Foram encontrados 5211 registros para a palavra: Ian

Adolfo Viana parabeniza prefeito de Jaguarari pela inauguração da casa de apoio em Salvador

O deputado estadual Adolfo Viana participou na manhã desta sexta-feira (31) da inauguração da Casa de Apoio de Jaguarari, iniciativa do prefeito Everton Rocha que se preocupou em oferecer acolhimento e conforto para a população local que vem para Salvador fazer tratamento médico. A casa ampla e bem arejada fica no bairro de Brotas, local escolhido pela proximidade de clínicas e hospitais. 

Conforme o prefeito, cada detalhe foi muito bem pensado para que as pessoas não sintam tanto a falta de casa. "Busquei oferecer os serviços que eu quero pra mim. Não vou medir esforços para oferecer conforto ao povo de Jaguarari, pontuou Everton Rocha...

Após conversa com ministro, prefeito Miguel Coelho consegue adesão de Petrolina ao programa 'Criança Feliz'

O município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, não aparece na lista dos municípios contemplados pelo programa 'Criança Feliz', do Governo Federal. A iniciativa promove o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. O município sertanejo ficou fora da lista devido ao baixo ID-CRAS (Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referências da Assistência Social) no ano de 2015.

Para participar do programa, o índice – que mede a qualidade dos serviços prestados nos CRAS, além da quantidade de equipes e da estrutura física dos centros – deve chegar a 3. Petrolina, em 2015, teve a média de 2.33, tornando o município inelegível para participar da iniciativa. "Mesmo sendo considerada cidade de grande porte, Petrolina ficou fora do programa devido ao ID-CRAS de 2015, que foi bem menor que 3. Municípios menores, como Cabrobó, Parnamirim e Ouricuri, por exemplo, alcançaram o índice de 3.33, enquanto Petrolina ficou abaixo de 2.5", explicou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina, Kátia Carvalho...

Judoca de Juazeiro é convocada para a Seleção Baiana de Judô

A judoca Alana Maíra recebeu na última terça feira, a convocação pra fazer parte da Seleção Baiana de Judô Sub 18. A atleta irá representar a cidade de Juazeiro no CAMPEONATO BRASILEIRO DE JUDÔ (REGIÃO III) que ocorrerá em Vitória no Espírito Santo.

Esse é um momento único na vida dessa guerreira que tem feito muito pelo judô da nossa cidade. Alana é a princesa do Clube Judô Juazeiro e com apenas 16 anos já exerce um papel de liderança e influência sobre os demais atletas. Ela tem se destacado e mostrado a força da mulher juazeirense para toda Bahia desde 2014 quando ela foi Campeã Nacional de Judô. Veja abaixo o momento em que a atleta recebeu a notícia:

..

Operação "Carne Fraca" estimula polêmica entre carnívoros, vegetarianos e veganos

Por razões religiosas, preferenciais ou de restrição alimentar, o consumo de carne entre as pessoas é variado. Em alguns casos, nulo. A relação das pessoas com o alimento, que já era alvo de algumas polêmicas, é o assunto do momento nas discussões sobre o consumo entre carnívoros, vegetarianos e veganos. O burburinho foi intensificado com a deflagração da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que investiga empresas envolvidas na manipulação irregular das carnes brasileiras.

De acordo com a Nutricionista da Clínica ADS, Carla Reis, a não ser que faça a opção por ser vegetariano ou vegano por razões pessoais, as pessoas não precisam deixar de comer carne vermelha. "O importante é ficar atento à procedência do alimento e ao seu aspecto. Os cortes magros são as melhores opções para a saúde, já que gordura em excesso faz mal", diz. A especialista explica que as carnes vermelhas são uma das nossas principais fontes de ferro heme (rapidamente absorvido pelo organismo), além de conter os nove aminoácidos essenciais e serem ricas em vitamina B12, B6 e zinco.  ..

Artigo: MARÇO 1964/MARÇO 2017 - A VOLTA DITADURA MILITAR E AS REDES SOCIAIS

Faz 53 anos do início da ditadura militar que se instalou no nosso país e perdurou por duas décadas. Dia 26 de março (domingo) observou-se grupos defendendo o que eles chamam de intervenção militar.

Anda circulando nas redes sociais uma mensagem que aborda a suposta situação de dificuldades financeiras em que ficaram ex-presidentes militares e seus familiares cuja intenção é clara em enaltecer o regime ditatorial e seus Mitos atuais...

