Foram encontrados 447 registros para a palavra: pacientes

Vírus desconhecido causa dor muscular e deixa urina preta em pacientes de Salvador

Sintomas como fortes dores musculares e urina escura já levaram pelo menos nove pessoas aos hospitais de Salvador nos últimos dias. Em casos extremos, a doença pode levar à insuficiência renal. "Nós já sabemos que é um vírus que causa a doença, mas ainda não determinamos qual o tipo", afirmou o pesquisador Gúbio Soares, do laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que está à frente das investigações. Em entrevista ao G1, ele acrescentou que já foram coletadas amostras de pacientes, na tentativa de identificar o vírus. "Precisamos de cerca 10 a 15 dias para conseguirmos fazer essa identificação". De acordo com o especialista, há indícios de que a doença tenha transmissão oral, por meio do aparelho respiratório.

Outro sintoma apresentado pelos pacientes é o aumento de CPK, uma enzima que regula o metabolismo dos tecidos contráteis, como os músculos esquelético e cardíaco. "Teve paciente com índice de CPK de 100 mil unidades por litro de sangue, enquanto o normal é 200 unidades por litro", disse Gúbio Soares. "Por isso, como há risco de insuficiência renal, os pacientes devem ficar internados até a urina voltar à cor normal", completou. O médico infectologista Antônio Bandeira classificou a situação de Salvador como um surto. "Anteriormente não tínhamos registro da doença, e agora já são 9 casos. Isso configura um surto", explicou ao relatar que, dos nove pacientes confirmados, três ficaram com a urina preta e, dessas, uma evoluiu para a insuficiência renal. A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou que foi notificada sobre a doença e já investiga os casos...

UPAE/IMIP de Petrolina trabalha o Novembro Azul com pacientes da Unidade

Ciente do seu papel de também atuar na prevenção, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) utiliza as datas do calendário da saúde para trabalhar temas junto ao seu público interno e externo. Este mês, o grande foco tem sido o “Novembro Azul”, justamente pela sua relevância (o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens) e necessidade de alertar esse grupo sobre a importância de cuidar da saúde.

Com o objetivo de fortalecer as ações, o Núcleo de Educação Permanente e o Serviço Social da Unidade realizaram, quinta-feira (24), uma palestra explicativa e motivacional. Na oportunidade, os presentes puderam tirar dúvidas e interagir. Os homens também receberam folders, o laço azul da campanha, chocolate e brinde para aqueles que acertaram as perguntas sobre o tema...

Novembro Azul: conheça os direitos dos pacientes com câncer de próstata

O penúltimo mês do ano é marcado pela campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens a respeito da importância da prevenção ao câncer de próstata. Além dos cuidados necessários para um diagnóstico precoce, outro aspecto importante é a divulgação sobre os direitos desses pacientes, uma vez que for descoberta a doença.

"Assim como acontece no Outubro Rosa – mês em que é feita a campanha voltada para a prevenção do câncer de mama entre as mulheres – não são poucos os pacientes com câncer de próstata que desconhecem alguns direitos previstos em lei, como a isenção do pagamento de alguns impostos, a liberação do FGTS e o auxílio-doença", comenta a advogada especializada em Saúde, Claudia Nakano, do escritório Nakano Advogados Associados. "Por isso, é muito importante que sejam esclarecidos, pois são recursos que ajudam no pagamento de tratamentos e demais despesas médicas nos casos em que há real necessidade"...

Triagem de pacientes no Hospital Roberto Santos garante melhor atendimento

Desde março de 2015, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, vem fazendo uma triagem dos pacientes que procuram o setor de emergência adulto, na sala de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR). O método já alcançou um resultado de redução de mais de 40% no número de óbitos do setor. “Isso justifica a qualidade da assistência, que tem melhorado, junto com esse suporte de classificação de risco. E os profissionais, a cada dia, estão mais empenhados em prestar um atendimento melhor e de qualidade para todos os que nos procuram”, explica a coordenadora de enfermagem da emergência (EME) adulto, Lorena Reis. 

