Foram encontrados 58032 registros para a palavra: as

Requerimento do vereador José Carlos Medeiros, que convocava secretário de Serviços Públicos de Juazeiro, é rejeitado pelos edis da base governista e provoca polêmica

O programa Geraldo José - TransRio FM 99,9 - desta quarta-feira (24) contou com a presença dos vereadores de Juazeiro José Carlos Medeiros, Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa) e Francinaldo Leopoldo (Navinho). Os edis constituem a bancada de oposição ao prefeito Isaac Carvalho na Câmara de Vereadores e na oportunidade criticaram a atitude da base governista em rejeitar o requerimento enviado pelo vereador José Carlos Medeiros, que pedia a presença do secretário de Serviços Públicos do município, Fernando Dantas, para explicar o acúmulo de lixo por toda a cidade e outros serviços prestados pela pasta.

“Nós vínhamos cobrando insistentemente da mesa Diretora a convocação do secretário Fernando Dantas e, infelizmente, para supressa nossa e da população juazeirense os vereadores ligados ao prefeito Isaac Carvalho rejeitaram o nosso requerimento e também rejeitaram o requerimento acerca da solicitação dos recibos de pagamento da ART e a Vale Norte. Quem não tem a esconder não tem medo. Qual era o problema do secretário ir a Câmara se explicar?”, disse o vereador José Carlos Medeiros...

MULHER BRASILEIRA CONQUISTA DIREITO AO VOTO EM 24 DE FEVEREIRO DE 1932

Há exatamente 84 anos, após muitas lutas, as mulheres conquistaram no Brasil o direito ao voto. Em 24 de fevereiro de 1932 foi efetivado o decreto 21.076, através do Código Eleitoral Provisório, mas, especificamente, somente as mulheres casadas, viúvas e as solteiras que comprovassem renda tiveram o direito de exercer sua cidadania.

Dois anos depois foram excluídas algumas restrições sobre o voto feminino, passando este somente em 1946 a ser obrigatoriedade. No entanto, já em 1927, o Estado do Rio Grande do Norte foi o primeiro a sancionar a Lei que estabelece a igualdade entre homens e mulheres no direito ao voto. Sabe-se que a primeira mulher que votou no Brasil, com a autorização do marido, foi Celina Guimarães Viana, na cidade de Mossoró-RN...

Movimentos sociais e comunidades religiosas reforçam combate ao Aedes

O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, conta agora com o apoio de movimentos sociais e fiéis das religiões de matriz africana, espíritas, católicos e evangélicos, que estão colocando a fé e o trabalho coletivo e individual a favor da saúde dos baianos. Atendendo à convocação do governador Rui Costa, lideranças religiosas e representantes dos movimentos se reuniram na manhã desta quarta-feira (24), no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), e conheceram as ações que podem ser desenvolvidas em suas comunidades para evitar a proliferação do inseto.
 
O evento contou com apresentações dos secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas Boas, e da Comunicação, André Curvelo, sobre as formas de disseminação do mosquito, as doenças, as maneiras de se combater e prevenir e também de acionar o Estado. Na ocasião, Rui ressaltou a importância do envolvimento de cada cidadão na mobilização e no combate ao mosquito. "Cada entidade tem boletins, páginas nas redes sociais, carros de som, e eu acho que nós temos que nos engajar nisso. Se nós queremos preservar a vida e a saúde dos nossos fiéis, trabalhadores, moradores, temos que participar desse mutirão".  
 
O governador lembrou que o mosquito não se desloca mais de 200 metros do local onde nasceu e que 80% das pessoas que contraíram uma das três doenças foram contaminadas em sua própria residência. "A contaminação vai vir da nossa casa ou da do vizinho. Então, cada um de nós tem que ter a tarefa de atuar no combate e na prevenção. O mosquito precisa de água limpa e calor para se reproduzir, portanto, o convite aqui é para que cada um, no seu segmento, na sua base social, entre na campanha".
 
