Foram encontrados 455 registros para a palavra: terra

Ciro Gomes diz que senador Aécio é um cadáver político e tem que ser enterrado

O pré-candidato a Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, atacou possíveis postulantes de outros partidos ao posto durante um almoço com empresários na Firjan, no centro do Rio, ontem (19). Sobre Marina Silva, o ex-governador do Ceará disse que não a vê com energia para a disputa e que, além disso, "o momento é muito de testosterona", hormônio masculino. Também dirigiu críticas aos tucanos Geraldo Alckmin, João Doria e Aécio Neves, a quem chamou de "cadáver político".

Ciro disse que Aécio "continua dando as cartas" e afirmou que o PSDB insiste em não tirá-lo do comando do partido...

Caderno de Conflitos no Campo será lançado nesta sexta-feira (6) em Juazeiro

No ano passado, a violência no campo cresceu de forma assustadora no país. Foram registradas 1.079 ocorrências de conflitos por terra, maior número desde 1985, e 61 assassinatos, o que corresponde a um aumento de 22% em relação a 2015. Esses dados fazem parte do relatório anual, produzido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), que será apresentado na próxima sexta-feira (6) em Juazeiro.

O lançamento do Caderno de Conflitos acontecerá às 18h, no Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III. A atividade integra a programação do 1° Seminário de Direitos Humanos no Vale do São Francisco: Diálogos Interdisciplinares, promovido pelo Colegiado de Direito da instituição...

Acidente deixa mais de 100 desaparecidos no Mediterrâneo

A Guarda Costeira da Líbia informou hoje que mais de 100 migrantes estão desaparecidos no mar Mediterrâneo em decorrência de um acidente com um navio perto da costa do país.

Um porta-voz das autoridades locais, identificado como Ayoub Gassim, disse à Associated Press que a embarcação danificada foi encontrada a cerca de 20 quilômetros da cidade de Zuwara. Ela teria partido de Sabrata, entre Zuwara e Trípoli, com destino à Europa...

Bahia é o terceiro maior estado em conflitos agrários, revela Comissão Pastoral da Terra

A busca por entender os conflitos agrários na Bahia, motivou a pesquisadora e professora do Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal da Bahia, Guiomar Inez Germani a criar o grupo de pesquisa Geografar (Geografia dos Assentamentos na Área Rural). O grupo que existe há 22 anos é composto por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Geociências, das Ciências Sociais, Filosofia, Serviço Social, Economia e outros.

Os dados do Centro de Documentação “Dom Tomás Balduino”, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), apontam a Bahia como terceiro estado no Brasil com maior número de conflitos no campo, com 11% do total registrado no país. No Brasil, cerca de 200 mil famílias vivem em acampamentos à espera da Reforma Agrária e outras 3,5 milhões vivem e produzem em áreas que não são suas, seja como trabalhadores ou arrendatários. ..

Corpo de Marcelo Rezende é enterrado em cemitério na zona sul de SP

O corpo do jornalista Marcelo Rezende, que morreu neste sábado (16), foi enterrado no Cemitério de Congonhas, na Vila Sofia, região sul, na tarde deste domingo (17). Após o velório na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), que ficou aberto ao público das 10h às 14h, o caixão foi levado do local sob aplausos. O enterro foi restrito à família. Marcelo Rezende morreu aos 65 anos após enfrentar um câncer no pâncreas, diagnosticado no início do ano. Ele estava internado desde o dia 12 de setembro no hospital Moriah.

'CORTA PRA MIM'..

CPT da Diocese de Bonfim realiza a 38ª Missão da Terra

Neste domingo, dia 17 de setembro, o distrito de Igara, do município de Senhor do Bonfim (BA), será palco da 38ª Missão da Terra, da Diocese de Bonfim. A Missão traz o tema “Vida e Morte na Caatinga: enquanto o Ser Humano destrói, Deus ressuscita!”; e o lema: “Cultivar e guardar a criação é nossa responsabilidade” (Gn 2,15).

