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Prefeitura amplia consultorias e registra aumento nas formalizações em Petrolina

As ações da Prefeitura de Petrolina de incentivo aos microempreendedores individuais (MEI) estão refletindo de forma positiva no número de formalizações. Atuando com financiamentos de microcrédito, consultoria empresarial, capacitações e incentivo à formalização, a Agência Municipal do Empreendedor (AGE) comemora mais de 600 atendimentos e cerca de 100 formalizações.

De acordo com o diretor-presidente da AGE, Sebastião Amorim, os números são resultados de ações desenvolvidas pela gestão municipal que vem fortalecendo a economia da cidade. "Podemos comemorar e constatar a grande adesão de empreendedores ao MEI neste ano. Quero dizer que vamos continuar próximo dos empreendedores através do projeto AGE Itinerante que também veio para aumentar o número de formalizações, fortalecendo e descentralizando os serviços da Agência, levando para os bairros capacitações e linhas de créditos orientadas que fez com que os números ficassem ainda mais positivos", lembra Sebastião. ..

Código de Defesa do Consumidor completa 28 anos: conheça 12 direitos

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 28 anos de vigência no dia 11 de setembro, uma evolução nas relações de consumo e de respeito ao consumidor. O CDC garante os direitos legais do consumidor. O advogado especialista em Direito do Consumidor, Sérgio Tannuri, lista 12 direitos em vários segmentos, que o cidadão nem sabe que tem, mas que são essenciais no dia a dia.

Confira a lista dos 12 direitos:..

Petrolina Cuida: mutirão no Centro de Convenções já garantiu mais de 8 mil consultas oftalmológicas

Milhares de pessoas já passaram pelo mutirão de oftalmologia da Prefeitura de Petrolina que segue até o próximo dia 17 de setembro, no Centro de Convenções. Até a última quarta-feira (5), já foram garantidas 8.500 consultas e 1.200 cirurgias. São pacientes com histórias emocionantes, marcadas pela dificuldade na visão. Alguns, por exemplo, nunca tinham enxergado e esperavam há mais de oito anos por essa oportunidade. Essa realidade vem mudando através da plataforma de ações, Petrolina Cuida que já realizou mais de 64 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias.

Para atender as mais de mil pessoas que passam diariamente pelo local, a estrutura conta com mais de 150 profissionais. A ação tem o objetivo de eliminar toda a fila de espera por essa especialidade. Além do Centro de Convenções, a prefeitura está realizando ações através de clínicas particulares do município, a exemplo do Instituto de Olhos e da Saúde Visão, que também estão ofertando consultas e cirurgias oftalmológicas. "Somente nessa especialidade nós tínhamos uma fila de espera de mais de 12 mil pacientes. E agora, essas pessoas estão tendo a oportunidade de realizar seus procedimentos da forma ágil, porém, com muita responsabilidade", destacou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque. ..

Consumo de vinho no Nordeste aumenta em relação às demais regiões do país

Apesar de a região Sudeste dominar o consumo de vinhos no Brasil, o maior crescimento nos últimos dois anos é da região Nordeste, segundo pesquisa da Evino, um dos maiores e-commerces de vinhos do país. O levantamento tem como base de amostragem 700 mil pessoas de todo o país, com faixa etária entre 18 e 65.

O Nordeste – composto pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia – registrou aumento de três pontos percentuais no consumo da bebida entre pessoas de 18 a 65 anos. Mas 23% disso está concentrado entre pessoas de 35 a 44. Além disso, na mesma região, os espumantes, brancos e rosés foram os que mais apresentaram evolução, com crescimento de dois pontos percentuais em comparação com o ano de 2016...

Agrotóxicos: Riscos não se restringem aos trabalhadores rurais e chegam também aos consumidores brasileiros

Franciana Rodrigues, então estava grávida de 5 meses, saiu de casa na motocicleta do irmão. Enquanto se afastava de sua comunidade, cercada por duas grandes fazendas de soja, um avião pulverizou uma substância que a atingiu. No mesmo instante, suas pernas começaram a doer e vieram enjoo e tontura. Franciana foi levada para um hospital local e exames de sangue revelaram o envenenamento por agrotóxicos.