De acordo com Rui, o Estado está investindo em novas tecnologias para combater o Aedes, como a biofábrica Moscamed, em Juazeiro, que produz mosquitos modificados geneticamente e que, ao se reproduzirem, formam gerações estéreis. "Nós já estamos fazendo testes com mosquitos em Jacobina e Juazeiro, com resultados positivos. Nos lugares onde eles foram soltos, a população de mosquito reduziu em até 80%. Agora estamos procurando apoio do governo federal para produzir este mosquito em larga escala e distribuí-lo pelos lugares onde há os principais focos".
 
Aprovação e mobilização
 
A líder religiosa do candomblé Makota Valdina afirmou que essa convocação por segmentos é fundamental para o sucesso da iniciativa. “Nós somos negros, temos características próprias, somos diversos. Não viemos somente de um lugar, mas de várias culturas, então temos normas, tradições diferenciadas. Eu acho que a gente pode, por meio da Sepromi [Secretaria de Promoção da Igualdade], trabalhar por bairro, por região, colaborando com essa campanha. A mensagem é que água para nós é vida, temos que cultivar a água viva, e não a água que cria mosquito para matar”.
 
O pastor Luís Fernando Ferreira disse que é um momento em que todos estão de braços dados por um objetivo. “A Igreja Adventista do Sétimo Dia, com seus 2,4 mil templos e 180 mil membros, está usando as redes sociais, todos os eventos, para divulgar o combate ao mosquito. Essa convocação do governador Rui Costa é muito boa porque já tínhamos a iniciativa própria e, com a parceria com o Governo, teremos mais material e ferramentas para levar aos nossos membros, que vão levar a campanha para as comunidades”. 
 
Representante do Sindicato dos Agentes Comunitários (Sindacs), Aldenílson Rangel aprovou a mobilização e ressaltou a importância dos agentes comunitários de saúde na ação em toda a Bahia, pedindo a valorização da profissão. “Essa mobilização é muito importante. Nós já estamos mobilizados e nos reunindo com diversos outros órgãos para fazer uma campanha em todo o estado”. O padre José Carlos Silva disse que o Aedes é um problema que afeta a todos, independente do segmento. “É preciso que todos se juntem para combater o mosquito e tomem consciência, procurando, na própria casa, os focos do Aedes aegypti. É preciso que cada um pense não apenas em si, mas também na vida do outro, que é muito importante".
..

Nos 27 anos de Sobradinho o Prefeito Luiz Vicente Berti entrega obras à comunidade

 
Para comemorar os 27 anos da cidade, a Prefeitura de Sobradinho realizou na manhã de hoje (24) uma solenidade prestigiada por autoridades, representantes políticos e comunidade, no CES - Centro Educacional de Sobradinho. Houve o hasteamento das bandeiras, pronunciamentos em homenagem a cidade e apresentação da Banda Marcial do Cebec.
 
A programação teve continuidade com a inauguração das obras que o Prefeito Luiz Vicente Berti, entregou a comunidade e que representam um avanço na qualidade de vida dos sobradinhenses. Na Vila São Joaquim foi inaugurada a Unidade básica de Saúde da quadra S 5, com salas para consultas, ambulatório, vacinação, pronto socorro, entre outras que fazem parte de uma construção ampla que vai atender melhor a comunidade.
 
Através de parceria com o Governo Federal, a cidade também ganhou a sua Academia da Saúde, um espaço bem localizado que vai proporcionar a prática de atividades físicas ao ar livre. A Creche Ieda Barradas foi ampliada e passou por uma reforma total. Mais uma obra que fez parte do elenco de conquistas entregues no aniversário da cidade. Agora a creche conta com espaços adequados e confortáveis para a educação infantil. As crianças receberão assistência integral, com atividades pedagógicas, recreativas, alimentação e cuidados com a higiene. Uma ação afirmativa também para as mulheres, que ganham a autonomia de poder  trabalhar deixando seus filhos em segurança. 

