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Titular da ADEAP se reúne com representantes da empresa Syngenta em Juazeiro

Representantes da empresa global Syngenta estiveram na manhã desta quinta-feira (23), na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) reunidos com a titular da pasta Elayne Borges e sua equipe técnica com o objetivo de firmar parcerias na realização de treinamentos a profissionais do município.

Na ocasião o gerente de assuntos públicos da Syngenta, Tiago Nogueira de Noronha, explicou que a empresa pretende desenvolver capacitações para extensionistas voltadas ao uso do solo e práticas agrícolas no município. “Já desenvolvemos esse tipo de trabalho em diversos municípios do país e acredito que aqui em Juazeiro teremos uma boa demanda devido ao clima local. Além da Prefeitura de Juazeiro pretendemos firmar parceria com outras instituições para desenvolver esse trabalho na região”, frisou...

SPC Brasil disponibiliza aos empresários consulta ao Cadastro Positivo, na próxima quarta, dia 15

O Cadastro Positivo, novo banco de dados que reúne o histórico de pagamento dos consumidores, entrará em operação na próxima quarta-feira, dia 15. A partir dessa data, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) disponibilizará ao mercado o acesso ao banco de dados. Isso significa que instituições financeiras, comerciantes e demais empresas que trabalham com concessão de crédito poderão consultar o sistema do Cadastro Positivo para subsidiar a análise de seus clientes.

Neste primeiro momento, o mercado poderá consultar cinco tipos de informações: score de crédito do consumidor (pontuação utilizada pelas empresas para avaliar a probabilidade de pagamento), índice de pontualidade de pagamento, índice de comportamento de gastos e índice de consultas que o CPF do consumidor tem por segmento de empresas. Também haverá a possibilidade de a empresa credora acessar o histórico consolidado de compromissos financeiros assumidos pelo consumidor, como valores e datas de pagamento das faturas de cartão de crédito, crediário, financiamentos e empréstimos – desde que haja consentimento do próprio consumidor.

As informações do Cadastro Positivo servem, exclusivamente, para auxiliar o processo de análise de crédito e só podem ser acessadas por empresas nas quais o consumidor busca crédito. O banco de dados não inclui dados sobre quais bens foram adquiridos, nome do estabelecimento ou instituição em que o consumidor contraiu crédito e nem informações de saldo em conta corrente ou investimentos, que nem mesmo serão enviadas aos gestores do banco de dados.
 
Primeira etapa do Cadastro Positivo atinge 120 milhões de consumidores

Desde meados de novembro do ano passado, mais de 120 milhões de consumidores vem sendo notificados via SMS, e-mail ou correspondência física sobre a abertura automática do seu Cadastro Positivo. Ao receber a comunicação, o consumidor fica apto a acessar o site do SPC Brasil (www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo) para acompanhar o seu score de crédito e o histórico de compromissos financeiros a partir de um login e senha individualizados.

Nesta primeira etapa, fazem parte do Cadastro Positivo todos os consumidores que possuem operações de crédito nos cinco principais bancos do país e em outras 100 instituições financeiras. Embora automático, o consumidor pode, gratuitamente, optar por sair do cadastro ou reingressar a qualquer momento, caso se arrependa da decisão. Para os próximos meses, a população não-bancarizada também terá sua oportunidade, pois estão previstas o envio de informações por parte de empresas do varejo, telefonia e concessionárias de água e luz.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o Cadastro Positivo é benéfico tanto para consumidores quanto para os empresários. "Agora, o risco da tomada de crédito será analisado de forma mais individualizada, tornando o modelo mais justo. Um dos motivos das taxas de juros serem altas é a ausência de algumas informações sobre os hábitos de pagamento dos consumidores. Atualmente, o bom pagador é penalizado pelo consumidor inadimplente, fazendo com que os juros sejam elevados para todos, independentemente do seu comportamento financeiro. Com o Cadastro Positivo, o consumidor será analisado pelo seu próprio histórico de pagamentos e não apenas pelas restrições pontuais existentes em seu nome. Com mais conhecimento, é possível não somente separar os tomadores de crédito com alto ou baixo risco, mas também identificar comportamentos intermediários e estipular taxas de juros mais adequadas a cada perfil", afirma Pellizzaro Junior.