Transferida às pressas para um segundo hospital, a 5 horas de distância de Araguaína (TO), onde vive, ficou sete dias internada. “Eu não conseguia respirar, quase morri”, recorda. Na época, o médico advertiu que ela tinha pressão alta, sofria de infecção nos rins e que o parto precisaria ser por cesariana devido à falta de ar de Franciana. “Se eu não estivesse usando um capacete, teria sido meu fim”...

Preço do litro de gasolina em Juazeiro e Petrolina sobe e em alguns postos o valor é de R$5,19; consumidores reclamam

Os sucessivos reajustes nos preços dos combustíveis nas refinarias pela Petrobras, com alta acumulada fizeram o valor do litro da gasolina romper a barreira de R$ 5 em Juazeiro e Petrolina. No ano, o preço médio da gasolina já acumula alta de 8,5% - bem acima da inflação de 4,17% esperada para 2018.

Um dos assuntos de destaque este final de semana em Juazeiro e Petrolina foi o aumento no preço da gasolina. Os consumidores amanheceram com a surpresa nas bombas dos postos de gasolina. Em alguns postos o preço da gasolina foi reajustado e pulou para R$ 5,19 o litro...

Secretaria de Saúde responde a leitora que denunciou falta de atendimento no consultório odontológico

Este Blog publicou cobrança da moradora do bairro Pedra do Lorde. Ela por meio de email relatou que tentou quatro vezes marcar uma consulta para minha filha que estava sentindo muita dor no dente e não consegui em nenhuma vez. "Pode acreditar, fui quatro vezes no posto e em nenhuma eu consegui. A menina disse que o dentista só atende três pessoas por dia. Para encerrar, fui ontem às 08:40 e o dentista já tinha ido embora, isso mesmo 8:40h, pode acreditar. Voltei à tarde, as 15:00h e já tinha ido embora novamente".

Confira nota da Secretaria de Saúde..

Petrolina Cuida: mutirão da prefeitura ofertará 10 mil consultas oftalmológicas e 4 mil cirurgias de catarata

O programa Zero Fila, integrado à plataforma Petrolina Cuida, vem revolucionando a saúde pública em Petrolina. Milhares de pessoas que estavam na fila de espera por consultas e exames, há mais de cinco anos, agora estão podendo realizar seus procedimentos. Na próxima terça-feira (28), será a vez de eliminar a demanda por consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata. A estrutura feita para isto está sendo montada no pátio do Centro de Convenções.

Nesta primeira etapa, serão ofertadas cerca de 10 mil consultas e 4 mil cirurgias de catarata. A ação acontecerá até o dia 17 de setembro. "Está sendo um momento histórico para Petrolina. Estamos com várias frentes de trabalho para, de fato, eliminar toda a lista de espera por procedimentos. Para ter uma ideia, nós encontramos guias de 2006, imagine o sofrimento da população. A partir de agora, podemos trabalhar com uma saúde preventiva, com o conceito de promoção à saúde, além disso, estamos aumentando nossa oferta de rotina", destacou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque...

47% dos internautas só compram em loja física após pesquisarem na internet, aponta pesquisa da CNDL/SPC Brasil

Mais bem informado e maduro, o consumidor brasileiro tem utilizado cada vez mais a internet como um aliado na hora de ir às compras. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com internautas que realizaram alguma compra on-line nos últimos 12 meses mostra que 47% dos entrevistados sempre fazem pesquisas na internet antes de realizar alguma compra em loja física.  Nesses casos, a maioria busca informações sobre preços (38%), detalhes e características daquilo que pretendem adquirir (22%) e também a opinião de outros clientes sobre a experiência de compra (10%). Apenas 18% dos entrevistados compram direto em lojas físicas sem fazer qualquer consulta no ambiente virtual. Outros 35% recorrem à consulta apenas eventualmente, a depender do tipo de produto ou serviço que buscam.