A mobilização pretende dar visibilidade aos sofrimentos, às resistências e às lutas das comunidades tradicionais, sem-terra, lavradores e lavradoras, por meio de testemunhos das mulheres e homens do campo e com apoio da cidade, além de fortalecer a organização dos movimentos sociais de luta pela reforma agrária, pela defesa de seus territórios e por políticas públicas que respondam às necessidades de direitos dos camponeses e camponesas...

Famílias de agricultores da Bahia serão beneficiadas com regularização de terras

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) retomou as medições de pequenas propriedades rurais de Juazeiro, dando continuidade ao Projeto de Regularização Fundiária, que tem o objetivo de proporcionar aos agricultores a regularização do seu imóvel rural através do título de terra na modalidade doação. Até o momento, 62% das medições já foram concluídas em todo o território composto por 10 municípios.

A Regularização fundiária garante ao trabalhador rural o acesso à terra e a inserção nas políticas públicas dos governos estadual e federal, fortalecendo a agricultura familiar. Cada município do território do São Francisco será atendido com 200 títulos de terra, totalizando duas mil famílias beneficiadas. Após as medições, os títulos de posse de terra serão emitidos pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia (CDA), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)...

A Justiça determinou que a Polícia Federal suspenda a desocupação que aconteceria nesta terça-feira(12) no Pontal

A ordem de despejo seria executada nesta terça-feira (12), a pedido da  3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf em Petrolina. Cerca de 900 famílias vivem e produzem nas áreas do Assentamento Dom Tomaz e Democracia. A Codevasf, que deveria, por orientação da Casa Civil, desde março de 2017, procurar um local para relocação das famílias, não o fez, e pediu reintegração de posse da área ocupada no Projeto Pontal.

Os Parlamentares do PT, os vereadores Cristina Costa e Gilmar Santos, e o Senador Humberto Costa, auxiliaram o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra, que na Justiça, conseguiram suspender a ordem de despejo desta terça-feira (12). A 17ª Vara da Justiça Federal, já determinou à Polícia Federal em Juazeiro, de que não há liminar decretada de reintegração de posse do Projeto Pontal. O Ministério Público Federal também está acompanhando o caso...

Valmir exalta MST e diz que é preciso disciplina para continuar a luta pela terra no Brasil

As comemorações dos 30 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) seguem, até o domingo (10), com diferentes atividades culturais, feira de agropecuária e mesas de debates com dirigentes do movimento e políticos. Na sexta-feira (8), depois de participarem da abertura oficial na última quinta (7), os representantes do MST Jaime Amorim, Vera Lúcia Barbosa e o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) fizeram um breve relato sobre a luta por terra na região extremo sul da Bahia, principalmente a respeito de Itamaraju, local onde acontece o festejo, e Alcobaça – que foi palco da primeira ocupação do MST. Trata-se do Assentamento 40/45, que recebeu um show do forrozeiro Targino Gondim e bandas locais. Em sua fala, Assunção definiu a Bahia como um laboratório de diversas experiências de resistência, mobilização em massa, trabalho coletivo e de elaboração políticas na teoria e prática, para o nordeste e para o país.

"O MST no Sul do país tinha uma experiência coletiva, nós aqui no Nordeste não, nós fomos a porta de entrada no Nordeste. O nosso método de organização estava dividido por território para acompanhar as regiões, fazer o trabalho de base, o grupo motor, tudo isso ajudava os dirigentes a se capacitar. O movimento surge com um aspecto também que é fundamental, a disciplina, para seguir os métodos de organização, os princípios, para ser solidário com os companheiros, para o estudo", salienta o petista representante do movimento no Congresso Nacional. Valmir completa a explanação com uma análise do movimento e destaca o que será feito para o próximo período. "Nós do movimento somos o que somos primeiro pela decisão e determinação da direção e militância do MST. Mas somos o que somos também, porque nós tivemos capacidade ao longo da história de nos relacionar com diversos segmentos da sociedade, sindicatos, igreja, intelectuais, dentro outros, que nos ajudaram a construir o MST"...

Ex-presidente Lula enaltece vida e obra de Luiz Gonzaga durante visita a Exu, terra do Rei do Baião

Durante sua passagem pela terra do rei do Baião, Luiz Gonzaga, em Exu, no Sertão de Pernambo, ontem à tarde, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,  conheceu o Parque Asa Branca-Museu Luiz Gonzaga. Usando um chapéu de couro e uma camisa com a imagem do músico, o líder petista exaltou a figura de Luiz Gonzaga durante a visita. O cantor e compositor Flávio Leandro foi um dos presentes ao encontro com Lula.

