Foram encontrados 625 registros para a palavra: brasileira

Juazeirense termina rodada na zona de classificação na Série C do Brasileirão

Após término da sexta rodada da Série C do Brasileirão, a Juazeirense, que venceu o Náutico em casa, por 2 a 0 no último sábado, está entre as quatros equipes, que se hoje terminasse o campeonato, estariam classificadas para a próxima fase da competição.

Veja como ficou a classificação:

..

TJBA PUBLICA DECRETO SOBRE EXPEDIENTE NOS DIAS DE JOGOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) publicou nesta segunda-feira (14), no Diário de Justiça Eletrônico, o Decreto Judiciário nº 384 que dispõe sobre o horário de expediente nos dias dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2018.

De acordo com a publicação, o expediente no âmbito do Poder Judiciário da Bahia será suspenso nos dias em que os jogos da Seleção Brasileira começarem às 9h, 11h ou 12h. Em se tratando de jogos da Seleção Brasileira com início às 15h, o expediente será das 8h às 13h. Esse horário deverá ser cumprido também por servidores com jornada de trabalho no turno vespertino...

Literatura Latino-americana e gramática brasileira marcam encerramento do Clisertão nesta sexta-feira (11) em Petrolina

Após uma semana de intercâmbio acadêmico, troca de conhecimento e discussões acerca do universo literário, termina nesta sexta-feira (11) a 4ª edição do Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão). O jornalista da Globo, Francisco José, o linguista Marcos Bagno, o escritor mexicano, Alejandro Reyes, e a pesquisadora argentina, Marcela Croce, encerram o evento, que é organizado pela Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina. Produções latino-americanas e a gramática brasileira serão destaques.

Desde a última segunda-feira (7), o congresso vem reunindo estudantes, professores, escritores e pesquisadores nacionais e internacionais. Apresentações musicais, mesas redondas, exposições artísticas, feira de livros, visitas técnicas e conferências constam ainda na programação, que vai das 9h às 20h30...

EU PENSO ASSIM... NORDESTÃO NÃO DEU, AGORA É VISAR O BRASILEIRÃO

Não tenham dúvidas, o time do Salgueiro, em sua casa, foi uma tarefa muito difícil. Mas mesmo assim, se tivéssemos feito bem a tarefa de casa, quando empatamos aqui em 1x1, no segundo jogo, mesmo perdendo de 2x1, a decisão seria nas cobranças de pênaltis, mas não foi assim. O sonho da COPA DO NORDESTE 2019 acabou e agora todas as atenções estarão voltadas para o BRASILIRÃO-2018.

É bom saber que já disputamos dois jogos e a 3ª rodada já vai acontecer neste sábado, aqui, contra o REMO do Pará. Nas duas partidas jogadas, não conseguimos vencer e nem fazer gols. Perdemos por 1x0 aqui para o CONFIANÇA (SE) e também de 1x0, fora, para o ABC (RN). Nesse brasileirão, o turno tem dez clubes. São nove rodadas, até agora, só jogamos duas e só termina no dia 10 de junho, é o grupo “A”, que além do CONFIANÇA e ABC que já enfrentamos, ainda tem NÁUTICO e SANTA CRUZ, de Recife, o GLOBO (RN), ATLÉTICO do ACRE, BOTAFOGO (PB), REMO (PA) e novamente o SALGUEIRO, claro, agora pelo campeonato brasileiro...

EU PENSO ASSIM...JUAZEIRENSE PERDE EM CASA NA ESTRÉIA DO BRASILEIRÃO

No meu modo de ver, dois fatos, duas coisas negativas aconteceram no jogo de sábado passado, entre JUAZEIRENSE e CONFIANÇA de Sergipe. Eu já tinha falado e todo mundo sabe, que essa competição, o Brasileirão Série C, é um certame difícil, onde participam clubes de capitais de alguns estados brasileiros, como Paraíba, Sergipe, Pernambuco e Pará. Mas esse detalhe não é indicativo impossível para o nosso time.

Lógico que serão jogos muito difíceis, mas eu questiono. Por que no primeiro jogo, contra o CONFIANÇA de Sergipe, dentro de nossa casa, nós não vencemos? Três pontos ganhos em casa e logo na estreia, o dever era ganhar a partida e sair para os outros compromissos de cabeça erguida. Mas isso infelizmente não aconteceu. Mas por que?..

Juazeirense vai com força total para estreia na Copa no Brasileirão da Série C

Pelo menos dois, dos três reforços contratados pela Juazeirense, o lateral Carlinhos e o meia Juninho Tardelli, já deverão começar o jogo de estreia da Juazeirense, neste sábado,  na Série C do Campeonato Brasileiro, contra o Confiança-SE. O lateral Nem, que também está regularizado junto à CBF, deve ficar à disposição do treinador Zaluar.

