Foram encontrados 610 registros para a palavra: Transporte

Prefeitura conscientiza população sobre combate ao assédio sexual no transporte coletivo

Quem passou pelo centro de Petrolina nesta sexta-feira (04), notou a presença de equipes conscientizando os usuários do transporte coletivo sobre assédio sexual.  A ação faz parte do projeto 'Transporte Seguro', desenvolvido pela prefeitura por meio de parcerias. Através da distribuição de folhetos, da colagem de cartazes nos ônibus e do diálogo com passageiros, as equipes tiveram a oportunidade de conscientizar a população sobre a importância de denunciar os agressores e combater essa prática no transporte municipal. 

Para a secretária executiva da Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana, a mobilização atingiu seu objetivo. "Podemos considerar a ação como muito positiva, onde foi possível sentir a aprovação dos passageiros, que falavam sobre a importância e pediam material para também divulgarem a ação. A prefeitura tem desenvolvido uma série de atividades direcionadas às atividades de proteção à mulher a fim de que se possa combater não somente o assédio sexual, mas todas as formas de violência", afirma. ..

PETROLINA: Prefeitura realiza ação de combate ao assédio sexual no transporte coletivo

Nesta sexta-feira (04) a Prefeitura de Petrolina vai promover um Dia “D” de combate ao assédio sexual no transporte coletivo da cidade. Através do projeto 'Transporte Seguro' que utiliza o tema 'O transporte é público. O corpo da mulher, não!', a secretaria executiva da Mulher e Acessibilidade pretende discutir o assunto no ponto de ônibus com maior fluxo de passageiros.  A concentração está prevista para às 10h, no ponto localizado na rua Dom Vital, ao lado do Mercado Turístico.  A ideia é que com a conscientização as vítimas se sintam estimuladas a denunciarem os agressores, e consequentemente, inibir futuras agressões.

 A Secretária Executiva da Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana, fala da importância de estimular as mulheres a denunciar o crime. “Inúmeras pesquisas mostram, há anos, a prevalência da violência contra as mulheres no Brasil e Petrolina tem desenvolvido importantes ações que visam combater e mudar essa triste realidade. Essa ação no transporte coletivo, que ocorre com importante parceiros, vem reafirmar a atenção e seriedade do município com a mulher petrolinense”, pontua...

AGORA É LEI: Projeto do deputado Marcell Moraes autoriza transporte de animais em ônibus para toda a Bahia

Foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia o projeto de lei nº 21.303/2015 de autoria deputado estadual Marcell Moraes (PSDB), que autoriza o transporte de animais domésticos em coletivos na Bahia. “Hoje em dia os animais estão cada vez mais inseridos nas famílias brasileiras e com mais direitos. São criados como verdadeiros filhos. Muitas pessoas deixam de sair de casa por não ter como levar os seus animais e não querem deixá-los sozinhos. Esse projeto de Lei tem como objetivo dar melhores condições de viagem para os animais e seus tutores”, informa Marcell.

Para que a viagem ocorra, o passageiro deverá apresentar certificado de vacina em dia. Os animais deverão ser transportados em contêiner de fibra de vidro ou material similar resistente, à prova de vazamentos. Ainda de acordo com o projeto do parlamentar, o transporte dos animais será proibido nos dias úteis, entre as 6h e 10h e entre 16h e 19h. E para viagens interestaduais será cobrada a carteira de vacinação do animal com a aplicação das vacinas antirrábica e polivalente...

Em audiência pública, prefeitura inicia processo para reestruturar transporte coletivo de Petrolina

Pela primeira vez na história de Petrolina, a prefeitura fará um processo licitatório para reestruturar o sistema de transporte coletivo do município. Ônibus novos e com ar-condicionado são apenas algumas das exigências do contrato a ser firmado entre a gestão e a empresa que assumirá o serviço na cidade. Estas novas exigências foram discutidas durante uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira (20).

O encontro realizado pela Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) dá início ao processo histórico que deve assegurar à reestruturação. Durante mais de quatro horas, representantes da prefeitura apresentaram os requisitos da nova licitação e também ouviram às demandas dos usuários que sofrem há anos, principalmente, com o sucateamento da frota...

Audiência pública discute transporte coletivo em Petrolina nesta sexta-feira

A reestruturação do Sistema de Transporte Coletivo de Petrolina estará em discussão nesta sexta-feira (20), a partir das 8h, durante audiência pública na Câmara Municipal. A reunião realizada pela Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA)  faz parte do processo licitatório que vai selecionar a nova empresa responsável pelo transporte de milhares de petrolinenses.

