Foram encontrados 61213 registros para a palavra: IA

MEC divulga resultado do Sisu 2016 nesta segunda; matrículas começam dia 10

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (6) os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em única chamada, no site do programa (clique aqui). Até o dia 17, os estudantes não-selecionados poderão aderir à lista de espera do sistema, enquanto que aqueles selecionados terão de fazer a matrícula na instituição de ensino escolhida entre os dias 10 e 14 de junho. A matrícula daqueles que ficaram na lista de espera deverá ser feita no dia 23 de junho. Esta edição do Sisu 2016 oferece 56.422 vagas em 65 instituições. Até quinta-feira (2), fim do prazo de inscrições, foram feitos 1.502.680 cadastros, de 778.739 candidatos.  ..

“O Democratas tem um projeto para Juazeiro”, afirma Aleluia em encontro da legenda em Juazeiro

O Democratas (DEM) de Juazeiro realizou uma reunião partidária neste domingo, 05, para tratar das eleições municipais. O encontro contou com a presença do deputado federal e presidente estadual da sigla, José Carlos Aleluia, do ex –prefeito, ex- deputado federal e grande liderança regional, Jorge Khoury, de Márcio Jandir, vice-presidente local do DEM e pré-candidato a prefeito de Juazeiro, vereadores, pré-candidatos ao legislativo, presidentes de outras legendas e lideranças comunitárias.

Segundo Aleluia, o encontro teve objetivo organizar a legenda e montar as estratégias para o processo eleitoral deste ano. “O Democratas tem um projeto para Juazeiro. Um projeto que está dando certo em Salvador, com ACM Neto, e que aqui também dará com Márcio Jandir, nosso pré-candidato, filiado ao partido. Acreditamos que ele reúne as condições mais favoráveis para administrar a cidade e aplicar o desenvolvimento que ela precisa”, pontou...

Zika: pesquisadores brasileiros não veem motivos para mudar data da Olimpíada

Pesquisadores brasileiros que participam do Programa de Computação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (PROCC/Fiocruz) e da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV) prepararam um artigo com uma série de evidências científicas indicando que não há motivo para alterar as datas dos Jogos Olímpicos [5 a 21 de agosto] e Paralímpicos [7 a 18 de setembro] do Rio de Janeiro. A mudança das datas foi proposta por cientistas internacionais em carta aberta à Organização Mundial da Saúde (OMS), preocupados com a chegada de turistas à cidade e que poderiam levar o vírus Zika para os seus países de origem.

O artigo publicado na revista científica Memórias, do Instituto Oswaldo Cruz, contesta o argumento porque a atividade do Aedes aegypti é muito baixa no Rio de Janeiro nos meses de agosto e setembro. A coordenadora do programa da Fiocruz, Claudia Codeço, informou em entrevista à Agência Brasil que o estudo levou em consideração dois fatores: a biologia do mosquito Aedes aegypti com a sua ação em temperaturas mínimas na cidade entre 22 graus Celsius (ºC) e 24ºC e os dados de casos de dengue registrados desde 2010...

Cuidados com Ouvido, Nariz e Garganta da Criança


OUVIDO DA CRIANÇA:

  1. Não  usar  cotonete. (O cotonete empurra a cera no conduto auditivo provocando diminuição da audição temporária). Ou mesmo, ferindo o conduto ocasionando otite externa.
  2. O certo é usar de vez em quando a ponta da toalha para remoção do cerume (O excesso de cera sai espontaneamente pelo conduto).
  3. Observar se seu filho pede para aumentar o volume da TV, sendo que você escuta normalmente, ou você observa que ao diminuir o volume ele não escuta, ou mesmo ao perguntar algo ele sempre pergunta: o que?
  4. Obs.:  Ele pode estar desenvolvendo uma patologia auditiva.
  5. Não se deve colocar aparelhos sonoros em alto volume, como também usar walkman. Eles podem prejudicar sua audição. 
  6. Orientar seu filho a não colocar objetos nos ouvidos. se tiver colocado não manipule, procure o otorrino.
  7. Pode ocorrer após sindrome gripal dor no ouvido, ou mesmo supurar, isto significa otite média aguda, leve ao otorrinolaringologista para fazer diagnóstico.
  8. Ao supurar o ouvido coloque algodão para evitar que a mosca coloque os ovos e piore a infecção.
  9. Quem tem ouvido perfurado, tem que evitar mergulhar. Ocorrendo, a supuração é certa.
  10. Existe pessoas que tem dor no ouvido constantemente, e não tem doença no ouvido, são pessoas que tem ausência de dentes, próteses mal adaptadas etc. Esta dor é provocada devido a disfunção de articulação temporo mandibular que irradia para o ouvido.