E um momento histórico foi a entrega do CES, Centro Educacional de Sobradinho, uma instituição referência na educação municipal. Com recursos próprios do município, o CES foi reconstruído e modernizado, realizando assim um antigo sonho da comunidade. Em 43 anos de fundação esta foi a primeira e única grande reforma no Centro Educacional de Sobradinho, que ganhou uma nova estrutura de madeira, cobertura de cerâmica, forro, nova rede elétrica, hidráulica e de esgoto sanitário. Novas portas e janelas foram instaladas e o espaço também ganhou rampas, banheiros adaptados e passarelas, um investimento em acessibilidade. As salas de aulas ganharam lousas modernas, que substituíram o antigos quadros. 

O pátio foi totalmente reformado e todas as vinte e quatro salas de aula, sala de administração, biblioteca, laboratório e salas de jogos foram climatizadas. O Prefeito também entregou o sistema de abastecimento de água à comunidade de Lagoa Grande, que sonhava com esta obra há muitos anos. A comunidade ganhou água tratada e encanada, uma ação que contou com investimentos do Saae - Sobradinho 

"Estamos muitos felizes em poder entregar essas obras a nossa comunidade, que hoje está em festa. Mesmo com a crise que assola os municípios brasileiros e com o corte de recursos, estamos avançando e trabalhando para que Sobradinho cresça e ofereça qualidade de vida à sua população. As obras entregues hoje, representam mais assistência à saúde, mais educação para nossas crianças e adolescentes e , no caso da comunidade de Lagoa Grande, uma importante conquista que está garantindo água encanada para toda comunidade. Este foi um compromisso assumido e cumprido ", afirmou o Prefeito Luiz Vicente berti. 
..

Petrolina:Casa do Empreendedor inicia novos cursos

A Casa do Empreendedor, inaugurada em outubro de 2015, segue em plena atividade. Em fevereiro, iniciaram-se as turmas dos cursos: “Aprender a Empreender”, “Microempreendedor Individual” e “Sei Empreender”, com as cargas horárias de 08h, 12, 20h, respectivamente. 

O objetivo da Casa do Empreendedor é implementar e operacionalizar ações efetivas de estímulo à produção, qualificação técnica de gestão empresarial, assessoria técnica à consultoria especializada em áreas específicas para os pequenos empreendedores, das microempresas e empreendedores individuais. Situado nos conjuntos habitacionais da Minha Casa Minha Vida, que serão implantados no Vila Verde, Vila Real, Vila Esperança e Nova Vida e em seu entorno, o programa visa estimular e consolidar o desenvolvimento sustentável deste segmento da sociedade do município de Petrolina.

Os cursos estão sendo ministrados na sede do programa, na área de convivência do condomínio Vila Verde e no Cras do João de Deus. O projeto tem duração de um ano e contemplará 500 pessoas. No primeiro mês, será feito um mapeamento dos empreendedores nos conjuntos habitacionais, para depois chegar a fase de execução dos cursos. Segundo a coordenadora da Casa do Empreendedor, Vaneide Irineu, “é de extrema importância poder proporcionar a melhor qualificação pra quem está iniciando ou já tem seu negócio. A nossa missão é ajudar a transformar ideias em projetos e estes em ações empreendedoras”.  

A Secretaria de Cidadania, por meio da Secretaria-Executiva de Juventude e Qualificação Profissional, são responsáveis pela gestão da Casa do Empreendedor com a realização de cursos, palestras, orientações de qualificação profissional, assessoramento jurídico, financeiro e de negócios. A ação é executada pelo Instituto Monã, em parceria com o Governo Federal, através da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. A sede da Casa Do Empreendedor funcionará na Rua Manoel Clementino, nº 1218, no Centro – por trás do prédio da Prefeitura. ..

Deputado Roberto Carlos participa da abertura das Comissões na Assembleia Legislativa da Bahia

Como presidente da Comissão de Agricultura e Políticas Rurais da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, sendo votado por unanimidade por seus pares, o deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo, participou, nesta terça-feira (23), da abertura dos trabalhos das comissões, na casa legislativa.

