Foram encontrados 51 registros para a palavra: crônica

Sesab garante hidroxicloroquina para o tratamento de doenças crônicas

Fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de pacientes com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, lúpus cutâneo, artrite reumatoide, dermatomiosite e polimiosite, a hidroxicloroquina pertence à lista de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do SUS.

A responsabilidade pelo seu financiamento, aquisição, programação, armazenamento, distribuição e dispensação para tratamento das doenças contempladas no âmbito do CEAF é das Secretarias Estaduais de Saúde e Distrito Federal, conforme normativa do Ministério da Saúde...

Crônica - Era uma vez no Barão

Carlos Augusto Cruz - Médico /Advogado

Dia 17 de agosto, desde que eu conheci a Fazenda Barão, que se comemorava o aniversário de César Augusto em grande estilo...

‘Como lidar com dores crônicas na pandemia’ é tema de live realizada pela SESAU em Juazeiro

Foi realizada nesta sexta-feira (10), através das redes sociais, mais uma live abordando questões referentes ao cenário de isolamento social vivido no país.

A atividade promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (SESAU), trouxe o tema ‘Como lidar com dores crônicas na pandemia?’..

Crônica: Jurani Clementino, Valdir Teles e as cantorias em Queixada

Eu era um meninote ainda e quase nem saía de casa. Nem precisava porque, para minha sorte, a residência de meu pai era próxima a casa de seu Tico Leandro e, da rede mesmo, eu escutava os cantadores em seus desafios, suas canções, executando os motes, atendendo aos pedidos do público, dedilhando aquelas violas afinadas.

Ali, eles varavam a noite debulhando versos. Cantoria de pé de parede realizada no sítio Queixada. Poesia improvisada seguida de aplausos entusiasmados. Foi dessa forma que conheci a arte poética de Valdir Teles, porque, por ali, ele esteve algumas vezes...

Profissionais de saúde passarão a notificar forma crônica de doença de Chagas

A partir desta semana, a forma crônica da doença de Chagas passou a ser incluída na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde em todo o território nacional. A portaria do Ministério da Saúde de nº 264 foi publicada na segunda-feira (19/02) no Diário Oficial da União. Anteriormente, a notificação era obrigatória apenas para casos agudos da doença. 

Estima-se que pelo menos 1 milhão de pessoas sofra de Chagas no Brasil na fase crônica. Apesar de haver cura, há 8 milhões de pessoas infectadas no mundo. Somente 1 a cada 10 portadores da doença teve diagnóstico. O desconhecimento e a escassez de informações sobre o assunto têm sido entraves para a adoção de medidas mais efetivas contra esta doença negligenciada. Sem tratamento adequado, a doença de Chagas causa graves problemas cardíacos e no sistema digestivo...

Realizada com sucesso primeira Angioplastia de Oclusão Coronariana Crônica (CTO) do Vale do São Francisco

A Medicina do Vale do São Francisco está em perfeita sintonia com o que acontece nos centros mais avançados do mundo e o segmento de Cardiologia Intervencionista é quem mais tem contribuído com este desenvolvimento e rápida evolução.

Além dos tratamentos exitosos de doenças congênitas e valvulares e um bem sucedido implante Transcater de Válvula Aórtica (TAVI), feito em dezembro do ano passado no Hospital Unimed de Petrolina, a região presenciou nesta semana mais uma conquista inédita: a realização da primeira Angioplastia de Oclusão Coronariana Crônica (CTO), procedimento via cateter para tratar doenças do coração que necessitariam, em outro momento, de cirurgia tradicional...

CRÔNICA DOS SETENTA ANOS

Carlos Augusto Cruz

Médico/Advogado..

Crônica – MAIS BRASIL, MENOS PAIXÕES!

