Foram encontrados 661 registros para a palavra: Música

Apostando na pluralidade musical, Dennes Caffé inicia nova fase em sua carreira

O talentoso e conhecido cantor da região, Dennes Caffé está de cara nova. O artista que fez sucesso nos bons tempos da banda Pagodança e que chegou a integrar a banda Bonde do Maluco, fazendo shows pelo Brasil afora, agora encontra uma nova fase na sua carreira. Ele apostará todas suas fichas na pluralidade de ritmos e começará uma nova história na música da região.

O artista que é presença confirmadíssima no Carnaval de Juazeiro, no sábado, dia 16, está em ritmo intenso de ensaios para fazer bonito na avenida: “O carnaval é um momento único, estamos preparando algo muito bacana. O público da região vai se surpreender” disse Dennes...

‘Made In Quebrada’ lança primeiro EP com músicas produzidas e gravadas em Juazeiro (BA)

Já está disponível no Youtube e também nas principais plataformas digitais, como Spotify, Deezer, Soundcloud e Itunes, o primeiro EP do grupo ‘Made In Quebrada’ (MIQ), formado em Juazeiro (BA). O novo trabalho é composto por cinco músicas que trazem influências de estilos musicais de diferentes regiões do Brasil.

“Naquele Esquema”, “Todas em Mim”, “Vai ter Geral”, “Made In Quebrada” e “Se Joga”, que já tem clipe (inserir link) disponível no YouTube, foram gravadas, mixadas e masterizadas no estúdio Casinha Lab, em Juazeiro. As músicas contemplam estilos musicais diversos que existem no Brasil, como o funk do Rio de Janeiro, o pagode da Bahia e a música eletrônica das baladas de São Paulo. “O EP consiste em diversão, alegria! Um momento de descontração. A ideia é que as músicas vão numa decrescente, em todos os ritmos plurais brasileiros”, destaca Blackyva, integrante do MIQ...

Presidente do Ilê Aiyê defende que pela música, o negro se reafirme

Um dos momentos mais aguardados do carnaval de Salvador é a saída do Ilê Aiyê, ao subir a ladeira do Curuzu, no bairro da Liberdade, abrindo caminho para o desfile no Campo Grande. Chamado de "o mais belo dos belos", o tradicional bloco, ao longo de quatro décadas de existência, tem dado importante contribuição para o empoderamento da cultura negra no país.

Ao surgir na década de 1970, no bairro do Curuzu, o bloco foi acusado de ter “inconcebíveis intenções subversivas”, porque os fundadores pretendiam nomeá-lo como Poder Negro. À época, o registro foi impedido pela Polícia Federal Baiana. Ao desfilar pela primeira vez na folia soteropolitana, em fevereiro de 1975, já era chamado de Ilê Aiyê (Terra da Vida, no dialeto africano)...

Cultura: Projeto Acordes do Campestre, a música que alimenta sonhos e esperanças

Em São Raimundo Nonato, Piauí, Serra da Capivara, Piau, Sofia Nunes, ainda não completou 2 anos, mas já toca zabumba, triângulo e bateria. O som que ecoa da sanfona estimula sonhos e alimenta esperanças. m projeto cultural criado em 2011 pelo empreendedor musical Salvador Nunes e pelo seu filho Sandro Dias ensina a arte de tocar instrumentos a dezenas de crianças, jovens e adultos. O projeto tem o nome de “Acordes do Campestre”.

Sandro Dias, conhecido na região como Sandrinho do Acordeom, aprendeu tocar sanfona aos 13 anos, quando ainda morava com os pais na vizinha cidade de Dom Inocêncio, Piauí. Apaixonado pela música, ele resolveu, com o incentivo do pai, transmitir o conhecimento aos jovens que tivessem interesse. Atualmente Sandro coordena do projeto que ensina música voluntariamente...

Irmãos Ricardinho & Glaucia apresentam nova música de trabalho

Os talentosos irmãos Ricardinho & Glaucia estão com novidades para este fim de ano. A dupla gravou a pouco o mais novo sucesso intitulado "Intenção", que tem a participação da cantora Janaina Alves, ex- Forró Chakal.

A previsão de lançamento do novo hit é para o início de janeiro e essa novidade tem deixado os fãs de Ricardinho & Glaucia com ansiedade a mil. ..

