Foram encontrados 503 registros para a palavra: Comércio

Sindicatos dos comerciários e dos Trabalhadores nas Empresas Agrícolas promovem encontro com empresas regionais

Gerir um negócio não é nada simples. É necessário uma visão sistemática e ampla das atividades desenvolvidas pela empresa desde a etapa do contato com o fornecedor até a coordenação de seus colaboradores. Sendo assim, Algumas ações podem contribuir para um ambiente de confiança interna e, consequentemente driblar a crise. Através dessa perspectiva, por que não caminhar em prosperidade?

Pensando nisso o SINDCOM em parceria com o SINTAGRO promove uma palestra para discutir com as empresas da região formas de superar ou driblar a crise através da motivação.  A palestra será ministrada pelo coach Flavio Lyra, no auditório da FDS, em Juazeiro, às 18:00. O tema central será "Por que não?". A palestra é voltada para empresas, RH, contabilidade e administrativo...

ESPAÇO DO LEITOR: ORELHÃO CAUSANDO PROBLEMAS NA AVENIDA DO COMÉRCIO EM JUAZEIRO

Venho através desse veículo de informação expressar minha insatisfação com a Prefeitura de Juazeiro e com a Oi, pois já entramos em contato com os dois órgãos que nos fazem entender que nada pode ser feito!

Faz anos que esse orelhão está sem funcionar, pichado e com fios cortados na rua Conselheiro Saraiva, próximo as Lojas Torquato. Já falamos diretamente com os dois órgãos, a prefeitura joga o problema para a Oi e diz que nada pode fazer, a Oi joga o problema para a Telemar e nos manda ligar em um número que ninguém atende...

Comércio de Juazeiro e Petrolina tem expectativa de crescimento nas vendas do Dia das Crianças

O Dia das Crianças está chegando. O comércio prevê um crescimento nas vendas de presentes este ano. O Dia das Crianças será comemorado na próxima sexta-feira, 12 de outubro. Os comerciantes de Juazeiro e Petrolina estão apostando em decoração, novidades, promoções e excelência em bom atendimento para atrair os clientes.

O comerciante José Xisto Lima, trabalha como autonomo e garante que "as vendas estão muito boas e a procura pelos tradicionais presentes estão em alta, apesar da crise que persiste"...

Comércio e serviços devem gerar 59,2 mil vagas para o fim de ano, projetam CNDL/SPC Brasil

Faltando três meses para a chegada das festas de fim de ano, os setores de comércio e serviços já abriram as portas para a contratação de trabalhadores. Para os empresários, essa pode ser a última oportunidade do ano para recuperar os prejuízos, enquanto os profissionais desempregados veem nesse período a chance de voltar ao mercado de trabalho. Uma pesquisa feita nas capitais e interior do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que, pelos próximos meses, aproximadamente 59,2 mil vagas serão abertas nos segmentos do comércio e serviços. O número é levemente superior aos 51 mil novos postos que foram previstos para o mesmo período do ano passado.

Para este ano, os dados mostram um cenário de moderada melhora na comparação com 2017. Embora ainda representem a maioria, caiu de 82% para 72% o percentual de empresários que não têm a intenção de fazer contratações extras nesse fim de ano. Em sentido oposto, aumentou de 13% para 17% o percentual dos que devem integrar ao menos um novo colaborador à sua equipe. Reforçar o quadro de funcionários para dar conta do aumento da demanda neste período do ano (81%) é o motivo mais citado na hora de justificar as contratações, mas há também empresários que contratam pensando em melhorar sua competição no mercado (8%) e aqueles que se planejam para lidar com a rotatividade de funcionários (5%). A maior parte (46%) dos empresários consultados deve contratar apenas um funcionário, enquanto 28% pretendem contratar dois novos colaboradores.