Ao chegar no Roberto Santos, o paciente é avaliado e direcionado seguindo um protocolo de acolhimento que classifica o nível de complexidade e risco do seu estado de saúde. O protocolo de Manchester, utilizado pelo hospital, é referência no mundo. No método, cada problema de saúde se enquadra nas cores que são estabelecidas, entre vermelho, onde o atendimento deve ser imediato; laranja, o qual o paciente deve ter uma espera de até dez minutos; e amarelo, para os que necessitam de atendimento rápido. Para as cores verde e azul, os pacientes podem ser encaminhados para outras unidades de saúde ou até mesmo aguardar entre 120 e 240 minutos para serem atendidos, respectivamente. Referência no atendimento de média e alta complexidade, de acordo com a direção do HGRS, alguns pacientes que chegam com problemas simples à unidade não entendem quando as equipes médicas priorizam o atendimento dos casos mais complexos.

“Nós atendemos pacientes muito graves. Se recebermos pacientes para uma consulta eletiva, não tem onde colocar os outros. Então a gente acolhe, explica para o paciente, tenta fazer ele entender que não é aqui onde ele deve ser atendido. O paciente sai feliz e a gente fica com uma demanda maior para o pessoal que realmente precisa desse atendimento”, explica a enfermeira do Acolhimento com Classificação de Risco(ACCR) na urgência e emergência adulto, Fernanda Macheli.

De acordo com a médica plantonista, Maria Augusta Chagas, a seleção realizada na sala de acolhimento com classificação de risco é necessária para que se identifique o tipo e a necessidade do atendimento na unidade. “O perfil do paciente que é priorizado para ser atendido no Hospital Roberto Santos são aqueles classificados mais graves. Patologias como hemorragia digestiva, pacientes neuroclínicos, neurocirúrgicos e nefrológicos são os principais casos que atendemos”, pontuou. 

Durante o atendimento na sala de acolhimento, o aposentado Claudionor de Freitas, de 78 anos, que mora em Conceição do Jacuípe, foi orientado e saiu satisfeito com as considerações que recebeu. “Para mim, foi ótimo o atendimento. A médica me atendeu bem, me recomendou bem, vou sair satisfeito porque fui bem atendido. Farei propaganda. Me deram medicamento, a médica me escutou e falou que está tudo bem”, acrescentou.

Campanha 

Com o objetivo de informar à população que procura a unidade, o HGRS deu início a uma campanha para conscientizar os pacientes sobre a importância do Protocolo de Manchester de Classificação de Risco. Especializado no atendimento de média e alta complexidade, o Roberto Santos fará, durante todo o mês de novembro, atividades na ala de urgência e emergência para esclarecer o método utilizado no atendimento e promover a valorização dos profissionais que trabalham no setor. Na próxima terça-feira (8) uma partida de futebol entre os funcionários com o conceito ‘campeão’, será realizada no estádio de Pituaçu, em Salvador, em comemoração aos resultados obtidos no atendimento em 2015. ..

Serviço Social do HDM/IMIP realiza ação do "Outubro Rosa" e promove campanha de doação de lenços de cabelos para pacientes com câncer

O Serviço Social do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realizou, durante a última semana, ação em prol da conscientização da luta contra o câncer de mama. O objetivo foi alertar a funcionários, colaboradores e usuários a respeito da importância da prevenção da doença.

As comemorações do "Outubro Rosa", mês de conscientização sobre o câncer de mama, já é tradição no HDM. Todos os anos, as assistentes sociais se mobilizam para orientar e palestrar sobre a importância da realização do autoexame e da mamografia...

Planserv promove campanha para elevar autoestima de pacientes em tratamento do câncer de mama

Em apoio à campanha Outubro Rosa, o Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais está promovendo uma campanha entre seus colaboradores, com o objetivo de contribuir para elevar a autoestima de pacientes em tratamento do câncer de mama. O órgão está incentivando os servidores que trabalham na sede do plano a doarem acessórios de beleza e cosméticos, tais como lenços, echarpes, bijuterias e maquiagem. A estratégia da campanha inclui a instalação de uma árvore decorativa enfeitada com fitas rosas na entrada da sede com uma chamada para as doações, que serão entregues à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Nossa Senhora de Fátima, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no início de novembro. Como “lembrança”, os participantes recebem uma fita rosa para usar como broche durante todo o mês.

Promovida pela Coordenação de Prevenção do Planserv, a ação também tem o intuito de alertar as servidoras e beneficiárias do Planserv a respeito da importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de tratamento e cura do câncer de mama. “Nossa preocupação em relação a esta doença deve-se, sobretudo, ao seu avanço e amplitude de alcance em todo o Brasil e, em especial, na Bahia”, afirmou o mastologista coordenador de Gestão de Projetos de Saúde do Planserv, Reynaldo Rocha.