Residencial Monsenhor Bernardino recebe apresentação musical gratuita nesta terça (18), em Petrolina

Dando continuidade à série de 'Concertos Itinerantes', a Prefeitura de Petrolina leva, nesta terça-feira (18), ao Residencial Monsenhor Bernardino a 'Camerata 21 de Setembro'. A apresentação, que promete trazer o melhor da música instrumental,  é aberta ao público e se inicia às 19h.

O projeto 'Concertos Itinerantes' tem caráter formativo, no qual os regentes interagem com a plateia com brincadeiras e tirando dúvidas dos presentes sobre os instrumentos. O repertório traz ao público canções natalinas, populares e que celebram as festas de final de ano...

Recital lítero-musical inspirado em Manoel de Barros será apresentado nesta sexta-feira (8) em Petrolina

O recital “Canções & Barros”, espetáculo que envolve música e poesia, será apresentado nesta sexta-feira (8) pelo cantor Joedson Silva e os músicos Renato Augusto e Jocktã Correa. O evento será no espaço cultural Cubículo, situado na rua João Alfredo, nº 2031, no centro de Petrolina, a partir das 20h. O ingresso custa R$ 15. 

Inspirado no poeta Manoel de Barros, o recital lítero-musical nasceu de um convite para apresentação em um projeto de leitura realizado pelo SESC Petrolina. “Desse convite nasceu um repertório onde trouxemos canções que ‘conversam’ com os textos sensíveis do poeta menino, Manoel de Barros. Contudo, pelo enfoque e formato daquele projeto, realizamos apenas uma parte do repertório”, disse Joedson Silva...

Xaxado: Projeto exibe filme Lampião e Fogo da Serra Grande além da dança e música

O grupo pernambucano Cabras de Lampião ganha a estrada, a partir desta sexta-feira (07), com o projeto Alpercatas Circulando, que vai apresentar o Xaxado, da Terra de Lampião. O grupo vai percorrer os estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Ceará, com o objetivo de mostrar a importância do Xaxado para a região nordestina e para a identidade cultural do Brasil.

As apresentações começam pela capital alagoana, nesta sexta (07) e sábado (08), e são gratuitas, fazendo as pessoas reviverem a magia do Cangaço. O Cabras de Lampião é o maior divulgador da dança nordestina e mantém a originalidade e a autenticidade do ritmo dos cangaceiros do sertão. Trata-se de uma trupe de artistas sertanejos que reproduz no palco, como os cangaceiros se divertiam nas caatingas, nos intervalos dos combates...

Projeto musical 'Made In Quebrada' faz pré-lançamento do primeiro clipe durante evento na UNEB

O primeiro clipe do projeto artístico-musical 'Made In Quebrada', formado em Juazeiro (BA) em agosto deste ano, é do hit "Se joga". O clipe será lançado no Youtube, neste final de semana, e o pré-lançamento será nesta sexta-feira (30), durante o "Baile Black Wakanda Forever", no Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O evento marca o encerramento das atividades do Novembro Negro na instituição e contará com apresentações musicais, feirinha de arte e desfile. 

"Se Joga" traz um som frenético e dançante, misturando ritmos como o funk carioca e o pagode baiano. O clipe da música foi gravado em Juazeiro, na Galeria de artes 4 M´s, localizada no bairro Piranga, periferia da cidade. O single já está disponível no Spotify, Deezer e SoundCloud. ..

Luthier Aécio de Zaira fabrica instrumentos musicais a partir de materiais descartados

Nas primeiras letras do nome de registro, Aécio já carrega consigo uma sequência de notas musicais. "A é Lá; E é Mi; C é Dó", destrincha, enquanto manipula um dos instrumentos fabricados por ele na casa-oficina em que reside no Crato. De Zaira foi o "sobrenome" que escolheu, emprestado da filha Iara.

Com DNA cearense, o luthier apresenta-se humoristicamente como "carioca da beira do Rio Granjeiro". É desse curso d'água que passa por de trás do seu quintal, que ele retira o material para a construção de rabecas, violas, tambores, entre outras peças inventadas com a criatividade de quem cresceu no sertão, terceiro de dez irmãos, logo, sem tantos recursos...

