Foram encontrados 517 registros para a palavra: comunidades

Alunos da rede particular de ensino vistam Câmara de Juazeiro e solicitam melhorias para suas comunidades

A Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou nessa terça-feira (26) sessão ordinária em horário especial para atender uma solicitação de uma turma de alunos de uma escola de rede particular de ensino.  Os mais de 40 alunos com 9 e 10 anos de idade enviaram oficio solicitando a mudança de horário da sessão para eles acompanharem os trabalhos do Legislativo.

“Encantos e desencantos da nossa terra” foi o tema do Projeto de Leitura desenvolvido na escola dentro do Projeto Pedagógico da escola ‘Nordeste aqui é meu lugar’. Aos alunos tiveram a oportunidade de estudar o famoso poema ‘Canção do Exílio’, do poeta maranhense Gonçalves Dias que ressalta os valores naturais do Brasil. Dias escreveu este poema em 1843 quando estava em Coimbra – Portugal, portanto em exílio físico e geográfico...

ADELSON FÉLIX REIVINDICA O LUZ PARA TODOS EM COMUNIDADES RURAIS DE CURAÇÁ

O ex-vereador do município de Curaçá Adelson Félix (PCdoB) esteve semana passada em audiências nos gabinetes do Deputado Estadual Zó e da Superintendência Estadual do Programa Luz Para Todos na capital baiana acompanhado de lideranças daquele município reivindicando a eletrificação para moradores da zona rural e principalmente a eletrificação em poços artesianos, facilitando a vida do produtor rural. O Comitê Geral durante agenda no último dia 20, aprovou a inclusão de mais comunidades no referido programa do governo federal. “Nossa luta objetiva levar energia ao máximo de comunidades da zona rural de Curaçá” comemorou Adelson Félix. ..

Comunidades tradicionais do norte baiano são certificadas pelo Estado

A população de Uauá, comemorou nesta terça-feira (20) uma série de políticas públicas articuladas entre os governos Estadual e Federal. Em ato solene, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) certificou 24 comunidades de fundo de pasto localizadas na região, contemplando, também, os municípios de Curaçá e Canudos. Também foram assinados contratos para acesso ao crédito de Apoio Inicial , que possibilita a aquisição de insumos, sementes e ferramentas para atividades de agricultura familiar em quatro comunidades, ação que tem à frente o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

De acordo com a chefe de Gabinete da Sepromi, Fabya Reis, a medida cumpre atribuições da pasta, determinadas através da lei 12.910/2013. “O Estado faz o reconhecimento oficial das comunidades, abrindo caminhos para que este segmento acesse um conjunto de políticas públicas. As medidas são fruto de reivindicações e lutas históricas desta população”, afirmou. A partir das certificações, a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), procederá os trâmites regularização fundiária dos territórios. A superintendente da SDR, Renata Rossi, afirmou que “na região existem experiências que comprovam que a agricultura familiar dá certo” sobretudo pela articulação popular. “Nossa presença aqui, com diversas ações, atesta a importância de a população lutar pelas suas demandas. O Estado, assim, desenvolve suas políticas e garante direitos”, reforçou. ..

Toda Sexta tem Obra entrega poços as comunidades de Córrego e Fazenda Gangorra

Fruto de uma parceria entre a comunidade, a empresa IHARA, o SAAE e a Prefeitura de Juazeiro, foram entregues na última sexta-feira (15) dois sistemas de abastecimentos de água através de poços tubulares nas localidades de Córrego e Fazenda Gangorra, no Distrito de Maniçoba, beneficiando cerca de 25 famílias e um rebanho de mais de 1.000 animais. Dona Joselita Inocêncio de Oliveira, que nasceu e se criou na Fazenda Gangorra, disse que há anos esperava por essa água. Ela e mais os oito irmãos que moram na localidade não escondiam a alegria. “Pela primeira vez vimos uma promessa sendo cumprida. Muitos já vieram aqui, prometeram e nada fizeram, mas o pessoal do SAAE, disse e fez. Juntamos os irmãos, perfuramos o poço e o SAAE fez toda a instalação. Acabou o sofrimento de pegar água no barreiro”, festejou.