Segundo o médico, a evolução da doença é mais rápida quanto maior o tamanho do tumor e sua progressão. Neste sentido, o melhor é que a detecção da doença aconteça enquanto o tumor ainda está bem pequeno. Além de estarem atentas ao próprio corpo, as mulheres de 50 a 69 anos devem realizar uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Campanha Outubro Rosa - Planserv
Painel faz chamada para doações, que serão entregues às Obras Sociais Irmã Dulce
(Foto: Ascom/Planserv)

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama até o final deste ano. “Tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano e é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil”, informou o Inca.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são caroço fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido avermelhado dos mamilos. “As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama”, explica o médico Reynaldo Rocha.

Parte dos casos de câncer de mama é causada por uma predisposição genética (entre 10% e 15%), mas hábitos saudáveis também podem contribuir com a diminuição das ocorrências. Por exemplo, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas e parar de fumar. “A amamentação também é um fator relevante para a prevenção. Mulheres que amamentam têm menor chance de desenvolver a doença”, destacou o mastologista.

O tratamento varia de acordo com o tipo e estágio do tumor e a definição terapêutica é determinada caso a caso. A terapia local, realizada por meio de cirurgia e radioterapia, visa tratar o tumor no local, sem afetar o resto do organismo. Já a terapia sistêmica inclui a utilização de medicamentos administrados por via oral ou diretamente na corrente sanguínea, para atingir as células cancerosas em qualquer parte do corpo. A quimioterapia, a terapia hormonal e a terapia-alvo são exemplos de terapias sistêmicas...

HU-Univasf institui novas regras para acompanhamento de pacientes

Mensalmente, circulam pelo Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) uma média de 4.000 pessoas, que vem acompanhar familiares e amigos internados para tratamento. Pensando em tornar o fluxo desses acompanhantes mais organizado e seguro foram estabelecidas novas regras, através do programa “Acompanhante Consciente”.

O programa, implementado na última segunda-feira (3), determina horários para visitas e trocas de acompanhantes, dentre outros critérios e normas que precisam ser obedecidos para a entrada e também durante o tempo de permanência dentro do hospital.  Nas últimas semanas foram realizadas atividades para orientar tanto os acompanhantes, como os colaboradores sobre as novas regras...

Dia do Psicólogo: Profissionais do HDM/IMIP comemoram data com funcionários e pacientes

Neste sábado (27/08) foi comemorado o Dia do Psicólogo e a equipe de psicologia do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realizou diversas atividades para usuários e funcionários da instituição. Através de Rodas de Conversas, dinâmicas e entrega de material informativos, foram discutidos temas como: o Papel do Psicólogo na Equipe Multiprofissional e no Ambiente Hospitalar.

Assim como os demais profissionais, o psicólogo faz parte da equipe hospitalar e estar inserido junto ao corpo de funcionários de forma integrada e multidisciplinar. Fazem parte psicólogos, residentes e estagiários da área. “A atuação do psicólogo tem a finalidade de ajudar aos pacientes a fazer a travessia do seu processo de adoecimento, se caracterizando pela intervenção em diversas situações”, explica a psicóloga, Jessica Melo...

Projeto do HU-Univasf presta apoio psicossocial aos familiares de pacientes

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) leva apoio psicológico e orientação aos familiares de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na Sala Amarela, através do projeto “Grupo Familiar”. Desenvolvido pela Unidade de Atenção Psicossocial, o grupo propõe criar um espaço de troca de experiências com o intuito de facilitar a expressão emocional dos participantes.

Desde do mês de novembro de 2015, a equipe de psicólogos do hospital coordena um grupo terapêutico onde os participantes externam seus sentimentos e compartilham as experiências vividas durante o período de internamento de seus familiares. As reuniões ocorrem todas as segundas-feiras a partir das 11:00h, no auditório do HU-Univasf...

Projeto do HU-Univasf promove melhoria na qualidade de vida de pacientes

Prevenir doenças e promover qualidade de vida é o objetivo do projeto desenvolvido pela Unidade de Reabilitação do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). A unidade desenvolveu um programa multiprofissional que propõe a mudança de hábitos, através da prática de atividades físicas aliada a uma alimentação saudável.

O projeto selecionou 10 pacientes do Ambulatório do hospital que apresentavam algum fator de risco para doenças cardiovasculares como: hipertensão, dislipidemia, obesidade, diabetes ou sedentarismo. O grupo passou por avaliações cardiológicas, antropométricas, de anamnese e realizou exames laboratoriais. A partir dos resultados foram prescritos os treinos físicos individualizados...