Por incompatibilidade na agenda do Governador Rui Costa, Constesf adia lançamento da Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) informa o adiamento do lançamento da Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho, que aconteceria no próximo dia 30, no auditório da Chesf, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti). A decisão de adiamento foi tomada devido a outro compromisso importante na agenda do Governador Rui Costa na data que se realizaria o evento, e por considerar o grande interesse do governador em estar presente no lançamento.

Uma nova data será determinada por compreendermos que um evento importante, como a consolidação de uma Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho, terá melhor resultados e será mais satisfatório, principalmente para os participantes convidados, com a participação do Governador Rui Costa e demais autoridades do estado. Em breve, será divulgada uma nova data para a realização desse evento de grande importância para o desenvolvimento da região...

Prefeitura de Sobradinho vai dar suporte ao evento "Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho"

Secretários municipais de Sobradinho(BA) estiveram reunidos para discutir as tarefas de cada pasta no trabalho de apoio a realização do evento "Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho",que acontecerá no próximo dia 30, quinta-feira, no auditório da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).  A solenidade vai contar com a participação de autoridades locais e estaduais, como representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

A Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho é uma proposta do Consórcio Sustentável Território do São Francisco (Constesf), que consiste na aplicação da estratégia da borda do lago, da ocupação com empreendimentos de produção de frutos para transformar o local num grande polo de fruticultura irrigada da Bahia. No evento também será discutida a condição logística da borda do lago para a instalação de uma central de processamento de frutas para doce, sucos, geleias, frutas desidratadas, frutas in-natura, packhouse, para exportação via terminal alfandegado de Petrolina e para consumo interno...

EU PENSO ASSIM...ALELUIA! GANHAMOS UMA EM CASA PELO “BAIANÃO”

Pelo Campeonato Baiano da primeira divisão/2017, depois de oito rodadas, de 29/01 até 19/03, o time da JUAZEIRENSE, não conseguiu vencer seus adversários dentro de casa, no Adauto Moraes. Talvez, a pouca produtividade que o time vinha mostrando, isso, tenha tirado o ânimo da torcida que na grande maioria, se afastou do estádio. Na verdade, nos três últimos jogos aqui, houve um ínfimo crescimento de público. No jogo contra o VITÓRIA DA CONQUISTA, foram 84 pagantes. Quando jogamos contra o RIVER (NORDESTÃO), 94 pagaram ingressos e domingo (26), pelo BAIANÃO, tivemos a primeira vitória, aqui, 1x0 sobre o GALÍCIA, as bilheterias do Adauto Moraes venderam 175 ingressos. Para um jogo de tanta importância como esse, foi pouco, muito pouco. Assim, o “CANCÃO DE FOGO” se despediu de sua torcida, pois seu último compromisso pelo Campeonato Baiano, será 12 de abril, fora, contra o BAHIA DE FEIRA.

E depois dessa importante vitória, domingo sobre o GALÍCIA (rebaixado), em casa, 1x0, como fica a vida da JUAZEIRENSE no certame baiano?..

Juazeirense vence Galícia em casa e diminui risco de rebaixamento no Baiano

A Juazeirense estava devendo uma vitória no Adauto Moraes ao seu torcedor. E ela veio em um momento importante no Campeonato Baiano. O Cancão bateu o Galícia, em casa, por 1×0, foi a nove pontos e abriu cinco do Flamengo de Guanambi, o primeiro time na zona de rebaixamento do estadual. A derrota sacramentou o rebaixamento da equipe de Salvador.

Apesar da situação do adversário na tabela, que havia somado apenas um ponto no campeonato, o Cancão não encontrou facilidades diante do Galícia. Após um primeiro tempo de poucas emoções, a Juazeirense só conseguiu definir a partida na segunda etapa, com um gol do atacante Emerson Bahia. A primeira etapa não foi boa para os atacantes do Cancão. Sassá e Danilo Balla perderam boas oportunidades para abrir o placar dentro da grande área. No finalzinho, pressão dos donos da casa que ainda colocaram uma bola na trave com o lateral-esquerdo Marquinhos...

Jogadores mais experientes do elenco, Braz e Waguinho pregam união na reta final do Baiano

Faltam dois jogos para o final da participação da Juazeirense no Campeonato Baiano. Em oitavo, com seis pontos, o Cancão precisa somar pontos para afastar de vez o risco de rebaixamento. Hoje, o primeiro desafio. A equipe recebe o Galícia, às 16h no Adauto Moraes. O Galícia é o lanterna da competição com apenas um ponto. Uma vitória em casa pode ser o suficiente para manter o Cancão na elite do futebol estadual. Na última rodada, o Cancão encara o Bahia de Feira, no Joia da Princesa.