'Dia do Doador' é festejado com música e atividades recreativas em Petrolina

Com música, sorteios e um café da manhã diferente, os doadores de sangue do Hemope Petrolina tiveram uma segunda-feira (19) diferente do habitual. A comemoração em alusão ao 'Dia Nacional do Doador', celebrado no próximo domingo (25), contou com a participação do 'Quinteto de Trombones CarrancaBones'.  

O repertório foi da música clássica à popular, com canções de natal e até o baião. A música instrumental encantou os colaboradores que se sentiram prestigiados, como dona Cristina Rezende que é de Campo Formoso (BA) e dou pela primeira vez. "Fiquei encantada com a valorização ao doador. Eu nunca tinha doado sangue, vim doar para um pessoa da família que está precisando e pretendo continuar fazendo minha parte no hemocentro da cidade vizinha", afirma a auxiliar administrativo.    ..

Hoje: Dia da Consciência Negra será celebrado com show musical em Juazeiro

O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta terça-feira (20), será marcado em Juazeiro por um show musical com a banda P1 Rappers e convidados. O evento, que acontecerá no Arco da Ponte, a partir das 18h, realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), faz parte da programação do Novembro Negro.

Para os organizadores, o objetivo é realizar um momento de reflexão acerca da condição do povo negro na atualidade. “Vamos reunir expressões da cultura negra do município em uma grande celebração para fortalecer ainda mais a identidade do Povo Negro, combater racismo e intolerância religiosa, além de dar visibilidade aos artistas de nossa cidade e esperamos que a população prestigie”, afirmou Luana Rodrigues, diretora de Diversidade...

Juazeiro: Escolhidas as 24 músicas para o Festival Edésio Santos da Canção 2018

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, divulga as 24 músicas selecionadas para a 21ª edição do Festival Edésio Santos da Canção. A triagem aconteceu nos dias 06 e 07 de novembro, em uma sala da SECULTE em Juazeiro e foi feita pelos músicos João Sereno (poeta, cantor e compositor), Soneca Martins (maestro da Banda Base do FESC) e Marcos Brasil (músico contrabaixista). O FESC acontece de 29 de novembro a 1º de dezembro, no Centro de Cultura João Gilberto.

O Superintendente de Cultura da SECULTE Maurício Dias, conta que foram 78 inscrições e 98 músicas inscritas para o Festival Edésio Santos da Canção este ano. “No período de inscrições, ficamos um pouco surpresos, pois estávamos já no final do prazo e não havia muita procura. Então prorrogamos e acabamos recebendo músicas suficientes para que o festival aconteça”, explica Maurício...

Fórum na UFPB vai homenagear a pifeira/compositora Zabé da Loca

O Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia, do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM/UFPB), vai reunir músicos profissionais, pesquisadores, estudantes e demais entusiastas da música instrumental brasileira para uma celebração à memória e ao legado da musicista Zabé da Loca. A homenagem vai acontecer o “III Fórum de Etnomusicolofia da UFPB/ABET” que acontecerá nos dias 7 a 9 de novembro, na UFPB.

Zabé da Loca (Isabel Marques da Silva. Buíque/PE, 1924 – Monteiro/PB, 2017) foi uma pifeira, compositora e líder de banda Cabaçal no cariri paraibano, que se tornou nacionalmente conhecida pelo seu brilhantismo e pela sua trajetória musical construída na contramão do universo historicamente masculinizado das bandas de pífano. Em 2004, aos 80 anos, recebeu o prêmio “Mestres das Artes”, pela Secretaria de Educação e Cultura da Paraíba; em 2008 foi condecorada com a “Ordem do Mérito Cultural”, pelo Ministério da Cultura; e em 2009 foi eleita “Revelação da Música Brasileira”, pelo Prêmio da Música Brasileira...

Mostra Nacional de Música começa no Rio com artistas de todo o país

Promovida em colaboração com a Rede Sesc (Serviço Social do Comércio) de Música, a 2ª Mostra Nacional de Música começa hoje (23) no espaço cultural da Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, reunindo músicos de todo o país. A analista de produção cultural da Escola Sesc, Ludmila Teixeira, disse que o objetivo é criar um painel representativo da música brasileira de forma ampla e diversa.

“A gente tem sempre dois representantes de cada região do país, com estilos e trajetórias diferentes. O objetivo é fortalecer e valorizar a diversidade musical e dar uma visibilidade a grupos que, por estarem fora do eixo Rio-São Paulo, não chegam aqui”, argumentou. Destacou que outra meta é incentivar as trocas entre os dez grupos de 70 artistas que participarão do evento até o próximo sábado (27)...