Em algum texto anterior, em que me reportei ao fato de que “Os Garotos do Presidente” mais atrapalhavam o seu governo do que ajudavam, expressei o desejo de que S. Excia. nos brindasse com um belo presente, concedendo aos filhos não apenas a Embaixada americana para um deles, mas, escolhesse logo três e os mandasse para bem longe, e tenho certeza que o Senado faria um pacote único e aprovaria por unanimidade... Imagino que, por amar os filhos, como pai dedicado que é, isso não seria um ato de nepotismo, mas uma forma de protege-los.  O maior risco que poderia resultar, é que trocaríamos os muitos aborrecimentos internos que eles fartamente vêm criando, por atritos internacionais de consequências imprevisíveis, em decorrência da óbvia falta de habilidade diplomática que exibiriam! Porque não dizer, uma tremenda falta de educação desse trio que, certamente, ainda vai causar prejuízos, e muitos, em desfavor do pai presidente. Não duvidem!

Ufa, como atrapalham! Um deles, o Carlos, ao invés de usar o cargo de Vereador no Rio de Janeiro para ajudar a sofrida população carioca, fica brincando no twitter do pai e postando repetidas bobagens de toda ordem e de forma imatura, as quais provocam imediatos pedidos de desculpas pelo equívoco cometido. Tudo bem que as redes sociais tiveram um peso considerável na eleição do Presidente, mas é hora de produzir coisas mais úteis e acabar com o uso indevido desse espaço para tantas futilidades!..

Crônica – ENCONTROS E REENCONTROS (V)

Realizou-se na AABB-Salvador, de 24 a 27/10, o V ENCONTRO DOS AMIGOS DE TODOS OS TEMPOS DE IRECÊ-2019, título consagrado pelos ex-funcionários que passaram pela Agência de Irecê do Banco do Brasil, desde a sua fundação em 1964. É impressionante o grau de emoções que irradia nesses eventos. O reencontro de todos é muito festivo e cheio de vibrante empolgação.

É impressionante ver a motivação que inspira tantos ex-colegas a se reunirem para um encontro de confraternização dessa expressão, após tantos anos de afastamento, cada qual vivendo uma nova realidade em suas vidas. E olhe que há atividades esportivas e culturais durante o Encontro!..

O RÁDIO DO MEU PAI (Crônica)

Em nossa casa o rádio era quase que um membro da família. E tínhamos para com ele uma relação quase que de amor. Longe de ser apenas um aparelho receptor de ondas magnéticas, um item do mobiliário, ou coisa equivalente, o rádio era o símbolo do encanto, da poesia, do arrebatamento. O rádio nos falou da vida. Nos aproximou do mundo. Nos instigou a sonhar. 

(Mais do que uma caixa de som, o rádio era uma caixa de sonhos)...

CRÔNICA SOBRE O MINISTRO SÉRGIO MORO

A SABOTAGEM FEZ ALGO DE BOM PARA O BRASIL AFINAL

Na vida, sempre nos depararemos com dois tipos de pessoas: As pessoas boas que só desejam o que há de melhor para seu próximo e gente tão nefasta que além de ter a sórdida mania de ficar julgando os outros pela régua de sua deficiência de caráter, sempre torcem pelo "quanto pior melhor!" Ainda bem que o povo de Juazeiro-BA e de Petrolina-PE está tendo a oportunidade inédita de ver em "full HD" quem são verdadeiramente nossos políticos e representantes, tanto na esfera municipal, estadual (distrital) e federal. Na semana passada, o ministro SERGIO MORO "saiu maior do que entrou" na audiência da Comissão de Constituição e Justiça no Senado. O ex-juiz é bom de convicção e isso já sabíamos. Porém, melhor ainda foi vê-lo ao lidar com uma situação quase que inusitada onde não há fatos e provas robustas. Data vênia, os operadores da "OPERAÇÃO VAZA-JATO" vão ter de se esforçar muito se quiserem transformar heróis em vilões. Aliás, a meu ver, eles estão fazendo heróis se tornarem mais heróis ainda, que saber por quê?..

ESPAÇO DO LEITOR: CRÔNICA DA AMIZADE

CRÔNICA DA AMIZADE

Ao longo da nossa vida, a vivência dos fatos se nos apresentam com algumas características bem particulares. Inclusive, alguns deles servem para nos trazerem certas perspectivas, para que com elas possamos amadurecer...

ESPAÇO DO LEITOR: CRONICA PARA “COMPECHON”

Para mim foi um verdadeiro choque, o momento em que eu soube do falecimento do “Compechon”, segundo nós nos tratávamos, desde quando ainda trabalhávamos na Companhia de Navegação do São Francisco, nos idos de 1960.

