Foram encontrados 1069 registros para a palavra: Lula

Simone Tebet diverge de Lula e defende fim da reeleição

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, defende o fim da reeleição e se coloca a favor da proposta em tramitação no Senado que estabelece mandato de cinco anos para o presidente da República.

Em entrevista à CNN, Tebet disse ver não apenas a reeleição, mas um mandato “curto” de quatro anos para os chefes do Poder Executivo — presidente, governadores e prefeitos — como um “câncer”...

Presidente Lula recebe o presidente da França, Emmanuel Macron, na cidade de Belém (PA)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, receberá o presidente da França, Emmanuel Macron, na cidade de Belém (PA), na próxima terça-feira, 26 de março, às 15h30.

Os dois presidentes embarcarão para a Ilha do Combu, acompanharão a produção artesanal e sustentável do cacau da região e terão encontro com representantes indígenas. Está prevista também a entrega da condecoração do líder indígena da etnia caiapó e expoente mundial da causa indígena, Raoni Metuktire, pelo presidente Emmanuel Macron...

Em encontro com o Presidente Lula, titular da Seagri Bahia discute demandas da fruticultura

Na noite da quinta-feira, 21 de março, o Secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum, se reuniu com o Presidente Lula, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckimin, para discutir as pautas da fruticultura. Também participaram da reunião o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, ministros e outros representantes do setor.

O encontro, que ocorreu na residência oficial da Granja do Torto, em Brasília, foi um marco importante para o setor de fruticultura. Durante a reunião, foram discutidas ações de fomento ao setor e o cenário atual da fruticultura no Brasil...

Em encontro com Lula, Guilherme Coelho pede apoio do Governo Federal para a fruticultura brasileira

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, apresentou as principais reivindicações da fruticultura brasileira para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o para vice-presidente, Geraldo Alckmin. O encontro aconteceu na noite desta quinta-feira (21) na Residência Oficial da Granja do Torto, em Brasília.

Guilherme Coelho liderou uma comitiva de cerca de 40 associados à Abrafrutas que falaram sobre os principais desafios enfrentados pelos fruticultores, dificuldade na contratação de mão de obra foi um dos problemas apontados. “A fruticultura já mostrou a sua força dentro do AGRO nacional, mas precisamos de apoio em alguns pontos.  Sugeri ao Governo Federal que analisasse a possibilidade do beneficiário do Bolsa Família poder trabalhar com carteira assinada como trabalhador safrista sem perder o benefício. A medida seria importante para diversos setores do agronegócio brasileiro”, comentou...

Prefeito de Sobradinho comemora conquista de mais uma Unidade Básica de Saúde, através do Programa PAC Seleções do Governo Lula

Sobradinho será beneficiada com mais uma Unidade Básica de Saúde, através do Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC Seleções. A unidade será instalada no Bairro Nova Sobradinho I.

De acordo com a Secretaria de Convênios, o investimento para construção da nova UBS será na ordem de 1.816.494,57 (um milhão oitocentos e dezesseis mil quatrocentos e noventa e quatro reais e cinquenta e sete centavos). O município cadastrou 10 propostas, das quais 7 foram habilitadas, duas ainda estão em análise e uma selecionada até o momento...

Mais uma pesquisa constata queda e pior resultado na aprovação de Lula desde início do terceiro mandato

Depois das pesquisas Genial/Quaest e Atlas Intel, nesta sexta-feira (8) foi a vez do Instituto Ipec confirmar a semana de más notícias para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação à avaliação do seu governo. Assim como os outros dois institutos, o IPEC verificou uma queda tanto na avaliação do governo como na visão pessoal sobre o presidente.

A pesquisa Ipec, cujas entrevistas foram feitas entre os dias 1º e 5 de março, constatou que a avaliação do governo Lula caiu dos 38% apurados no levantamento de dezembro para 33% neste mais recente, uma queda de cinco pontos. Os entrevistados que disseram avaliar o governo como “regular” foram 33%, e os que marcaram “ruim ou péssimo” foram 32% (aumento de dois pontos em relação à última pesquisa). 

O levantamento revela que o governo federal atingiu neste mês de março a sua pior avaliação desde o início do terceiro mandato do presidente Lula. A primeira pesquisa Ipec que mediu a aprovação do governo, realizada no início de março do ano passado, mostrava um percentual de 41% de “ótimo ou bom” e 24% de menções “ruim ou péssimo”. 

Apesar de a desaprovação do presidente ter aumentado dois pontos (passando de 43% para 45%), os que aprovam Lula ainda estão em patamar superior. A aprovação do presidente Lula caiu de 51% da pesquisa de dezembro de 2023 para 49% nesta mais recente. 