Durante o evento, representantes da prefeitura e de outros órgãos competentes deverão ouvir às demandas da comunidade e assim apresentar às novas exigências a serem cumpridas pela operadora...

Prefeitura prorroga prazo para vistoria de transporte público complementar e individual de Petrolina

Os prazos para a realização da vistoria anual obrigatória de veículos que compõem o sistema local de transporte público complementar e individual de passageiros foi ampliado pela Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA). Os veículos de transporte complementar, escolar, táxi, mototáxi, de fretamento e de turismo que deveriam realizar o procedimento até 16 de abril, agora poderão realizar até 11 de maio. Os mototaxistas também terão um prazo prorrogado até o dia 11 de maio.

Segundo a AMMPLA, as vistorias são importantes para que os passageiros saibam identificar o profissional regular, aumentando a segurança no trânsito. Os responsáveis pelos veículos devem acessar o link https://ammpla.interage.in/publico e informar o número do Termo de Permissão (TP) e o CPF ou CNPJ do proprietário do veículo. Em seguida, o motorista vai enviar os seguintes documentos digitalizados: cópias dos documentos pessoais, comprovante de residência, Certificado de Registro de Veículo (CRV), certidão negativa de antecedentes criminais dos estados da Bahia e Pernambuco, certidão de nada consta da habilitação, e a comprovação dos cursos de especialização...

Ministério dos Transportes libera recursos para continuar pavimentação asfáltica na BR 235

A região de Campo Alegre de Lourdes e Juazeiro tem muito a comemorar. Atendendo à solicitação do Deputado José Carlos Araújo (PR), o Ministério dos Transportes liberou recursos para continuar as obras de pavimentação asfáltica na BR 235 beneficiando a população de Campo Alegre de Lourdes e Remanso.

O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (11), pelo Ministério dos Transportes Valter Casimiro ao Deputado José Carlos Araújo e ao prefeito Enilson, de Campo de Lourdes. O deputado José Rocha e o Superintendente Regional do DNIT no Estado da Bahia, Amauri Sousa Lima também participaram do encontro...

Alex da Piatã quer obrigatoriedade de suporte em ônibus intermunicipais para transporte de bicicletas

Através de um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) quer a obrigatoriedade de suporte para a colocação e transporte de bicicletas em ônibus intermunicipais no Estado da Bahia.  A medida visa beneficiar o cidadão que possui o veículo, mas, por não possuir carro particular, tem dificuldade de desloca-lo de um canto a outro. De acordo com o texto da matéria, o suporte, instalado na parte dianteira, deverá conter espaço para, no mínimo, três bicicletas, devendo ser dotado de mecanismo de travamento acionado pelo motorista.

As despesas de instalação ficarão a cargo das empresas, cuja regulação e fiscalização para aplicação da lei, caso venha ser aprovada e sancionada, será de responsabilidade do governo do Estado. A infração a legislação pode acarretar ao responsável infrator uma multa no valor de R$ 600,00 dobrada em caso de reincidência. De acordo com Alex, em sua justificativa, a lei visa atualizar o direito do usuário de usufruir do transporte público com o direito de integração dos meios de locomoção. ..

SEDUR PROMETE APRESENTAR PROPOSTA AO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES PARA CONSTRUÇÃO DE PASSARELA NA BR-407

Nesta segunda-feira (19) o leitor Jefferson Lima encaminhou vídeos ao Blog relatando a situação de perigo na travessia da BR-407, imediações do Shopping de Juazeiro (Veja aqui). Ele pediu ação das autoridades municipais no sentido de construir uma passarela, em resposta a Sedur (Secretaria de Orbas e Desenvolvimento Urbano) enviou a seguinte nota: “A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano/ Sedur informa que sua equipe técnica  composta por engenheiros e arquitetos apresentará proposta ao Ministério dos Transportes, órgão responsável pela execução da obra da Travessia Urbana em Juazeiro, a fim de que seja inserida a passarela na área do Jua Guarden Shopping que trará maior segurança e mobilidade a população”. ..

Após reivindicação da UPB, governo dobra valor do transporte escolar

Após a queixa feita pelo presidente da UPB, Eures Ribeiro, o governador Rui Costa enviou o secretário da Educação, Walter Pinheiro, ao Encontro de Prefeitos, na manhã deste sábado (17) para anunciar o acréscimo de 100% no valor repassado aos municípios para o custeio do Programa Estadual do Transporte Escolar (PETE/BA). Na Bahia, cerca de 400 municípios têm o serviço pactuado com o governo estadual.