CUIDADOS COM O NARIZ:..

Secretaria de Educação emite nota de pesar por morte de professora

A Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC e a Rede Municipal de Ensino lamenta o falecimento da professora Jonailde Costa,do Colégio Paulo VI, ocorrido neste domingo. Jonailde estava em tratamento contra um câncer. Neste momento de dor, a administração municipal se solidariza com familiares, amigos e colegas de trabalho e se coloca a disposição. O velório está sendo realizado no SAF e o sepultamento será as 17h. ..

Caiado diz que Dilma deveria renunciar ao cargo e poupar o Brasil

O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO)

O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), disse neste Sábado que a presidente afastada Dilma Rousseff deveria renunciar ao cargo e “poupar o Brasil” da espera pelo desfecho do processo de impeachment que corre no Senado. O comentário foi feito com base na informação publicada pela revista IstoÉ, segundo a qual Dilma teria tratado pessoalmente, com Marcelo Odebrecht, do pagamento de uma propina de R$ 12 milhões para sua campanha à Presidência em 2014. A revelação constaria da delação premiada do empresário, segundo a revista. “Já existiam insinuações nesse sentido e agora vem a comprovação final da participação direta da presidente da República em todos esses atos irregulares e criminosos na operação da Petrobras”, afirmou. “Para mim, essa é a pá de cal. A possibilidade de ela negar a sua participação no processo é desmontada e cai por terra.” O senador não acredita, porém, que essa nova informação alterará os votos na comissão do impeachment, do qual ele é integrante...

Governo baiano distribui mudas de árvores no Dia do Meio Ambiente

 
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (5), o governador Rui Costa plantou uma muda de árvore no canteiro da nova avenida Orlando Gomes, acompanhado do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler. Outras 100 mudas foram distribuídas pelo Governo do Estado para os baianos durante a inauguração da nova via, como parte do evento 'Viva Bahia, um Dia de Lazer'.
 
"O objetivo com o plantio dessas mudas é primeiro a arborização e o paisagismo dessa área, do canteiro da avenida, mas também a neutralização da emissão de gás carbônico. Sabemos que uma das grandes questões deste século é a questão do aquecimento global e das mudanças climáticas. Essa é uma atitude simples, mas que demonstra comprometimento do Governo do Estado com essas demandas. Além disso, esse é um processo de sensibilização e educação da população com relação à preservação do planeta", explicou o secretário.
 
No total, 250 mudas foram plantadas ao longo da nova Orlando Gomes. As mudas de médio e pequeno porte são nativas da Mata Atlântica. Elas se integram às outras intervenções de paisagismo realizadas na avenida, incluindo jardins que mudam a cara da via. Além da ação em prol do meio ambiente, o dia está cheio de atividades de lazer e serviços para a população do entorno da Orlando Gomes.
 
O 'Viva Bahia, um Dia de Lazer', que começou com um passeio ciclístico, contou com uma apresentação do cantor Magary Lord, brincadeiras infantis, aulão de ginástica e diversos serviços, como orientações de saúde bucal, aferição da pressão, emissão de carteira de trabalho, CPF, identidade, além de biblioteca e informações sobre carreira profissional. As ações foram iniciadas às 8h e seguem até o fim da tarde.
..

MAIS DE MIL CRIADORES DE CAPRINOS E OVINOS DO NORTE BAIANO VOLTAM A TER ACESSO A ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL ATRAVÉS DO PROGRAMA BIOMA CAATINGA

Será iniciada nesta segunda-feira, 06 de Junho, a segunda etapa do Programa Bioma Caatinga.  O programa de inclusão produtiva da ovinocaprinocultura do semiárido da Bahia surgiu de uma articulação entre o SEBRAE, Banco do Brasil e Fundação Banco do Brasil, com o objetivo de, por meio de análise detalhada da cadeia produtiva de caprino e ovinos, investir coletivamente no desenvolvimento regional sustentável nos municípios de Juazeiro, Curaçá, Uauá, Remanso e Casa Nova. A primeira fase do programa foi desenvolvida entre Janeiro de 2012 e Janeiro de 2014, quando 1200 produtores rurais de 217 comunidades dos cinco municípios foram assistidos.