Já entre aqueles que não irão contratar, 49% acham que o movimento nas lojas não crescerá de forma que justifique admissões. Outros 15% não possuem verba suficiente e 11% consideram os encargos trabalhistas elevados, o que não compensa esse tipo de investimento. Em alguns casos, mesmo sem contratar funcionários, os empresários devem adotar outras estratégias para lidar com o período aquecido de vendas, tanto que 17% planejam ampliar as horas trabalhadas por dia da atual equipe.

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, embora o número de 59,2 mil vagas seja uma pequena fração diante do contingente de quase 13 milhões de desempregados no país, os dados sinalizam uma recuperação gradual da economia e injetam algum otimismo para o início do novo ano. "Para um país que há pouco tempo fechava postos de trabalho, esse número serve de alento e de oportunidade para muitas pessoas. Quem procura há meses uma recolocação no mercado de trabalho pode encontrar nas vagas de fim de ano a chance para começar a colocar a vida financeira em ordem", afirma a economista.

43% dos que vão contratar pretendem empregar temporários e 29% profissionais informais. Maioria das vagas temporárias deve durar, no máximo, três meses

Dentre os empresários que já contrataram ou que irão contratar neste fim de ano, 43% empregarão temporários, 33% abrirão vagas formais e 29% informais, ou seja, sem carteira assinada. Há ainda 16% de casos em que a contratação será terceirizada. Dentre os que recorrerão a mão-de-obra informal, a maioria (61%) justifica que se trata de uma contratação específica para o período natalino, sendo inviável a carteira assinada. Outros 19% argumentam que dessa forma reduzirão as despesas com folha de pagamento.

A pesquisa também descobriu que 26% dos empresários que pretendem  contratar devem empregar funcionários por meio do regime de trabalho intermitente, aquele que adota o regime de hora móvel em vez de hora fixa e que passou a vigorar com a nova legislação trabalhista.

O estudo mostra ainda que quem procura uma vaga de trabalho neste fim de ano deve ficar atento, pois a maioria das contratações deve ocorrer entre os meses de outubro (28%) e novembro (33%), segundo a avaliação dos empresários pesquisados. Apenas 8% já efetuaram as contratações nos meses de agosto e setembro e 17% devem realizá-las somente em dezembro, quando faltarem poucas semanas para o Natal. Como costuma ocorrer no contexto das vagas temporárias, o tempo de contratação é relativamente curto na maioria dos casos. De acordo com a pesquisa, 78% das empresas que vão contratar funcionários temporários o farão por até no máximo três meses.

De qualquer modo, há motivos para o trabalhador temporário se esforçar para permanecer no emprego com a chegada do novo ano. Em cada dez empresários que vão contratar funcionários temporários, três (28%) planejam efetivar ao menos um colaborador após o término do contrato. A maior parte (41%), contudo, não deve efetivar nenhum.
 
Média de 28 anos de idade, com ensino médio e experiência na área, formam perfil do trabalhador desejado

Considerando quem contratou ou pretende contratar funcionários neste ano, a remuneração média dos novos trabalhadores deve ser de aproximadamente R$ 1.421,56, o que corresponde a cerca de um salário mínimo e meio. As funções mais procuradas devem ser as de vendedores (28%), ajudantes (21%), balconistas (11%), recepcionistas (4%), cabeleireiros (4%), estoquistas (4%) e caixas (4%). Em média, a jornada de trabalho deve ser de sete horas diárias.

Na comparação entre gêneros, nota-se um relativo equilíbrio: 34% dos empresários devem optar por homens, enquanto 31% por mulheres e 33% mostram-se indiferentes com relação a isso. No que diz respeito a faixa etária, a idade média dos novos funcionários deve ser de 28 anos. Além disso, espera-se que o novo funcionário tenha ao menos o ensino médio completo (48%).