Em comparação com os resultados da pesquisa realizada em março do ano passado, a queda na aprovação do presidente Lula é ainda maior. Lula tinha naquele momento 57% de aprovação e 35% de desaprovação, uma diferença de 22 pontos percentuais. Um ano depois, a diferença entre os que aprovam e os que desaprovam o trabalho do presidente é de apenas quatro pontos percentuais. 

Segundo o site G1, a queda na avaliação positiva do governo Lula registrada pelo Ipec teve os principais recuos nos seguintes grupos: Quem declara ter votado em Lula em 2022 (de 69% para 61%); moradores do Nordeste (de 52% para 43%); moradores do Sudeste (de 37% para 30%); quem tem renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (de 51% para 39%); autodeclarados pretos e pardos (de 43% para 35%); mulheres (de 40% para 33%); aqueles que têm ensino médio (de 33% para 26%).

Ainda de acordo com o instituto, a avaliação negativa do presidente se destaca entre: quem declara ter votado em Jair Bolsonaro na eleição de 2022 (63%); quem tem renda mensal familiar superior a 5 salários mínimos (45%); quem vive na região Sul (42%); evangélicos (41%).

A pesquisa do Instituto Ipec apurou também que aumentam a distância entre os que não confiam e os que confiam no trabalho do presidente Lula. Segundo os resultados, 51% não confiam em Lula, e 45% dizem confiar no presidente (uma diferença que subiu para 6%, contra apenas 2% na pesquisa de dezembro). 

O Ipec entrevistou 2 mil pessoas para realizar o seu mais recente levantamento. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. ..

Presidentes de partidos de Frente política de Oposição em Juazeiro se reúnem para definir critérios de escolha do candidato

Conforme anunciado na semana passada, os Presidentes de Partidos que compõem a Frente política de Oposição em Juazeiro e que integram a base do governo da Bahia, se reuniram, nesta quarta-feira, 06, para discutirem os critérios de escolha do candidato que vai representar o time de Lula e Jerônimo Rodrigues, de acordo com o que o governador solicitou das lideranças políticas juazeirense.

Estiveram presentes Gilson Araújo, presidente do Comitê Municipal do PCdoB, Breno Braga, presidente do PSOL, Pastor Ademar, do Podemos, Elma Brito, representando o PSD, Gustavo Amorim, da REDE, Naldinho do Kidé, presidente do PSB, Isaac Santos, representando o MDB, Luiz Félix, presidente do PT, e Giovanne Santos, Presidente do PV, local onde ocorreu a reunião. ..

Pesquisa: 62% dos evangélicos desaprovam governo Lula

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (6) indica que, entre os evangélicos, o índice de desaprovação do trabalho de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de 62%. Enquanto isso, 35% dos entrevistados deste público aprovam o trabalho que o presidente está fazendo.

O levantamento ouviu eleitores de 120 municípios, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, e foi encomendado pela Genial Investimentos. A margem de erro neste recorte é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos...

Presidente Lula participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que é preciso defender a cultura no Brasil em todas as suas vertentes. Ele participou da abertura da 4ª Conferência Nacional de Cultura, após mais de 10 anos sem a realização do evento no país. 

“Nunca mais esse país entrará na escuridão do fim da cultura porque queremos as luzes acesas”, disse, lembrando que o Ministério da Cultura foi extinto no governo anterior e recriado em seu terceiro mandato. ..

Rui Costa pode entrar em rota de colisão com ministro, diz jornal

Como se não bastasse os rumores de supostos problemas de relacionamento entre o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e os demais ministros do presidente Lula (PT), um projeto de lei, que tramita no Congresso, pode resultar em novo atrito envolvendo o baiano e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. 

Segundo informações do jornal O Globo, o projeto é sobre a possibilidade de renovação da concessão para distribuidoras de energia elétrica no país. Enquanto o ex-governador da Bahia é favorável ao projeto, Alexandre se colocou contra. A proposta é do deputado federal João Bacelar (PL)..

Presença de Lira no Alvorada enterra qualquer chance de impeachment de Lula

O encontro na noite de quinta-feira (22/2) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com lideranças partidárias aliadas no Palácio do Alvorada foi útil ao governo para alinhar e apaziguar a relação com setores da Câmara, como o Centrão.

E a presença do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), significou que o pedido de impeachment dos bolsonaristas, protocolado também ontem, não irá a lugar algum...

Residência oficial de Lula sofre tentativa de invasão e tiros são disparados; saiba detalhes

O Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Lula (PT), sofreu uma tentativa de invasão, na manhã deste sábado (24). As informações são da coluna Na Mira, do portal Metrópoles.

O caso aconteceu por volta das 6h da manhã, onde um motorista, de um Ford Focus preto, seguiu em direção ao palácio e não parou na área do bloqueio de acesso...

Pacheco cobra retratação de Lula por comparação com Holocausto

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cobrou nesta terça-feira (20) uma retratação do presidente Lula (PT) pela comparação entre a situação dos palestinos na Faixa de Gaza com a de judeus durante o Holocausto.