Nesta segunda fase, 1.054 produtores de 325 comunidades e 186 Micro e Pequenas Empresas serão atendidas e acompanhadas por técnicos do programa durante dez meses. Os criadores serão orientados a melhorar o manejo do seu rebanho, melhorar as instalações e comercializar seus produtos de forma legal e inspecionada. Os produtores rurais atendidos no programa Bioma Caatinga, também terão acesso a uma linha de crédito, que será disponibilizada pelo Banco do Brasil, para investir na sua empresa rural. Os técnicos do programa também vão atuar junto aos abatedouros legalizados, frigoríficos e açougues. O objetivo é capacitar os profissionais que atuam na comercialização dos produtos de caprinos e ovinos para melhorar a estrutura das suas instalações e ofereçam produtos de melhor qualidade ao consumidor. Ao todo, 44 profissionais entre técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, veterinários e zootecnistas desenvolverão as ações do Bioma Caatinga...

Famílias da zona rural de Sobradinho são beneficiadas com primeira etapa do Projeto Cisternas do Constesf

"Quando eu precisava de água, tinha que ir à casa do vizinho buscar para beber e hoje eu agradeço porque a cisterna que recebi já está melhorando a vida da minha família",  essas foram algumas palavras do agricultor, Orlando Vieira, da comunidade de Lagoa Grande, um dos beneficiados com o Projeto Cisternas, uma iniciativa do Constesf, através de convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Na manhã deste sábado (4), o presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, realizou o encerramento da primeira etapa do projeto no município de Sobradinho, junto com demais autoridades políticas do município.

O Constesf, junto com o Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), entregou cerca de 180 tecnologias sociais de convivência com o semiárido em Sobradinho, divididas entre cisternas para consumo humano, cisternas de produção e barreiros-trincheira. O Projeto já foi 100% concluído em Remanso e Curaçá e está sendo executando em Casa Nova, Pilão Arcado e Uauá, cumprindo com o objetivo de universalizar o acesso à água...

Juazeiro Social Clube vence jogo amistoso em Sobradinho

A equipe do Juazeiro Social Clube venceu sua primeira partida amistosa ontem no Estádio Municipal Apolônio Sales em Sobradinho - Ba pelo placar de 2 x 0, com gols de Pablo aos seis minutos do segundo tempo cobrando uma falta de fora da área, no canto esquerdo do goleiro da equipe da " Terra da Barragem" e Geovane aos 35 minutos da etapa final fazendo um golaço na entrada da área num voleio espetacular depois de bate - rebate da zaga adversária. 

Para o Presidente Executivo da equipe do Juazeiro Rafael Campelo, o amistoso foi bastante proveitoso, no sentido de observação dos atletas:"Levando em consideração as dificuldades, fizemos algumas avaliações positivas. Creio que estamos no caminho certo, observamos alguns atletas que convidamos para esta avaliação e realizaram um bom trabalho, bem como dois atletas do selecionado local. O nosso trabalho já está surtindo efeito. Em breves dias estaremos formando a nossa Comissão Técnica e entregaremos a lista dos atletas relacionados por nós para que o treinador faça uma triagem de quem pode permanecer na equipe, juntando-se a outros atletas indicados pelo treinador. Estou satisfeito"

Com relação a definição dos atletas para o Campeonato Estadual, Rafael afirmou que  ainda não fechou o grupo devido a expectativa da chegada de outros atletas:" Estaremos realizando outros amistosos em cidades próximas. O objetivo nosso é montar um time forte para representar a nossa cidade rumo a primeira divisão". ..

I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco será realizado a partir deste domingo (5) na Univasf

Com o objetivo de discutir produções científicas e reunir pessoas interessadas em temas ligados à gestão sustentável do rio São Francisco, será realizado o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), de domingo (5) até quinta-feira(9). O evento acontecerá no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). Com o tema central “Integrando o conhecimento científico em defesa do rio”, o simpósio é realizado pela Univasf em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). 