O provável time que entra em campo amanhã conta co os seguintes jogadores: Tigre, Carlhinhos, Alisson, Eron e Deca; Junior Gaucho, Vaguinho, Bruno Mattos e Juninho Tardelli; Salatiel e Rayllan...

Sociedade Brasileira de Cardiologia traz para Petrolina IX Cardiovale

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um dos mais importantes fatores de risco para ocorrência de doenças como o acidente vascular cerebral, o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca. Este será um dos temas principais do IX Cardiovale – Simpósio de Cardiologia do Vale do São Francisco, que a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) realiza em Petrolina – PE, nesta sexta-feira (23) e sábado (24), com a parceria do Instituto do Coração do Vale do São Francisco (Cardiovasf) e o Centro de Medicina Nuclear (Cintilo).

O encontro, que reúne especialistas de renome do segmento no país, começa às 19h no auditório da Unimed Vale do São Francisco com a conferência 'Momento da revascularização cirúrgica ou percutânea na Doença Arterial Coronária (DAC) estável'. O palestrante será o vice-diretor da SBC, Sérgio Montenegro, que se apresentará após a abertura oficial do Simpósio, feita pelo presidente da SBC/PE, Audes Feitosa...

Tite convoca seleção brasileira com novidades para dois amistosos, veja:

Baiano Talisca entre os convocados

O Brasil deu mais um passo em direção à Copa do Mundo nesta segunda. Com algumas surpresas e muitos testes, Tite anunciou os atletas que farão parte da última lista antes da convocação final para a Copa do Mundo, em maio...

Jornalista Fernando Veloso assumiu esta semana a gestão da Cinemateca Brasileira

Jornalista Fernando Veloso e os Ministros da Educação e da Cultura durante solenidade de posse aa Cinemareca Brasileira

O Jornalista Fernando Veloso, diretor-geral da Associação de Comunicação Educativa Rouqette Pinto, assumiu esta semana a direção da Cinemateca Brasileira, a mais antiga instituição de cinema do país, criada em 1946. Numa solenidade muito concorrida, em São Paulo, com a presença dos ministros da Educação, Mendonça Filho, e da Cultura, Sérgio Sá Leitão, foi assinado o contrato de gestão com vigência até o ano de 2021. 

A Roquette Pinto tem expertise na gestão da TV Escola, que difunde conteúdos educacionais para todo o Brasil, e da TV Ines, que tem por tarefa propiciar o acesso desse conteúdo aos deficientes auditivos e surdos, agora ganha uma nova responsabilidade, que é a gestão da Cinemateca, algo que tem uma relação direta com as outras missões mencionadas, havendo total competência para o cumprimento das responsabilidades compactuadas no contrato”, destacou Mendonça Filho.

O Ministro Sérgio Sá Leitão, da Cultura, considerou a decisão como “um marco no processo de retomada e revitalização da Cinemateca”. “A instituição está inteiramente preservada e agora teremos meios mais eficientes e eficazes para fazer com que a cinemateca cumpra a sua função”, enfatizou...

Era só sangue e corpos no corredor, diz brasileira após ataque ao Colégio na Flórida

A única coisa que a estudante brasileira Melissa Camilo, 15, pode fazer ao ouvir os tiros foi correr em direção à parede e ficar em silêncio. "A gente ficou bem quietinho para ele não escutar nada, não saber que tinha gente na nossa sala", afirmou ela, em entrevista à reportagem, por telefone.

Ela é uma das estudantes da escola Marjory Stoneman Douglas e, na quarta-feira (14), estudava numa sala em frente ao local em que começou o ataque, que deixou 17 pessoas mortas. O colégio, que tem 3.000 alunos, fica em Parkland, Flórida, a 70 km ao norte de Miami, numa região que concentra migrantes brasileiros. Muitos filhos de imigrantes estudavam na escola...

Jorge Vercillo critica cena musical brasileira: 'Nível baixíssimo'

O cantor Jorge Vercillo esteve no centro de críticas e elogios depois de publicar um desabafo no Facebook no qual discorre sobre o "nível baixíssimo de música" consumido pelos brasileiros. Nesta segunda-feira (5), ele compartilhou um texto supostamente assinado pelo jornalista Arnaldo Jabor que ironiza a música Que tiro foi esse?, da carioca Jojo Toddynho: "Que tiro foi esse? Que acertou os tímpanos do nosso povo fazendo-os ouvir lixo achando que é música", diz um trecho .