Já adotado em países desenvolvidos da Europa, Estados Unidos e até em nações emergentes, como México e Coreia do Sul, o Cadastro Positivo é uma evolução para o mercado de crédito, que atualmente se baseia apenas nas informações de inadimplência do consumidor. "Dessa forma, uma conta esquecida pode ser o suficiente para que um bom pagador tenha seu crédito negado. Com a nova medida, as empresas passam a ter acesso a um histórico consolidado de pagamentos feitos no cartão de crédito, crediário e contas de consumo, o que representa muito mais do que uma negativação isolada. Isso torna a análise mais justa para o consumidor e aumenta o nível de previsibilidade para quem concede crédito", afirma o superintendente de operações do SPC Brasil, Nival Martins.

SPC Brasil - Há 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.

CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano...

USUÁRIO RECLAMA DE VIAGEM EM ÔNIBUS DA EMPRESA SÃO LUIZ: “AR CONDICIONADO QUEBRADO, FRIGOBAR COM ÁGUA QUENTE E LUZ DO ALTERNADOR ACESA”

Mais um leitor do Blog GJ Notícias e usuário do transporte intermunicipal reclama da empresa São Luiz que faz a linha Salvador/Juazeiro e também no sentido Juazeiro/Salvador. Desta vez foi o ex-vereador Genivaldo Medrado que indignado com a estrutura do ônibus encaminhou a seguinte mensagem a este noticioso: “Meu amigo, até quando vamos ter que aguentar essa empresa São Luiz ou Falcão Real? Estou viajando de Salvador para Juazeiro em um ônibus semi-leito que saiu às 23:00h do dia de hoje 11/01 /2020, onde fui ao guichê comprar a passagem para um custo no qual seria para um carro com ar condicionado, frigobar com água gelada e o que tem nesse ônibus, ar condicionado sem funcionar, água quente e frigobar sem funcionar. O pior: o carro com a luz do alternador acesa, sendo que a qualquer momento o referido ônibus poderia ficar quebrado na estrada. Procurei o motorista e o fiscal em Feira de Santana e os mesmos com uma cara de pau disseram que não sabiam o que fazer. Aí optaram em abrir as janelas, pois não estávamos mais aguentando o calor e a falta de circulação de ar... Novamente procurei o motorista e o mesmo informou que lamentavelmente não era a primeira vez. Estou aqui cerca de uma hora da manhã, junto com outros passageiros sem saber que fazer. Pedimos a sua atenção para que esse fato chegue às autoridades competentes. Obrigado”. ..

Diretor da empresa Falcão Real diz que greve é ato isolado e reclama de perseguição

Diante do anúncio do Sindicato dos Trabalhadores Intermunicipais do Estado da Bahia (Sindinter), de que poderiam deflagrar greve na madrugada da próxima sexta-feira (20), o diretor da Falcão Real, Lázaro Silva, declarou ao Bahia Notícias que não haverá greve e denunciou suposta perseguição sofrida pela empresa.

“Tal situação de greve é uma decisão isolada do Sindinter, que não tem nenhuma adesão de nossos colaboradores”, declarou Lázaro.  “Infelizmente, não podemos obrigar os nossos colaboradores a se filiar ao sindicato e tampouco fazer descontos sem a devida autorização”, disse, em relação à reclamação do sindicato, de que não são reconhecidos pela empresa como representantes dos trabalhadores...

NOTÍCIA SOBRE A PRISÃO DE EMPRESÁRIO COMO MANDANTE DE ATENTADO CONTRA SECRETÁRIO DA AMMPLA É FAKE NEWS

Durante a madrugada desta quinta-feira (12) vários grupos de WhatsApp espalharam informações sobre uma suposta prisão do empresário Eurico de Sá Cavalcanti, ‘Leãozinho’, proprietário da Joalina Transportes.

Na publicação, ele seria acusado de ser o mandante do atentado sofrido pelo secretário-executivo José Carlos Alves, dia passado em Petrolina, mas a informação não procede e alguns grupos já começam a postar que tudo não passa de notícia falsa (fake news)...

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O ZONA AZUL É SUSPENSA EM RAZÃO DA AUSÊNCIA DA EMPRESA QUE EXPLORA O SERVIÇO EM JUAZEIRO (BA); VEJA O VÍDEO

A Audiência Pública programada para esta terça-feira (03) na Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA) para discutir a exploração do Serviço de Estacionamento Rotativo conhecido como Zona Azul na cidade acabou não acontecendo em razão da ausência dos representantes da empresa que administra o serviço.