As inscrições podem ser realizadas durante o evento, na Secretaria Geral do Simpósio. O valor da taxa varia para membros e não membros da CBHSF e conforme o grau de escolaridade e o período de inscrição. A programação do simpósio está dividida em cinco eixos temáticos: Dimensão Social e Saúde, Governança, Qualidade da Água, Quantidade da Água, Conservação da Biodiversidade e Recuperação Hidroambiental. 

A abertura do simpósio será realizada neste domingo (5), a partir das 18h30, e contará com a participação do reitor em exercício da Univasf, Telio Nobre Leite; do coordenador geral do evento e professor da Universidade, Renato Garcia; e do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda. Ainda estará presente o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Vladimir Caramori, e representantes das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

Durante o evento, serão realizados debates, apresentações de trabalho, apresentações culturais da Orquestra da Univasf e do Trio Nordestino Pé-de-Serra e visitas técnicas a vinícolas, à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e ao Lago de Sobradinho. Serão realizadas palestras com temas como políticas públicas, sustentabilidade, geração de renda, entre outros. 

Ainda serão apresentadas as palestras “Contributos para estudo dos processos de erosão e transporte de sedimentos em regiões semiáridas”, ministrada em inglês pelo professor Axel Bronstert da Universidade de Potsdam, na Alemanha; e “Experiências do Projeto Innovate”, apresentada pela professora Marianna Siegmund-Schultze da Universidade Técnica de Berlim (TU Berlin). A programação completa e outras informações estão disponíveis no site do SBHSF. 

De acordo com Renato Garcia, estarão reunidos no evento pesquisadores de diversas áreas que trabalham com o tema. “São estudos pontuais sobre pesquisas que giram em torno dos eixos temáticos, de pesquisadores de diversas localidades, com o objetivo de realizar uma compilação de dados destas pesquisas, durante o simpósio”, afirma. Garcia ainda destaca a importância desses estudos. “O rio tem múltiplos usos para a energia elétrica, irrigação, lazer, consumo humano e industrial, mas também desgastes e ações negativas sobre ele. O evento visa entender estes diversos impactos”, explica. ..

Projeto São Francisco leva informação a moradores em áreas de influência da obra

O trabalho de levar informações à população que vive em áreas de influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco chegou a mais de 500 cidadãos nas duas últimas semanas. Cerca de 200 moradores de 10 vilas produtivas rurais participaram de capacitações promovidas por equipes do Ministério da Integração Nacional. Já as atividades de Comunicação Itinerante alcançaram 298 pessoas, com apresentações sobre a execução da obra e dos programas ambientais, mostras fotográficas e debates.

A rotina de capacitações é um quesito importante do Projeto São Francisco e beneficia famílias já reassentadas em vilas produtivas rurais ou que ainda serão contempladas. O objetivo é garantir a reinserção delas e a organização socioeconômica da comunidade. Os treinamentos são divididos em dez módulos, com temas voltados à convivência comunitária, associativismo e gestão produtiva, dentre outros...

Petrolina: Ordem Pública intensifica normas para comercialização de fogueiras no período junino

Durante esse mês junino, a Secretaria de Ordem Pública vem intensificando as normas para a comercialização correta de fogueiras em vias e logradouro no Município. Para as pessoas que desejarem comercializar madeira para queima de fogueira, em vias e logradouros públicos, a Ordem Pública alerta que o exercício da atividade eventual nesses locais, depende de prévia autorização, que poderá ser obtida pelo comerciante na Secretaria Executiva de Ordem Pública e Segurança Cidadã.

O secretário executivo de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jota Santos, reforça as orientações sobre a determinação de locais apropriados para comercialização da madeira. "Locais como praças, ciclovias, vias de circulação intensa de veículos e de pessoas, assim como nos locais com proximidade a residência não é permitida a comercialização. Essas iniciativas demonstram a preocupação com o bem-estar das pessoas pela Gestão Julio Lóssio em épocas festivas da cidade" ressaltou...

