Foram encontrados 636 registros para a palavra: aciente

JUAZEIRO: PACIENTE QUE LUTA CONTRA CÂNCER DE MAMA RECLAMA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Deficiente visual, diabética e realizando tratamento contra um câncer de mama em Salvador a juazeirense Luciene Nunes de Lima Santos, moradora da rua Harmonia e Amor, bairro Jardim das Acácias, procurou a nossa reportagem para desabafar a sua insatisfação contra a Secretaria Municipal de Saúde, mais especificamente contra a Casa Abrigo na capital baiana que recebe os pacientes do TFD – Tratamento Fora de Domicílio.

“Dia 26 de março fiz a última consulta em Salvador e a médica botou o retorno agora para setembro, mas eu teria que realizar o exame em junho no Aristides Maltez, cheguei na Secretaria de Saúde e eles não liberaram a passagem e disseram que eu tinha que fazer o exame aqui. Fiz, não sei nem se a médica vai aceitar, vou perder o retorno porque colocaram uma moça lá para marcar as consultas e ela alega que não está conseguindo e dizem que só tem vaga em outubro” explicou a denunciante...

Hospital de Amor inaugura casa de apoio a pacientes em tratamento de câncer infantojuvenil

A distância dos grandes centros urbanos pode dificultar ou até mesmo impedir que famílias prossigam com o tratamento de crianças e adolescentes com câncer. Sempre à frente da luta para transformar essa realidade, o Instituto Ronald McDonald e o Hospital de Amor inauguraram na última terça-feira, 18 de setembro, uma das maiores casas de apoio do Brasil, em Barretos, interior de São Paulo.

A casa de apoio, intitulada "Lar de Amor", está ligada ao Hospital de Amor Barretos, que recebe mais de 14 mil novos casos da doença por ano. Em 2017, foram realizados 880.620 atendimentos, sendo 171.454 pacientes vindos de 2.107 cidades de todos os estados do país. Na unidade infantojuvenil foram registrados mais de 27 mil atendimentos. Por dia, são realizados cerca de 150 atendimentos a crianças e adolescentes. ..

Fila de espera por órgãos na Bahia ainda é alta, são 1.633 pacientes cadastrados na lista de espera por um transplante

Neste mês de setembro, 31 cooperativas baianas atuantes em 65 municípios irão unir forças em torno de uma causa social: o incentivo à doação de órgãos. Desde 2017, a campanha estadual “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família” é coordenada pelo Sistema Cooperativista Baiano, formado pelo SESCOOP/BA (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia) e pela OCEB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia).

A campanha “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família” busca chamar atenção para uma difícil realidade: a fila de espera por órgãos na Bahia ainda é alta. São 1.633 pacientes cadastrados na lista de espera por um transplante dos seguintes órgãos: rim, fígado, coração, pulmão e córnea...

Caravana da Saúde zera demanda de pacientes no bairro Codevasf em Juazeiro

Nesta quarta-feira (12) a Unidade Básica de Saúde Erasmo Menezes Serafim Argemiro no bairro Codevasf recebeu a 134º edição do programa Caravana da Saúde que desde 2016 vem reduzindo as demandas reprimidas para consultas especializadas e realização de exames. Na edição desta semana foram realizados 237 atendimentos e mais uma vez especialidades como cardiologia e endocrinologia, além da realização de exames laboratoriais tiveram suas demandas  zeradas. 

Dentre as diversas especialidades a Secretaria Municipal da Saúde leva cardiologia, endocrinologia, ortopedia, ginecologia, odontologia, além de clínico geral. Na parte de exames são realizados os de laboratório e eletrocardiograma. Faz parte também da Caravana da Saúde as ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade onde através da estação cidadania realiza atendimento e atualização do Cadastro da Bolsa Família...

Leitor denuncia falta de macas no SAMU, Secretaria de Saúde envia nota e responde ao usuário

Samu: Leitor denuncia falta de macas e não atendimento a paciente.

