Foram encontrados 661 registros para a palavra: Música

 FESTIVAL DE MÚSICA ZÉ MARCOLINO É REALIZADO EM SUMÉ, PARAÍBA

Pela sua importância na história da música brasileira, o Poeta Zé Marcolino, merecia mais de atenção das entidades culturais. Detalhe: os responsáveis pelo setor cultural de Juazeiro e Petrolina esqueceram nos últimos 302anos desde que Zé Marcolino morreu de lembrar os frutos produzidos pelo compositor. Zé Marcolino morou nos anos 70 em Juazeiro e na concha acústica em Petrolina tocou ao lado de Luiz Gonzaga. Em Juazeiro ele foi comerciante. Juazeiro e Petrolina tem uma dívida com a memória de José Marcolino.

No dia 20 de setembro de 1987 a voz de José Marcolino Alves  silenciava por ocasião da morte causada de acidente de carro próximo a São José do Egito, Pernambuco. Em Sumé, na Paraíba, Zé Marcolino nasceu no dia 28 de junho de 1930. Venceu os obstáculos da vida simples e quando teve oportunidade deixou o Rei do Baião...digamos "bestim com tamanha genialidade". ..

VEREADORA MARIA ELENA APRESENTA PROJETO DE LEI PARA OFICIALIZAR A IMPLANTAÇÃO DO FESTIVAL DE MÚSICA GERALDO AZEVEDO

A pauta da sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina/PE apresentam a atividades legislativa dos parlamentares, por meio de indicações, para uma serie de pedidos ao prefeito Miguel Coelho e sua equipe, buscando atender demandas da população. Entre os projetos de lei, o destaque diz respeito à criação através de lei do Festival de Música Geraldo Azevedo, de autoria da vereadora Maria Elena de Alencar. A proposta da vereadora visa instituir de forma oficial o Festival, valorizando e promovendo os artistas locais e regionais.

Conforme o texto, o evento acontecerá anualmente no mês de setembro, na semana em que se comemora a Emancipação Política de Petrolina – 21 de setembro. O Festival de Música Geraldo Azevedo foi criado no mês de outubro de 2006, dentro do evento do Festival da Primavera, ainda na administração do então Prefeito Fernando Bezerra Coelho. Porém no ano de 2009, no início da administração do Prefeito Júlio Lóssio não mais se realizou...

Projeto 'Reciclando no Viés da Música' oferece curso gratuito em Petrolina

Crianças e jovens em vulnerabilidade social, pessoas de baixa renda, com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida e idosos de Petrolina - PE, poderão aprender a confeccionar e tocar instrumentos percussivos gratuitamente.

O curso que será oferecido às segundas e terças-feiras, das 14h às 17h, no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, no bairro Rio Corrente, é uma promoção do projeto 'Reciclando no Viés da Música' através da iniciativa cultural Carranca Sonora com apoio do Edital de Música da FUNDARPE, Funcultura – Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco...

Projeto Música para todos visita o Hospital de Câncer de Pernambuco

Idealizado pela empresa EBrasil Energia, o projeto Música para Todos, que acontece em parceria com a Orquestra Criança Cidadã, esteve no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), na última sexta-feira (20). A ação teve o objetivo de levar o poder da música para pessoas que estão em tratamento e os seus familiares. A apresentação, realizada por cinco músicos da Orquestra Criança Cidadã foi somada à atividade "Dentro de um abraço", onde outros 10 jovens que fazem parte do projeto distribuíram abraços aos pacientes como forma de apoio e carinho. 

“Alguns estudos já apontam que essas ações voluntárias contribuem para elevar a autoestima e a confiança do paciente, ajudando a ativar pontos do cérebro que estimulam o sistema imunológico e, consequentemente, promovem a melhora no tratamento do paciente. Associada à música, que já é conhecida como um instrumento terapêutico, essa ação também deixa o dia mais leve e alegre”, explica a coordenadora do serviço de psicologia do HCP, Karla Neves...

Milton diz que 'música brasileira tá uma merda' e que não sabe 'se o pessoal ficou mais burro'

Milton Nascimento fez fortes declarações sobre o cenário musical do país, em entrevista à Folha de S. Paulo. “A música brasileira tá uma merda. As letras, então. Meu Deus do céu. Uma porcaria”, criticou o cantor e compositor mineiro, aos 76 anos de idade.