Lula comentou a lei que instituiu o Dia Nacional do Forró sancionada em 2005, durante seu mandato, a partir de um projeto de lei de 2001 da deputada federal Luiza Erundina. Lula foi recebido pelo sobrinho de Luiz Gonzaga, o sanfoneiro Joquinha Gonzaga. Lula ainda destacou que seu Ministro da Cultura na época foi o cantor Gilberto Gil, que lhe confidenciava todo o respeito que tinha pela história de Luiz Gonzaga...

Presidente do Sintraf revela que situação sobre permanência de agricultores no Projeto Pontal é tensa

Após segunda reunião no Ministério da Integração Nacional, em Brasília, para evitar reintegração de posse sobre os agricultores familiares acampados no Projeto Pontal, zona rural de Petrolina (PE), a presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf), Isália Damacena, declarou que o titular da pasta, Hélder Barbalho, recuou da decisão de deixá-los na área até uma solução definitiva.

De acordo com a sindicalista, o ministro afirmou na audiência que teve a participação de líderes dos movimentos sociais, que havia encaminhado a demanda dos agricultores para o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o qual deve a fazer a avaliação sobre a permanência ou não da categoria no Pontal. ..

Comissão Pastoral da Terra divulga o número da violência no campo entre 1985 e 2017

A CPT torna públicos os registros de massacres no campo, de 1985 a 2017. Esse tipo de crime sempre ocorreu no campo brasileiro, apesar de apenas alguns terem ganhado destaque no cenário nacional. Nesse período, a CPT registrou 45 massacres que vitimaram 214 pessoas em nove estados brasileiros.

De acordo com sua metodologia, a CPT reconhece como “massacre” casos em que um número igual ou maior que três pessoas foram mortas na mesma ocasião. Motivada pelos três crimes que ocorreram esse ano, no Mato Grosso, Pará e em Rondônia, a CPT desenvolveu essa página especial para dar visibilidade a todos os massacres no campo ocorridos nos últimos 32 anos, e mostrar para a sociedade que esse tipo de crime é mais uma das estratégias do capital para expulsar os povos de suas terras e territórios...

Fernando Bezerra Coelho anuncia programa que vai beneficiar agricultura familiar no Sertão

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) participou no último sábado (12), de dois eventos ao lado de pequenos produtores rurais, prefeitos, lideranças políticas e movimentos sociais do Sertão de Pernambuco. O primeiro aconteceu na cidade de Dormentes e outro no distrito de Rajada, em Petrolina. As agendas marcaram o início do processo de aquisição pelo Governo Federal dos rebanhos de ovinos, caprinos e bovinos da agricultura familiar. 
 
Toda a produção comprada pelo governo irá abastecer creches, escolas e hospitais, ao mesmo tempo em que irá garantir renda aos agricultores. A conquista, confirmada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira, é fruto do trabalho do senador Fernando Bezerra, que fez a solicitação pessoalmente ao ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, para que as compras fossem inseridas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

"Num momento como esse, de seca e dificuldades é preciso unir esforços, ter eixo e rumo, para conquistar os investimentos e trazer recursos para quem não tem. Tenho certeza que a medida é um alento importante para os produtores, que vão garantir as vendas dos seus rebanhos e permanecer trabalhando", afirmou o senador.
 
A medida deverá começar já no próximo mês de setembro, nos moldes do "PAA do Bode", como ficou conhecida a aquisição direta de caprinos, em 2012, pela Superintendência da Conab em Pernambuco, a partir das cidades de Petrolina, Dormentes, Floresta, Ouricuri e Parnamirim - principais produtoras do semiárido. Serão destinados R$ 3 milhões para o programa este ano, com foco especial na compra de caprinos. Com estes recursos, estima-se que cerca de 800 agropecuaristas familiares poderão vender, diretamente ao governo, aproximadamente 150 toneladas de carne.
 
 "Hoje é um momento de alegria e de festa, por este momento tão importante para todos nós. Fernando Bezerra tem participação direta nesta conquista, como já havia acontecido no passado. Ele conhece nossos problemas, tem determinação e sensibilidade para nos ajudar a vencer os desafios", disse o prefeito de Dormentes, Geomarco Coelho...

Corpo de Klebio Bezerra será enterrado neste domingo às 10h, Polícia continua investigando assassinato

O corpo de Klebio Luciano Bezerra, 38 anos, presidente do Partido Republicano de Petrolina, será enterrado neste domingo 13, no Campo da Paz. klebio foi assassinado na madrugada de sábado 12, próximo ao Aeroporto. O velório está acontecendo na Câmara de Vereadores de Petrolina. O enterro será às 10hs.

Informações prestadas por testemunhas dizem que os acusados do crime chegaram numa caminhonete, se aproximaram do veículo de Klebyo e efetuaram os disparos Até o momento a Polícia ainda não deu entrevistas sobre o rumo das investigações do motivo do crime e não houve prisões...

ACM Neto: "Se eu for convocado pelos baianos, servirei à terra que eu amo"

"Tenham certeza: se eu for convocado pelos baianos, como fui convocado pelo povo de Salvador para governar a minha cidade - a capital de todos os baianos, para resgatar a sua autoestima - da mesma forma, eu não me furtarei a servir à terra que eu amo e ao povo que está no meu coração". Foi o que afirmou o prefeito de Salvador, ACM Neto, ao participar de um encontro do Democratas realizado nesta sexta-feira (28), em Jacobina, pelo prefeito Luciano da Locar, para marcar os 137 anos de emancipação política da sua cidade. O encontro reuniu prefeitos, vereadores e lideranças políticas de toda a região.

Ainda na oportunidade, ACM Neto visitou o Centro de Convivência de Idosos de Jacobina, considerado uma referência estadual em política pública para a terceira idade. "Nós não estamos aqui em campanha, nem mesmo em pré-campanha. Eu compreendo aqui o ânimo dos nossos parceiros e amigos que já falam em candidatura, mas é preciso ter este cuidado. Agora, eu sou um agente político, eu tenho lado e o meu lado está aqui", completou ACM Neto, que agradeceu a presença e a maturidade política do ex-prefeito de Jacobina, Rui Matos Macedo por comparecer ao encontro organizado por Luciano da Locar, seu adversário político.

Representações políticas de mais de 40 municípios e lideranças do grupo político liderado pelo prefeito da capital baiana se fizeram presentes ao evento. Estiveram presentes o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo; os deputados federais Paulo Azi, Elmar Nascimento e Lúcio Vieira Lima; o diretor-presidente do FNDE Sílvio Pinheiro; os deputados estaduais Leur Lomanto, Adolfo Viana, Augusto Castro, Tom, Pedro Tavares, Carlos Geilson, Alan Sanches e Luciano Simões Filho; o vice-prefeito de Salvador Bruno Reis; o chefe de gabinete da Prefeitura de Salvador, João Roma; o presidente da Câmara de Salvador, Léo Prates, e os vereadores Kiki Bispo e Tiago Correia, dentre outras autoridades.

Relação completa de prefeitos presentes:..

Prefeitura e Compesa iniciam obras de saneamento no bairro Terras do Sul em Petrolina

Visando atender a uma demanda antiga da população do bairro Terras do Sul, zona leste de Petrolina, a Prefeitura de Petrolina e a Compesa elaboraram um plano de ações de saneamento básico para a comunidade. A ideia é melhorar a atual estrutura de coleta de esgoto, considerando que a localidade ainda não possui rede de saneamento completa. Os trabalhos começam nesta terça-feira (18).

A medida é resultado de um estudo elaborado a partir do diálogo estabelecido entre Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM), através do diretor de Saneamento, Igor Falcão, e do gerente regional da Compesa, João Raphael, que visitaram a localidade nesta segunda-feira (17). Com as intervenções que vão ser realizadas, a expectativa é diminuir os transtornos para os moradores do bairro Terras do Sul...

A MINHA TERRA DO JUAZEIRO

Um juazeirense que preferiu o anonimato enviou ao Blog Geraldo José uma poesia em forma de acróstico homenageando Juazeiro pelos seus 139 anos e enaltecendo as celebridades filhas de de Juazeiro, como Ivete Sangalo, Luiz Galvão, João Gilberto e  Daniel Alves. Confira:

..

EU PENSO ASSIM...DANIEL E PETROS VISITAM SUA TERRA.

Foi bastante anunciada, divulgada, a mudança na programação dos jogos da fase “mata-mata” do Campeonato Brasileiro da Série “D”. O jogo que seria contra o CAMPINENSE (PB), domingo passado, por força do julgamento de um atleta do São Raimundo (PA), foi modificada a tabela, a JUAZEIRENSE só volta a campo no próximo domingo (09), lá em JACOBINA contra o time local. Como já dissemos, isso provocou um espaço de tempo confortável para que o “CANCÃO” aproveitasse para aprimorar seus treinamentos, o que está fazendo.

Enquanto isso, o nosso torcedor, que continua devendo sua presença no estádio, teve tempo para prestigiar outras atividades nos bairros, clubes da cidade. A torcida interiorana, vibra com a reta final do campeonato INTERDISTRITAL, que continua muito animado e prestigiado pelos seus admiradores...

Deputado considera MP que aumenta a burocracia para obtenção de terra o AI-5 da reforma agrária

Considerada como o AI-5 da reforma agrária, a Medida Provisória 759/16 impõe novas regras para regularização de terras da União ocupadas na Amazônia Legal, para a reforma agrária e aponta novos procedimentos para regularização fundiária urbana. A MP está na pauta de votação desta semana do plenário da Câmara. Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), a proposta, do ponto de vista rural, tem inúmeros problemas e paralisa o processo de reforma agrária, tornando a obtenção de terras muito mais burocrática, além de anistiar a grilagem no país. "Essa MP para o campo altera todo o arcabouço legal da reforma agrária, modificando as leis 8.629/93, 11.952/09 e 13.001/04 e até mesmo a Lei de Licitações Públicas sem que houvesse qualquer debate com os movimentos sociais de trabalhadores rurais, ou camponeses", salienta Valmir.

Ao mudar a Lei 11.952/09 e a Lei 8.666/93, a MP descaracteriza, amplia e perpetua o Programa Terra Legal, anistiando proprietários de terra que tenham grilado áreas públicas. "O Terra Legal foi instituído para resolver aqueles problemas de agricultores familiares que precisavam ter seu território regularizado. Havia a diferenciação entre este público e grileiros e desmatadores. A MP acaba com essa separação. Possibilita a concessão e alienação de áreas para grileiros e autoriza a pilhagem de nosso território". A medida permite ainda a regularização de áreas de até 2,5 mil hectares...

VEREADOR CHARLES LEAL APRESENTA PROJETO TALENTOS DA TERRA

Em sessão realizada nesta terça-feira (02) na Câmara dos Vereadores de Juazeiro, o vereador Charles Leal apresentou o projeto Talentos da Terra. Segundo o edil, o projeto irá trazer grandes oportunidades para os talentos do município e fortalecerá os eventos culturais na cidade.

"Acredito que nossa região, nossa terra é um celeiro de vários talentos a exemplo do samba, capoeira e outros, mas ao decorrer do tempo estamos perdendo alguns dos eventos de grande importância para nossa região a exemplo do 'Chá das Cinco' que não acontece mais. Hoje ainda temos alguns eventos como o Edésio Santos, o Festival da Canção, porém algumas categorias estão ficando despercebidas e sendo esquecidas. O nosso projeto trará a realização de eventos para fortalecer esses talentos atuais que muitas vezes tem sido esquecidos, além disso, iremos reconhecer e daremos um incentivo para cada um desses talentos da nossa terra. Por fim, usaremos espaços públicos como Orla 2 e outros, dando oportunidades para que toda a população tenha acesso ao projeto, e assim possamos desenvolver a cidadania, aplicando a inclusão social dos jovens através do meio artístico, como palestras, shows, peças teatrais, danças, atividades esportivas, músicas e outras modalidades", disse Charles Leal...