A sessão foi iniciada pelo presidente da casa vereador Alex Tanuri (PSL), mas em seguida foi encerrada por conta da revolta dos populares presentes à sessão nas galerias da Casa Aprígio Duarte. O presidente da Casa ainda chegou a bater boca com Carlos Humberto de Góes Santiago, popular Lelego, fato que foi registrado em vídeo e replicado nas redes sociais. Veja o vídeo:..

Prefeito de Juazeiro anuncia homologação de empresa que fará a obra de reforma do Mercado Joca de Souza Oliveira

Foi publicado neste sábado (23), no Diário Oficial do Estado, pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, informações sobre a homologação da empresa que vai fazer a reforma do Mercado Joca de Souza Oliveira em Juazeiro. A publicação que homologou o modo de disputa fechado que teve como vencedora a empresa KR Engenharia Eireli.

O prefeito Paulo Bomfim comemorou mais essa conquista para Juazeiro e destacou que em breve o Joca estará totalmente reestruturado. "Esse sonho foi planejado ainda na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho e agora começa a se tornar realidade. Juazeiro vive um momento de grandes obras sendo entregues, no dia 06 de dezembro estaremos entregando o Vila Bolsa Nova, um espaço fantástico na Orla 2 de Juazeiro. A expectativa era grande e agora podemos de fato confirmar com muita alegria que já temos uma empresa homologada e em breve estaremos entregando este entreposto comercial reformado e requalificado para atender melhor aos juazeirenses e permissionários", disse...

Pioneirismo do Consórcio Nordeste atrai atenção de empresas europeias

Iniciativa inovadora no Brasil, a missão internacional do Consórcio Nordeste apresentou à Europa as oportunidades de investimento na região para empresas da França, Itália e Alemanha. Nos encontros  realizados em Paris, Roma e Berlim, entre segunda (18) e sexta-feira (22), a união dos nove estados chamou a atenção dos empresários e autoridades governamentais. Nas reuniões, gestores nordestinos também explicaram o funcionamento do consórcio e o potencial do Nordeste, um mercado de 57 milhões de consumidores.

Em Berlim, última cidade da agenda, os representantes dos nove estados estiveram, na sexta-feira, nas sedes dos Ministérios da Economia, Educação e Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha, onde explicaram o funcionamento do Consórcio Nordeste, com o objetivo de fortalecer as relações de cooperação, ampliar o fluxo de negócios com investidores europeus e gerar emprego e renda. Também fez parte da agenda uma reunião com diversos empresários alemães realizada na Associação das Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria...

ESPAÇO DO LEITOR: RECLAMAÇÃO SOBRE A EMPRESA DE COLETA DE LIXO.

Geraldo, venho por meio desse e-mail ver se você pode me ajudar com o seu blog. Minha reclamação é sobre a empresa de coleta de lixo, pois o carro passa no meu bairro nos seguintes dias (segunda, quarta e sexta).

Na segunda coloquei o lixo e eles simplesmente pegaram da rua toda menos o meu, liguei para a empresa reclamando disseram que iam averiguar. Na quarta coloquei e eles pegaram, na sexta coloquei e eles não pegaram...

HOMOLOGADA A EMPRESA QUE VAI FAZER A REFORMA DO MERCADO JOCA DE SOUZA OLIVEIRA EM JUAZEIRO (BA)

O presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Joca de Souza Oliveira, Alexsandro da Silva Santos amanheceu este sábado, dia 23, comemorando a publicação no Diário Oficial do Estado do nome da empresa que vai promover a reforma do referido entreposto comercial no centro de Juazeiro (BA)

“Geraldo bom dia. Veja Geraldo mais uma etapa vencida sobre a reforma do Joca, está aí homologada no Diário Oficial do Estado, agora é aguardar a assinatura da ordem de serviço e depois mais, a obra” festejou Alex Santos em mensagem a este radialista...