Quanto às competências profissionais, 48% dos empresários solicitam experiência anterior na área, mas 35% se contentam em contratar alguém que não possui conhecimento específico sobre a nova função. Outros 13% dão preferência a quem tenha feito algum curso técnico na área. "Para quem vai fazer uma entrevista, o ideal é apostar em um currículo enxuto, priorizando a escolaridade e as experiências profissionais mais relevantes para a vaga. Ter desenvoltura para lidar com o público e dedicação são essenciais. Também é importante a seriedade para quem vai encarar o trabalho temporário pois pode vir a ser uma porta de entrada para permanecer na empresa", afirma a economista Marcela Kawauti.
 
41% dos empresários apostam em vendas melhores neste fim de ano; expectativa é de alta de 7,94%

A leve melhora no quadro de contratação está em linha com a expectativa de que as vendas nesse ano devem ser melhores do que em 2017. De modo geral, 41% dos empresários que atuam no comércio e no ramo de serviços acreditam que o desempenho de 2018 será melhor do que o do ano passado, enquanto 36% falam em resultados iguais e apenas 8% esperam números piores – no ano passado, o percentual de pessimistas estava em 21%. A expectativa média é de um crescimento de 7,94% nas vendas neste fim de ano. No ano passado, o número estava em 1,07%.
 
Metodologia

A pesquisa ouviu 1.168 empresários de todos os portes que atuam no comércio e ramo de serviços nas 27 capitais, entre os dias 27 de agosto a 10 de setembro de 2018. A margem de erro é de no máximo 3,0 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%.https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas ..

Calçada Livre: Prefeitura prepara área destinada ao comércio informal de frutas e verduras no centro de Petrolina

Capina, coleta de lixo, pintura de meio-fio, poda de árvores e melhorias na iluminação. Estes são alguns dos serviços que a Prefeitura de Petrolina está realizando no espaço que será utilizado, a partir desta segunda-feira (10), por comerciantes informais de frutas e verduras que trabalham no centro da cidade. De comum acordo com eles e Associação de Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelos de Petrolina (AFEABACAP), o novo local de trabalho será num antigo ponto de vans de transporte alternativo, localizado na Rua Eraldo Gueiros, nas imediações do Mercado do Turista.

A ação de promoção de melhorias na estrutura do espaço que vai abrigar os comerciantes começou na última segunda-feira (03) e é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), responsável pelo programa Calçada Livre. O secretário Giovanni Costa lembra a importância da iniciativa na promoção do bem estar para a população. "Nós estamos buscando esse reordenamento do centro comercial para que todos sejam beneficiados. Desde o pedestre, que vai poder transitar livremente e sem qualquer dificuldade, passando pelo lojista que terá mais visibilidade em seu comércio, até o comerciante informal, que agora vai contar com uma área própria de trabalho", destaca o gestor da SEDURBS...

Funcionários da prefeitura já podem retirar Cartão do Servidor para descontos no comércio de Petrolina

Setembro começa com uma boa notícia para os funcionários efetivos e comissionados da Prefeitura de Petrolina: já está disponível a estes trabalhadores, o Cartão do Servidor que oferece vantagens na aquisição de produtos e serviços nos estabelecimentos cadastrados na cidade.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a prefeitura, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas e o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsemp). O acordo firmado no final de 2017 pelo prefeito Miguel Coelho garante descontos nos segmentos de alimentação; entretenimento; saúde e estética e também em instituições privadas de ensino de Petrolina...

Feira Literária aquece comércio em Mucugê e injeta R$ 10 milhões na economia local

O turismo é parte importante da economia de Mucugê, na Chapada Diamantina, onde acontece, até domingo (19), um dos mais prestigiados eventos literários do estado e que garantiu 100% dos 1200 leitos da rede hoteleira local.  A realização da terceira Feira de Literatura de Mucugê (Fligê), aberta na noite desta quinta-feira (16), tem reflexo positivo para bares, restaurantes, pizzarias, para a feira local e também para o comércio informal, que inclui artesanatos, roupas e outros artigos. 