De acordo com a pesquisa, os itens mais pesquisados na internet antes da aquisição na loja física são os eletrodomésticos (58%), smartphones (56%), eletrônicos (51%), roupas e acessórios (32%) e cosméticos e perfumes (30%). Quando precisam se informar sobre os produtos ou serviços que pretendem adquirir, 47% dos internautas buscam informações em sites que mensuram índices de reclamações, enquanto 35% preferem os sites ou aplicativos da própria empresa e 34% recorrem aos buscadores, como o Google, por exemplo.



Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, com o avanço da tecnologia, as decisões de compra por parte do consumidor passam por múltiplos canais e de forma simultânea, unindo mundo on-line e off-line. "A internet é a grande ferramenta que o consumidor tem em suas mãos para informar-se de forma rápida, prática e bastante abrangente sobre produtos e serviços, comparar preços e pesquisar a reputação das marcas a partir da experiência de outros clientes. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem informados, transitando o tempo todo por diferentes plataformas durante o processo de compra. A internet trouxe às pessoas a liberdade de comprar quando e onde quiserem e as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade", afirma Costa.
 
25% dos internautas visitam loja física antes de comprar na internet. Maioria busca ver detalhes de perto e pesquisar preço

Se consultar a internet antes de realizar uma compra em lojas físicas tornou-se um hábito do internauta brasileiro, o inverso também acontece, embora em uma proporção menor. De acordo com a pesquisa, um quarto (25%) dos internautas visita uma loja física para conhecer o produto que deseja adquirir na internet. A maior parte toma essa atitude para ver os detalhes e principais características daquilo que está sendo adquirido (17%), além da tradicional pesquisa de preço (12%). Outros 44% tomam essa atitude a depender do produto, enquanto 30% não se importam em realizar a pesquisa, indo direto aos sites ou aplicativos.

Os itens que os entrevistados mais procuram ver presencialmente para depois comprar de forma on-line são os eletrodomésticos (53%), smartphones (46%), eletrônicos (41%) e roupas ou acessórios (29%).

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, os empresários precisam romper com a separação entre varejo físico e on-line para proporcionar experiências mais completas aos seus clientes. "Houve um tempo em que o mundo virtual e o mundo físico não conversavam. Mas isso acabou. Hoje, os clientes se surpreendem quando a empresa não tem ao menos um canal de atendimento on-line. Isso acontece porque as pessoas estão todo o tempo conectadas, mas continuam sendo consumidores no sentido tradicional. Por isso, investir na qualidade da experiência de compra é entender que o cliente é ao mesmo tempo físico e virtual e tem transito livre entre os diferentes canais de venda e relacionamento", afirma.
 
Para 83%, lojas on-line praticam preços mais baratos, mas facilidade de troca é vantagem percebida nas lojas físicas

O estudo ainda revela em quais tipos de compras as lojas físicas ganham a preferência do consumidor e em quais momentos a compra pela internet leva vantagem. De modo geral, a maioria (83%) relata a percepção de que os preços praticados na internet são mais baratos do que nas lojas físicas. Outro aspecto comparativo que aparece com força é a comodidade (75%) seguida da variedade na oferta de produtos (73%). Também são mencionados como fatores positivos da internet a facilidade para escolher produtos (62%), disponibilidade de informações (59%), agilidade na compra (58%) e melhores formas de pagamento (57%).

Em contrapartida, as lojas físicas lideram quando são levados em consideração a facilidade de troca (73%), qualidade do atendimento (51%) e pós-venda (46%). Entre os preferem o ambiente físico para as compras, 40% acham que há menos decepções nesse tipo de compra do que no ambiente on-line e 38% destacam a vantagem de poder levar o produto para casa imediatamente após o pagamento. No geral, a internet é o meio preferido de 62% dos internautas na hora de fazer compras, enquanto 36% ainda preferem as lojas físicas e 1% cita as redes sociais.

Já em relação as sensações provocadas por cada tipo de compra, as lojas físicas são consideradas mais seguras (64%), proporcionam compras mais conscientes e racionais (41%) e também prazerosas (37%). Por outro lado, as compras feitas em sites ou aplicativos costumam deixar o consumidor mais ansioso (62%), proporciona compras mais personalizadas (52%) e estimula compras por impulso (43%).
 
