Foram encontrados 181 registros para a palavra: diversidade

Com recursos públicos, artistas promovem arte e diversidade em escola de Juazeiro

A possibilidade de não apenas ouvir artistas se apresentarem mas poder dialogar com eles/elas e trocar experiências, e o melhor, no palco do auditório da escola, foi o que atraiu a atenção do estudante Keven Felipe Alves, do 3º ano do Colégio Modelo, na tarde da última terça, dia 31.

O jovem participou de um dos momentos da programação realizada pelo Projeto  "Independência Musical - Explorando Sons e Palavras no Sertão da Bahia",  promovido  pela banda Trupe Poligodélica...

Dias sem chuvas na Amazônia estão trazendo consequências à biodiversidade, à qualidade do ar e ao modo de vida de quem vive na região

Os dias sem chuvas mais intensas na Amazônia estão trazendo consequências à biodiversidade, à qualidade do ar e ao modo de vida de quem vive na região.

A professora da Universidade Federal Rural do Pará e doutora em ecologia Vania Neu ressalta que fenômenos como o El Niño, hoje o principal responsável pela falta de chuvas em parte da Região Norte, são registros naturais e já previstos pelos especialistas. Mas destaca que eventos climáticos extremos estão acontecendo num intervalo cada vez menor...

Pesquisa revela impactos na biodiversidade quatro anos após vazamento de petróleo

Após 4 anos desde o início do derramamento de petróleo cru no litoral brasileiro, um recente estudo do  Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), aponta uma série de impactos em espécies marinhas já percebidos como consequência de um dos maiores crimes ambientais em mares tropicais. A reportagem é de Alice Sales/Agenciaeconordeste

A pesquisa, publicada no periódico internacional Marine Environmental Research, revelou problemas como a ingestão de óleo, alterações nas proporções de sexo e tamanho, anormalidades em larvas e ovos, alterações comportamentais e aumento de mortalidade. Além disso, as consequências do desastre também ainda são sentidas pelas populações litorâneas. O estudo buscou detectar esses danos e apontar quais dados ainda são deficientes sobre o ocorrido nas áreas ambiental e científica. ..

Opinião: Se a sua biodiversidade não é conhecida, por que será preservada?

Propaganda com caju que nasce invertido vira piada na web. Diferente do que aparece no vídeo, o caju fica preso à árvore pelo pedúnculo, como é chamada a parte avermelhada que representa 90% da massa do pseudofruto.

O Instituto Caju Brasil (ICB), fundado em 2018 e com sede em Fortaleza, foi um dos críticos da campanha. Uma mensagem no perfil do ICB afirmou:..

IF Sertão: Campus Petrolina Zona Rural realiza Semana de Inclusão e Diversidade

O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE realiza, entre os dias 25 e 29 de setembro, a Semana de Inclusão e Diversidade, promovida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

O evento, que traz como tema "Inclusão - mais que um direito, um ato de amor", terá uma programação diversificada com palestras, oficinas, exposições, apresentações culturais, roda de conversa...

Salvador: Feira da Diversidade leva saúde para público LGBTQIAPN+ nos dias 4 e 5 setembro

Como parte das ações da Semana da Diversidade, promovida pelo Governo da Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSB), irá realizar a Feira da Diversidade, uma edição especial da Feira Saúde Mais Perto voltada ao público LGBTQIAPN+ nos dias 4 e 5 de setembro, das 8h às 17h, no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador.

Serão realizados atendimento odontológico, além de preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C. Também será possível realizar exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais...

Para o meio ambiente e para os humanos, a ameaça às abelhas implica impactos na biodiversidade

Danças, vibrações e pistas químicas – como os feromônios, hormônios secretados por mamíferos e insetos – são alguns exemplos de comunicação entre abelhas sociais, para a manutenção da própria vida. Porém, muitas das ações humanas no ambiente, tais como o desmatamento, uso indiscriminado de pesticidas, e fenômenos como o aquecimento global prejudicam essa troca de informações, o que pode impactar a sobrevivência desses insetos.

Abelhas sociais são aquelas que se organizam em colônias, com uma rainha e centenas de operárias, por isso possuem sofisticadas estratégias de comunicação, importantes para a sobrevivência dessa população. Elas transmitem informações sobre as fontes de alimento, como a disponibilidade, a localização exata e o cheiro. ..

Bibliotecas comunitárias buscam ecoar diversidade e formar leitores

Nas cidades mais populosas do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, as bibliotecas comunitárias são espaços com histórias tão singulares que poderiam ser contadas em obras como aqueles livros que estão enfileirados nas estantes. A busca por diversidade e pela formação de novos leitores vai também além dos livros. Esses espaços são pontos de vida, de páginas viradas e de transformações que surgem a partir de sonhos individuais e comunitários.  