De acordo com informações do secretário municipal de Turismo, Euvaldo Ribeiro Júnior, cerca de 12 mil pessoas devem visitar a cidade durante o período da feira literária. "A cidade está lotada, e nós temos uma perspectiva de geração de aproximadamente R$ 10 milhões de retorno com o evento, com o dinheiro circulando nos bares, restaurantes, hotéis, comércio e guias turísticos", revelou. A Fligê tem correalização do Instituto Conquistense de Inclusão Social e do Estado da Bahia, e conta com patrocínio do Governo Federal...

Pesquisa realizada no comércio pela CDL Petrolina apresenta expectativa de 5% no crescimento das vendas para o dia dos pais

O Dia dos Pais é mais uma data comemorativa que espera movimentar positivamente o comércio varejista. Empresários procuram estimular as vendas para os diversos segmentos do comércio, principalmente os voltados aos artigos masculinos, tais como: vestuário, calçados, perfumaria, eletroeletrônicos, relojoaria, entre outros.

Deste modo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Petrolina aponta em pesquisa realizada com os segmentos acima que os lojistas esperam um aumento de 5% nas vendas no comércio da cidade, em relação ao mesmo período do ano passado.

Para os lojistas, esse resultado é esperado devido a campanhas internas, promoções e variedades em produtos que contribui para gerar um ambiente de oportunidades de compras a preços mais acessíveis. A comemoração que se dá no segundo domingo de agosto já é tradicionalmente comemorada no comércio...

Polícia Militar desarticula comércio de drogas em Paulo Afonso

Dois traficantes foram presos, na manhã desta terça-feira (31), por equipes da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto/Rotam) do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso), no bairro de Marina França. Na ação, também foi fechado um ponto de comercialização de drogas.

Após denúncias, os policiais militares chegaram até Erivânio Pantaleão de Melo e a Jéssica Nascimento Dias, em imóveis diferentes. Jéssica, já com outras passagens pela polícia pelo mesmo crime e com mandado de prisão em aberto, atuava numa 'boca de fumo'...

Comércio pode consultar gratuitamente CPF e CNPJ

O comércio de produtos e serviços é um segmento dinâmico e, como um termômetro, reflete muito o momento da economia. Enquanto aguardam a recuperação econômica do país e veem o número de inadimplentes se manter praticamente estável nos últimos meses, os comerciantes precisam, diariamente, se planejar com cuidado e executar estratégias para preservar a atividade e a saúde financeira de seus negócios. Um recurso importante e que pode ser um grande aliado nesses casos é a consulta do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

“Por meio do protestomg.com.br, o comerciante pesquisa gratuitamente o CNPJ ou CPF de qualquer cliente ou fornecedor. Com isso, ele pode planejar melhor suas vendas a prazo, seus negócios e parcerias”, destaca Fernanda Brant, tabeliã e membro do Instituto de Protesto-MG, entidade que representa os cartórios de Minas Gerais. Segundo ela, “essa consulta prévia traz mais segurança ao empresário, para tomar a decisão de ceder crédito ou negociar”.



A consulta por meio do site do instituto é imediata, não exige cadastro e informa empresas e pessoas protestadas em cartórios de todo o Brasil. “Para realizar a pesquisa é muito rápido: basta inserir o número do CPF ou CNPJ e pronto”, afirma Fernanda. Ao todo, mais de 32 milhões de consultas já foram feitas por meio do site.

A tabeliã acrescenta que o protestomg.com.br também dispõe de outros serviços de apoio às empresas e comerciantes, como o cancelamento de protestos e o envio eletrônico de documentos a protesto. Por meio do site ainda é possível acompanhar, em tempo real, o andamento dos títulos enviados. ..

GRUPO ANJO AMIGO PEDE NO COMÉRCIO APOIO PARA CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE EQUOTERAPIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

O projeto de implantação do Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco (CEVASF) continua a todo vapor. A obra que acontece na área do 3° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) da Polícia Militar da Bahia tem o apoio do Grupo Anjo Amigo que permanece em plena campanha na área comercial de Juazeiro.