41% dos internautas admite que cede às compras por impulso. Promoções são as principais razões do gasto impensado. Internauta dá nota oito para segurança digital

A pesquisa aponta que a impulsividade atinge parte considerável dos internautas. Quase (41%) em cada dez entrevistados admite que nem sempre planeja suas compras on-line, sendo que na maior parte das vezes são tentados pelo desejo de consumo (23%) ou pelo senso de oportunidade (18%) ao se depararem com uma oferta. Nesses casos, os principais motivos das compras impulsivas feitas pela internet são as promoções (67%), as visitas constantes aos sites das lojas (36%) e o recebimento de propagandas (24%).

Os tipos de produtos que os internautas menos resistem na internet, mesmo sem saber se tem condições de comprar, são as roupas, calçados e acessórios (37%), cosméticos e perfumes (18%), livros (16%), artigos para casa (15%) e eletrônicos (14%). Já os canais online que mais estimulam as compras por impulso são e-mails de divulgação (56%), notificações de ofertas de aplicativos (48%), redes sociais (33%) e os influenciadores digitais (28%).

"Saber diferenciar desejo e necessidade é fundamental para resistir às compras impulsivas. Com a customização crescente das ofertas enviadas para os internautas, a situação fica ainda mais favorável para compras sem pensar", alerta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Embora muitos internautas não resistam aos apelos da propaganda na internet, a pesquisa aponta um grau positivo de maturidade do consumidor na questão da segurança digital. Assim como as lojas on-line se tornaram ambientes mais seguros com o passar do tempo, os internautas também passaram a se precaver mais na hora de fazer compras usando o computador. Em média, o internauta atribui nota 7,9 no quesito sentir-se seguro para fazer compras on-line. No geral, 91% dos internautas dizem se preocupar com fraudes na internet.

Nesse sentido, 98% das pessoas ouvidas na pesquisa tomam algum tipo de cuidado ao fazer compras pela internet, sendo que 59% só fazem compras em canais conhecidos ou indicados e 39% evitam cadastrar dados do cartão de crédito para compras futuras. Além disso, 35% são desconfiados e não compram em sites que praticam ofertas com preços excessivamente baixos.

"O mercado de e-commerce já amadureceu o suficiente no Brasil para oferecer compras seguras e o consumidor já sabe identificar indícios de fraude de forma mais efetiva. Em geral, ofertas muito generosas e de sites desconhecidos devem ser encaradas com extremo cuidado, pois podem ser sinal de fraude", alerta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior. 
 
Metodologia

A pesquisa ouviu 815 consumidores de ambos os gêneros, todas as classes sociais, capitais do país e acima de 18 anos que fizeram alguma compra online nos 12 meses anteriores ao estudo, ocorrido entre os dias 08 e 18 de maio de 2018. A margem de erro é de no máximo 3,43 pp a uma margem de confiança de 95%. Baixe a íntegra da pesquisa emhttps://www.spcbrasil.org.br/pesquisas ..

Zero Fila: Prefeitura de Petrolina inicia mutirão que ofertará mais de 24 mil exames, cirurgias e consultas

Quem passou na última quinta-feira (16), pelo pátio ao lado do 'Clube do Carro', no bairro Gercino Coelho, ficou surpreso com uma novidade: uma estrutura montada pela Prefeitura de Petrolina com duas unidades móveis de atendimento, dando início a uma serie de mutirões de saúde. Somente neste primeiro dia, foram atendidos cerca de 260 pacientes, realizando exames de eletrocardiograma, mamografia, MAPA e Holter

A ação, que faz parte da plataforma de ações Petrolina Cuida, através do programa Zero Fila, também contou com uma unidade fixa, clínica situada na Rua Concreto, 191, no bairro de São José, atendendo toda a demanda ligada à saúde do coração. A iniciativa visa dar um salto de qualidade no atendimento em saúde pública na cidade, ofertando mais de 24 mil procedimentos que incluem também consultas e cirurgias...

Compesa: Consumidores de Petrolina terão aumento de percentual de cobrança de esgoto

Os consumidores de Petrolina terão um aumento no percentual de cobrança de esgotamento sanitário. A informação está na fatura da conta cobrada nas contas desse mês. Entreranto não consta de quanto será este aumento. A redação deste Blog solicitou esclarecimento a assessoria de Compesa. ..