No evento, o deputado agradeceu a confiança dos seus pares e reafirmou o seu compromisso com a agricultura. “Comprometo-me a trabalhar para que possamos criar mais políticas públicas, na Comissão de Agricultura, que beneficiem o setor, em toda Bahia. Conto com a participação dos meus colegas deputados, para que possamos conduzir um trabalho de excelência”, ressaltou Roberto Carlos...

Sétima edição da Caravana da Saúde atende cerca de 400 pessoas e reforça o combate a dengue no bairro Antônio Guilhermino

A sétima edição da Caravana da Saúde registrou cerca de 400 atendimentos nesta quarta-feira (24), no bairro Antônio Guilhermino. Além das consultas médicas e a realização de exames, Agentes de Endemias promoveram um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya no bairro. A equipe de endemias visitou cerca de 70 casas, informando à população sobre os perigos representados pelo mosquito e a eliminação dos focos de proliferação.

O secretário Municipal de Saúde, Dalmir Pedra, ressaltou que a gestão está ampliando cada vez mais os atendimentos a população na Caravana e que o governo não está medindo esforços para combater o Aedes aegypti. “Eliminar o mosquito é uma das prioridades do governo municipal. Além de ofertar saúde, estamos trabalhando nas ações de prevenção e eliminação dos possíveis focos do mosquito da dengue”, ressaltou Pedra...

Secretaria da Saúde de Juazeiro e Núcleo Regional de Saúde do Norte investigam oito casos suspeitos de microcefalia em Juazeiro

Com o objetivo de traçar metas para diagnóstico e assistência à saúde nos casos de bebês nascidos com microcefalia, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde e o Núcleo Regional de Saúde do Norte‏ se reuniram na tarde da última terça-feira (23), na 15ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) em Juazeiro para discutir a linha de cuidado para as crianças nascidas com microcefalia, assim como o fluxo e o protocolo assistencial.

A reunião foi conduzida pela coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Norte, Lizandra Amin, e teve a participação de representantes da Maternidade Municipal de Juazeiro, da Vigilância, Educação Permanente, Centro de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris), Regulação e gestores da Secretaria Municipal de Saúde...

Brasileiro demora 8 meses para se recolocar no mercado de trabalho, diz SPC

O brasileiro que fica desempregado está demorando cerca de oito meses para se recolocar no mercado de trabalho, o que levanta outra preocupação além do avanço da taxa de desemprego em si. A estimativa é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Os oito meses estimados pelo SPC Brasil são um período significativamente maior que os 6,8 meses que eram necessários no final de 2014, um aumento de 36 dias", analisa a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, em nota. "O tempo maior para a recolocação é reflexo da conjuntura econômica atual, em que se observa o fechamento de postos de trabalho ao invés da criação de outros novos", ressalta. ..

EUA investigam 14 casos de zika transmitida pelo sexo

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) divulgou nesta terça-feira (23) que investiga 14 novos casos de transmissão do Zika Vírus. De acordo com a CNN, o órgão informou que a maioria dos casos envolvem mulheres grávidas, apesar de não especificar quantos. Dois dos casos teriam como única possibilidade de contágio a relação sexual com parceiros que exibiam os sintomas após estarem em áreas infectadas. O CDC não informou onde as mulheres infectadas residem porque o risco afeta “todas as mulheres dos EUA”. “Os novos registros sugerem que a transmissão sexual pode ser um meio de transmissão mais provável do que o considerado anteriormente”, avaliou o órgão. “Nós ficamos um pouco surpresos com o número de casos suspeitos que nós recebemos”, confessou a gerente do CDC, Jennifer MCQuiston. ..

Univasf lança processo seletivo de mobilidade acadêmica para estudantes das Instituições de Ensino Superior regionais

A Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), lançou hoje (24) edital do processo seletivo para o Programa de Mobilidade Estudantil – Convênio Univasf/Uneb/UPE/Facape/IF Sertão-PE (Edital N° 3/2016). A seleção visa proporcionar aos estudantes de graduação regularmente matriculados nestas Instituições de Ensino Superior (IES) a oportunidade de cursar disciplinas em cursos da Univasf no semestre letivo 2016.1. As inscrições devem ser realizadas até 11 de março na IES de origem do discente. 