"Ainda que a reação feita pelo governo de Israel venha a ser considerada desproporcional, excessiva, violenta, indiscriminada, não há como estabelecer um comparativo com a perseguição sofrida pelo povo judeu no nazismo", disse Pacheco...

Governo Lula chama de volta embaixador brasileiro em Israel

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamará de volta o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, após as falas do chefe do Executivo sobre o país em guerra com o Hamas, da Palestina.

Nesta manhã, Meyer recebeu uma reprimenda do ministro do Exterior israelense, Israel Katz, no Museu do Holocausto Yad Vashem...

Ministro afirma que Israel não vai perdoar e nem esquecer a declaração e que Lula é “personalidade indesejável em Israel"

O ministro de Assuntos Internacionais de Israel, Israel Katz, comentou a reunião que teve com o embaixador brasileiro no país após a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou a ação do exército israelense em Gaza com as atitudes de Adolf Hitler para exterminar judeus, dita no domingo (18/2). A fala de Katz foi feita após a reunião, na manhã desta segunda-feira (19/2). 

Katz afirmou que Israel não vai perdoar e nem esquecer a declaração e que Lula é “personalidade indesejável em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras”...

Hamas agradece Lula por comparar ação de Israel em Gaza a Holocausto

O grupo extremista Hamas, que controla a Faixa de Gaza e está em guerra com Israel, agradeceu a declaração do presidente Lula, que comparou os ataques israelenses ao massacre de judeus pela Alemanha nazista.

O agradecimento foi divulgado em canais do Hamas do aplicativo Telegram, neste domingo (18). A declaração de Lula está sendo condenada por entidades judaicas e por políticos de oposição, além de ter sido duramente criticada pelo governo de Israel, que convocou o embaixador brasileiro no país para explicações...

Grupo de Oposição realiza 3º encontro para definir os critérios na escolha do candidato do Time de Lula e Jerônimo em Juazeiro

Nesta sexta-feira, 16, o grupo de Oposição, integrado pelos partidos PCdoB, PV, PSB, MDB, Rede e PSOL realizaram o 3º encontro para debater sobre eleições e os critérios na escolha do candidato do time de Lula e Jerônimo em Juazeiro. 

O grupo conta com pré-candidatos como os deputados estaduais Zó e Roberto Carlos,  além de Andrei Gonçalves, bem como lideranças partidárias, como Breno Raian e Gustavo Amorim, Aislan de Brito, que representa o ex-prefeito e pré-candidato Joseph Bandeira, e Giovani Santos, além do ex-deputado Pedro Alcântara, que justificou ausência por motivos de agenda em outro município a serviço do Núcleo de Saúde Norte, do qual é gestor. ..

Sergio Moro cobra governo Lula por fugas de penitenciária de segurança máxima

A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi às redes sociais cobrar explicações sobre a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (14/2). Os homens foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 34, ambos ligados à facção Comando Vermelho. 

O  senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça, ressaltou que foi a primeira fuga registrada na história do sistema federal. “Desde 2006, quando foi inaugurada a primeira unidade, em Catanduvas (PR), nunca tinha havido uma fuga de presídio federal. São necessários esclarecimentos do Governo Federal sobre o ocorrido”, disse...

TSE multa Bolsonaro em R$ 15 mil por notícias falsas contra Lula

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (8), por 5 a 2, multar o ex-presidente Jair Bolsonaro em R$ 15 mil por ter disseminado notícias falsas contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral de 2022, quando ambos disputavam a Presidência. 

O caso diz respeito a publicações de Bolsonaro em redes sociais que associavam Lula e seu partido, o PT, à organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). O TSE já tinha determinado a remoção das publicações ainda durante a campanha, e reiterou, agora, a determinação. ..

“Quero que Bolsonaro tenha a presunção de inocência, que eu não tive”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alvo de operação da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (8), tenha presunção de inocência no processo. “Eu não quero fazer julgamento do que pode acontecer na Justiça brasileira”, afirmou Lula em entrevista à Rádio Itatiaia. “O que eu quero é que o Bolsonaro tenha a presunção de inocência, que eu não tive. O que eu quero é que seja investigado e que seja apurado. Quem tiver responsabilidade pelos seus erros, que pague pelos seus erros”, acrescentou.

Sobre o cumprimento de mandados contra Valdemar Costa Neto, Augusto Heleno, Anderson Torres e Walter Braga Netto, entre outros aliados de Bolsonaro, Lula disse que não podia comentar muito. “Eu sinceramente não tenho muitas condições de falar sobre uma ação da Polícia Federal porque isso é uma coisa sigilosa, é uma coisa da polícia, é uma coisa da Justiça, e não cabe ao presidente da República ficar dando palpite em uma atuação dessa”, afirmou o petista...