Em São Paulo, a Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino fica na convergência de ruas em que a numeração das casas se embaralha, uma esquina do bairro Jardim Olinda, na zona sul de São Paulo. Djeanne identificava-se como mulher negra de pele clara, mas não sentia acolhimento no convívio com outras pessoas, nem negras, nem brancas. Ela tirou a própria vida em julho de 2014. Apesar de não ter sentido pertencimento de um modo geral, na biblioteca que frequentava, ela encontrou aceitação e carinho das crianças que adorava...

Feira da Agrobiodiversidade reúne guardiães de sementes no Semiárido Show

A III Feira da Agrobiodiversidade – Superando a fome e semeando vida, realizada, nesta quarta-feira (02), no Semiárido Show, em Petrolina, reuniu guardiães de sementes crioulas de comunidades apoiadas pelo Governo do Estado, por meio do projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Pró-Semiárido. A importância das sementes para a preservação da Caatinga, segurança alimentar e manutenção da vida no Semiárido norteou as discussões durante o evento. 

A atividade foi realizada pela CAR/Pró-Semiárido, em parceria com o Serviço de Assessoria a Organizações Populares (Sasop) e a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPC-BA/MPA), organizações envolvidas na execução do Projeto Sementes Crioulas, ação estratégica para preservação da biodiversidade e promoção da alimentação saudável e livre de transgenia no Semiárido. A realização da Feira foi apoiada pelo Instituto da Pequena Agricultura Apropriada (Irpaa) e pela Embrapa Semiárido. ..

Pesquisa mostra que alimentos na mesa não refletem biodiversidade

O Brasil tem 20% da biodiversidade do mundo. No entanto, isso não se reflete nos alimentos que estão na mesa da população. De acordo com estudo do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, da Universidade de São Paulo (USP), a quantidade de alimentos com origem na biodiversidade local adquirida pelos brasileiros foi considerada baixa. 

A valorização e a expansão da monocultura em detrimento de pequenos agricultores é um dos elementos que explicam esse resultado. O artigo que traz os resultados aponta que eles “são insatisfatórios e abaixo do que se espera de um território biodiverso e de um sistema alimentar que é destaque mundial. É necessário um maior comprometimento para a promoção de ações que fortaleçam o consumo desses alimentos entre brasileiros”. ..

Juazeiro 145 anos: Em retomada emocionante, Chá das 5 reverencia a cultura e a diversidade de talentos da cidade

...Quero levar a vida como se a vida fosse um chá de erva doce... E foi assim, com o trecho marcante do hino do famoso movimento cultural da década de 80 em Juazeiro, que o 'Chá das 5' foi reverenciado pela Prefeitura de Juazeiro, nesta sexta-feira (14), durante as comemorações dos 145 anos da cidade.

Cantado por Mauriçola, um dos nomes que marcou a época da manifestação que comemorou 40 anos, o Chá das 5 homenageou os poetas Jurandy, Manuca Almeida, o locutor Zé Alberto Show e o ativista cultural Naldinho...

"Exaltar a rica diversidade cultural e os saberes tradicionais dos povos que habitam a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco", são prioridades diz ministro

A 10ª edição da campanha “Eu Viro Carranca Para Defender o Velho Chico”, no fim de semana, serviu para cobrar ao Governo do Estado e ao Governo Federal o processo de perenização do Riacho do Navio, um dos principais afluentes do Rio Pajeu  Eternizado na música de Luiz Gonzaga e  Zé Dantas, o Riacho do Navio abrange os municípios de Floresta, Betânia e Custódia, todos no Sertão pernambucano.

"Quando a gente traz um evento desses para Floresta, uma cidade no meio do Sertão que não é banhada pelo São Francisco, a gente traz à luz a nossa cidade e nossos problemas, para que sejam debatidos, e mostrado o Rio São Francisco. A gente fala sobre seus afluentes, desertificação, assoreamento, mas às vezes a gente não fala daquilo que a gente quer", pontuou o deputado Kaio Maniçoba em um de seus discursos..

Gestores da Rede Municipal de Ensino participam de encontro formativo em alusão ao Maio da Diversidade

Gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro participaram, nesta sexta-feira (26), do encontro formativo 'Educação e Diversidade na Escola', realizado no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc).

A ação foi promovida pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) da Prefeitura de Juazeiro, em parceria com a Diretoria de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes)...