Em sequência, o artista escreveu uma publicação com a intenção de "explicar melhor", na qual afirma que "a responsabilidade desse nível baixíssimo de música é em grande parte do público". "Na verdade, hoje muitas pessoas não estão dando a menor importância pra música. Elas vão às festas pra beber e ou arrumar alguém para ficar, namorar etc... Sinto que parte delas perdeu o ouvido harmônico musical e perdeu também o universo simbólico, a capacidade de interpretação de texto pra alcançar uma letra mais elaborada", disse o autor de Ela une todas as coisas e Que nem maré. ..

Vem Pra Rua fará atos em defesa da Justiça em 42 cidades brasileiras

Movimento que levou às ruas mais de 6 milhões de pessoas contra a corrupção, promoverá atos no dia 23/1, às 18h 

O movimento Vem Pra Rua convoca mais uma vez a sociedade brasileira para ir às ruas em defesa da Justiça. Os atos acontecerão em todo o País no dia 23 de janeiro, às 18h, véspera do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4). Lideranças do Vem Pra Rua em mais de 40 cidades brasileiras já confirmaram os locais onde irão ocorrer as manifestações.

Movimento Vem Pra Rua

O Vem Pra Rua é a favor da democracia, da ética na política e de um Estado eficiente e desinchado. É contra qualquer tipo de violência, condena todos os tipos de extremismo (separatismo, intervenção militar, golpe de Estado), e não compactua com governos autoritários. Não está associado nem é patrocinado por nenhum partido político e trabalha por um Brasil ético, justo, próspero e com oportunidades iguais para todos...

Roberto Jefferson, defende o fim da Justiça do Trabalho e a classifica de excrescência brasileira e babá de luxo

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, defendeu o fim da Justiça do Trabalho, que classificou de "excrescência brasileira" e "babá de luxo".
A reação deve-se às decisões recentes que barraram a posse de sua filha, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), como ministra do Trabalho. Em entrevista à Folha de S.Paulo, ele disse que manterá a indicação "até o final" e que a parlamentar tem pago um preço alto por ser sua filha.

Responsável por denunciar o esquema do mensalão, Jefferson diz não se arrepender e que faria tudo outra vez. Para as eleições deste ano, defendeu a candidatura do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), disse que o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) não tem "embocadura política" e que Jair Bolsonaro (PSC-RJ) não deve chegar ao segundo turno. Questionado sobre a posse da filha, Cristiane Brasil, no Ministério do Trabalho, ele garantiu que o presidente vai rocorrer ao Tribunal Superior Eleitoral e a data posse será marcada...

ARTIGO – IMIGRAÇÃO À BRASILEIRA

A todo instante somos contemplados com imagens fortes e dramáticas, que retratam o sofrimento, a dor e a morte de seres humanos (vide foto da ilustração), os quais migram das suas terras, principalmente de países africanos, fugindo da guerra, da fome e da violência praticada por ditadores em seus países de origem. São longas travessias em mares turbulentos, sem qualquer nível de segurança e em barcos precaríssimos e superlotados, os quais, geralmente, naufragam antes de chegarem ao seu destino. O desespero faz essa gente se submeter a todo tipo de exploração pelos agenciadores chamados de “coiotes”, e riscos de toda ordem, na esperança de alcançarem no outro lado do continente um pequeno lenitivo para as suas vidas. Entre 2014 e 2016 mais de 10.000 refugiados morreram afogados, enquanto cerca de 14.000 foram resgatadas de naufrágios ocorridos.

As tentativas de fuga de sírios, afegãos e africanos têm como objetivo principal os países europeus, como Alemanha, Itália, Reino Unido, Canadá e Austrália, e os Estados Unidos da América. Louve-se o espírito de humanidade desses países, os quais receberam nos últimos anos milhões de refugiados, com destaque especial para a Alemanha que, em 18 meses, sozinha, recebeu um milhão de imigrantes. Em razão dessa política social favorável ao acolhimento, a destemida Primeira-Ministra alemã Ângela Merkel, quase não se reelege para um novo mandato, em função do crescimento dos seus opositores contrários a essa política. Impressiona saber que nos últimos seis anos, somente para o Canadá houve cerca de 550 mil pedidos de residência temporária por parte de brasileiros e já somos a quarta nacionalidade a solicitar essa permissão, atrás apenas de chineses, indianos e mexicanos!..

Gilmar Mendes é hostilizado por brasileiras em Lisboa; vídeo

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sendo hostilizado por duas brasileiras em Lisboa. Nas imagens, o ministro aparece passeando pelo bairro do Chiado, tradicional região turística da capital portuguesa, quando é surpreendido pelas mulheres.