Na comunidade de Córrego, o vice-presidente da Associação dos Médios e Pequenos Produtores de Maniçoba Velha, Edilson Barbosa,  destacou a importância da parceria e os benefícios que a água trará para todos os moradores. “Estamos apenas a cinco quilômetros do rio, mas sofríamos com a falta de água para os nossos animais. Só temos a agradecer ao prefeito Isaac e a Joaquim Neto pelo muito que eles têm feito pelo interior”, reforçou. Para o vereador Amilton Ferreira é importante o papel que o SAAE vem fazendo em todo o interior, levando água e dando melhores condições de vida ao homem do campo. “Ficamos felizes com tudo isso, pois conhecemos o sofrimento desse povo que sempre foi esquecido”, afirmou. Já o vereador Adriano Bastos, agradeceu ao diretor do SAAE, Joaquim Neto e lembrou que o município tem crescido muito e que, apesar das dificuldades, o trabalho realizado pela atual gestão tem correspondido à expectativa de todos...

Seminário destaca importância das comunidades quilombolas para o rio São Francisco

Vem ai o II Seminário das Comunidades Quilombolas da Bacia do São Francisco, que acontece de 14 a 16 de abril, com o objetivo de discutir propostas de melhorias para esse contingente populacional em áreas como educação, cultura e meio ambiente. Essa é a intenção do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que, este ano, promoverá o evento às margens do São Francisco, na cidade alagoana de Penedo. Em 2015, a instituição já havia realizado, em Bom Jesus da Lapa (BA), uma primeira edição do evento.

O seminário em 20016 trará temáticas importantes, como a regularização fundiária e os conflitos agrários, reunindo instituições ligadas às causas quilombolas, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Fundação Palmares, os Ministérios da Previdência Social, do Planejamento, Orçamento e Gestão, e do Desenvolvimento Agrário, além da Ouvidoria  Agrária e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir)...

Comunidades rurais são beneficiadas por projeto de regularização fundiária em Juazeiro

Realizada nesta quarta-feira (06) na Casa dos Conselhos em Juazeiro, reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) para definir as comunidades beneficiadas pelo projeto de regularização fundiária no município.

Na ocasião, além dos conselheiros do CMDRS, estiveram presentes os integrantes da Comissão Municipal de Regularização Fundiária de Juazeiro, composta por seis integrantes, (representantes do poder executivo, poder legislativo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Associação de Tanque Novo e Associação de Caraibeira), que irão indicar as comunidades beneficiadas e acompanhar os trabalhos desenvolvidos...

Nalvinho cobra melhorias para comunidades do interior do município

Na sessão ordinária desta terça (15), o vereador Nalvinho cobrou, mais uma vez, intervenções das secretarias municipais para a realização de melhorias em povoados do interior do município. “Estivemos no último fim de semana, eu e a vereadora Suzana Ramos, e pudemos perceber diversas dificuldades daquelas comunidades. Solicitei, na semana anterior, que fosse feita uma intervenção na área de iluminação no distrito de Juremal e o secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, prontamente atendeu ao pedido, mas precisamos rever muitos outros problemas. É preciso melhorar o acesso de Juremal a Poções, são 18 km de estrada que já estavam ruins e depois das recentes chuvas pioraram muito. Está cada vez mais difícil o acesso ao interior do município”, cobrou. O vereador ressaltou ainda que as comunidades do interior precisam ser mais bem tratadas pelo poder público municipal. ..

Codevasf inicia projeto que beneficia pequenos produtores de comunidades ribeirinhas

Para atender a uma antiga demanda de pequenos produtores de comunidades ribeirinhas situadas na região do Baixo Salitre, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro (BA), contratou a realização de um estudo de fornecimento de água através de adutoras para uso principalmente na agricultura e pecuária.

