Foram encontrados 102 registros para a palavra: sanfona

Artesão Luizinho dos Couros será o homenageado na III Caminhada das Sanfonas em Exu

Em comemoração aos 110 anos do Rei do baião Luiz Gonzaga, A cidade de Exu, Pernambuco, sua terra-natal, realizará a 3ª Caminhada das Sanfonas.

O evento tem o objetivo de manter viva a memória de Gonzagão e o instrumento que o imortalizou. Este o ano o homenageado em memória é o artesão Luizinho dos Couros...

Terminam neste sábado (5) as inscrições para oficina gratuita do VIII Festival Internacional da Sanfona

Todos os sanfoneiros e sanfoneiras, independentemente do nível de habilidade com o instrumento, ou seja, artistas iniciantes, intermediários ou avançados podem se inscrever na oficina "Sanfona para Todos", que será oferecida gratuitamente durante o Festival Internacional da Sanfona.

As aulas serão ministradas pelo professor paraibano, Edglei Miguel, nos dias 17 e 18 de novembro, das 8h às 12h, no formato híbrido: presencialmente, para os que puderem comparecer às aulas no Grande Hotel de Juazeiro-BA, ou virtualmente, através da plataforma Google Meet...

Sanfoneiros do Brasil e do exterior podem participar da Jam Session do VIII Festival Internacional da Sanfona

O Festival Internacional da Sanfona traz mais uma vez na sua programação um espaço dedicado aos apaixonados pelo instrumento. São artistas ou simplesmente anônimos que apreciam a sanfona ou acordeom, como é chamado em alguns lugares do Brasil e do mundo.  

A Jam Sanfona Session é realizada desde a primeira edição do festival. Um momento para reunir talentos interpretando os mais diversos ritmos e melodias, voltado para divulgar e exibir os talentos de grandes artistas, músicos locais e amadores, sem discriminação.  As apresentações acontecem nos intervalos dos shows do festival.  ..

Festival Internacional da Sanfona está com inscrições abertas para oficina gratuita

A VIII edição do Festival Internacional da Sanfonaestá com inscrições abertas para a oficina “Sanfona para Todos”, que será nos dias 17 e 18 de novembro, das 8h as 12h, no formato híbrido, presencialmente, para os que puderem comparecer às aulas no Grande Hotel de Juazeiro, ou virtualmente, através da plataforma Google Meet. 

As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, até o dia 5 de novembro pelo link disponível no Instagram @festivaldasanfonaou clicando aqui.  ..

Jornalista Danilo Ribeiro lança livro: Zé Livrório e a sanfona Voadora

O jornalista Danilo Ribeiro, apresentador do programa Globoesporte Bahia, da TV Bahia, anunciou pelas redes sociais,  o lançamento do seu primeiro livro: ZÉ LIVRÓRIO E A SANFONA VOADORA!  De acordo com o jornalista, o livro é Uma viagem com muita imaginação e forró, com @zelivrorio e sua trupe!

O lançamento acontece na  Terça, dia 11, em Vitória da Conquista e quarta, dia 12, as 10h da manhã, no Festival de Forró da Chapada, em Mucugê..

Procissão das Sanfonas busca preservar e espalhar o legado de Luiz Gonzaga e valorizar a cultura nordestina

“Minha vida é andar por este país / Pra ver se um dia descanso feliz / Guardando as recordações / Das terras onde passei / Andando pelos sertões / E dos amigos que lá deixei”. O trecho retirado da música ‘A Vida de Viajante’, de Luiz Gonzaga, retrata o amor que o artista tinha em levar sua arte aos quatro cantos do Brasil. Na canção, Luiz Gonzaga afirmou que, mesmo quando estava longe de casa, ele seguia com alegria no coração. 

O amor pelo Sertão fez com que o Rei do Baião conquistasse milhares de admiradores ao decorrer de toda a sua carreira. Hoje, mesmo após 33 anos de seu falecimento, suas obras seguem emocionando pessoas. ..

Mestre da Sanfona Luizinho Calixto diz que Festival Nacional do Forró de Itaúnas mostra ao Brasil o valor da cultura

O Festival Nacional Forró de Itaúnas (Fenfit), realizado no Espírito Santo, aconteceu entre os dias 16 a 23 de julho, com mais de 50 shows entre atrações deste ano Mestrinho, Gennaro, o Trio Xamego (SP), Flávio Leandro, Dorgival Dantas, Dió Araújo,  Mariana Aydar, Banda Rastapé e o Trio Dona Zefa, comemorando 20 anos de carreira. 

O sanfoneiro, Mestre da Sanfona de 8 Baixos, Luizinho Calixto, 66 anos, através das redes sociais, disse que "o Festival é uma maravilha e ele estava em extase com o sucesso do evento"...