“Não sei se o pessoal ficou mais burro, se não tem vontade [de cantar] sobre amizade ou algo que seja. Só sabem falar de bebida e a namorada que traiu. Ou do namorado que traiu. Sempre traição”, avaliou o músico, elencando apenas Maria Gadú e Tiago Iorc como uns dos poucos artistas que gosta da nova geração. “Tem o Criolo também, mas ele não é tão novo”, acrescentou...

Petrolina, entre a música e a poesia

Petrolina dos missais, da passagem e dos sonhos. Somos todos remeiros filhos desta mãe gentil, leito de muitos rios e histórias tangidas por silenciosos tropeiros. Para comemorar os 124 anos da mesma vela, por onde ventam dor e riso, vale rimar rima com rima, cari com cariri, veios e vertentes. Vale um bronze ao sol, um brinde à flor do Chico, um brado vaqueiro pra remar remo com rima.

Canção de pedra, catedral e padroeira. Nestas mesmas águas turvas e cristalinas, teus filhos alegres, tristes e poetas pintam as flores da ribanceira do rio com as cores deste céu Celestino em aquarela. Mais que um dom, Malan, um tom sincero de repentistas e lavadeiras, entre os claros e escuros do sangue negro de Ana, dos segredos e mistérios da mata branca, ca-a-tin-ga...

Petrolina 124 anos: trajetória da cultura musical do município será tema do tradicional desfile alegórico

A equipe de organização do tradicional desfile alegórico está em ritmo acelerado para garantir um verdadeiro espetáculo a céu aberto no próximo dia 21 de setembro, data do aniversário de 124 anos de Petrolina. Trazendo pela primeira vez um recorte totalmente cultural da trajetória musical do município, o evento da Prefeitura de Petrolina apresentará ao público o tema: “Petrolina: uma cidade de Sol e Música”.

Através das alas, carros alegóricos e das bandas marciais, o público terá a oportunidade de conhecer mais sobre a história de diversos artistas e grupos musicais que fizeram e ainda fazem parte do cenário cultural de Petrolina. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes promete muitas surpresas para a população...

Prefeitura de Petrolina levará apresentação de música ao ar livre para o bairro José e Maria nesta segunda (16)

Na próxima segunda-feira (16), a partir das 19h, a Camerata 21 de Setembro transformará a praça antiga da comunidade do José e Maria num palco a céu aberto. O bairro será o penúltimo destino da série de apresentações do projeto dos 'Concertos Itinerantes' no mês de setembro. Os jovens da orquestra prometem emocionar o público e encantá-los com um repertório popular.

 O evento gratuito é uma iniciativa da gestão municipal, coordenado pela Secretaria Executiva de Cultura, no qual a prefeitura leva os músicos da Philarmônica e Camerata 21 de Setembro para diversas comunidades propondo a democratização da arte com shows gratuitos ao público. ..

Voluntários oferecem café da manhã e música para pessoas em situação de rua

Uma iniciativa para proporcionar mais dignidade à população em situação de rua ocorre no próximo domingo (08). Um grupo de voluntários irá oferecer um café da manhã na praça da Catedral ao som de violinos para pessoas em condição de vulnerabilidade social.

A ação é do projeto social "Se essa rua fosse minha" com apoio do programa Transforma Petrolina e outros grupos de voluntários da cidade. A atividade deve beneficiar mais de 50 pessoas. Os voluntários oferecem atenção, escutam histórias dos beneficiados pela ação e serviços como corte de cabelo gratuito e apresentação de capoeira. ..

Targino Gondim lança música em homenagem a Irmã Dulce

Batizada de Santa Dulce dos Pobres a mais recente canção de Targino Gondim é um homenagem à santa da Bahia. A canção fará parte do álbum Canções Divinas que recebeu uma carta de parabéns do Papa Francisco. A composição leva assinatura do sanfoneiro e de Roberto Malvezzi.

A música tem versos como “Teu nome é doce, Teu nome é Dulce, Teu nome é santo, É Serena alegria, Erguendo os caídos, Rezando por nós, Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom da Bahia!”. Toda a letra fala de como a santa ajudou a todos e seu amor pelos pobres...