Em um encontro no auditório da companhia, o superintendente regional, José Hailton Carneiro de Oliveira, o técnico da Codevasf Sérgio Antônio Coelho, o diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Luiz Augusto Costa Fernandes, e integrantes da empresa Geohidro apresentaram, a representantes das comunidades da região do Baixo Salitre, os estudos de concepção e pré-dimensionamento hidráulico de um sistema de adução de água bruta para utilização na pequena irrigação e na dessedentação animal. O governo do estado foi representado pelo diretor de revitalização da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), José Olímpio Rabelo de Morais...

Extensão de rede levará água as comunidades de Mulungu, Seriema e Salinas no Distrito de Pinhões

Esse é o compromisso assumido pela Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE em reunião realizada na última quarta-feira (2) na Associação de Moradores de Mulungu, Distrito de Pinhões. O diretor da Divisão do Interior do SAAE, José Inaldo, explicou para os moradores presentes o funcionamento da adutora Angico/Angical e pediu à compreensão de todos no sentido de usar a água com racionalidade. “Mesmo ainda não tendo assumido oficialmente a responsabilidade pela adutora, a direção do SAAE vem mantendo a manutenção do sistema. Essas três comunidades ainda não tinham sido contempladas com água tratada, então decidimos por ampliar a rede. Faremos a substituição da tubulação de uma para meia polegada para que seja melhorada a pressão da água, mas é preciso que todos se conscientizem e zelem por esse bem que vão receber”, detalhou Inaldo.

“Água tem, o que falta é consciência”. A frase do operador do sistema, Orlando Moura, resume bem a importância de se usar a água de forma racional. Segundo ele, em algumas propriedades tem gente usando a adutora para encher cisternas. “Já sofremos muito com a falta de água. Quando quebrava uma bomba era um sacrifício para arranjar dinheiro e consertar. Graças a Deus o SAAE assumiu a adutora e temos recebido toda assistência, mas é preciso que todos saibam economizar a água para que ela não venha a faltar mais”, reforçou Orlando...

Vereador Anastácio: “Coelba presta serviço de péssima qualidade nas comunidades de Sabiá II e Lagoa do Salitre!”

O vereador Anastácio Assis (SDD) ocupou a tribuna da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Juazeiro nesta terça-feira (01.03) para denunciar o desserviço prestado pela concessionária de energia na Bahia, Coelba. “Estive na região do Salitre passando pelo Sabiá II e Lagoa do Salitre e em reuniões com a comunidade e pude ouvir queixas da população com relação à concessionária de energia Coelba. Segundo a comunidade, a Coelba presta um serviço de péssima de qualidade”, relatou.

De acordo com vereador, os transformadores instalados nas comunidades têm baixa potência causando quedas de energia. “Os moradores estão tendo prejuízos em suas casas, em seus comércios, nas escolas devido a essas quedas de energia. Essa situação acontece quase todos os dias”, contou...

“As comunidades do interior são pequenas, mas têm votos, prefeito”, alerta Suzana

A vereadora Suzana Ramos (PTdoB) usou a tribuna na sessão ordinária desta segunda-feira (29) para solicitar melhorias nas comunidades do interior do município.

“Quero solicitar um mutirão de saúde na comunidade de Massaroca porque a situação não está boa para os moradores. Está havendo um surto de virose com muitas pessoas tendo vômito e diarreia e o atendimento dos postos não é suficiente para resolver esse problema, porque nem atendimento direito eles têm por lá. Isso é um descaso com as comunidades do interior. É importante levar esse recado para o prefeito, vereadores de situação e líder de governo, para que a saúde das pessoas não seja levada como brincadeira...

Movimentos sociais e comunidades religiosas reforçam combate ao Aedes

O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, conta agora com o apoio de movimentos sociais e fiéis das religiões de matriz africana, espíritas, católicos e evangélicos, que estão colocando a fé e o trabalho coletivo e individual a favor da saúde dos baianos. Atendendo à convocação do governador Rui Costa, lideranças religiosas e representantes dos movimentos se reuniram na manhã desta quarta-feira (24), no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), e conheceram as ações que podem ser desenvolvidas em suas comunidades para evitar a proliferação do inseto.
 