Feira Nossa: prefeitura leva música e serviços ao bairro São Gonçalo

Clientes e comerciantes da feira livre do bairro São Gonçalo, em Petrolina, tiveram uma manhã diferente neste domingo (21): o projeto da prefeitura ‘Feira Nossa’ chegou até a comunidade levando serviços diversos e muita música à população.  Ao som de canções como ‘Maria Maria’ e sucessos de Luiz Gonzaga, a ‘Camerata 21 de Setembro’ animou os presentes com a música instrumental.

Ao todo, cerca de 150 pessoas receberam atendimentos como aferição da pressão arterial e orientações sobre postura e alimentação. Além dos serviços de saúde, a população pode contar com ações de ordenamento e educação de trânsito; atividades de combate ao trabalho infantil e a presença da Guarda Civil...

I Encontro de Selos de Música Experimental debate música independente em Salvador

A economia criativa de selos e as tecnologias desenvolvidas para sua sustentabilidade são temas do I Encontro de Selos de Música Experimental - Tecnologias Sustentáveis para Música Móvel, que acontece entre 25 e 27 de outubro, em Salvador. O evento reunirá músicos, compositores, programadores e curiosos, interessados em trocar experiências sobre produção, divulgação e distribuição de música experimental independente.

A programação vai movimentar a Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Campus de Ondina, e a Casa Preta, no bairro do Dois de Julho, com oficinas, debates, shows, feira e laboratório criativo.  O projeto é uma atividade de extensão do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA) e tem apoio financeiro do Estado da Bahia, via Fundo de Cultura...

IF Sertão-PE leva música para as crianças em tratamento de Câncer no Hospital Dom Tomás/Apami

Doces e salgados era algo que a Dayany Medrado não podia nem pensar em comer, mas nesse Dia das crianças, essas deliciais estão liberadas pelos médicos. Ela e outras crianças, que fazem tratamento contra o câncer no Hospital Dom Tomás/ Apami, em Petrolina estão não fase final do tratamento, e já podem comemorar o presente que é ter, aos poucos, de volta, a saúde e uma vida normal.

Atualmente 53 crianças estão em tratamento contra o câncer no Hospital Dom Tomás/ Apami. O Grupo de Trabalho de Imunização do hospital formado por psicólogos, assistente social, nutricionista, além de voluntários, oganizaram uma festa para o Dia das Crianças com mesa de doces, palhaços e muita alegria...

MORRE ANGELA MARIA, UMA DAS MAIS TALENTOSAS CANTORAS DO BRASIL E RAINHA DO RÁDIO

A cantora Angela Maria, uma das maiores do Brasil, morreu no final da noite de ontem sábado (29) em São Paulo. Ela tinha 89 anos e estava internada há cerca de um mês, no Hospital Sancta Maggiore, segundo informou seu marido, o empresário Daniel D’Angelo.

D'Angelo informou sobre a morte da cantora, uma das rainhas do rádio e de estrondoso sucesso entre os anos de 1950 e 1960, em um vídeo no Facebook. "É com meu coração partido que eu comunico a vocês que a minha Abelim Maria da Cunha, e a nossa Angela Maria, partiu, foi morar com Jesus", disse emocionado, ao lado de alexandre, um dos filhos adotivos do casal...

MÚSICA PERDE O TALENTO DE CEZAR DO ACORDEON, QUE TEVE DISCOS PRODUZIDOS POR NANA CAYMMI

Abianto Valdevino Leite. Conhecido artisticamente por Cezar do acordeon. Nasceu no Cedro no dia 16 de dezembro de 1950. Abianto faleceu nesta terça-feira (18) devido complicações com diabetes. Em vida realizou turnês pela África, Portugal, Cuba e Argentina. Tocou com Bob Keys, saxofonista do grupo Rolling Stones.

Participou do projeto Asa Branca, criado por Dominguinhos estreando no teatro municipal de São Paulo. Compositor com mais de 20 álbuns entre discos e cds gravados. Trabalhou com vários artistas famosos e desde então, viveu exclusivamente da música na cidade de São Paulo. Nas entrevistas dizia amar Cedro,"lugar bom, de onde trago as lembranças de menino. Carregado nos braços do destino, vim parar nesta terra diferente, São Paulo"...