Para participar, os candidatos precisam estar matriculados nos semestres 2015.2 ou 2016.1 num curso de graduação ofertado por uma das IES que integram o convênio de mobilidade acadêmica regional. Os interessados devem procurar o setor responsável na sua IES para realizar a inscrição. O processo seletivo para participar da mobilidade na Univasf é coordenado pelo Departamento de Programas Especiais de Graduação (DPEG), da Proen. 

Para ter acesso às ementas das disciplinas ofertadas nos cursos da Univasf, os candidatos podem acessar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que está disponível nos sites de cada graduação. Também podem entrar em contato com a DPEG pelo e-mail: [email protected] para solicitar o documento. 

O Programa de Mobilidade Estudantil foi instituído a partir do convênio firmado entre a Univasf, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade de Pernambuco (UPE), Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), por meio do Termo de Cooperação Técnica Nº 5/2015, publicado no Diário Oficial da União de 5 de outubro de 2015. 

Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas na Diretoria de Programas Especiais de Graduação da Univasf, pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (87)2101-6758. ..

Secretaria de Saúde de Juazeiro e Hospital Regional realizam mutirão de pequenas cirurgias

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital Regional de Juazeiro informam que nesta sexta-feira (26) e sábado (27) será realizado um Mutirão de Pequenas Cirurgias (cistos epidérmicos, verrugas, retirada de pequenos tumores benignos e pequenos sinais de pele, exérese de unha, etc), no ambulatório do hospital.  

Serão realizadas 100 cirurgias por dia. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar o ambulatório do hospital, portando Guia do SUS, Cartão SUS e documento RG...

Em noite de festa, prefeitura de Casa Nova entrega reconstrução das escolas Eulália dos Passos Castro e do CMEI Pingo de Gente

"Uma noite de alegria", assim definiu a dona de casa Solange Souza que participou do ato de entrega das obras de reconstrução do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pingo de Gente e da Escola de ensino fundamental I, Eulália dos Passos Castro, em Casa Nova. AS unidades escolares foram entregues para marcar o inicio do ano letivo na cidade.

Na escola Eulália dos Passos Castro, que recebe mais de 400 crianças, a gestão construindo o futuro, fez modificações em toda estrutura física, elétrica e hidráulica, além de nova pintura, mobiliários novos e uma sala de informativa, o infocentro, com 19 maquinas para os estudantes, banheiros de acessibilidade e um novo deposito. Agora, são cinco salas para atender aos alunos nos turnos matutino e vespertino e no noturno com o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).  ..

ABERTURA DAS FESTIVIDADES EM ALUSÃO AOS DEZ ANOS DO CPM JUAZEIRO

A celebração de abertura das festividades em alusão aos dez anos de fundação do Colégio da Policia Militar Alfredo Vianna, aconteceu segunda dia 22/02, nas dependências da Câmara de Vereadores do Município. Um Culto Ecumênico de Ações de Graças foi celebrado e contou com a participação de representantes Católicos, Evangélicos, Espiritas e de Matriz Africana para a ministração da palavra.

A motivação do Culto foi agradecer a Deus pelo êxito logrado até aqui, Foi também, um momento de homenagens a todos os policiais, professores, funcionários e alunos destaque, que fizeram parte desta longa e gratificante jornada...

Professores são capacitados para atuar nos Programas Se Liga e Acelera Brasil em Juazeiro

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro começaram esta semana a capacitação inicial para trabalhar com os programas de correção de fluxo escolar ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’, que foram implantados no município desde 2010. O curso segue até a próxima sexta-feira (26), na Escola de Formação de Professores - EFEJ, e está sendo ministrado por formadores do Instituto Ayrton Senna.