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, MPF/BA relembra atuações ambientais em 2016

5 de junho, domingo, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a Conferência de Estocolmo. Para celebrar o dia comemorativo, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) selecionou suas principais atuações na área em 2016. Entre as atividades de maior destaque, está a audiência públicapromovida pelo órgão em abril, para discutir os Projetos de Lei nº 654/15 e nº 3.729/04, em curso no Congresso Nacional, e as propostas de alteração nas Resoluções nº 01/86 e nº 237/97, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

As mudanças visam alterar as legislações vigentes, e são vistas como uma tentativa de desmanchar o licenciamento ambiental na Bahia e no Brasil, visto que pregam a redução dos prazos de concessão de licenciamento ambiental para grandes obras, a exemplo de hidrelétricas e estradas – o que pode prejudicar a adequada análise de impactos no meio ambiente; a simplificação do processo de estudo de impacto ambiental, eliminando algumas de suas etapas; bem como a diminuição de prazos das discussões e a exclusão da participação da sociedade civil nos debates relacionados ao tema, como a não realização de audiências públicas...

Andorinha empata com Pilão Arcado pela Taça Estado da Bahia de Futsal

Jogando pela Taça Estado da Bahia de Futsal, a equipe de Andorinha empatou por 5 a 5 com a equipe de Pilão Arcado. O Jogo aconteceu nesta sexta–feira, 03 de junho, no ginásio de esportes de Vila Peixe.

Um grande público lotou as arquibancadas para apoiar o time andorinhense. O próximo desafio dos jogadores de Andorinha será neste sábado, a partir das 15h, contra a equipe de Sento Sé, e logo depois, às 20h, o desafio será contra Itiúba...

Seminário em Defesa do São Francisco discute melhorias socioambientais para a região

Nesta sexta-feira, 03, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública realizou um dia de ações voltadas à Educação Ambiental e em Defesa do São Francisco. O encontro teve inicio as 08h no Museu Regional do São Francisco, onde membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e população fizeram uma visitação à Exposição fotográfica sobre o Rio São Francisco. Logo em seguida a equipe se dirigiu para o auditório do Campus da UNEB e lá se reuniu com a Marinha, membros da OAB, representantes de Comunidades indígenas e demais ativistas ambientais, em especial com a situação do Rio São Francisco.

O encontro que teve como tema “Somos Todos Ribeirinhos Defensores do São Francisco, Cuidar é da Nossa Natureza”, discutiu temas para curto, médio e longo prazos, uma vez que o trabalho de preservação é continuo. “O interessante neste encontro é a integração dos diversos órgãos com a questão da gestão ambiental, onde cada instituição tem a sua legislação, mas é preciso  haver uma maior interação entre os mesmos. Não adianta nada só falarmos que o rio está morrendo, mas realizarmos ações conjuntas”, pontuou Rafael Sanctos, Capitão Tenente da Marinha e Comandante da Agência Fluvial de Águas em Juazeiro...

Estado homologa situação de emergência em mais cinco municípios baianos

Mais cinco municípios da Bahia tiveram os decretos de situação de emergência homologados pelo Governo do Estado em decorrência da estiagem prolongada. Os decretos assinados pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, foram publicados no Diário Oficial desta sexta-feira (3).

Ilhéus, Barra do Choça, Campo Formoso, Feira da Mata e Rio de Contas sofrem com a escassez de chuva que não foi suficiente para atender as necessidades da população. Por conta da seca, houve perdas nas culturas agrícolas, principalmente de milho e feijão. Atualmente 147 municípios baianos estão em situação de emergência provocada pela falta de chuva, o que prejudica 1,7 milhão de pessoas. 

A partir do decreto de situação de emergência, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) encaminha técnicos para verificar ‘in loco’ os danos e prejuízos causados à população. Eles também orientam o coordenador de Defesa Civil do município sobre o preenchimento correto do Formulário de informação de desastre (Fide) para evitar atraso no reconhecimento federal e na homologação estadual.
  ..

Centro de Oncologia Dr. Muccini/Apami é representado em Congresso Internacional de Oncologia

O Diretor-médico do Centro de Oncologia Dr. Muccini/Apami, Gray Portela e o oncologista clínico Danilo Lima estão na cidade de Chicago nos Estados Unidos para participar do Congresso Internacional de Oncologia (Asco 2016). A Reunião Anual tem o objetivo de envolver os participantes fornecendo aprendizado e atualização com uma visão especializada e perspectivas globais sobre estratégias de tratamento do câncer.