Confira:..

Caps: Pacientes denunciam falta de distribuição de medicamentos e Secretaria de Saúde esclarece que vai contratar novo farmacêutico

A redação deste Blog esteve no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Juazeiro, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, Bairro Country Clube. O Blog apurou a denúncia da falta de distribuição de medicamentos motivado pela falta de um farmacêutico. Sem o profissional assinando a permissão para a entrega dos medicamentos está acontecendo um descontetamento por parte dos usuários.

Os familiares dos usuários de medicamentos em alguns casos estão 'bastante preocupados pois a falta dos remédios agrava as crises dos pacientes"...

Leitor denuncia superlotação no Hospital Regional de Juazeiro e "malabarismo" para atender pacientes

O leitor Jailson Ferreira de Souza, escreveu para este Blog e denuncia, o que segundo ele, é um atendimento desumano no Hospital Regional de Juazeiro e "malabarismo" para atender pacientes.

Confiram:..

Mais de 200 pacientes são atendidos durante a Caravana da Saúde no Bairro Maringá

A 129º edição da Caravana da Saúde aconteceu nesta quarta-feira (08), na Unidade Básica de Saúde do Bairro Maringá. Ao todo, 216 pacientes tiveram atendimento médico especializado e realizaram exames.  Dentre as especialidades estavam ortopedia, cardiologia, ginecologia, odontologia, orientações nutricionais, psíquicas e realização de eletrocardiograma e exames laboratoriais.

Mesmo sendo um programa de governo criado em 2016, ainda existe paciente que busca pela primeira vez o atendimento. A dona de casa Rosana de Oliveira afirma que por algumas vezes as equipes estiveram a convidando para a realização dos exames e a mesma não ia. “Eu nunca vim para a caravana, mas hoje falei comigo mesmo, vou lá ver se isso é verdade mesmo e me surpreendi. Cheguei um pouco antes de oito horas, fiz exame de sangue, fui ao ortopedista, já estou com a guia de retorno e vou passar pelo clinico geral. Esse programa realmente atende à população”, pontuou...

Petrolina: Em novo mutirão, prefeitura contempla pacientes que aguardavam cirurgias odontológicas

Com mais um serviço de saúde ofertado aos finais de semana, a Prefeitura de Petrolina promoveu o 2º mutirão de cirurgias odontológicas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no último sábado (4), atendendo 80 pessoas que aguardavam por procedimentos bucais. A ação faz parte da plataforma Petrolina Cuida, através do programa 'Zero Fila', que visa zerar as filas de espera para serviços de saúde como exames e cirurgias. 

Nessa edição, quatro profissionais realizaram procedimentos como biópsias, extração de terceiros molares, além de atendimento a pacientes com necessidades especiais. "Essas são consideradas cirurgias mais complexas, então, procuramos atender a estes pacientes que já estavam agendados e previamente avaliados, dando mais bem estar para eles, que aguardavam por um procedimento cirúrgico", explicou a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas, Clara Vasconcelos. ..

Equipe multiprofissional da UPAE/IMIP de Petrolina oferece cuidado integral à saúde do paciente

Além de oferecer 17 especialidades médicas na Unidade de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), o serviço também disponibiliza serviços à população com outros profissionais da saúde chamados de "não médicos", nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.

Estes profissionais fazem parte da equipe multiprofissional da Unidade e trabalham no sentido de  ampliar a integralidade da assistência à saúde do paciente. Com o conceito ampliado de saúde pela OMS, evidenciou-se a necessidade de um cuidado compartilhado, que só pode ser oferecido por esta interdisciplinaridade...

Preso médico que fugiu após morte de paciente em cirurgia estética

O médico Denis César Barros Furtado, de 45 anos, foi preso na tarde de hoje (19) em um centro empresarial na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. A mãe do médico, Maria de Fátima Furtado, também foi presa.