A coordenadora dos Programas de Correção de Fluxo da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, Simone Farias informou que participam do curso mais de 40 profissionais, que irão trabalhar para corrigir a distorção do fluxo educacional de alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9 a 14 anos. “O curso terá a duração de 40 horas. Após a capacitação, eles irão trabalhar com os alunos utilizando a metodologia e o material desenvolvidos pelo próprio instituto”, explicou...

Projeto busca preservação de abelhas e desenvolvimento da apicultura regional

O superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro (BA), José Hailton Carneiro de Oliveira, recebeu representantes do projeto Abelha Viva – que trabalha com a captura correta dos enxames encontrados em área urbana, visando preservar a biodiversidade e promover o campo da apicultura na região. De acordo com a idealizadora do projeto, Lícia Regina Lopes, o objetivo da reunião foi firmar uma parceria e buscar apoio em relação à organização dos apicultores do município. “A partir do momento que a gente institucionalizar o projeto, ter uma estrutura física e orientação dos técnicos da Codevasf, vamos poder fazer de forma correta a estruturação da produção de mel no município”, ressalta.

O projeto Abelha Viva surgiu em 2014 após Lícia Regina presenciar em seu local de trabalho o extermínio de um enxame. “Aquela situação me incomodou muito e resolvi que tinha que fazer alguma coisa, por isso fui ao Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), para conseguir informações. Após uma reunião na instituição aconteceu a primeira ação do projeto, que foi um curso de capacitação técnica sobre a captura de abelhas para bombeiros, produtores, estudantes e representantes da secretaria de meio ambiente. Também foi possível criar um banco de dados com o nome dos apicultores da região”, relata...

Mãe de Beatriz faz apelo para estudantes e pais que estavam no dia da festa, veja vídeo na íntegra:

A mãe de Beatriz, criança que foi brutalmente assassinada no dia 10 de dezembro de 2015 durante festa no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, fez um apelo aos jovens e pais que estavam no dia da solenidade de formatura naquele dia. Em entrevista exclusiva ao blog, emocionada, a mãe Lúcia Mota reforçou o pedido para que estas pessoas enviem fotos e vídeos do local.

Veja o vídeo abaixo:

..

DEPUTADO ZÓ PEDE APOIO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO NA ELUCIDAÇÃO DO CRIME CONTRA A GAROTA BEATRIZ

O Deputado Estadual Crisóstomo Lima (Zó do PCdoB) fez pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira (23) na Assembleia Legislativa da Bahia.

Zó solicitou da Assembleia Legislativa de Pernambuco, através da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, apoio para elucidação do crime da menina Beatriz Angélica Mota, 07 anos de idade, assassinada no dia 10 de dezembro de 2015, durante festa de formatura na Escola Nossa Senhora Auxiliadora...

Prefeitura de Juazeiro adquire caminhão varredeira de ruas

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) adquiriu um caminhão varredeira de ruas de grande porte que vai agilizar o atendimento prestado a população na área de limpeza urbana. Da marca Karcher, modelo MC 700, a máquina pode operar com uma ou duas escovas laterais, resultando em uma faixa de limpeza de até 3,6 metros, aliado a um reservatório de 6 mil litros de capacidade.

A máquina pode atuar em diversos tipos de pavimento, fazendo remoção de areia, folhas e detritos em geral encontrados em vias. “Esse é um equipamento moderno, que vem somar com o trabalho dos agentes de limpeza, melhorando significativamente a limpeza das avenidas do município, com mais eficiência e rapidez, principalmente agora que Juazeiro vem ganhando novas avenidas pavimentadas”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas...

"Papel das empresas é fundamental", diz Rui em convocação para combater o Aedes

O compromisso de entidades e empresas no combate ao mosquito Aedes aegypti, proposto pelo governador Rui Costa, ficou evidente na fala dos representantes que participaram do encontro realizado o auditório do Senai/Cimatec, em Salvador, na manhã desta terça-feira (23). “A Coelba está envolvida na campanha contra o mosquito e agora vai se associar à campanha do Estado. Cerca de 15 mil funcionários participarão da campanha, levando o conhecimento para suas casas e suas famílias", disse José Roberto Bezerra de Menezes, presidente da Coelba, durante o evento promovido pelo Governo do Estado.
 
