenidade de premiação ocorreu em Brasília(DF).

“O livro ‘Os bichinhos de Luiz Gonzaga’ tem uma linguagem simples e direta. Essa publicação foi pensada para motivar o público da educação fundamental menor a conhecer um pouco mais acerca de alguns animais viventes, não somente no sertão nordestino, mas em várias partes do país. Fizemos o texto em versos para ampliar o poder de entendimento e criar ludicidade. Tudo isso com a parceria do poeta das ilustrações Jô Oliveira e o auxílio luxuoso do poeta das palavras Pedro Sampaio. São mais de 50 páginas ilustradas”, descreve Wilson Seraine...

Exposição do livro Luiz Gonzaga 110 anos do nascimento permanece aberta até o dia 28 de junho

A trajetória épica de um dos maiores ícones da cultura brasileira ganhou ainda mais forma com o lançamento do livro Luiz Gonzaga: 110 anos do nascimento, do autor paraibano Paulo Vanderley.

Transpondo as principais passagens da obra literária para uma mostra interativa, o projeto compartilha com os fãs do Rei do Baião diversas informações sobre a vida de Gonzagão, seus depoimentos marcantes e peças icônicas que fazem parte da coleção particular de Paulo, cuja história pessoal também cruzou com a do mestre, décadas atrás...

Exposição sobre o tema livro Luiz Gonzaga 110 anos do nascimento terá exposição no Recife, Salvador e outras capitais

O pesquisador Paulo Vanderley segue sem hesitar em demonstrar e afirmar que Luiz Gonzaga, cantor e sanfoneiro nascido em Exu, Pernambucano é o maior do Brasil de todos os tempos.

Dessa vez, Paulo Vanderley que é o autor do livro Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento, projeto que possui trabalho gráfico de Vladimir Barros e os traços ilustração do Mestre da Cultura Espedito Seleiro, ganha uma Exposição na capital pernambucana, Recife. ..

Senado aprova projeto de Teresa Leitão que inscreve mulheres de Tejucupapo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (23/05) o projeto da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para inscrever  o nome das heroínas de Tejucupapo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

"Incluir as mulheres de Tejucupapo no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um valioso reconhecimento histórico. A batalha de 1646 foi a primeira no país que teve as mulheres como protagonistas e valorizar aquele momento é muito significativo. É um resgate do lugar das mulheres na história do país, com ênfase no que elas representam de transformação na sociedade e na luta pela liberdade", afirmou a senadora...

Nome de irmã Dulce é incluído no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria

O nome da religiosa baiana Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nome de batismo de irmã Dulce, foi incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília. A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União. 

A religiosa nasceu em Salvador em 26 de maio de 1914. Aos 13 anos, com o apoio do pai, começou a acolher mendigos e doentes em casa, transformando a residência da família em um centro de atendimento à população carente. Em 1933, na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, recebeu o hábito e adotou, em homenagem à mãe, o nome de irmã Dulce. ..

Dupla de jornalistas lança livro com perfil biográfico de Rosângela Lula da Silva, a Janja

Quando os jornalistas Ciça Guedes e Murilo Fiuza de Melo decidiram escrever um livro sobre Rosângela Lula da Silva, a Janja, esbarraram em muitas negativas de entrevistas e em certa dificuldade de conseguir informações.

A dupla, no entanto, não desistiu. Depois de lançarem Todas as mulheres dos presidentes, em 2019, Ciça e Murilo acharam que a mulher do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva merecia um livro próprio. "Desde o Todas as mulheres dos presidentes a gente ficou prestando muita atenção a tudo que se referia a primeiras-damas", explica Ciça...

Câmara aprova inclusão de Padre Cícero no Livro dos Heróis da Pátria

A Câmara dos Deputados aprovou na sessão deliberativa proposta (PL 10/20 e apensados) que inscreve o nome do Padre Cícero Romão Batista no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O texto segue para o Senado.

A relatora em Plenário, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), recomendou a aprovação da proposta. “Padre Cícero é tido como santo por uma imensa legião de fiéis espalhados pelo Brasil”, disse o autor do projeto de lei, deputado José Guimarães (PT-CE). Em 2022, a Igreja Católica iniciou processo de beatificação...

Mais livros: Governo Federal quer retornar políticas públicas para leitura

Fazer uma nação leitora, este é o desafio do atual governo. Em entrevista para a Agência Brasil, o secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, destaca as ações de retomada das políticas para a área, assim como aponta propostas da pasta para o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com ele, a formação leitora dos brasileiros é uma das prioridades da gestão. “O próprio presidente Lula, no processo de campanha, trouxe muito essa pauta quando falava menos armas e mais livros, menos clubes de tiro e mais bibliotecas. Eu creio que essa política ganha um relevo desde o fato de estar numa secretaria como também em uma agenda social e política do governo federal”, afirma...