Prodecon de Petrolina orienta consumidores sobre compras em período de promoções

Os consumidores que gostam de economizar ganharam um atrativo para sair às compras em Petrolina: é que tem sido comum ver lojistas realizando promoções nesta época do ano para tentar zerar seus estoques. Mas, especialmente agora, é importante que os consumidores fiquem atentos para não terem seus direitos violados. Para orientar os petrolinenses, o diretor do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon), Dhiego Serra, listou algumas dicas importantes para assegurar compras tranquilas  neste período.

A primeira delas diz respeito à troca. Segundo Dhiego, o consumidor tem  direito de trocar mercadorias com algum defeito, mesmo em promoções. "É comum alguns estabelecimentos fixarem informativos de que não aceitam trocas de produtos que estão em promoção. Mas, segundo o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem direito de trocar produtos quando estes apresentam qualquer defeito ou vício. O consumidor só precisa ficar atento aos prazos e à política de cada estabelecimento", explica Dhiego...

Campo Formoso: Polícia apreende 100 mil pés de maconha e uma tonelada da droga pronta para consumo; suspeito é morto

Cem mil pés de maconha e uma tonelada da mesma droga colhida foram encontrados, no interior da Bahia. Guarnições da 54 Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Campo Formoso) localizaram os entorpecentes, no início da tarde de terça-feira (31).

Uma denúncia anônima indicou a plantação, no povoado de São Tomé, zona rural da cidade de Campo Formoso. Chegando no terreno um grupo com 10 criminosos reagiu à abordagem e, após confronto, um traficante, ainda não identificado ficou ferido. Ele foi socorrido, mas não resistiu. O restante da quadrilha escapou pela mata...

Comércio pode consultar gratuitamente CPF e CNPJ

O comércio de produtos e serviços é um segmento dinâmico e, como um termômetro, reflete muito o momento da economia. Enquanto aguardam a recuperação econômica do país e veem o número de inadimplentes se manter praticamente estável nos últimos meses, os comerciantes precisam, diariamente, se planejar com cuidado e executar estratégias para preservar a atividade e a saúde financeira de seus negócios. Um recurso importante e que pode ser um grande aliado nesses casos é a consulta do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

“Por meio do protestomg.com.br, o comerciante pesquisa gratuitamente o CNPJ ou CPF de qualquer cliente ou fornecedor. Com isso, ele pode planejar melhor suas vendas a prazo, seus negócios e parcerias”, destaca Fernanda Brant, tabeliã e membro do Instituto de Protesto-MG, entidade que representa os cartórios de Minas Gerais. Segundo ela, “essa consulta prévia traz mais segurança ao empresário, para tomar a decisão de ceder crédito ou negociar”.



A consulta por meio do site do instituto é imediata, não exige cadastro e informa empresas e pessoas protestadas em cartórios de todo o Brasil. “Para realizar a pesquisa é muito rápido: basta inserir o número do CPF ou CNPJ e pronto”, afirma Fernanda. Ao todo, mais de 32 milhões de consultas já foram feitas por meio do site.

A tabeliã acrescenta que o protestomg.com.br também dispõe de outros serviços de apoio às empresas e comerciantes, como o cancelamento de protestos e o envio eletrônico de documentos a protesto. Por meio do site ainda é possível acompanhar, em tempo real, o andamento dos títulos enviados. ..

Consumidores de baixa renda de Juazeiro e Petrolina afirmam que o preço do botijão de gás não foi reduzido

Logo após a greve dos caminhoneiros, o presidente Michel Temer determinou à área técnica do governo a realização de um estudo sobre a viabilidade de redução do preço do gás de cozinha para a população de baixa renda. Durante a greve dos caminhoneiros, o gás de cozinha chegou a ser vendido por R$ 120.  

O Sindicato dos Revendedores de Gás LP do Estado da Bahia (SINREVGAS) informou que o valor médio do preço do botijao de 13Kg é R$ 65. Em alguns estabelecimentos, o valor do botijão varia entre R$ 70 e R$ 80. Em Petrolina o preço médio do botijão de gás é de R$62 á vista...