Pronto Atendimento da UPAE/IMIP de Petrolina é porta aberta e atende, em média, 300 pacientes por dia

A urgência e emergência clínica da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) é um serviço de complexidade intermediária entre a atenção básica e a rede hospitalar, compondo com estas um sistema organizado de atenção à saúde. Funciona 24 horas e recebe uma demanda de, em média, 300 pacientes por dia. Desde a inauguração, em 29 de julho de 2013, a Unidade já realizou mais de 260 mil atendimentos.

“Somos a referência secundária de urgência e emergência em clínica médica e odontologia para população de Petrolina e região. Prestamos atendimento aos pacientes que apresentam quadros agudos ou crônicos agudizados; e realizamos procedimentos de baixa e média complexidade. Isso significa que recebemos os casos que precisam de observação por um período de até 24h, mas que não caracterizam internação hospitalar”, esclarece a coordenadora geral, Magnilde Alves...

Projeto de Carletto concede a pacientes direito de receber verba do SUS para pagamento de pedágio

Com o objetivo de contribuir com os tratamentos de saúde realizados pela população, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) apresentou o Projeto de Lei nº 4.016/2015,  que permite que o paciente autorizado a realizar tratamento fora de seu munícipio, nos termos da regulamentação do Ministério da Saúde (Portaria nº 55/99, da Secretaria de Assistência à Saúde), tenha o direito de receber do Sistema Único de Saúde (SUS) verba correspondente às despesas com o pagamento de pedágio no itinerário das viagens de ida e de retorno, se optar por deslocamento terrestre em veículo particular.

O parlamentar destacou que se o paciente precisa fazer tratamento fora de seu domicílio, o chamado TFD, o SUS arca com o pagamento das despesas relativas a transporte, diárias para alimentação, pernoite para paciente e acompanhante e passagens. "Porém, com frequência, as famílias decidem transportar seus doentes em veículo próprio, por conveniência e conforto. Nessa hipótese, não tem garantia legal para requerer verba para o pagamento de despesa com pedágio, cada vez mais comum nas rodovias brasileiras", salientou...

Com muito forró e animação, arraiá HU-Univasf contagia pacientes e familiares com clima de São João

Milho assado, canjica, pamonha, forró e toda a alegria dos festejos juninos fizeram parte da segunda edição do São João do HU-Univasf. Na manhã de ontem (22) o hospital foi decorado com bandeirolas, varal de cordel e balões para envolver os colaboradores, pacientes e acompanhantes no clima da festa mais popular do Nordeste.

Foram servidas comidas típicas e os colaboradores organizaram uma quadrilha que circulou pelos corredores do hospital, acompanhada de um trio pé de serra, levando muito forró e animação.  O São João do HU-Univasf foi realizado através da parceria entre a Divisão de Gestão de Pessoas e a equipe Multiprofissional do hospital. O objetivo foi proporcionar alegria para os pacientes, acompanhantes e colaboradores...

Voluntariado: São João para pacientes do HDM/IMIP chega a sexta edição com muita festa

Foi com bastante alegria e muito forró que os pacientes do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), comemoraram o São João este ano. Pela sexta vez os membros do Voluntariado da Unidade de Saúde organizaram a, já tradicional, festa junina. A iniciativa tem como objetivo proporcionar momentos de alegria e descontração aos internos.  

Pelo segundo ano consecutivo, o Forró Chamego Manhoso tocou músicas tradicionais nordestinas e os participantes, fantasiados com roupas típicas, entraram no clima junino transmitindo a energia para os pacientes e acompanhantes...

Voluntariado do HDM/IMIP vai realizar São João para pacientes

No próximo dia 20 de Junho, a partir das 9h30 da manhã, o Voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), vai realizar o São João para pacientes. A festa contará com decorações juninas e um grupo de forró. A comemoração percorrerá todos os setores da Unidade de Saúde. ..

Prefeitura de Juazeiro em parceria com Univasf entrega óculos de grau a pacientes atendidos na Caravana da Saúde no Tabuleiro

Nesta terça-feira (07), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco entregou aproximadamente 40 óculos para as crianças que foram diagnosticadas com problema de visão durante a Caravana da Saúde no bairro Tabuleiro. A ação integra também o "Programa de Saúde na Escola" que visa ofertar atendimento oftalmológico, realização de exames e fornecimento de óculos gratuitos.