Matheus Torres lança "MT EXPERT" seu mais novo álbum musical

O cantor Matheus Torres lança hoje, sexta-feira (23), o álbum "MT EXPERT", o seu mais novo CD de trabalho e que promete agitar o verão 2020. Segundo o artista, o CD está repleto de novidades, inclusive contará com duas músicas autorais em parceria com compositores da nossa região, são elas: ("Voltar para a Ousadia" e  "Pode Ir").

A agenda do cantor está repleta de shows e sua popularidade vem crescendo a cada dia, prova disso é que o cantor irá se apresentará na Grande Vaquejada de Juazeiro, no próximo sábado (31). O lançamento oficial foi hoje ao meio dia...

Prefeitura amplia classificação de instrumentos musicais para eventos em bares e restaurantes de Juazeiro 

O Secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Jadson Barros recebeu nesta sexta-feira (09) na SEMAURB a visita do representante do grupo de músicos de Juazeiro, Marcelo Vidal. O objetivo foi falar sobre a publicação na quinta-feira (08) no Diário Oficial de Juazeiro do decreto 552/2019 que altera o texto anterior do decreto 888/2017 onde amplia as apresentações musicais que antes eram restritas apenas a voz e violão.

Com o novo decreto, os músicos que trabalham com voz e teclado, PAD (instrumento capaz de reproduzir uma diversidade de sons instrumentais quando conectado a um equipamento sonoro) e Cajón (instrumento de percussão feito de madeira) podem se apresentar nos bares e restaurantes da cidade...

Oficinas gratuitas de música serão oferecidas em Parnamirim, no Sertão

Estão abertas as inscrições para dez oficinas gratuitas de música que serão oferecidas em Parnamirim, no Sertão de Pernambuco. As aulas de regência, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, bombardino, percussão e editoração acontecerão nos dias 30 e 31 de agosto e no dia 1º de setembro. Para se inscrever, os interessados devem ligar para o telefone (87) 98101-1634 e falar com o maestro Edvaldo Júnior

As capacitações são realizadas pelo Projeto Bandas de PE, que é desenvolvido pelo Conservatório Pernambucano de Música, junto ao Governo do Estado, e conta com apoio da Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Desportos. Podem participar pessoas que tenham algum conhecimento instrumental ou nas áreas oferecidas. Cada oficina conta com 10 vagas...

A MUSICALIDADE DE JONNEZ, INSTRUMENTISTA NASCIDO EM EXU, TERRA DE LUIZ GONZAGA, REI DO BAIÃO

A música é uma das ferramentas de transformação social. Na terra do Rei do Baião, Jonnez Bezerra é cantor e músico nascido em Exu, Pernambuco. O nome é uma homenagem do pai José e mãe Inês: Jonnez.

Autodidata, Jonnez é um dos frutos da primeira turma do Projeto Asa Branca, criado em 2 de março de 2000, pelo então promotor de Justiça, Francisco Dirceu Barros. “O doutor Francisco era um apaixonado pela cultura gonzagueana, e foi dele a ideia da Fundação Gonzagão. O objetivo até hoje é prestar atendimento a crianças e adolescentes, especialmente as carentes, utilizando a arte e a poesia de Luiz Gonzaga para sua promoção social"...

ADVOGADA JUAZEIRENSE APRENDE TOCAR SANFONA E TRADUZ REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA ARTE MUSICAL

A sanfona fascina pela sua sonoridade, pela diversidade de modelos e gêneros, mas o seu encanto transcende o poder da música, porque desperta um afeto misterioso. Talvez pelo fato de ficar junto ao coração do sanfoneiro e sanfoneira, por ser um instrumento que é abraçado ao se tocar. Ou ainda, por ser um instrumento que respira. O fato é que a sanfona une as pessoas e é amada por todos os povos". 

Este conceito define a juazeirense, advogada, contadora e aluna aprendiz de sanfona: Neuvanete Martins Duarte...