Atentado em Maniçoba: Empresário Santaninha será sepultado nesta segunda, em Juazeiro. Subiu para três o número de mortos

- Santaninha, Andrey e Joberson: mortes confirmadas em atentado em Campos/Maniçoba -

Está marcado para a manhã desta segunda-feira (18), em Juazeiro-Ba, o sepultamento do corpo do empresário João Antônio de Santana, conhecido popularmente como Santaninha, do Bora-Bora e Bahia Kook, bares tradicionais e bastante frequentados no centro da cidade. O empresário foi uma das três vítimas fatais de um tiroteio ocorrido na noite deste sábado (16) nas proximidades do povoado de Campos, Distrito de Maniçoba, em Juazeiro.

Como já noticiado pelo Blog GJ Notícias, duas vítimas faleceram no local, João Antônio de Santana (Santaninha) e Andrei Lopes, e um terceiro, Joberson da Silva Santos, veio a óbito na manhã deste domingo (17) no Hospital de Traumas, em Petrolina.

De acordo com as primeiras informações da Polícia, “Por volta das 21Hs:10min o  CICOM informava que no povoado de Campos teria ocorrido troca de tiros, foram deslocadas várias viaturas da área para a localidade dentre elas o PETO 7406 comandada pelo Cb PM Paulo Roberto que no local constatou que cerca de oito a dez homens em dois carros, um Fiesta vermelho e um carro prata chegaram atirando em populares que se encontravam em frente à residência do Sgt PM Da Fé”, registraram...

TIROTEIO NA ZONA RURAL DE JUAZEIRO DEIXA MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO SANTANINHA, E FERIDOS

Desde a noite passada (16) que o Blog GJ Notícias foi informado de um tiroteio na zona rural de Juazeiro (BA) que teria deixado dois mortos e baleados por volta das 21h. Na manhã deste domingo (17) após confirmação policial, foi registrado que o tiroteio aconteceu nas proximidades do povoado de Campos no Distrito de Maniçoba, quando dois veículos foram usados na ação criminosa para matar um alvo naquela localidade. O alvo conseguiu sair ileso.

Ao menos duas pessoas foram mortas e três encaminhadas para o hospital de Traumas em Petrolina-PE. Equipes táticas e especializadas da PM estiveram no local e o Departamento de Polícia Técnica foi acionado para os procedimentos necessários. Os corpos do empresário João Antônio de Santana (Santaninha) e Andrei Lopes foram encaminhados para o Instituto Médico Legal...

Codevasf reúne-se com parlamentares para ampliar alocação de emendas ao orçamento da empresa

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu uma série de reuniões na Câmara dos Deputados com as bancadas federais dos estados da Bahia, Goiás, Pará, Pernambuco, Maranhão e do Distrito Federal. O objetivo foi apresentar a empresa como opção para alocação de emendas parlamentares objetivando a execução de diversas obras e projetos que beneficiem os estados. Os encontros, ocorridos ao longo de mês de outubro, foram organizados pela Assessoria Parlamentar (Aspar) da Companhia.

"É de suma importância estreitar a relação com o Congresso Nacional, considerando que a Codevasf é uma importante parceira na execução de políticas públicas com recursos de emendas, que visam diminuir as desigualdades sociais e a melhoria do bem comum", avalia o presidente da empresa, Marcelo Moreira, que participou de algumas reuniões...

ARTIGO 370 - EMPRESÁRIOS E EMPRESAS: CULPADOS E INOCENTES!

Tenho, por vocação, o hábito de apreciar a leitura de uma boa crônica ou de ouvir comentários de bons âncoras do rádio e da televisão, pela amplitude e objetividade na análise dos problemas nacionais dentro do contexto político vigente.

Não consigo entender, contudo, onde está a razoabilidade de alguns enfoques na tentativa de passar à população o convencimento de que em Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, ou na Operação Lava Jato, como um todo, encontra-se toda a culpa da quebradeira ou quase desativação das maiores empreiteiras brasileiras da construção civil. Essa pretensão distorce a verdade dos fatos e se configura numa total inversão de valores, visto que os proprietários dessas empresas, confessadamente, assumiram em seus depoimentos que integravam o sistema de corrupção no país e denunciaram, nominalmente, os seus comparsas! Ora, não fosse a investigação conduzida com seriedade, essa prática continuaria eternizada e silenciosa. ..