I Caminhada da Sanfona de Moreilândia, Pernambuco acontede dia 17 de maio

Seu Bilino, saudoso e afamado tocador de sanfona 8 Baixos, Pé de Bode será o nome homenageado no evento Caminhada das Sanfonas, no próximo dia 17 de maio. Moreilândia, Pernambuco, A Terra do Mel, completa 50 anos de Emancipação Política.

Nas festividades acontece a I CAMINHADA DAS SANFONAS. A produtora cultural Marlla Teixeira criadora da Caminhada das Sanfonas, desta vez no município de Moreilândia, Pernambuco, conta que o evento vai prestar uma homenagem ao saudoso sanfoneiro, conhecido por 'Seu Bilino", que morreu/desencarnou no dia 14 de agosto do ano passado. ..

Memória Cultural: Seu Bilino, tocador de 8 Baixos será homenageado na Caminhada das Sanfonas, em Moreilândia

Seu Bilino, saudoso e afamado tocador de sanfona 8 Baixos, Pé de Bode será o nome homenageado no evento Caminhada das Sanfonas, no próximo mês de maio, em Moreilândia, Pernambuco.

“As pessoas não morrem, ficam encantadas… a gente morre é para provar que viveu".... A frase é do escritor João Guimarães. A reflexão tem o objetivo de valorizar a obra deixada por seu Bilino e manter viva a valorização da arte de tocar sanfona...

Caminhada das Sanfonas será realizada em Moreilândia, Pernambuco. Objetivo valorizar sanfona dos 8 aos 120 baixos

“As pessoas não morrem, ficam encantadas… a gente morre é para provar que viveu...O homem nasceu para aprender tanto quanto a vida lhe permita”. A frase é do escritor João Guimarães Rosa.  Com esta reflexão e objetivo de manter viva a valorização da arte de tocar sanfona, a produtora cultural Marlla Teixeira, vai promover a Caminhada das Sanfonas, desta vez no município de Moreilândia.

Marlla conta que o evento vai prestar uma homenagem ao saudoso sanfoneiro, conhecido por 'Seu Bilino", que morreu/desencarnou no dia 14 de agosto do ano passado. "Mestre Bilino", batizado de Antônio Felizardo Alves, nasceu em Moreilândia, Pernambuco. Em vida Seu Bilino foi afinador de sanfona de 8 Baixos, também tocava sanfona de 120 baixos. Mas era apaixonado mesmo pela arte de tocar a sanfona de 8 Baixos. Fazia questão de frisar: Sou afinador de sanfona dos 8 aos 120 baixos...

Live Conversa de Fole sanfona de 8 baixos acontece nesta terça-feira (22)

Será realizada nesta terça-feira (22), a Live Conversa de Fole de 8 Baixos. A  transmissão no Canal Leo Rugero e conta com a participação do professor, doutor em Literatura da Ciência, Aderaldo Luciano. O músico Leo Rugero, é mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pioneiro na pesquisa da sanfona de 8 baixos..  O encontro começa às 19hs.

O cantor  e sanfoneiro Luiz Gonzaga costumava dizer que a sanfona de 8 baixos é a mãe do forró e valorizava no seu cancioneiro o pé de bode, a sanfona de 8 baixos do pai seu Januário". Atualmente ameaçada de extinção os professores vão dialogar sobre o tema...

Cultura: o sotaque brasileiro na sanfona de 8 baixos do mestre Luizinho Calixto

O CD “Sotaque Brejeiro”, do MESTRE DA SANFONA DE 8 BAIXOS, Luizinho Calixto é excelente. É cd que você escuta umas dez vezes tamanho é o encanto dos acordes e sons do talentoso músico e sua sanfona Pé de Bode.

São 13 músicas: Até que enfim (Geovânio Zu), Dedo de Mola (Luizinho Calixto), Quebra Queixo (Luizinho Calixto), Enfeite de Saudade (Rangel Jr/Efigênio Moura), No tempo do meu avô (motivo popular, com adaptação de Luizinho Calixto), Sob Nova Direção (Ton Oliveira), Sotaque Brejeiro (Luizinho Calixto), Forró para Enok..

Silas França lança Live “Sanfona Brasil" neste domingo (12)

Neste domingo (12/12), às 22 horas, o cantor, sanfoneiro e multi-instrumentista, Silas França estreia sua live, interpretando diversos clássicos da música brasileira e mundial, intitulada “SANTONA BRASIL”.

Trazendo um passeio pela música possível de ser executada na Sanfona até desembocar no nosso bom e velho forró. Reconhecido Patrimônio Imaterial do Brasil pelo IPHAN, nesta última quinta feira...

Dia do Nordestino: Manoel Paixão, o valor da cultura e a arte de afinar sanfonas

No Dia dedicado ao Nordestino, a reportagem da REDEGN destaca o sanfoneiro, Manoel Rodrigues Paixão, 49 anos. Ele nasceu em Afrânio, Pernambuco. Mora em Petrolina. Apaixonado pela cultura brasileira é tocador desde os 12 anos. Possui o dom cada vez mais raro no Brasil e em especial no Nordeste: conserta e afina sanfonas.