Em e-mail ao Blog a empresária Eliane Oliveira, uma das líderes do Grupo Anjo Amigo explicou como anda a campanha: “Desde a última segunda-feira estamos nos movimentando com o objetivo de buscar doações com o comércio local para concluirmos a primeira etapa da edificação do centro de equoterapia. É impressionante como a causa envolve e o NÃO pode até acontecer, mas teremos plantado uma semente. Esta semana foi só SIMMMMM, um sucesso, graças a Deus. Nosso objetivo é chegar o sábado com a missão cumprida. Quem poder divulgar a construção, a ação ou indicar um amigo comerciante ou pessoa física que nos ajude, ficaremos gratos.  Façamos cada um, um pouquinho, toda contribuição é importante” expressou a entusiasmada voluntária...

16º Edição do Forró do Vaqueiro de Sobradinho vai impulsionar o comércio local

Além de promover o lazer e o entretenimento e manter a tradição cultural e religiosa, a realização do Forró do Vaqueiro, movimenta a economia local, gerando renda para o município. O evento envolve todas as secretarias, também a SEFAZ, Secretaria de Administração e Fazenda, que desenvolve ações para impulsionar as vendas no comércio local. A Sala do Empreendedor, órgão ligado a SEFAZ, vem trabalhando no sentido de disponibilizar linhas de crédito para que o microempreendedor individual possa investir em sua atividade e trabalhar nos três dias de festa.

" Muitos pequenos empreendedores vieram solicitar linhas de crédito para realizar investimentos na compra dos produtos que serão comercializados na praça de alimentação montada no pátio de eventos. Até o momento, foram disponibilizados mais de 80 mil reais em linhas de crédito para os microempreendedores individuais do município. Isto significa que os comerciantes estão confiantes no sucesso do evento, que atrairá um público recorde, garantindo retorno financeiro", declarou a coordenadora da Sala do Empreendedor Qliane Martins...

Comércio de Juazeiro estará fechado na próxima segunda-feira, 02 de julho Dia da Independência da Bahia

Estabelecimentos comerciais de Juazeiro e da região da Bahia, estarão fechados na próxima segunda-feira, devido o feriado de 2 de Julho, data em que se comemora a Independência da Bahia. A seleção brasileira de futebol enfrenta neste dia, o México, pelas oitavas de final da Copa da Russia, e isto vai provocar a abertura de alguns bares e restaurantes e clubes para os torcedores acompanharem a partida.

A redação deste Blog em contato com a CDL confirmou que o feriado é cumprido por Lei. A data foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, Lei que inclui o 2 de Julho, data que marca a Independência do Brasil na Bahia, como data histórica do calendário de efemérides nacionais. A lei número 12.819 foi publicada no dia 5 de junho no Diário Oficial da União (DOU) e vigora desde então...

Comércio de Juazeiro e Petrolina fechado e torcedores vibram com Brasil 2x0 Servia

O centro de Juazeiro e Petrolina, praticamente deserto neste momento. O comércio fechado nos dois municipios. O jogo do Brasil contra a Sérvia marca a última rodada da primeira fase da Copa do Mundo. Muitos juazeirenses e petrolinenses  já foram trabalhar de verde e amarelo para torcer pela seleção e vibram com a vitória, por enquanto de Brasil 2x0 Servia. Gol de Paulinho e Thiago Silva.

A partida está no segundo tempo...

Aproximação do São João intensifica as vendas no comércio de Petrolina

Petrolina já respira o clima do 'Melhor e Mais Forte São João do Brasil'. Em todos os locais da cidade e principalmente, na região central já é possível ver as lojas decoradas com balões, bandeirolas, chapéus, além de uma infinidade de produtos que fazem referência aos festejos.

Nesta semana que antecede a abertura oficial dos grandes shows no Pátio Ana das Carrancas as vendas em vários setores do comércio estão mais esquecidas.  O aumento é registrado nas lojas de roupas, calçados, adereços, bebidas, alimentação, entre outros. Esse incremento na economia local também faz aumentar os serviços gerando emprego e renda...

