Cultura Brasileira: Alan Cleber, Matingueiros e Nilton Freitas mostram o valor musical que vale "ouro"

O carnaval realizado entre os dias 22 a 25 de fevereiro levou milhares de pessoas às ruas de Petrolina que se divertiram ao som dos representantes do cenário cultural do Vale do São Francisco.

Os cantores Alan Cleber, Nilton Freitas e o Grupo Matingueiros mostraram a valorização cultural,  "o verdadeiro ouro da terra", o "chama de gente", quando entraram no palco da festa e "incendiaram os foliões", no ritmo da paz e alegria.

Nascido em Juazeiro, Bahia, no dia 03 de fevereiro. Não é por acaso que Alan Cleber traz a energia musical no corpo e na alma. Alan conta que o impulso da carreira artística começou no teatro, na época dos grandes festivais de Juazeiro. "No primeiro festival Edésio Santos da Canção eu fui convidado para interpretar apenas uma música. Foi uma canção de Cássio Lucena que se chama “A travessia do Mar Vermelho”. 

Ali, ele ganhou o primeiro lugar de melhor intérprete. E interpretar é uma das grandezas de Alan Cleber. No repertório Maria Bethania, Roberto Carlos, Ney Matogrosso...do forró ao tropicalismo, do frevo ao maracatu, do Axé a Reginaldo Rossi, tudo sempre por culpa do amor. É Alan Cleber um vendaval, no melhor sentido de inventar o ritmo da vida na paz do cantar. É um rio caudaloso de talento musical e presença de palco.

Nilton Freitas é atural de Uauá, Bahia. É cantor, compositor, arranjador e produtor cultural. Ganhador de significativos prêmios tem vários CD's gravados que alcança variadas vertentes da MPB como o Xote, Baião, Cantoria, Ciranda, Balada e Pop Rock, alem, de mostrar sua principal qualidade, a versatilidade. Com a grande experiência aprendida na vivência de barzinho, Nilton encanta desde o apreciador do legítimo Pé de Serra ao fã das bossas mais refinadas.

Nilton Freitas tem na música Boato Ribeirinho, também uma das maiores formas de reconhecimento de seu talento, letra que assina e divide com Nilton Wilson Duarte e Wilson Freitas. Boato Ribeirinho, que já foi gravada em diversas versões, por Nilton Freitas, Targino Gondim e pela Mineira Júlia Ribas e Elba Ramalho dentre outros e já ganhou versão sertaneja na voz de Allexandre Aguiar, uma jovem revelação paulista.

No palco da 21 de setembro, Nilton Freitas encantou os foliões com um turbilhão de ritmos. 

Outro destaque aconteceu mais uma vez o Polo Multicultural Matingueiros entrou na programação oficial do Carnaval de Petrolina 2020 e superou a expectativa de público. 

A casa antiga que fica numa esquina no centro de Petrolina, Pernambuco, no local conhecido como Petrolina Antiga, é a sede do grupo musical Os Matingueiros. Conhecido não apenas pela sua criativa produção musical, que sempre remete às raízes sertanejas e nordestinas, o grupo também produz coreografias e figurinos que enchem os olhos dos espectadores das suas apresentações.

Depois de gravar CDs e DVDs, e já colecionando inúmeras apresentações e reconhecimento fora da região, o grupo resolveu transformar a sua sede, onde ensaiam e produzem os seus espetáculos, num Centro Cultural para o benefício de toda a população. O local se transformou num espaço para onde convergem todos os que apreciam a boa música e a cultura regional e brasileira.

Em contato com a redação da redeGN Blog Geraldo José, a informação é que ainda este ano as apresentações e espetáculos que aconteciam, geralmente, aos finais de semana vão retornar. São apresentaçãoes, por exemplo de grupos de forró.

Com decoração rústica, o ambiente é intimista e extremamente agradável, sendo propício para curtir os amigos e usufruir dos excelentes artistas que se apresentam no lugar. O Centro Cultural Matingueiros também funciona como Ponto de Cultura, oferecendo vários cursos gratuitos em diversas áreas. 

Redação redeGN