Manoel Paixão herdou do pai os ensinamentos sobre o instrumento, que já veio do avô e irmãos. "O importante é ter um ouvido afinado para a música. É só para quem tem paciência", diz...

Morre Bastinho Calixto, produtor cultural e tocador de sanfona de 8 baixos

Faleceu ontem sábado (4) o músico Sebastião Tavares Calixto – ´Bastinho Calixto´ -, aos 71 anos, vítima de câncer. Ele integrava família com tradição no fole de oito baixos. Produtor cultural, Bastinho trabalhou com Elba Ramalho, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Jorge de Altinho. Dois grandes sucessos tem autoria do tocador, Toque de Fole e Bom de fole.

“Bastinho Calixto deixa um legado na história da música brasileira das mais destacados. Além de grande músico, foi também um grande produtor e diretor de estúdio. Foi um gigante dentro de um estúdio e trabalhou para grandes gravadoras. Filho do mestre dos oito baixos João de Deus Calixto e irmãos de Zé Calixto, Luizinho Calixto e João Calixto, Bastinho deixa um grande legado para a história da música nordestina”, declaroou o seu amigo e produtor cultural João Dantas...

Morre Seu Bilino, o tocador e afinador de Sanfona de 8 Baixos

“As pessoas não morrem, ficam encantadas… a gente morre é para provar que viveu...O homem nasceu para aprender tanto quanto a vida lhe permita”. A frase é do escritor João Guimarães Rosa. 

Através da produtora cultural Marlla Teixeira, lá de Exu, Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga, recebi a notícia que Seu Bilino, tocador de sanfona de 8 Baixos,
desencarnou no hospital de Barbalha, Ceará. "Seu Bilino partiu, morreu. Fez a Viagem para o Sertão da Eternidade", neste sábado 14 de agosto...

Festival Internacional da Sanfona chega a sua última semana com programação intensa

Pela primeira vez no formato virtual, a VII edição do Festival Internacional da Sanfona tem sido um sucesso. Tanto pela oportunidade de reunir pessoas de várias nacionalidades nas oficinas, nas apresentações da Jam Sanfona Session e nos shows que acontecem no formato de Lives. 

Com um público médio de 150 inscritos por oficina, as aulas de sanfona movimentam as tardes de músicos profissionais e amadores de todas as regiões do Brasil e países de todos os continentes. Hoje (30) ainda acontecem as últimas aulas de “Tem sanfona no Choro” e “Improvisação no Forró”, ministradas pelos músicos Marcelo Caldi e Chico Chagas, respectivamente...

Parque Asa Branca celebra 32 anos de Saudades de Luiz Gonzaga, mestre da sanfona e do baião

No próximo dia 02 de agosto, o cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, completa 32 anos de falecimento. Este ano, mais uma vez devido o decreto de distanciamento social não terá aglomeração no Parque Asa Branca, localizado em Exu, Pernambuco, terra onde nasceu o Rei do Baião.

Todos os anos é celebrada a 'Festa da Saudade do Gonzagão". As homenagens ao músico acontecem no Parque Aza Branca, local onde estão o acervo, o museu e o mausoléu do artista. ..

VII Festival Internacional da Sanfona será realizado de 17 a 31 de julho

O Festival Internacional da Sanfona esse ano será online, com muitas atrações, atividades, animações e claro, envolvimento com o público. O novo formato ainda é em função das restrições causadas pela pandemia da Covid 19.

A sétima edição do maior evento dedicado à sanfona do país ganha amplitude, com a versão virtual. O festival que até então era sediado em Juazeiro, município baiano onde nasceram João Gilberto, Ivete Sangalo e acolheu o sanfoneiro Targino Gondim, agora ganha o mundo com uma programação 100% online. ..

Museu onde o público tem acesso às técnicas de manuseio da sanfona, zabumba, triângulo ganha prêmio

O Centro Cultural Cais do Sertão, equipamento turístico e cultural do Governo do Estado, gerido pela Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur, é um dos grandes vencedores da 33ª edição do Prêmio Rodrigo de Melo Franco, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O museu saiu vitorioso na  categoria de iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Imaterial, pelas atividades interativas desenvolvidas na Sala do Imbalança, que permite ao visitante uma experiência completa da formação musical nordestina. 

Localizada no piso superior do museu, a Sala Imbalança oferece aos visitantes a experiência gratuita da musicalidade do Sertão pernambucano. O espaço é visitado por grupos, que por intermédio de músicos-educadores, podem aprender a tocar instrumentos musicais utilizados no forró e demais gêneros populares do Nordeste. O público tem acesso às técnicas de manuseio da sanfona, zabumba, triângulo, agogô de cocos, pífano e rabeca, entre outros instrumentos. Este ano, devido ao protocolo sanitário que regula os cuidades para se evitar a disseminação da Covid-19, o público não está com acesso à área...