Conhecido como Dr. Bumbum, Denis Furtado estava foragido sob a acusação de homicídio doloso, porque a paciente Lilian Calixto morreu durante um procedimento estético realizado na cobertura do profissional, na zona oeste do Rio. ..

DEMORA NA LIBERAÇÃO DE MEDICAMENTO PELO ESTADO LEVA PACIENTE À MORTE EM JUAZEIRO

No último dia 13, a TV Bahia veiculou matéria sobre a paciente Ismailde Brandão Melo, moradora de Juazeiro (BA) de 69 anos de idade, que em janeiro deste ano foi diagnosticada com síndrome mielodisplásica que promove a falência da medula óssea e a impede de produzir células que formam o sangue.

Neste período, a família da idosa iniciou uma verdadeira batalha jurídica para conseguir o tratamento. A fim evitar o agravamento da doença e que esta se transformasse em leucemia, o médico passou um remédio para ser aplicado com urgência na paciente...

HU-Univasf celebra o São João com festa para pacientes e colaboradores

Mês de junho no Nordeste todo mundo sabe, é tempo de fogueira, quadrilha, comida boa e muito forró. A alegria e a vontade de festejar se espalha pelos quatro cantos e no Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) não seria diferente. E o arraiá do HU teve tudo o que o povo gosta.

Na manhã de ontem (21), o hospital foi decorado com bandeirolas e a barraquinha de comidas típicas distribuiu todas as delícias próprias dessa época. Os colaboradores, vestidos a caráter, saíram pelas enfermarias e corredores embalados pelos grandes clássicos do forró tocados por um trio de pé de serra, liderado pelo músico e compositor Elisson Castro...

Paciente relata mais um caso de sucesso envolvendo o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina

O momento da descoberta da gravidez, geralmente, é um dos momentos mais felizes da vida de um casal. Depois da confirmação é hora de realizar o pré-natal, montar o enxoval e segurar a ansiedade pela espera dos nove meses de gestação. Seria bom se essa fosse uma regra geral e que todas as mulheres chegassem às 40 semanas, parissem e tivessem alta após 24 ou 48h com os seus bebês no colo. Para algumas mamães essa cronologia pode ser bem diferente.

Isabela Luiza Araújo de Oliveira, de apenas 23 anos, sabe bem disso. A primeira gestação ocorreu de acordo com o previsto e hoje o Diego Otávio tem quatro anos.  Já na segunda, o caso foi bem diferente. As primeiras complicações começaram com o aparecimento de um quadro hipertensivo. Do pré-natal feito no município de Jaguarari ela foi encaminhada ao Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina para o acompanhamento no alto risco. Mesmo com plano de saúde ela foi orientada a procurar o HDM, já que um possível parto prematuro não teria cobertura pela empresa, que não dispõe na região de UTI obstétrica e neonatal...

Forró no Hospital Regional de Juazeiro anima pacientes da oncologia

A direção do Hospital Regional de Juazeiro promoveu nesta quarta-feira, 13, o ‘Rastapé da Oncologia’. Além de celebrar os festejos juninos, funcionários, pacientes e acompanhantes aproveitam o momento para celebrar a vida. A programação dos festejos juninos na unidade contou com desfile para a esolha do rei e da rainha do milho, café da manhã com comidas típicas e animação com o grupo Pega Leve.  

João Henrique de Araújo, enfermeiro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, (CCIH), informou que a direção da unidade não mede esforços para levar aos pacientes momentos de socialização e alegria. “Não medimos esforços para oferecer uma assistência de qualidade ao nosso paciente. Esse é mais um momento de integração, muita alegria e de união entre a equipe do hospital, pacientes e acompanhantes. As comemorações de hoje buscaram promover um momento de descontração e o mês de junho traz mais alegria, com os festejos do São João ", afirmou...