Copa de Futebol começa a aquecer mercado de comércio e serviços em Juazeiro e Petrolina

A expectativa para a Copa do Mundo da Rússia vai além dos gramados. Em Juazeiro e Petrolina o comércio dá sinais de otimismo e as lojas atraem o interesse do consumidor. Neste período, além dos Festejos Juninos, a economia é um dos setores influenciados pelo mundial. Apesar da crise a proposta é atrair os consumidores...

Guarda Civil participa de operação que desarticulou comércio ilegal de aves em Petrolina

A Guarda Civil Municipal de Petrolina foi acionada pelo Ibama para atuar numa operação de combate à venda ilegal de aves. A partir de uma denúncia anônima, foi constatada a existência de um criadouro clandestino localizado na Rua do Abacaxi, no bairro Dom Avelar, na zona norte da cidade. 

Todos os animais foram apreendidos e vão ser examinados por veterinários que  irão avaliar se há condições dos mesmos voltarem à natureza. Ainda de acordo com informações do Ibama, o proprietário do espaço, identificado como José Alírio de Souza, de 50 anos, foi multado por danos ambientais. A operação foi realizada por uma equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU)...

Vigilância Sanitária apreende produtos irregulares em comércio de Campo Formoso

Com o objetivo de proporcionar a população uma melhor qualidade nos alimentos consumidos, a Vigilância Sanitária de Campo Formoso tem fiscalizado os estabelecimentos do município para amenizar os riscos à saúde da população através do consumo de produtos impróprios, vencidos ou mal armazenados. Os fiscais visitam o comércio e detectam se há produtos vencidos ou sem prazo de validade inserido nas embalagens. Caso isso aconteça, todo o material é apreendido e o estabelecimento é notificado.

A participação da população também é importante, informando sobre esses locais a Vigilância Sanitária. A meta é atingir o maior número de supermercados, pequenos comércios nos bairros e outros estabelecimentos comercializando produtos que não atende as normas sanitárias vigentes...

Cultura: Mestre Espedito Seleiro recebe maior honraria pela prestação de serviço ao comércio do Ceará e Nordeste

A solenidade de entrega da maior honraria do comércio cearense, a Medalha Clóvis Arrais Maia, realizada pelo Sistema Fecomércio Ceará acontece neste 21 de maio.  Também na ocasião, serão concedidas as Comendas João Luiz Ramalho de Oliveira por Excelência na Prestação de Serviços, dentro da atuação do Sesc, para o Mestre Espedito Seleiroe a Comenda José Leite Martins por Excelência na Prestação de Serviços.

A Medalha Clóvis Arrais Maia, criada em 1992, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará - Fecomércio-CE, faz referência ao cearense, natural de Campos Sales e fundador da Federação. Clóvis Arrais se destacou pela ativa e próspera participação nas instituições representativas do comércio cearense, sobretudo na presidência da Fecomércio-CE...

Feira do Comércio de Ouricuri movimenta o Sertão do Araripe

A 8ª Feira do Comércio de Ouricuri (FECOU) vai movimentar o Sertão do Araripe de 24 a 26 de maio. Realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria com o Sebrae em Pernambuco, a feira acontece no Pátio de Eventos, na Praça Voluntários da Pátria. As tradições, o comércio popular da cidade e os artesãos ganham destaque este ano na feira, que tem como tema “Araripe Cultural”.

Este ano o Sebrae traz diversas novidades à Fecou. Uma das principais inovações apresentadas em seu estande serão as sessões virtuais sobre tendências de negócios atuais, que serão realizadas todos os dias das 19h às 22h. No espaço, empresários e potenciais empreendedores que queiram abrir novos negócios, irão utilizar óculos de realidade virtual, e durante oito minutos terão acesso às novas tendências de mercado...