Consumidores de Juazeiro e Petrolina avaliam positivamente retorno de pagamento de energia elétrica nas casas lotéricas

Os consumidores de energia elétrica de Juazeiro e Petrolina voltaram a pagar as contas de luz nas casas lotéricas desde sábado (14), após a Companhia de Eletricidade do estado (Coelba) e Celpe anunciarem um acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF). O serviço ficou suspenso por 43 dias em toda Bahia. Neste período, milhares de consumidores reclamaram da dificuldade para pagar a fatura nos pontos de atedimentos restantes, além das filas imensas para conseguir fazer o serviço.

A redação deste Blog conversou com os consumidores na manhã desta segunda-feira (16) e a maioria aprovou a volta da prestação de serviço. A dona de casa Raimunda da Silva Santos, moradora da zona rural de Petrolina, disse que a situação havia "piorado e muito".  Um dos gerentes casa lotérica, centro de Petrolina. avaliouo movimento nas casas lotéricas como tranquilo e a tendência é a procura ser ampliado durante o mês...

Coelba suspende corte de luz por 5 dias após dificuldades de consumidores para pagar a conta

A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) informou, nesta sexta-feira (13), que suspendeu os cortes de energia por cinco dias, exclusivamente para os clientes que estejam com as faturas em atraso em decorrência específica do descredenciamento das lotéricas.

A decisão ocorreu após reunião da concessionária com o Ministério Pública da Bahia (MP-BA), realizada na quinta-feira (12). A suspensão do corte de energia é válida até a próxima terça-feira (17)...

Consumidor pode fazer denúncia ao Ibametro também pelo WhatsApp

Se você acha que a bomba de combustível, ou balança está medindo irregular ou o peso do produto descrito na embalagem (café, feijão etc) não está correto, o caminho é denunciar ao Ibametro, órgão delegado do Inmetro na Bahia, para averiguação. A partir de agora, fazer a denúncia ficou ainda mais fácil com o lançamento do canal da ouvidoria do Instituto pelo WhatsApp: (71) 99704-2587. 

"Facilitamos assim o acesso das pessoas ao serviço. Hoje 92% dos contatos com a nossa ouvidoria é pelo canal 0800. Ampliamos o acolhimento de denúncias através dessa ferramenta gratuita, favorecendo o alcance da população ao serviço", ressalta o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal. De onde estiver, o consumidor pode fornecer informações da possível irregularidade sofrida, tais como o relato da queixa e fotos comprovando a veracidade da mesma. ..

Serviço Social da UPAE/IMIP de Petrolina se reúne com equipe do ‘Consultório na Rua’

Encerrando o mês de junho (29), o Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA24h/IMIP) recebeu a visita da equipe do ‘Consultório na Rua’. O encontro teve como objetivo principal o fortalecimento da Rede de Assistência à Saúde voltada às pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

Para fins de entendimento, nesse contexto, a UPA encaixa-se como referência de urgência e emergência clínica/odontológica, e o ‘Consultório na Rua’ como porta de entrada da Atenção Primária. Ou seja, “na UPA esse paciente recebe os cuidados relativos ao serviço, tem sua demanda social acolhida, mas o usuário deve ser acompanhado pelo programa que dispõe de uma equipe multiprofissional apta a fornecer uma atenção integral à saúde desse grupo populacional”, explica a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha...

Audiência Pública discute retomada de convenio entre Caixa e Celpe para o consumidor pagar contas nas lotéricas

Debatedores divergiram ontem terça-feira (3) sobre como retomar os convênios entre a Caixa Econômica Federal e distribuidoras de energia. Eles foram ouvidos em audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, que discutiu a restrição do pagamento de contas de energia em casas lotéricas em Pernambuco. O motivo da audiência foi a falta de acordo entre a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Caixa, o que impossibilitou a população do estado de pagar as faturas de energia em casas lotéricas.

Pelas regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as distribuidoras são obrigadas a manter, no mínimo, um ponto de arrecadação em cada município, que funciona como uma espécie de caixa da própria empresa. A agência reguladora, por sua vez, não interfere na relação entre as distribuidoras e a Caixa...