Hospital Dom Malan envia nota e informa que paciente grávida morreu vítima de patologia rara

Mais uma morte no Hospital Dom Malan. Nessa segunda-feira (11), Alexsandra Gomes de Oliveira, de 39 anos apresentou uma patologia rara de difícil diagnóstico, segundo o diretoria do Hospital Dom Malan.  Os familiares acusam o atendimento no Hospital de negligência.

Confiram nota:..

Falta de combustível prejudica viagem dos pacientes de Juazeiro para tratamento em Salvador

Devido à paralisação dos caminhoneiros que está em seu quinto dia pelas rodovias do país, a Secretaria Municipal de Saúde informa que não haverá como abastecer o transporte municipal no trajeto entre Juazeiro e Salvador, impossibilitando assim o envio de alguns pacientes para realização de tratamentos na capital. A Secretaria entrou em contato com as cidades onde são realizados os abastecimentos e foi informada que não há combustível nos postos credenciados para reabastecer os veículos.

Além dos veículos do município que realizam o transporte dos pacientes à capital, existe um veículo licitado para este serviço. A programação era para dois veículos saírem no domingo (27) de Juazeiro: o da empresa licitada com 31 pacientes de oncologia e o veículo do município com 25 pacientes das diversas outras especialidades. O único serviço mantido foi o de oncologia. O veículo do município só pode ser abastecido nos postos credenciados para tal serviço, e estes já estão sem combustível...

Paciente relata vitória alcançada com o apoio do HDM/IMIP

Em 2016, Carla Hione da Silva Domingues, que é manicure e mora no município de Juazeiro, engravidou da sua primeira filha, mas perdeu seu bebê com cinco meses de gestação. Naquele momento ela viu seus sonhos ruírem, já que o tratamento para engravidar não teve o final esperado, segundo ela, devido à falta de um pré-natal adequado.

Por sorte, três meses depois ela conseguiu engravidar novamente, e como boa marinheira de segunda viagem já procurou fazer diferente. Logo no início da gestação ela conseguiu uma consulta e começou a ser acompanhada no pré-natal de alto risco do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina. Carla, com os cuidados recebidos, conseguiu então levar a gestação adiante. Devido à pressão alta, a equipe médica do HDM achou por bem fazer o parto com 29 semanas, resguardando assim a segurança do bebê e da mãe...

MPF requer melhoria no atendimento de pacientes com câncer em Juazeiro (BA)

O Ministério Público Federal (MPF) em Petrolina/Juazeiro (BA) expediu recomendação para que a Secretaria de Saúde da Bahia e a Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Castro Alves (APMICA), responsável pela gestão do Hospital Regional de Juazeiro (BA), adotem providências para a adequação dos procedimentos ao que é fixado por portarias do Ministério da Saúde (MS), referentes à prevenção e tratamento de câncer na unidade hospitalar. O documento foi assinado pela procuradora da República Ticiana Nogueira.

A recomendação é decorrente de inquérito civil instaurado para apurar a deficiência de atendimento no Setor de Oncologia do Hospital Regional de Juazeiro e de procedimento administrativo que acompanha as discussões referentes à Rede Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco Pernambuco – Bahia (Rede PEBA)...

UPAE/IMIP participa de reunião com a VIII Geres e marcadores para diminuição da perda de primeiras consultas e faltas de pacientes

O coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Elson Viana, e a gerente do ambulatório, Rayanne Coelho, participaram nesta quinta-feira (10) de uma reunião com a gerência da VIII Regional de Saúde e os marcadores dos 7 municípios que compõem a VIII Geres, com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas com relação à regulação, visando a diminuição da perda de primeiras consultas e faltas de pacientes.

A iniciativa partiu da gerência regional, que é quem distribui entre os municípios as cotas disponibilizadas pela UPAE todo dia 19. A unidade de Petrolina oferece 17 especialidades médicas, 8 não médicas, 24 tipos de exames complementares e cirurgias em 8 especialidades. Mas, somente as consultas médicas e as sessões de fisioterapia são reguladas. Os demais serviços são marcados internamente pela UPAE, a partir da indicação dos especialistas da casa...