“O senhor é de uma injustiça imensurável. Inclusive, o senhor deve estar querendo se disfarçar aqui, andando como um comum dos mortais, coisa que não é”, diz uma das mulheres. “O senhor não tem vergonha do que faz pelo país?”, questiona...

Agrotóxicos: Brasil libera quantidade até 5 mil vezes maior do que Europa

O debate sobre o uso de agrotóxicos ganhou um novo capítulo, e ele não é bom para o Brasil. Estudo inédito revelou o abismo que existe entre a legislação brasileira e a da União Europeia sobre o limite aceitável de resíduos na água e nos alimentos. A contaminação da água é o que mais chama a atenção, com a lei brasileira permitindo limite 5 mil vezes superior ao máximo que é permitido na água potável da Europa. No caso do feijão e da soja, a lei brasileira permite o uso no cultivo de quantidade 400 e 200 vezes superior ao permitido na Europa.

Esses são os resultados do estudo “Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia”, da pesquisadora Larissa Mies Bombardi, do Laboratório de geografia Agrária da Universidade de São Paulo. “Infelizmente, ainda não é possível banir os agrotóxicos. Por isso, é importante questionar por que o governo brasileiro não usa parâmetros observados no exterior”, afirma Bombardi, para quem a permissividade em relação à água “é uma barbárie”. Enquanto a União Europeia limita a quantidade máxima que pode ser encontrada do herbicida glifosato na água potável em 0,1 miligramas por litro, o Brasil permite até 5 mil vezes mais...

Estudante é selecionada para a Academia Brasileira de Literatura de Cordel

"Sou Graciele Castro Cordelista. O cordel escrevo com amor. Ele tem rimas e métricas, literatura ganha seu valor. Escrever é dom divino, enviado pelo meu Senhor".  É assim que Graciele, aluna de Administração da Faculdade Uninassau Petrolina, se apresenta por onde passa. A Cordelista tem se destacado por suas produções que são inspiradas em traços da cultura nordestina e no cotidiano da população sertaneja. Prova disso é que a também poetisa foi selecionada e tornou-se membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), localizada no Rio de Janeiro.

Para a estudante, que é cordelista há sete anos e poetisa há mais de 10, o título representa uma grande conquista para a sua carreira. "É uma honra, pois tenho me esforçado para levar a cultura nordestina e alegria para as pessoas. Continuo sonhando grande, pois além de membro, quero me tornar sócia da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. A próxima etapa terá no início do 2º semestre deste ano", frisou a aluna...

Entidades lançam Manual da Credibilidade Jornalística e qualidade da internet brasileira

O Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), lançou o Manual da Credibilidade Jornalística –um guia de de boas práticas para veículos jornalísticos profissionais. A intenção é fornecer parâmetros para a prática do jornalismo de qualidade na internet brasileira. O Manual da Credibilidade Jornalística integra o projeto Grande Pequena Imprensa, idealizado em 2013 por Alberto Dines, fundador do Projor e do Observatório da Imprensa, para capacitar veículos da imprensa regional e local.

A iniciativa faz parte do Projeto Credibilidade, capítulo brasileiro do Trust Project –criado por um consórcio de empresas de mídia para desenvolver indicadores e padrões de qualidade e credibilidade que distinguam veículos de jornalismo. Participam do Trust Project a revista britânica The Economist, o jornal norte-americano The Washington Post e o italiano La Repubblica, entre outros. ..

Polícia Rodoviária Federal: conselhos e sugestões para quem vai pegar as estradas

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) anunciou uma série de conselhos e sugestões para quem pretende pegar a estrada neste final de ano. As dicas pretendem reduzir as mortes no trânsito durante o período de maior movimentação nas rodovias e estradas brasileiras. 

A intensificação na fiscalização ocorrerá em todas as rodovias e se estenderá até janeiro de 2018, quando será feita uma pausa para a retomada no carnaval. O motorista deve procurar se informar sobre as distâncias que vai percorrer, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. Importante a verificação da documentação pessoal e do veículo, para evitar problemas com a fiscalização...

Senado mantém o título do educador Paulo Freire de Patrono da Educação Brasileira

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado rejeitou ontem (14) uma sugestão legislativa que tinha como objetivo retirar do educador Paulo Freire o título de Patrono da Educação Brasileira. A relatora, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), classificou a proposta como censura ideológica.

"Seria um crime de lesa-pátria revogar a lei que conferiu a Paulo Freire o título de Patrono da Educação Brasileira. No momento de crise e desesperança que o Brasil atravessa, deveríamos na verdade resgatar o legado freireano", disse a senadora em seu relatório...