Em nota, Paulo Bomfim lamenta morte de empresário e se solidariza com família Sangalo

O prefeito Paulo Bomfim lamenta a morte do empresário juazeirense Jesus Sangalo, ocorrida na manhã desta quarta-feira, 7, em Salvador. "Foi com pesar que recebi a notícia do falecimento do empresário juazeirense Jesus Sangalo, irmão  de nossa querida Ivete. A toda a família Sangalo os meus sinceros sentimentos e desejo de muita força para suplantarem esse difícil momento. Que Deus os abençoe", externou o prefeito de Juazeiro. ..

Morre aos 54 anos o empresário Jesus Sangalo, velório será no Jardim da Saudade

Faleceu nesta manhã, em Salvador, o empresário e produtor musical, Jesus Sangalo, 54 anos, irmão da cantora Ivete Sangalo. 

Em contato com amigos do empresário em Juazeiro, o Blog GJ Notícias confirmou a informação. Ele estava internado há cerca de 90 dias, no Hospital Santa Izabel, com um quadro de sepse abdominal decorrente de uma complicação pós-operatória. Durante esse período, Sangalo fez inúmeras cirurgias e esteve diversas vezes na UTI. De acordo com informações, ele, obstinado, agarrou à crença de que, através da ciência dos homens e dos cuidados de Deus, conseguiria superar cada dificuldade que se apresentasse...

SEDUR notifica empresa para recolhimento de entulhos em obra no bairro São Geraldo

Na noite desta quarta-feira (06) o Blog GJ Notícias postou reclamação do leitor Adilson Moreira do bairro São Geraldo sobre o acúmulo de entulho na comunidade ao lado de obra de pavimentação realizada pela administração municipal (Veja aqui). A Sedur encaminhou a seguinte nota como resposta:

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informa que em relação à denúncia do leitor Adilson Moreira - morador do Bairro São Geraldo, já notificou a empresa executora da obra para que recolha todo entulho proveniente da execução da intervenção...

Deputado Roberto Carlos promove audiência entre empresário e o vice-governador para apresentar projeto de desenvolvimento econômico no Estado

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, promoveu uma audiência entre o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico – SDE, João Leão, e o empresário do ramo de atacado e varejo do Estado, Ulisses Rosa, que apresentou um projeto de plano de expansão da sua rede com a intenção de garantir desenvolvimento econômico para a Bahia, através da ampliação da oferta de emprego e renda.

João Leão ficou muito entusiasmado com o projeto do jovem empreendedor e garantiu que não medirá esforços para contribuir para o desenvolvimento do grupo no Estado. “A economia poderá ser alavancada com ações de fortalecimento do setor atacadista e varejista, sendo possível, também, reduzir o preço dos produtos para o consumidor final, além de aumentar a arrecadação do Governo, trazendo mais investimento e ampliar a geração de emprego e renda para a nossa gente”, disse o deputado Roberto Carlos...

Comissão aprova baixa gratuita de pequenas empresas inativas

Foi aprovado projeto que prevê baixa gratuita e automática do registro de pequenas empresas que estejam sem atividade há mais de três anos. Como o texto foi alterado pelo Senado, o projeto retorna à Câmara para nova análise dos deputados. De acordo com o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 198/2015, a microempresa, empresa de pequeno porte ou o empresário individual que, comprovadamente, não tenha requerido arquivamento ou não tenha feito qualquer atividade financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro de capitais, por pelo menos três anos, terá seu registro cancelado pelo oficial do Registro de Empresas Mercantis ou do Registro Civil de Pessoas Jurídica sem precisar pagar qualquer taxa. A não ser que, após comunicado, informe que pretenda continuar em atividade.

O projeto estabelece ainda que a baixa da empresa também levará ao cancelamento automático da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), executado, também sem ônus, pela Receita Federal. A proposta — que inclui o artigo 60-A na Lei 8.934, de 1994, que dispõe sobre o Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins — foi aprovada no último dia 20 na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), sob a relatoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR)...

Cresce para 21% o número de empresários do varejo e de serviços que planejam aderir à Black Friday; média de descontos será de 24%, apontam CNDL/SPC Brasil

Cada vez mais incorporada ao calendário de datas comemorativas do varejo nacional, a Black Friday deve mobilizar mais empresários neste ano, acompanhando a tendência de recuperação da economia. Dados apurados em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que 21% dos empresários brasileiros, que atuam no comércio e no ramo de serviços, devem aderir ao dia de promoções da Black Friday 2019, que neste ano será comemorada no dia 29 de novembro. Se as estimativas se confirmarem, haverá um crescimento de adesões, uma vez que em 2018, 16% dos empresários participaram do evento.