A notícia foi comemorada pelos prefeitos. "Queremos agradecer ao governador e ao secretário Pinheiro. Os municípios praticamente pagavam para transportar os alunos da rede estadual de ensino, porque o valor era muito pequeno. Com essa correção, com certeza, vai dar para a gente fazer com tranquilidade", destacou o presidente da UPB, Eures Ribeiro, que há três meses negocia com o governo a ampliação do repasse...

MPF processa ex-prefeitos de Abaré (BA) por mau uso de lancha destinada ao transporte escolar

O Ministério Público Federal (MPF) em Paulo Afonso (BA) entrou com recurso pelo bloqueio de bens de dois ex-prefeitos de Abaré (BA) envolvidos na apropriação e desvio de finalidade de bem público: uma lancha destinada ao transporte de alunos ribeirinhos da rede municipal de ensino. O MPF havia ajuizado ação pedindo a condenação dos réus e o bloqueio de R$ 817.755,66 em bens – valor que equivale à soma do prejuízo e da multa civil. No entanto, o pedido liminar para o bloqueio do valor foi negado pela Justiça Federal em Paulo Afonso/BA.

Segundo o recurso, durante as gestões de Delísio Oliveira da Silva (2009-2012) e Benedito Pedro da Cruz (2013-2016), a embarcação, doada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2011, por meio do Programa Caminhos da Escola, não foi devidamente utilizada para o transporte escolar, permanecendo ancorada na casa de Delísio. Enquanto isso, os alunos da rede municipal de ensino se arriscavam em embarcações deterioradas sem qualquer segurança...

Renovação de alvarás do serviço de transporte público pode ser feito online em Petrolina

Desde janeiro, a Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) está renovando os alvarás de transporte público complementar e individual de passageiros de Petrolina. O documento concedido ao permissionário do serviço legaliza o exercício da profissão e é emitido anualmente e segue o calendário do órgão. Este ano, a novidade é que o agendamento para renovação do Alvará pode ser feito online, através do link https://ammpla.interage.in/publico. Em seguida, basta o motorista informar o número do Termo de Permissão (TP) e o CPF ou CNPJ do proprietário do veículo.

Após preencher essas informações, o motorista vai enviar os seguintes documentos digitalizados: cópias dos documentos pessoais, comprovante de residência, Certificado de Registro de Veículo (CRV), certidão negativa de antecedentes criminais dos estados da Bahia e Pernambuco, certidão de nada consta da habilitação, e a comprovação dos cursos de especialização. Poderão ser requisitados outros documentos dependendo da categoria do veículo. Após isso, ele receberá o boleto para pagamento das taxas e saberá a data para comparecer no Sest/Senat, no bairro KM 2, para fazer as vistorias...

Merendeiras protestam em Petrolina contra o atraso no pagamento de salário e falta de vale transporte

Mais de 20 merendeiras que prestam serviços à empresa Premium contratada pelo Governo do Estado pararam as atividades desde ontem segunda-feira (12). Elas fazem parte do grupo de mais de 160 profissionais que reclamam de atrasos constantes no pagamento dos salários, falta de vale- transporte que as profissionais não recebem desde agosto de 2017, vale alimentação atrasado há três meses e  salário família que nunca foi pago.

As merendeiras se reuniram na Gerencia Regional de Educação, e conversaram com a gestora Anete Ferraz, sendo orientadas a voltarem ao trabalho. Também conversaram com o presidente do Sindicato da categoria, João Soares, Elas querem resolver a situação que se arrasta desde que a empresa Premium assumiu o contrato com o estado. Para as merendeiras, meses de angústia e nenhuma solução. Rosinaide Farias trabalha na Escola do N6 e desde agosto está sem vale- transporte. “Estou pagando para trabalhar porque a empresa nunca deu vale- transporte”, diz a merendeira...

LEITOR RECLAMA DE BURACO E DA FALTA DE SOLIDARIEDADE DE MOTORISTA DE TRANSPORTE COLETIVO

O mototaxista Alan Kardek flagrou na manhã desta segunda-feira (05) um acidente no ponto de ônibus no bairro João XXIII, por conta de um buraco aberto pelo SAAE, cujo reparo ainda não foi efetuado. Ao descer do transporte público o idoso não teve equilíbrio e foi ao chão, recebendo apoio de populares enquanto aguardava uma viatura do SAMU. Veja a mensagem do leitor: “Estou aqui, mas uma vez para mostrar a você as mazelas de nossa cidade. Sou mototaxista e eu bem sei o quanto nossa cidade está abandonada em termos de infraestrutura. Hoje presenciei um acidente com um idoso de 77 anos, o mesmo caiu do ônibus da Joalina e eu e mais algumas pessoas prestamos socorro. Falei com o motorista e o mesmo não se deu nem o trabalho de descer do ônibus e prestar socorro. Falei com ele e ele só me disse o seguinte ‘Eu avisei que aí tinha um buraco’. Em que país nós vivemos onde não somos solidários nem com um idoso” lamentou. ..