Política Estadual de Agroecologia defende biodiversidade e incentiva práticas sustentáveis na Bahia

Para reforçar a agricultura sustentável na Bahia, o Governo do Estado instituiu a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Peapo), que será executada por meio de uma atuação transversal das políticas existentes nos 27 Territórios de Identidade e que envolve diversos órgãos e secretarias.

O objetivo é fomentar o extrativismo sustentável e a preservação dos biomas, além de garantir o bem-estar da população e o alimento de qualidade na mesa dos baianos...

Maio da Diversidade: Prefeitura de Juazeiro promove inclusão do público LGBTQIAP+ com feira de saúde

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), mobilizou uma estratégia para promover a inclusão da população LGBTQIAP+ aos serviços de saúde. Nesta quinta-feira (25) foi realizada na Praça Imaculada Conceição a Feira de Saúde LGBTQIAP+, onde foram ofertados diversos serviços para a população. A estratégia integra a programação do Maio da Diversidade, organizado pela Diretoria da Diversidade da Sedes.

Maria Fernanda Rodrigues dos Santos foi à feira de Saúde LGBTQIAP+ para realizar testagem para IST's, ventosa e atualizar o cartão de vacina. "Acho necessário um evento como este, porque, geralmente a gente é invisibilizado no sistema de saúde, pois muitas vezes não respeitam o nosso nome social, não respeitam o que a gente é, com isso, acabamos nos descuidando por não querer passarmos por constrangimento. Hoje aqui a gente tem tudo em um lugar só, de graça e sem passar por constrangimento", destacou...

Maio da Diversidade: Prefeitura de Juazeiro realiza Feira de Saúde LGBTQIAP+ nesta quinta-feira

Em mais uma ação que integra a programação do Maio da Diversidade, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), vai ofertar nesta quinta-feira (25), atendimentos de saúde para a população LGBTQIAP+.

A ação é organizada pela Diretoria da Diversidade e tem como proposta promover mais saúde para este público...

Maio da Diversidade: Prefeitura de Juazeiro cria grupo terapêutico para população LGBTQIAP+ neste sábado

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), vai lançar neste sábado (20) o grupo terapêutico, um projeto da Diretoria de Diversidade, que tem como objetivo cuidar da saúde mental da população LGBTQIAP+. A ação integra a programação do Maio da Diversidade e é em alusão ao dia 17 de maio, data que celebra o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia.

O lançamento será no Arco da Ponte a partir das 18h durante o evento "Ser Trans é um sucesso". O grupo terapêutico é voltado para o público transexual, travesti, transgênero e não-binário...

Maio da Diversidade: gestão Suzana Ramos garante assistência ao público LGBTQIAP+

O 17 de maio é a data em que se celebra o Dia Internacional de Luta Contra Homofobia, Transfobia e Bifobia. E é devido a este dia que o mês de maio promove reflexões sobre o combate ao preconceito e à discriminação enfrentados pelo público LGBTQIAP+, o Maio da Diversidade.

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), oferece serviços de assistência ao público LGBTQIAP+, através da Diretoria da Diversidade...

Maio da Diversidade: Prefeitura de Juazeiro divulga programação voltada ao combate à LGBTFobia

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) montou uma programação referente ao 'Maio da Diversidade', um mês voltado ao combate à LGBTFobia. O tema deste ano é "Inclusão social da população LGBTQIAP+: Mais que tolerância e respeito, um direito!".

No dia 20 de maio a Diretoria de Diversidade estará no Arco da Ponte de Juazeiro onde será realizado o evento "Ser Trans é um sucesso", com o lançamento do grupo terapêutico voltado para o público transexual, travesti, transgênero e não-binário. Serão realizadas ainda uma mediação de roda de conversa, palestra sobre saúde, além de intervenções artísticas. O evento será das 18h às 00h...

Maio da Diversidade: Prefeitura de Juazeiro publica edital para 1º Concurso Beleza transexual, travesti, transgênero e não-binário

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) publicou no Diário Oficial desta terça-feira (9) o edital do 1º Concurso Beleza transexual, travesti, transgênero e não-binário. O evento tem o objetivo de fortalecer a autoestima individual e coletiva dos (as) participantes e comunidade envolvida, além de valorizar, reconhecer e potencializar os corpos transexuais, travestis, transgêneros e não-binárias(os).

O Concurso, organizado pela Diretoria de Diversidade e Supervisões LGBTQIAP+ e de Igualdade Racial e Religiosidade, será realizado no dia 3 de junho, na Praça Barão do Rio Branco, centro da cidade. Podem se inscrever, pessoas auto identificadas como transexuais, travestis, transgêneros(as) e/ou não-binários(as). Com idade entre 16 e 18 anos é necessária a autorização dos pais e/ou responsáveis e livremente a partir dos 18 anos completos...