De modo geral, os empresários que vão aderir a Black Friday estão esperançosos com a data e veem potencial na edição deste ano. A pesquisa aponta que 43% dos empresários consultados acreditam que, durante o evento, as vendas em 2019 serão melhores do que as do ano passado, enquanto 32% falam em estabilidade. Apenas 11% projetam vendas piores.


A experiência em anos anteriores explica a razão do otimismo desses empresários. Dentre os que aderiram a Black Friday em 2018, a maioria (63%) obteve bons resultados de vendas, seja por terem vendido acima das expectativas (20%) ou obtido um resultado conforme o esperado (43%). Em contrapartida, pouco mais de um terço (34%) dos empresários registrou vendas abaixo do projetado.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, a Black Friday é uma data ainda recente no comércio brasileiro, mas que vem ganhando espaço conforme os anos. "Inspirada nos Estados Unidos, a data chegou ao Brasil com foco na venda on-line. Hoje, já é possível ver o varejo físico aderindo às promoções. É uma oportunidade para vender mais, comercializar estoques parados e também para o empresário avaliar tendências de compra, tornando a sua marca mais conhecida e fidelizar novos clientes", afirma Costa.
 
57% veem na Black Friday oportunidade para ganhar clientes. Promoções serão principal estratégia e descontos serão, em média, de 24%

Considerando os empresários que vão participar da Black Friday deste ano, seis em cada dez (57%) acreditam que a data representa uma oportunidade para divulgar a loja e prospectar novos clientes e 43% veem a chance de aumentar as vendas. Há ainda um quarto (25%) de empresários que querem desovar estoques parados.

Já para os que optaram em não participar da edição, o principal argumento é o fato de não acreditarem que as vendas aumentem no período (60%). Outros 17% pensam que somente grandes marcas participam da Black Friday e, por isso, avaliam que é melhor não competir com elas.

Quanto às formas de preparação, as promoções especiais (55%) serão a principal estratégia dos empresários. Há ainda 42% que vão investir na divulgação da empresa, 23% que planejam aumentar os estoques, 16% que vão apostar na variedade de produtos e serviços ofertados e 11% que irão investir na operação das vendas pela internet, alcançando um público maior. O percentual médio de desconto deve girar em torno de 24%, percentual um pouco menor do que os 29% da pesquisa de 2018.
 
54% não acham que compras antecipadas da Black Friday prejudicam o Natal. SPC Brasil dá dicas para empresário ter sucesso nas vendas e não frustrar consumidor

Nos últimos anos muito tem se falado sobre a possível interferência da Black Friday nas compras de Natal, a data mais lucrativa do varejo para o ano. No entanto, os empresários sondados dizem, em sua maioria, que uma data não prejudica a outra. Para 54% esse tipo de interferência não existe e para 33%, o evento até mesmo contribui para o Natal vender ainda mais. Outros 8% falam em prejuízo no Natal por conta das vendas antecipadas na Black Friday.

Um indicativo de que as vendas da Black Friday não se sobrepõem as do Natal são as diferentes características de compras em cada uma das datas, avalia o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior. "Na Black Friday é comum o consumidor aproveitar as ofertas para adquirir produtos para si ou para a casa, principalmente os de valor agregado, como smartphones, eletrônicos e eletrodomésticos. Já no Natal, prevalece a força da tradição de presentear familiares e amigos como força de demonstrar afeto e reforçar laços", explica o presidente do SPC Brasil.

Pellizzaro Junior orienta que para atender bem a experiência de compra dos consumidores, os empresários que decidirem aderir a Black Friday precisam estar devidamente preparados, com estoques organizados e em quantidade suficiente para atender a demanda dos consumidores. "A logística para receber os clientes e entregar os produtos em tempo hábil também são pontos de atenção, assim como uma política transparente de descontos vantajosos. O consumidor que compra na Black Friday está mais experiente e sabe a quem recorrer caso se sinta enganado. Hoje existem diversos mecanismos de verificação de preço e de compartilhamento de opiniões. O empresário que não estiver preparado pode causar uma impressão negativa do consumidor, que não vai querer voltar a sua loja", afirma...