O evento contou com apresentações dos secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas Boas, e da Comunicação, André Curvelo, sobre as formas de disseminação do mosquito, as doenças, as maneiras de se combater e prevenir e também de acionar o Estado. Na ocasião, Rui ressaltou a importância do envolvimento de cada cidadão na mobilização e no combate ao mosquito. "Cada entidade tem boletins, páginas nas redes sociais, carros de som, e eu acho que nós temos que nos engajar nisso. Se nós queremos preservar a vida e a saúde dos nossos fiéis, trabalhadores, moradores, temos que participar desse mutirão".  
 
O governador lembrou que o mosquito não se desloca mais de 200 metros do local onde nasceu e que 80% das pessoas que contraíram uma das três doenças foram contaminadas em sua própria residência. "A contaminação vai vir da nossa casa ou da do vizinho. Então, cada um de nós tem que ter a tarefa de atuar no combate e na prevenção. O mosquito precisa de água limpa e calor para se reproduzir, portanto, o convite aqui é para que cada um, no seu segmento, na sua base social, entre na campanha".
 
De acordo com Rui, o Estado está investindo em novas tecnologias para combater o Aedes, como a biofábrica Moscamed, em Juazeiro, que produz mosquitos modificados geneticamente e que, ao se reproduzirem, formam gerações estéreis. "Nós já estamos fazendo testes com mosquitos em Jacobina e Juazeiro, com resultados positivos. Nos lugares onde eles foram soltos, a população de mosquito reduziu em até 80%. Agora estamos procurando apoio do governo federal para produzir este mosquito em larga escala e distribuí-lo pelos lugares onde há os principais focos".
 
Aprovação e mobilização
 
A líder religiosa do candomblé Makota Valdina afirmou que essa convocação por segmentos é fundamental para o sucesso da iniciativa. “Nós somos negros, temos características próprias, somos diversos. Não viemos somente de um lugar, mas de várias culturas, então temos normas, tradições diferenciadas. Eu acho que a gente pode, por meio da Sepromi [Secretaria de Promoção da Igualdade], trabalhar por bairro, por região, colaborando com essa campanha. A mensagem é que água para nós é vida, temos que cultivar a água viva, e não a água que cria mosquito para matar”.
 
O pastor Luís Fernando Ferreira disse que é um momento em que todos estão de braços dados por um objetivo. “A Igreja Adventista do Sétimo Dia, com seus 2,4 mil templos e 180 mil membros, está usando as redes sociais, todos os eventos, para divulgar o combate ao mosquito. Essa convocação do governador Rui Costa é muito boa porque já tínhamos a iniciativa própria e, com a parceria com o Governo, teremos mais material e ferramentas para levar aos nossos membros, que vão levar a campanha para as comunidades”. 
 
Representante do Sindicato dos Agentes Comunitários (Sindacs), Aldenílson Rangel aprovou a mobilização e ressaltou a importância dos agentes comunitários de saúde na ação em toda a Bahia, pedindo a valorização da profissão. “Essa mobilização é muito importante. Nós já estamos mobilizados e nos reunindo com diversos outros órgãos para fazer uma campanha em todo o estado”. O padre José Carlos Silva disse que o Aedes é um problema que afeta a todos, independente do segmento. “É preciso que todos se juntem para combater o mosquito e tomem consciência, procurando, na própria casa, os focos do Aedes aegypti. É preciso que cada um pense não apenas em si, mas também na vida do outro, que é muito importante".
..

Codevasf apresenta projeto de irrigação para comunidades do Baixo Salitre

Nesta terça-feira, dia 23, será realizada no auditório da Codevasf em Juazeiro(BA) uma reunião entre técnicos da companhia e representantes de 22 comunidades rurais localizadas na região do Baixo Salitre, para a apresentação e discussão dos estudos de concepção e pré-dimensionamento hidráulico do Sistema de Adução que vai fornecer água bruta para aquelas comunidades a partir das obras do Canal do Sertão Baiano.

O detalhamento do projeto será feito por  técnicos da empresa Geohidro, contratada para a realização dos serviços. O encontro faz parte de uma série de três plenárias sociais, que foram previstas com o objetivo de promover a participação das comunidades que serão beneficiadas, envolvendo também representantes da sociedade civil, instituições públicas e privadas...