A dona de casa, Cleonilda dos Santos Lima, acompanhou sua filha Graziele Lima, para a escolha dos óculos. "Ela nunca tinha usado óculos, e estava sem conseguir enxergar direito". Segundo ela, adquirir óculos para a filha não caberia no orçamento familiar. "Graças ao programa Caravana da Saúde minha filha está com óculos novos. Esse projeto é uma benção", destacou...

Primeiro dia do Mutirão de combate ao Glaucoma em Juazeiro atende 300 pacientes

Cerca de 300 pessoas foram atendidas durante mutirão do glaucoma realizada nesta quarta-feira (18), promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e a Policlínica Moisés Andrade. A ação teve como objetivo diagnosticar a doença em pessoas com mais de 40 anos de idade. O aposentado de 76 anos José Santos, foi consultado e gostou do atendimento. “Graças a Deus não apresentei glaucoma. A pressão do meu olho estava boa. Fui muito bem atendido”, disse o morador do bairro Piranga.

A Secretária Municipal de Saúde, Tatiane Malta, acompanhou o mutirão de Glaucoma e destacou que o evento visa a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. “É fundamental que pessoas acima dos 40 anos façam o rastreamento do glaucoma. O glaucoma pode levar à cegueira, mas pode ser controlado se em estágio inicial. Por isso, é importante essa ação que estamos desenvolvendo”, disse a titular da pasta. O glaucoma é a segunda maior causadora de cegueira no país, perdendo apenas para a catarata. A ação teve como objetivo diagnosticar a doença em pessoas com mais de 40 anos de idade. ..

CMJ: grupo de atenção à pessoa com Lúpus propõe transporte público gratuito para pacientes

Numa audiência pública realizada nesta terça-feira (10), no Plenário da Câmara de Vereadores de Juazeiro membros que compõe o Grupo de Atenção à Pessoa com Lúpus, expuseram a situação dos pacientes acometidos pela enfermidade, entre elas o risco com a exposição ao sol. "Queremos solicitar através de um projeto que estaremos encaminhando para a Câmara, o passe livre, transporte público gratuito para as pessoas com lúpus e outras enfermidades", explicou a coordenadora do grupo, a psicóloga Fabiana Bezerra.

Nesta terça-feira, 10, foi celebrado o Dia Mundial da Luta contra o Lúpus, onde grupos e associações de todo o mundo expõem a realidade dos pacientes e sugerem ações para melhoria na qualidade de vida. O vereador Agnaldo Meira (PCdoB) proponente da audiência pública, encaminhou para a Mesa Diretora um Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Luta contra o Lúpus. "Estamos juntos por entender que devemos criar mais políticas públicas para atender as necessidades desses pacientes", destacou...

Pacientes que apresentaram problemas na cirurgia de Catarata serão atendidos no Hospital Regional de Juazeiro neste fim de semana

Os pacientes de Juazeiro e cidades circunvizinhas que se submeteram a cirurgia de catarata durante a feira 'Saúde Sem Fronteiras', em novembro de 2015, e apresentaram alguma intercorrência após o procedimento, devem comparecer ao Hospital Regional de Juazeiro neste sábado (09) e domingo (10), das 07h às 17h. 

Os usuários devem procurar o setor de regulação na Secretaria de Saúde de Juazeiro.  De acordo com o Superintendente de Regulação, Mário Machado, das 1700 cirurgias de catarata, 2% apresentaram complicações. "Em todos os mutirões a média de intercorrências é de 5%. 95% das cirurgias foram satisfatórias. Embora seja uma cirurgia segura, com resultados aceitáveis, a operação de catarata está sujeita a complicações como qualquer outra cirurgia", explicou Machado. ..

Ceonco/Apami comemora páscoa com pacientes

Durante a manhã desta terça-feira (22) o Centro de Oncologia Dr. Muccini/Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância realizou uma recepção diferente para os pacientes oncológicos da ala infantil. Devido aos festejos de páscoa que serão realizados no próximo domingo (27) a manhã dos pacientes e familiares foi no clima de celebração.

As crianças participaram de atividades lúdicas e ganharam presentes, além de ovos de páscoa feitos especialmente para elas. "Todas as datas buscamos fazer algo diferente e celebrar a vida e as conquistas dessas crianças", afirmou o Diretor médico do Centro de Oncologia Gray Portela. A atividade foi realizada pelo grupo de humanização do Ceonco com apoio da equipe de voluntários...