Rui disse que saiu entusiasmado do encontro. “Os empresários saíram com o compromisso de mobilizar suas empresas a favor da saúde e contra o mosquito. Cada um pode criar uma fórmula original, o que interessa é que as pessoas possam ser surpreendidas em um bar, restaurante, loja, para que a Bahia possa se livrar do mosquito e os bebês nasçam com saúde”. Rui também destacou o investimento em tecnologias. “Na Moscamed, em Juazeiro, estamos produzindo um mosquito transgênico que vai reduzir a população do Aedes”. 
 
O governador avalia que uma das principais parcerias foi firmada com a Coelba. “São cinco milhões de residências com contratos. Os funcionários da Coelba fazem a leitura nas casas de cada pessoa da Bahia inteira, e poderão indicar os locais com potencial foco do mosquito. Eles vão registrar nos aparelhos, que são geoprocessados, e a informação vai diretamente para o poder público, facilitando o trabalho e aumentando a taxa de acerto das equipes de saúde. Nós vamos determinar que a Embasa faça a mesma coisa”. 
 
O presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, disse que esse é um problema de toda a sociedade e que precisa ser encarado pelas consequências imediatas e para as gerações futuras. “O dia 5 de março foi escolhido como o Dia da Indústria Contra o Mosquito. A mobilização será feita dentro de todo o sistema, com ações em 500 empresas na Bahia, que terão os funcionários, escolas, professores e estudantes treinados. Vamos formar cerca de 31 mil agentes multiplicadores dos conceitos de combate ao mosquito. Serão cerca de quatro horas aula para atingir um universo além da indústria, chegando às casas dos colaboradores, dos estudantes. E vamos usar o entretenimento, estamos montando 34 peças teatrais para que o tema seja entendido”. 
 
Carlos Andrade, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), disse que a instituição elogia a iniciativa do governador, de não só fazer a propaganda, mas também convocar as entidades empresariais para que façam parte da iniciativa. “Hoje a federação do comércio tem 85 % das lojas comerciais e 92% dos empregados filiados. Vamos fazer um trabalho amplo, com campanha de conscientização em todas as notas. Será um trabalho muito proveitoso junto com as outras entidades e com a população”. 
 
Ao longo das últimas semanas, o governador Rui Costa tem intensificado as ações em todo o estado, buscando alertar a população sobre os riscos da epidemia e a necessidade de combate sistemático aos focos de criadouros. Nesta quarta-feira (24), às 9h30, o encontro será com os movimentos sociais e lideranças religiosas, na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “Eu entendo quem faz um Estado uma nação é o seu povo. Por isso, acho essa reunião importante para que possamos mobilizar diversos seguimentos da sociedade com milhares de baianos", enfatizou Rui.
 
Principais ações sugeridas pelo Estado:
 
1 - Entrar em contato com a Secretaria de Saúde do Estado pelo [email protected] para solicitar palestras de técnicos para seus funcionários.
 
2 - Colocar as campanhas nos contracheques e fundo de tela do computador.
     
3 - Estimular os funcionários a baixar o aplicativo Caça Mosquito e denunciar focos encontrados.
 
4 - Realizar mutirão para encontrar focos na empresa e nos arredores.
 
5 - Entrar em contato com entidades de classe para mobilização em eventos.
 
6 - Enviar material descartável para reciclagem, a fim de não acumular lixo.
 
7 - Incluir o combate aos criadouros do Aedes aegypti nas políticas de saúde e segurança ocupacional.
 
8 - Nomear um funcionário responsável por estabelecer um plano com metas e acompanhar as ações.
 
9 - Disponibilizar pessoas para serem treinadas para aplicar inseticida na empresa, que deverá comprar a máquina, o aplicador e o Estado proporcionará o treinamento e o fornecimento do inseticida.
 
10 - Realizar campanhas de combate ao mosquito que envolvam as famílias dos funcionários
..