LUIZ GONZAGA E O COMPASSO DO DIA QUE JOÃO GILBERTO SINCOPOU O BAIÃO

Na madrugada fria de Paris, França,  o telefone toca. Do outro lado a reclamação: Ninguém lembra do fuso horário, só pode ser do Brasil. A ligação era do músico João Gilberto cuja voz sussurrou triste e informa: Luiz Gonzaga morreu!!. Foi neste tom que a pesquisadora, jornalista e cineasta Dominique Dreyfus, soube do falecimento de Luiz Gonzaga, numa quarta-feira 02 de agosto de 1989. Francesa, Dominique é autora do livro “A Vida do Viajante: A saga de Luiz Gonzaga”,  livro que considero a mais completa biografia do sanfoneiro Luiz Gonzaga.

Dominique foi professora em Letras e Literatura pela Universidade Paris I (Sorbonne), trabalhou como repórter, editora e diretora de revistas e programas especializados em música, colabora para conceituadas publicações de arte sul-americanas e é doutora em música popular brasileira. Além desse gabarito acadêmico e profissional, ela passou a infância e parte da adolescência entre Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, Olinda e Recife. Mudou-se com a família da França para o Brasil para ficar longe da 2° Guerra que assolava a Europa. ..

CPRN COMEMORA ANIVERSÁRIO DE JUAZEIRO E OS 170 ANOS DA BANDA DE MÚSICA DA PM BAHIA

Em e-mail ao Blog GJ Notícias o comandante do CPRN, Coronel PM José Anselmo Moreira Bispo, convida a sociedade juazeirense a participar do evento quando será homenageada a cidade de Juazeiro-BA, que fará 141 anos no dia 15 de julho, bem como para prestigiar a Banda de Música da Polícia Militar da Bahia, que neste mês de julho faz 170 anos. O evento acontecerá no próximo dia 11, quinta-feira, às 19 horas, no auditório da Univasf. A programação ainda terá a participação especial de Rogério Leal e Silas França. ..

Inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos na área de Audiovisual e Música no Colégio Modelo, em Juazeiro

O Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro-BA, oferta vagas para curso de qualificação profissional para Técnico em Produção de Áudio e Vídeo e para Técnico em Instrumento Musical. As inscrições estão abertas até dia 14 de julho pela plataforma da EPTEC - Educação Profissional e Tecnológica do Estado da Bahia. Acesse o link para inscrição: http://processoseletivoeptec.educacao.ba.gov.br/inscricao

Só poderão participar do processo os estudantes que tenham concluído o ensino médio e suas modalidades de forma gratuita, seja em estabelecimentos de ensino da Rede Pública de Educação (federal, estadual, municipal), cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou privada na condição de bolsista integral...

Maciel Melo define João Gilberto: o homem que sussurrava músicas

Um barreiro mais de meio, um sol quase se escondendo, e eu voltando pra casa. São quatro e meia da tarde, o céu parece uma paleta de cores, uma nuvem se refaz sob um azul quase lilás. A voz, arranhada como a de um cantor de blues. 

Agora, uma pausa. Afinal, foram trinta dias de poeira, estrada e muito forró. Eita, vida de gado. Mas a poeira faz parte da estrada, a estrada faz parte da vida, e a vida é amiga da arte. Ligo o rádio, mudo de estação: morreu João Gilberto.
— Quem é João Gilberto? – pergunta o motorista dessa penúltima turnê, a qual batizei de “Turnê Nordestina” (Espero que todas sejam, daqui pra frente, sempre as penúltimas. Pelo menos por mais uns trinta anos). ..

Natura Musical abre inscrições para seleção de projetos de música brasileira na Bahia

Natura Musical seleciona novos projetos para patrocínio em 2020. O edital, com inscrições abertas até 19 de julho, busca artistas, bandas e grupos que já atuam profissionalmente no mercado e desejam desenvolver, consolidar ou revigorar suas carreiras. O processo de seleção também abre espaço para projeto de mapeamento, desenvolvimento e registros de cenas musicais. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de julho pelo site natura.sponsor.com

"Buscamos por projetos que representem a diversidade e o vigor da produção atual da música brasileira. E Natura Musical vem para somar forças, para apoiar o trabalho de artistas, bandas e cenas que são porta-vozes do nosso tempo", afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. "Os projetos patrocinados têm nas mãos o potencial para fortalecer o legado da música brasileira e, ao mesmo tempo, injetar energia ao mercado, ampliar seu impacto e renová-lo.", completa...