Um dos mais experientes do elenco, o volante Waguinho está no clube desde 2011 e não esconde a insatisfação pelo momento que o Cancão atravessa. “Sentimento de dor. Estamos sempre acostumados a brigar nas cabeças e hoje estamos lá embaixo. Está me incomodando muito, sempre converso em casa com a minha família e não vejo a hora de passar a borracha nisso tudo, dar a volta por cima e colocar a Juazeirense onde ela merece estar”, fala...

Governo investe na qualificação de produtores culturais baianos com o Bahia Criativa

Fomentar a produção por meio da qualificação e capacitação de produtores baianos. Essa é uma das missões do Escritório Bahia Criativa, que funciona nas instalações do Forte do Barbalho, em Salvador, e tem realizado cursos e consultorias, de forma gratuita, para produtores, sendo pessoas físicas ou jurídicas. Ideal para quem deseja, por exemplo, inscrever seus projetos em leis de incentivo e programas como o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura), que está com inscrições abertas e vai destinar, somente em 2017, R$ 15 milhões para patrocinar iniciativas culturais de todos os segmentos. um oportunidade de se qualificar sem custos, que pode abrir portas para negócios culturais. 

Vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o Bahia Criativa foi pensado para produtores e empresas que desejam ter acesso a editais, programas e leis de incentivo, e precisam apresentar seus projetos para grandes empresas. Pensando nisso, o escritório oferece atividades de formação como palestras, oficinas, e cursos de média e curta duração, além de assessoria técnica, via consultorias individuais ou coletivas. Entre os temas abordados estão elaboração de propostas, enquadramento de projetos, captação de recursos, prestação de contas e marketing cultural, tudo gratuitamente.

Para a coordenadora executiva do Bahia Criativa, Luciana Vasconcelos, o escritório trabalha com gestão voltada para os produtores culturais baianos. "Oferecemos assessoria e formação para empresários, empreendedores, e não precisa necessariamente ter experiência com projetos e produção cultural. Temos muitos cases de sucesso de pessoas e empresas que tiveram bons resultados e entendemos que ajudamos aqueles que têm programas de incentivo como o Fazcultura como porta de entrada no mercado cultural. Nosso objetivo é que as pessoas não deixem de ter acesso a essas políticas públicas por falta de conhecimento técnico".

Selecionada para um processo de consultoria continuada no Bahia Criativa, a administradora da Huol Criações, Cacilda Póvoas, foi acompanhada durante 2015 e 2016. Responsável por diversos projetos, a produtora inscreveu a ação JAM no MAM para a assessoria técnica, que identificou algumas fragilidades e maiores dificuldades da empresa. "Temos um evento muito bem aceito pelo público baiano, mas que enfrenta dificuldades para captação de recursos, e trabalhamos isso também na consultoria. É um desafio também devido à particularidade de ser um projeto realizado durante o ano inteiro, o que aumenta o custo e precisa de investimento continuamente".. 

Depois do acompanhamento, a produtora comemora bons resultados, como a primeira vez, desde 2008, em que o projeto captou recursos por meio da Lei Rouanet. "Eu percebo que essa consultoria foi muito importante para darmos uma 'guinada' no projeto. O processo criou uma possibilidade de refletir sobre esse trabalho de captação de recursos que vínhamos desenvolvendo, identificar novos parceiros, terceirizar alguns serviços, abrindo espaço para novas possibilidades", diz Cacilda.

O Escritório Bahia Criativa mantém uma página no Facebook onde são divulgadas todas as informações referentes às próximas atividades, e os interessados podem tirar dúvidas pelo telefone (71) 3319-0033 ou do e-mail [email protected]...

Governo anuncia edital para comercialização da produção artesanal baiana

Em abril, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre) lançará um edital para a atividade de comercialização da produção artesanal baiana. A notícia, anunciada durante o X Encontro de Artesãs e Artesãos da Bahia, realizado nesta quinta-feira (23), no Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória, foi festejada por cerca de 200 artesãs e artesãos presentes no evento.

O edital, no valor de R$ 500 mil, prevê a seleção de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que, em sistema de consignação, será responsável por comercializar, na antiga sede do antigo Instituto Mauá no Porta da Barra e em uma loja na Ceasinha do Rio Vermelho, a produção artesanal de associações e grupos de artesanato do estado. ..

Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho será lançada dia 30

Uma nova Era de desenvolvimento para a região do Lago de Sobradinho. É com este objetivo que será lançada a Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho, no próximo dia 30, às 9h, em solenidade no auditório da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em Sobradinho. A solenidade vai contar com a participação de autoridades locais e estaduais, como representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). 

A Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho é uma proposta do Consórcio Sustentável Território do São Francisco (Constesf), liderada pelo prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente. A proposta consiste na aplicação da estratégia da borda do lago, da ocupação com empreendimentos de produção de frutos para transformar o local num grande polo de fruticultura irrigada da Bahia, inclusive, a condição logística da borda do lago para a instalação de uma central de processamento de frutas para doce, sucos, geleias, frutas desidratadas, frutas in-natura, packhouse, para exportação via terminal alfandegado de Petrolina e também para consumo interno. ..

ADOLFO VIANA PEDE ATENÇÃO ESPECIAL AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA A REGIÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO

O deputado estadual Adolfo Viana (PSDB), participou nesta quarta-feira (22) de uma audiência com o secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa e no encontro, pediu uma atenção especial à população do Vale do São Francisco que está refém da violência. O parlamentar tucano lamenta que o interior, antes considerado um local de total tranquilidade, tenha se transformado num campo de batalha, pois os bandidos que invadem os municípios entram fortemente armados, aterrorizando a população.

Em contato com o Blog Geraldo José Adolfo Viana declarou: “As pessoas estão apavoradas por conta dos inúmeros casos que vem ocorrendo na região. Explodem caixas eletrônicos, carros-fortes, assaltam agências bancárias, os comerciantes são assaltados constantemente... Todos esses eventos afetam a economia da cidade. Quando uma agência é assaltada leva muito tempo para ela retomar as atividades, as pessoas têm que se deslocar para fazer transações bancárias em outras cidades, perdem tempo, tudo isso prejudica a economia”...

Relatório mostra que 40% das crianças brasileiras entre 0 e 14 anos vivem na pobreza

Aproximadamente 17 milhões de crianças até 14 anos vivem em domicílios de baixa renda. O número representa o equivalente a 40,2% da população brasileira nessa faixa etária. Quando separado por região, o Norte e o Nordeste apresentam as piores situações: 60,6% e 54% das crianças vivem com renda domiciliar per capita pensal igual ou inferior a meio salário mínimo. Desse total, 5,8 milhões vivem em situação de extrema pobreza, caracterizado pela renda per capita inferior a 25% do salário mínimo. As informações foram reunidas no relatório 'Cenário da Infância e Adolescência no Brasil', divulgdo pela Fundação Abrinq. Em sua quarta edição, a publicação reúne 23 indicadores sociais divididos nos temas trabalho infantil, saneamento básico, mortalidade e educação. "Nesta edição, além de retratar a situação das crianças no Brasil, também apresentamos a Pauta Prioritária da Infância e Adolescência no Congresso Nacional.

O conteúdo revela as prinicpais proposições legislativas em trâmite no Senado e na Câmara dos Deputados, com os respectivos posicionamentos da Fundação Abrinq baseados na efetivação e proteção de direitos da criança e do adolescente no Brasil", explicou Heloisa Oliveira, administradora executiva da instituição. A violência contra crianças e adolescentes é um dos temas abordados no estudo, que identificou o assassinato de 10.465 crianças e jovens até 19 anos no Brasil em 2015 - o que corresponde a 18,4% dos homicídios cometidos no Brasil naquele ano...

Vencedores baianos do Desafio Universitário seguem para etapa nacional

Vêm do Norte ao Sul da Bahia os quatro jovens universitários que representarão o Estado na etapa nacional do Desafio Universitário em Brasília, no mês de abril. De instituições de ensino dos municípios de Ilhéus, Salvador e Juazeiro, os vencedores da etapa estadual da competição foram conhecidos neste domingo (19), em cerimônia realizada no Sauipe Resort, no Litoral Norte da Bahia. Mais de 2,2 mil estudantes se inscreveram nesta edição e cerca de 40 disputaram a final.

Após passar um ano conciliando a participação no Desafio Universitário com os últimos períodos do curso de Administração e mais o trabalho na empresa júnior da universidade, Polyana Neves de Jesus conquistou o maior destaque da noite. A estudante da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, foi premiada com o primeiro lugar da competição. "Assim como tudo que tenho feito, nas áreas acadêmica e profissional, o Desafio vai me ajudar bastante. Foi incrível, e eu me vejo na área de empreendedorismo no futuro", planeja a vencedora, emocionada com o reconhecimento...

Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho será lançada dia 30

Uma nova Era de desenvolvimento para a região do Lago de Sobradinho. É com este objetivo que será lançada a Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho, no próximo dia 30, às 9h, em solenidade no auditório da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em Sobradinho. A solenidade vai contar com a participação de autoridades locais e estaduais, como representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

A Aliança para o Desenvolvimento do Vale do Lago de Sobradinho é uma proposta do Consórcio Sustentável Território do São Francisco (CONSTESF), liderada pelo prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente. A proposta consiste na aplicação da estratégia da borda do lago, da ocupação com empreendimentos de produção de frutos para transformar o local num grande polo de fruticultura irrigada da Bahia, inclusive, a condição logística da borda do lago para a instalação de uma central de processamento de frutas para doce, sucos, geleias, frutas desidratadas, frutas in-natura, packhouse, para exportação via terminal alfandegado de Petrolina e também para consumo interno...

Juazeirense continua sem vencer em casa e vai brigar para não cair

A Juazeirense eliminou todas as chances matemáticas de classificação ao empatar em casa com o Vitória da Conquista neste domingo (19) e a luta agora é contra o rebaixamento.A Juazeirense buscou o gol durante todo o jogo, mas faltou criatividade nas conclusões, frustrando pouco mais de 80 torcedores que compareceram ao Estádio Adauto Moraes. Com o empate a Juazeirense, que ainda não venceu em casa, somou 6 pontos e continua muito próximo da perigosa zona de rebaixamento.

Ao final do jogo o presidente Roberto Carlos atribuiu o fraco desempenho do time na temporada à falta de sorte: “O futebol é assim, você contrata bem e às vezes não dá certo. Contratamos seis meias e não deu certo, alguns se contundiram, outros não renderam o esperado. Futebol é assim , fazer o que?”, ponderou...

Rede Municipal de Ensino de Juazeiro é referência para outros municípios baianos

Com o objetivo de conhecer de perto a experiência da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, que hoje é referência em educação pública de qualidade na Bahia, a secretária de Educação do município de Itabuna, Anorina Smith, sua assessora de formação, Andrea Ribeiro e a diretora de Educação Básica, Elisângela Messias visitaram nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), a Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC e conheceram de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido, e que tem transformado a Educação de Juazeiro.

A secretária da SEDUC, Lucinete Alves reuniu algumas superintendências e diretorias para apresentar os avanços dos últimos oito anos, destacando a política educacional, os programas, projetos e parcerias que estão sendo trabalhados, e o que está previsto para 2017. "É muito gratificante para nós receber a visita de outros municípios, compartilhar experiências, apresentar o trabalho da nossa equipe e da Rede. Esperamos que a secretária Anorina e a sua equipe possam realizar em Itabuna, algumas ações exitosas da nossa Rede, e dessa maneira conseguir avançar na Educação deste importante município baiano", disse Lucinete...

Fachin mantém pena do CNJ a juíza baiana

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu o pedido da juíza baiana Olga Regina de Souza Santiago Guimarães para anular a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que a condenou a aposentadoria compulsória por transgressão aos deveres funcionais da magistratura por envolvimento com narcotraficante. A condenação foi proferida em novembro de 2016. A juíza mantinha contato com o narcotraficante colombiano Gustavo Durán Bautista, considerado um dos maiores que já atuou no Brasil.

No mandado de segurança, a juíza pediu uma liminar para suspender a decisão, por ferir sua honra profissional e pessoal e no mérito, pediu a anulação do julgamento, anular as provas colhidas por juiz incompetente na ação, que deu origem ao processo administrativo disciplinar. Também afirmou que, por tal razão, sua defesa não pode fazer sustentação oral no julgamento, que poderia influir nas provas. O ministro afirmou que a juíza constituiu advogado para atuar no caso, e que, mesmo que não tenha sido intimada pessoalmente, seus advogados “tiveram ciência da sessão de julgamento por meio da publicação da pauta da sessão de julgamento”. “Assim, não tendo sido demonstrado prejuízo à sua defesa, não se reconhece a nulidade do ato, nos termos da jurisprudência desta Corte” declarou o ministro. "Não há como afasta a presunção de legalidade que pende sobre os acórdãos do Tribunal de Justiça e do Conselho Nacional de Justiça relativamente à coleta de provas sem que se realiza ampla instrução probatória, o que, na esteira de diversos precedentes desta Corte, não se mostra cabivel em sede de mandado de segurança", finalizou a decisão...