O Congresso reúne cerca de 30 mil profissionais de oncologia de todo o mundo. "Este é um momento importante para todo profissional de oncologia porque permite a interação e troca de experiências com pessoas de todos os países, onde se fala em tratamento, novas terapias e as últimas pesquisas no segmento. Com isso, queremos aprimorar ainda mais o atendimento aos nossos pacientes, tendo como base essas interações que permeiam a oncologia mundial", afirmou o Diretor médico e oncologista do Ceonco, Gray Portela...

Walter Pinheiro assume Secretaria da Educação do Estado

O secretário Walter Pinheiro assumiu, nesta sexta-feira (03), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Deputado federal por quatro legislaturas, ex-secretário de Planejamento do Estado da Bahia (2009), Walter Pinheiro foi eleito senador, em 2010, com 3.630.944 votos. Na tarde desta sexta, o secretário Walter Pinheiro conversou com gestores da Secretaria da Educação e disse que todos os esforços serão empreendidos para ampliar a qualidade da educação pública na Bahia, principal marco do governo Rui Costa, por meio do programa Educar para Transformar.

“Eu fiquei impressionado como o governador Rui Costa se joga nos detalhes da Educação. Em todas as conversas que tive com o governador, ele sempre fala que visita uma escola nas cidades aonde vai. Ele conta, de maneira emocional, que é nestas visitas o maior aprendizado que ele colhe para a Educação. E este foi o ponto mais interessante que me motivou a vir para cá”, afirmou, destacando a disposição para contribuir. “Estou com uma disposição danada de fazer. O tempo é curto, mas nada que a gente não possa programar, somar e tentar fazer tudo o que tiver ao nosso alcance pela Educação”, afirma.

O secretário disse que a escola é um ambiente de transformação e precisa estar mais integrada com a comunidade. “Eu acredito que a escola tem que ter esse apelo, de ser um lugar aonde o estudante vai se encontrar e descobrir sua capacidade. A escola é o melhor ambiente para a construção da cidadania, é aonde o indivíduo se socializa e interage. A escola tem que ser atraente e agradável e estar mais aberta, promovendo a integração com a comunidade do seu entorno”, acrescenta.  

Tanto na Câmara Federal como no Senado, Walter Pinheiro assegurou investimentos para as escolas técnicas, sendo um dos responsáveis pela revogação da 2208 que pretendia extinguir estas instituições de ensino no país. Além de garantir recursos para as ETs ele também foi o relator das cinco universidades implantadas na Bahia (Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Sul da Bahia e Universidade Federal do Vale do São Francisco e Universidade da Lusofonia).

Walter Pinheiro tem defendido o Pacto Federativo e acredita que o regime de colaboração entre o Estado e os municípios baianos, impulsionado pelo Educar para Transformar, visando alfabetizar as crianças com até oito anos de idade, é fundamental para fortalecer as políticas públicas de educação nas diferentes ciclos da educação básica.  “Vamos fazer este diálogo da Educação com os municípios da Bahia e estreitar a parceria com as universidades estaduais que têm uma produção acadêmica valiosa e podem contribuir, com o acumulado histórico, com a educação básica”, afirmou, ao acrescentar o processo de escuta, diálogo e trabalho em equipe com os servidores da Educação. “É importante também escutar para dentro. Ninguém mais do que os servidores, professores, gestores e estudantes, podem ajudar do que as pessoas que estão na Secretaria da Educação”, ressalta.  

Da área de Tecnologia da Informação, Walter Pinheiro, esteve à frente no Senado das discussões e elaboração do Marco Civil da Internet e, enquanto secretário da Educação vislumbra ampliar o uso de ferramentas virtuais de Tecnologia da Informação na Educação, como o uso de softwares livres. “Eu me dediquei muito nesta área da pesquisa, fiz parte da Comissão de Ciência e Tecnologia o tempo todo e esta é uma das minhas prioridades, sempre dialogando com outras secretarias”...

Famílias se unem pelo fim da impunidade em Juazeiro e Petrolina

A manhã deste sábado (04) foi marcada por mais um protesto pelo fim das investigações da morte da menina Beatriz Angélica Mota. O caso, que completará seis meses no próximo dia 10, segue sob sigilo policial. Nenhum suspeito pelo crime foi preso e desde o final de março a Polícia Civil de Pernambuco não se manifesta sobre o caso, o que vem provocando indignação por parte de familiares, amigos e na sociedade do Vale do São Francisco.

..