Comunidades rurais recebem R$ 455 mil em convênio para recuperação de barragem

 
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, assinou convênio para a recuperação de uma barragem de terra na comunidade de Carro Quebrado, localizada no município de Uauá, na região nordeste do estado, nesta quinta-feira (11), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 
 
O convênio, firmado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, e a Associação de Desenvolvimento Sustentável do Interior Uauaense, no âmbito no programa Água para Todos, tem o investimento total de R$ 455.075,90. 
 
Além da recuperação da barragem para armazenamento de águas pluviais, o projeto é composto pela construção de uma lavanderia comunitária com dois tanques e um bebedouro para animais, beneficiando diretamente 40 famílias da localidade e a população da região.
 
De acordo com o titular da SDR, a assinatura do convênio garante a recuperação da capacidade de reserva hídrica na comunidade, alcançando o objetivo de servir como armazenamento de água. “Vamos proporcionar a segurança hídrica do reservatório para o abastecimento animal e o desenvolvimento das culturas de subsistência, em regime de agricultura familiar”, destacou Rodrigues. 
 
Independência 
 
Segundo o superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro, o intuito é que já no próximo ano haja um estoque de água à disposição dessas famílias. “Dessa forma, vamos assegurar que essas pessoas possam satisfazer suas necessidades básicas e a permanência delas no campo”. 
 
O presidente da associação, Manoel Ribeiro, afirmou que a expectativa é grande em relação ao convênio. “Essa barragem abastecia a toda região e hoje a carência de água é muito grande. Dependemos de carro-pipa e de pequenas barragens do entorno que não são suficientes para a demanda. A recuperação vai trazer de volta nosso abastecimento e a nossa independência em relação à água”.
..

Projeto São Francisco: Comunicação Itinerante visita duas comunidades em Pernambuco

A equipe da Comunicação Itinerante do Projeto de Integração do Rio São Francisco estará em duas comunidades rurais de Pernambuco nesta quinta-feira (11): Lagoinha, no município de Floresta, no Eixo Leste da obra, às 9h; e na vila produtiva rural (VPR) Captação, em Cabrobó, no Eixo Norte, às 14h30. Os objetivos são informar e esclarecer dúvidas sobre a maior obra de infraestrutura hídrica do país.

Em 2016, a Comunicação Itinerante já esteve em seis comunidades rurais de Cabrobó: Represa, Sanharó, Curralinho, Ponta da Ilha, Carreiro de Pedra e Maria Preta. Moradores das comunidades de Roças Velhas e de Lajedo, em Floresta (PE), e de Umãs, em Salgueiro (PE), também já receberam a ação neste ano...

Comunidades de Cabrobó recebem Comunicação Itinerante do Projeto São Francisco

A equipe da Comunicação Itinerante do Projeto de Integração do Rio São Francisco estará em duas comunidades rurais de Cabrobó (PE) nesta semana: Carreiro de Pedra, às 14h30 desta terça-feira (26/1), e Maria Preta, às 14h30 de quarta-feira (27). O objetivo é informar e esclarecer dúvidas sobre a maior obra de infraestrutura hídrica do país.

Em 2016, a Comunicação Itinerante já esteve em outras quatro comunidades rurais de Cabrobó: Represa, Sanharó, Curralinho e Ponta da Ilha. Moradores das comunidades de Umãs, em Salgueiro (PE), e de Roças Velhas, em Floresta (PE), também já receberam a ação neste ano...

Codevasf fortalece agricultura familiar em comunidades de Sobradinho

Com investimento de R$ 1,15 milhão, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 6ª Superintendência Regional, firmou convênio com a Prefeitura de Sobradinho (BA) para fortalecer a agricultura familiar no município da região Norte da Bahia.

Por meio do convênio serão adquiridos 170 kits de sistemas simplificados de irrigação, destinados a atender famílias de agricultores em situação de extrema pobreza de comunidades rurais. Os recursos são originários da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI) e vinculados ao Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal...