Foram encontrados 68 registros para a palavra: sertanejo

De compositora mirim a fenômeno do sertanejo; relembre a trajetória de Marília Mendonça

Marília Mendonça morreu, aos 26 anos, em um acidente de avião em Minas Gerais. “Rainha da sofrência”, “Patroa”, a cantora foi responsável pelo ascensão explosiva das mulheres no sertanejo. O Brasil perdeu, nesta sexta-feira (5), uma das artistas de maior sucesso e representatividade da atualidade.

Nascida em 22 de julho de 1995, em Cristianópolis, Goiás, a artista começou a se destacar como compositora muito jovem, aos 12 anos. Ainda criança, escreveu a canção “Minha Herança”, assinada por ela e por Frederico...

Terra da Misericórdia: Padres realizam ação social denominada Natal Sertanejo

Os padres Damião Silva e Adilson Simões, da Terra da Misericórdia, santuário localizado no município de Arcoverde, no Sertão, estão promovendo uma ação social denominada “Natal Sertanejo”, com o objetivo de arrecadar cestas com 35 kg de alimentos para famílias sertanejas em situação de desamparo.

Dentre os itens arrecadados, os sacerdotes solicitam feijão, arroz, açúcar, farinha, fubá, macarrão, óleo, café e doce de goiaba...

Artigo: Luiz Gonzaga, o astro e o sertanejo

Gigante da cultura nordestina com reconhecimento nacional, Luiz Gonzaga nos lança o desafio de conhecermos, além da grandeza do seu trabalho musical -  com 600 e tantas músicas gravadas versando sobre inúmeros temas – o perfil do artista e do sertanejo. 

 Quando assisto imagens de shows e entrevistas dele, desde sempre me lanço na proposta de conhecer mais o sertanejo e o artista.   É muito interessante...

Sertão civil: projeto vislumbra democratizar o conhecimento jurídico no sertão, despertando no sertanejo enquanto sujeito de direito

O Sertão civil é um projeto que vislumbra democratizar o conhecimento jurídico no sertão, despertando no sertanejo, de comunidades carentes, a possibilidade de enxergar-se enquanto sujeito de direito.

É um projeto perpassado pela interdisciplinaridade, que busca fomentar a cidadania, assistência social, disseminar os Direitos Humanos, Direito Constitucional, bem como apresentar a comunidade os institutos de Direito Civil, ramo do Direito Privado que perpassa a vida humana, desde o nascimento até a morte e os efeitos que dela decorrem...

Dia de São José: a esperança de chuva para os agricultores sertanejos

"...Apela pra Março que é o mês preferido do santo querido senhor São José (Meu Deus, meu Deus). Mas nada de chuva tá tudo sem jeito lhe foge do peito o resto da fé"...O cantor e compositor Luiz Gonzaga, das inúmeras  músicas interpretadas sempre dizia que a emoção sempre "batia mais forte quando ele citava a A Triste Partida, versos de Patativa do Assaré, implorando chuva e a última esperança no dia de São José e na falta da chuva, a ida do sertanejo para outras terras".

O período mais esperado do ano para os agricultores são os meses de chuva é março. O dia de São José, celebrado nesta sexta-feira (19), começou na madrugada em Juazeiro Bahia. Verdade seja dita, uns pingos de chuva, mas que representa a grandeza da fé e esperança de milhares de sertanejos...

Deputado Gonzaga Patriota solicita ao governador Paulo Câmara auxílio emergencial para músicos sertanejos

A pandemia de coronavírus afetou toda a economia, isso é um fato consumado. Mas enquanto boa parte dos setores volta aos poucos a funcionar — e a faturar—o segmento de shows e eventos segue parado e sem nenhuma previsão de retomada, afetando músicos e produtores.

Diante disso, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) enviou ofício ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, solicitando que músicos sertanejos recebam o auxílio emergencial do Estado. ..

Lua cheia neste início de outubro encanta moradores dos sertões

É comum ver imagens do Sertão nas quais a luz solar incide com força sobre a cena. Nesta foto acima o cantor, compositor e poeta Luiz Humaytá, mostra um olhar, sentimento e beleza do céu entre o cair da tarde e a chegada da noite, com a luz da lua e das estrelas delineando a vegetação, as construções, os caminhos; revelando a imagem dos sertões de Curaçá, Bahia, a terra da Ararinha Azul.

A lua está na fase cheia. O poeta Luiz Humaytá, registrou o esplendor da Lua Cheia, mês de outubro, nos sertões de Curaçá, Bahia, terra da Ararinha Azul. A foto é da Fazenda Humaytá, distante 35 km do centro da cidade.  Importante lembrar, a fotografia à noite requer muito cuidado, muita pesquisa e equipamentos que garantam os melhores resultados e estas fotos Luiz Humaytá fez do seu celular, sem maiores recursos técnicos...

O vereador Paulo Valgueiro pede a conclusão da obra do Canal do Sertão para trazer água para o sertanejo

O vereador Paulo Valgueiro sonha em ver o Canal do Sertão saindo do papel e arregaça as mangas em favor da conclusão de uma obra que foi bandeira de luta do ex-deputado Osvaldo Coelho. Uma obra na zona rural de Petrolina que há mais de 30 anos está abandonada.

Valgueiro esteve no trecho onde a obra foi iniciada, no Sítio Cabaceira, Distrito de Rajada, há, aproximadamente, 40 km do centro de Petrolina. O cenário encontrado foi de total abandono. O trecho de quase 7 km de extensão, de uma obra não concluída, foi planejado para transpor água do Estado do Ceará até o Distrito de Rajada em Petrolina, trazendo esperança ao povo sertanejo...

Em meio à Covid-19, verba de obras para o sertanejo armazenar àgua é reduzida

Cinco vezes por semana, o agricultor Givanilson Ramos Pereira, 25, anda cerca de meia hora para chegar até o local mais próximo da sua casa com água, no município de Campo Formoso, semiárido baiano. "Para trazer a água, eu uso a carroça de mão", conta, explicando que não tem como se prevenir da covid-19. 

"Se ficar em casa não tem água nem para beber, quanto mais lavar as mãos", afirma. Cansado de esperar pela construção de um cisterna pelo poder público, ele decidiu, há um mês, começar a fazer um reservatório nos fundos de sua casa, com recursos próprios. "Acho que vou gastar uns 2.400 reais. É muito caro, mas já como me inscrevi [para receber o equipamento] e nunca tive resposta, prefiro fazer aos poucos do que ficar sem", diz...

Polícia encerra festa que teve show do sertanejo Bruno, da dupla com Marrone

A Polícia Militar encerrou uma festa que teve show com o sertanejo Bruno, da dupla com Marrone, em Caldas Novas, no sul de Goiás. O evento aconteceu no sábado, às margens do Lago Corumbá e reuniu cerca de 40 pessoas. Um decreto municipal proíbe aglomerações na cidade. Segundo a PM, o dono do evento disse que era uma comemoração de aniversário e reuniu amigos e familiares.

Vídeos e fotos que circulam em redes sociais mostram o cantor Bruno se apresentando em um palco ao lado de músicos que o acompanham nos shows. Por telefone, a assessoria de imprensa do músico disse que ele foi contratado para cantar em uma confraternização em família e que o contratante disse que seriam poucas pessoas. Porém, ao chegar ao local, Bruno viu que havia uma quantidade maior de participantes...

Nuvens carregadas chegam ao Nordeste e trovões animam sertanejos de Juazeiro e Petrolina

No início da tarde desta segunda-feira 30, nuvens carregadas de chuvas e trovões animam os sertanejos de Juazeiro e Petrolina. A expectativa é de chuva na região.

Novas áreas de instabilidade crescem no mar avançam em direção à costa leste do Nordeste espalhando nuvens carregadas entre o leste do Rio Grande do Norte e Pernambuco.A situação é de atenção para o risco de raios e de chuva moderada a forte na região metropolitana das capitais Natal, João Pessoa e Recife..

Dia de São José: sertanejos comemoram chuva nesta quinta 19

O outono começa nesta sexta, 20 de março, à 00h50, hora de Brasília, e termina em 20 de junho, às 18h44 (Brasília). O último dia do verão 2020 é com sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em quase todo o Brasil. As pancadas podem ser fortes no Sul, no Centro-Oeste, no Norte e no Nordeste.

Hoje é dia de São José (19 de março) e na crença dos nordestinos, se chove no dia de São José, então o "inverno" (período mais chuvoso do ano) terá chuva farta. O outono é época de muita chuva em grande parte do Nordeste...

Sertanejos que vivem na Europa contam como estão enfrentando o coronavírus no Velho Continente

A redeGN fez contato nesta quarta-feira 11, com brasileiros que moram na Eurupa. Francisco José de Lima trabalha em Valência, Espanha. Natural de Juazeiro do Norte. Cearense Francisco cresceu no Povoado de Vermelhos, localizado em Lagoa Grande, Pernambuco. Francisco é padre e presta assistência espiritual na Europa. 

A situação segundo ele é momento de muita precaução e cuidados. São 27 países da União Europeia tomados pela ameaça do coronavírus, dois dos principais destinos de brasileiros são também os mais afetados no Velho Continente, Itália e França somam quase 12 mil casos confirmados e 664 mortes. "Uma das festas mais tradicionais de Valência que era para durar o mês inteiro foi cancelada"...

Em Casa Nova sertanejo festeja chuvas de março com banho. Juazeiro e Petrolina seguem sem chuvas

O mês de março, mês da fartura e mês que o sertanejo festeja o Dia de São José, no próximo dia 19 de março teve início com muita chuva, o que representa esperança de ano bom. 

O sertanejo e empresário Marcelo, em Casa Nova, mais uma vez expressa este sentimento de alegria e gratidão pela chuva que caí nesta quarta-feira, 4, na região. ..

ALÔ NASA!!! Keu Dantas lança novo sucesso de olho no São João

O Carnaval passou e agora o foco é o São João. Pensando nisso, o talentoso e prata da casa, Keu Dantas, lançou nesta semana, seu mais novo hit: "Alô Nasa". De acordo com o artista, a música retrata o arrependimento: "Muita gente fez besteira... magoou quem não devia... Agora a conta chegou! O arrependimento tá doendo... A solução tá aí! Alô NASA! Inventa a máquina do tempo pra a gente, vai!" diz um trecho da canção.

O cantor e compositor Keu Dantas, é uma das promessas da nossa música. Em 2020, o artista promete bastante novidades para seus fãs. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo artista:

..

Sertanejos celebram mais chuvas na zona rural de Petrolina

Em Petrolina, no Sertão pernambucano, o clima é de celebração entre o povo sertanejo, principalmente de quem mora na zona rural e enfrenta longos períodos de estiagem severa. Desde a madrugada desta quarta-feira (22), os pluviômetros têm marcado índices muito bons para a região, o que viabiliza o enchimento de barreiros e barragens, o melhor preparo da terra para os plantios dos agricultores familiares e, consequentemente, ração natural para as criações de animais.

Em algumas localidades os pluviômetros marcaram índices consideráveis de chuva a exemplo de: Izacolândia (133 mm); Assentamento Nova Vida (180 mm); Capim (110 mm); Salitre (80 mm);  N-11 (65 mm); N-9 (60 mm); Projeto Maria Tereza (130 mm); Km 45 (150 mm); Assentamento Esperança (102 mm); Pau Ferro (110 mm); Barreiro (70 mm); Poço Dantas (120 mm); Angico - região de Rajada (70 mm); Projeto Bebedouro (117 mm); Assentamento Água Viva I (65 mm)...

Sertanejos festejam primeiras chuvas fortes na região na esperança de ano bom para a agricultura

"Só quem é das plagas sertanejas sabe bem o que representa despedir a estiagem, que na curva da estrada faz seu caminho para o oco do mundo. Açoitada pelos relâmpagos cortando os céus e sob o som estremecedor dos trovões, a seca vai embora por minutos...o homem vai parando em cada biqueira, molhando o corpo e lavando a alma, banhando-se alegre nas águas da chuva mandada por Deus, corre feliz na amplidão do sertão", diz o juiz e escritor paraibano Onaldo Queiroga.

Sertão é terra-mãe, com todas as delicadezas deste relacionamento. Pouca chuva. Sol abrasador. Sertanejos que na fé e com menos água, alimentos  e sonhos vão atravessando o tempo presente. Juazeiro, Petrolina e região na maioria dos dias a cada mês a temperatura registrada é superior aos 35 graus e sensação térmica acima dos 40 graus. No sertão chover é quase um milagre "vindo dos céus."..

Projeto Uma Noite no Museu encena "Fé do Sertanejo" no Cais do Sertão

O sétimo encontro do projeto Uma Noite no Museu, ação de sucesso que possibilita que instituições de ensino da Região Metropolitana de Recife representem o Sertão a partir de intervenções artísticas - música, performance, peças de teatro, cordel -, recebe, nesta terça-feira, 3, às 18h, os alunos da Erem Erem Adelaide Pessoa Câmara, de Jaboatão dos Guararapes, município da Região Metropolitana do Recife. As apresentações são encenadas nos seis espaços que compõem o Centro Cultural Cais do Sertão.

A instituição de ensino busca, por meio da performance, fazer o mesmo trajeto de fé, angústia e esperança que reside nos personagens da peça "Fé do Sertanejo". O espetáculo é dividido em oito atos, intercalados com interações musicais, monólogos e diálogos sobre fé, tristeza e perspectivas sobre o entorno do Sertão...

PROJETO MEMORIAL SERTANEJO MUSEU ARCA DAS LETRAS INCENTIVA LEITURA NA ZONA RURAL

A comunidade de Poço Dantas, interior de Santa Cruz da Venerada, Pernambuco, vivenciou no início deste mês, a IX EXPORART Arca das Letras 'Da Sala de Aula a Convivência da Comunidade'. A Arca das Letras é um Programa de Bibliotecas Rurais que, além de dar acesso a livros, busca incentivar a leitura e a expressão cultural nas comunidades rurais e tradicionais de todo o país". O evento cultural busca valorizar trabalhos, objetos, musicas, danças e o incentivo social em busca da formação do cidadão através de varias informações e demonstração dos trabalhos apresentadores pelos expositores.

A Agente de Leitura Arca das Letras e idealizadora, Luzia Barbosa é professora da Escola Municipal Tiburcio da Silveira. Ela mantém um trabalho constante de resgate das memórias locais, recolhendo (e recebendo doações) utensílios e outras relíquias, para compor um futuro museu. Todos os anos, sempre no mês de agosto, esse trabalho sai da escola e é exposto na Casa da Feira (local de encontro das famílias), para que todos possam revisitar o passado, além de ouvir palestras e conhecer fragmentos culturais. ..

Da tradição à diversidade, São João de Petrolina chega ao fim com batida de Alok e sertanejo de Teló

Com uma vila cenográfica cheia de tradição, um palco gigantesco e uma variedade de ritmos, o São João de Petrolina consagrou a diversidade do período junino.  Depois de uma maratona com mais de 40 shows, a festa chegou ao fim neste domingo (23) ostentando o título de melhor São João do Brasil após reunir mais de 700 mil pessoas em nove dias de festança. Enquanto muitas famílias mantinham a tradição de acender suas fogueiras, milhares de petrolinenses e turistas começavam a lotar o Pátio Ana das Carrancas para uma noite atípica que abriu espaço, pela primeira vez, para a música eletrônica do DJ Alok.

Os primeiros a chegarem ao pátio foram recepcionados pelo forró do cantor Guilherme Dantas. Em seguida, o cearense Wawa Pinho subiu ao palco para dar seguimento à animação. Depois de duas apresentações de muito forró, a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano levou romantismo ao Pátio Ana das Carrancas fazendo o público cantar novas e antigas canções...