Moradores do Residencial Vivendas em Petrolina reclamam do atendimento do transporte público

Desde o dia 13 de janeiro foram reajustados os valores das passagens do transporte público de Petrolina. O cidadão paga atualmente R$ 3,70. Todavia, os velhos problemas continuam: hoje pela manhã recebemos fotos de longas filas de espera dos passageiros do Residencial Vivendas. Os moradores reclamam da demora dos ônibus e "este quando chegam ficam superlotados".

As mães de alunos são as mais prejudicadas. "Elas sofrem para levar as crianças para escolas, muitas ficam em pé ou sentados no motor do ônibus”. Alerta um dos denunciantes...

Teresa Leitão quer abrir a CPI dos Transportes Públicos em Pernambuco

A deputada estadual Teresa Leitão anunciou que já começou a colher as assinaturas necessárias para a criação da CPI do Transporte Público na Assembleia Legislativa de Pernambuco. "Queremos uma CPI que apure, investigue e busque soluções", disse em pronunciamento na Alepe.

Dentre outros, a CPI terá como objetivo a apuração da execução e da eficiência do sistema de transporte coletivo metropolitano em Pernambuco. Também deve apurar a falta de repasses de verbas públicas referentes à arrecadação do VEM e investigar e avaliar a gestão dos itinerários, bem como as condições de segurança e a qualidade dos veículos utilizados. A deputada necessita da assinatura de 17 deputados estaduais para instalar a CPI...

FRANCISCO ODÉCIO ASSUME PRESIDÊNCIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSPORTES

Francisco Odécio, popular Chico Bito, presidente da Federação das Associações de Moradores e Entidades Afins de Juazeiro é o novo presidente do Conselho Municipal de Transportes. Nem bem assumiu a função e já começou com uma extensa pauta de reinvindicação para toda cidade de Juazeiro neste início de 2018. Confira:

..

Deputado Marcell Moraes é autor da lei que autoriza animais domésticos em transportes coletivos da Bahia

O deputado estadual e protetor da causa animal Marcell Moraes (PV), apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, um Projeto de Lei nº 21.303/2015, para que animais domésticos pudessem acompanhar seus tutores nos transportes coletivos da Bahia, e após muito trabalho e dedicação alcançou essa conquista, tendo seu proposto sancionado, tonando lei em todo estado.

De acordo com o parlamentar, o intuito é dar melhores condições de viagens para os animais e seus tutores “Hoje em dia os animais estão cada vez mais inseridos nas famílias brasileiras e com mais direitos. São criados como verdadeiros filhos. Muitas pessoas deixam de sair de casa por não ter como levar os seus animais e não querem deixá-los sozinhos”, afirma Moraes. ..

Itinerário dos transportes coletivos será alterado durante o carnaval de Juazeiro

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), informa que durante o carnaval de Juazeiro, que acontece de 26 a 28 de janeiro, haverá mudança no itinerário dos transportes coletivos. Durante os três dias de festa carnavalesca, os “corujões” irão trafegar de 1h às 5h da manhã. Seis ônibus estarão à disposição dos foliões, saindo do terminal com roteiros pré-estabelecidos.

“O folião que optar pelo transporte coletivo na volta para casa, pode ficar tranquilo, pois nossa guarda municipal estará no terminal de ônibus para garantir a segurança e os fiscais de transporte para assegurar que a empresa cumpra o itinerário estabelecido”, garante o diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado. ..

A partir deste sábado (13) transporte público em Petrolina custa R$ 3,70

Começou a vigorar neste sábado (13) a nova tarifa municipal de transporte urbano em Petrolina. A passagem de ônibus subiu de R$ 3,50 para R$ 3,70 (inteira). Para quem utiliza o Bilhete Integrado (BIP) nas modalidades 'Cidadão' e 'Trabalhador', o valor pago passará de R$ 3,20 para R$ 3,40. O reajuste de 5,71% ainda é menor que a média nacional, de 7,84%. 

Os estudantes que utilizam o BIP pagarão R$ 1,85, valor referente a meia passagem e com desconto para quem compra antecipadamente. O reajuste também é menor que o registrado no ano passado, de 9,4%. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros do Vale do São Francisco (Setranvasf), o aumento cobrirá os gastos com a elevação de custos dos insumos no transporte (pneus, combustíveis, peças e acessórios, salários) acumulados durante os últimos meses. ..