Não contive as lágrimas. Chorei, principalmente porque quando soube o mesmo já estava sepultado. Foi-se o velho amigo, o Mestre de quem eu vou ser um eterno Aprendiz...

Associação dos portadores de fibromialgia, fadiga e dor crônica do Vale do São francisco será lançada na quinta-feira (19)

A Fundação da Associação dos Portadores de Fibromialgia e Fadiga Dor Crônica do Vale do São Francisco será lançado na proxima quinta-feira (19). O evento vai ocorrer às 19hs na Câmara Municipal de Petrolina. ..

ESPAÇO LEITOR: OTONIEL GONDIM: PIOR DO QUE TÁ...PODE FICAR?

Pode apostar que sim, querido Leitor. 

 *Saudades de vosmecê, amigo. Estás bem bem (desejo-lhe que sim) ou indo como índio e o país tropical em que moras vai? Bom estarmos juntinhos novamente. Otonce, aquele abraçaço...

QUE SAUDADES DE VOCÊ RENATO RUSSO! (Crônica de ERRY JUSTO)

Que saudades de RENATO MANFREDINI JÚNIOR, nascido no Rio de Janeiro no dia 27 de março de 1960! Foi um cantor e compositor, célebre por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana. Sim, estou falando do meu ídolo RENATO RUSSO! E senta que lá vem história:

Antes de fundar a Legião, Renato integrou o grupo musical Aborto Elétrico em Brasília-DF, do qual saiu devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos, que é hoje ainda baterista da banda Capital Inicial. Renato adotou o sobrenome artístico Russo em homenagem ao inglês Bertrand Russell e aos franceses Jean-Jacques Rousseau e Henri Rousseau. O cara gostava de história, não?..

ELTON JOHN, O "CROCODILO DO ROCK" FAZ ANIVERSÁRIO HOJE. (Crônica de ERRY JUSTO)

Elton John playing Your Song live at the Royal Opera House..

PRECISAMOS FALAR MAIS SOBRE O ABORTO (Crônica de ERRY JUSTO)

Quando eu penso que a coisa tá ruim, vejo que vai de mal a pior. Eu li ontem nesse BLOG que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso que deveriam ser exemplos em conduta, voltaram a bater boca, na quarta feira passada (21-03-18), e a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, até precisou suspender a sessão. A confusão começou quando Gilmar criticou a decisão da 1ª Turma do Supremo sobre O ABORTO, que considerou que a prática não seria crime se feita até o terceiro mês da gestação. Barroso era o relator do caso. Barroso chegou ao ponto de dizer que Gilmar Mendes "é a mistura do mal com uma pitada de psicopatia!" Aqui podemos ver a que ponto nós brasileiros de boa índole chegamos. Quem nos representa na mais alta corte do Judiciário? Ninguém? Não sei. Mas uma coisa eu realmente sei: é que devemos falar mais sobre o aborto. E por que eu estou dizendo isso nessa minha crônica? Simplesmente porque o aborto está mais perto de nós do que a gente pensa. É um crime, um ultraje com requintes de crueldade matar uma criança com vida, dentro do ventre materno, sem que essa tenha a mínima chance de se defender. O pior é que às vezes a gente acha que esse assunto é tão forte, tão asqueroso que até em algumas ocasiões a gente "finge que não vê!" Mas vemos... E como vemos!

Como eu disse acima, o aborto está muito mais perto de nós do que a gente pensa. E falar de aborto não é tarefa fácil para nós. Quando trazemos à memória a questão do aborto, com certeza remetemo-nos também às questões políticas, sociais e até dos tão reivindicados direitos das mulheres que com ele estiveram sempre subjacentes. Apesar de esta ser uma crônica que expresse minha OPINIÃO, com ela não pretendo manifestar somente o que penso. Gostaria de expressar o lado filosófico sobre esse tema com questões psicológicas que estão frequentemente adjacentes e que muitas vezes são descartadas...

JOTA QUEST, UM SHOW MEMORÁVEL EM PETROLINA-PE (Crônica de ERRY JUSTO)

Petrolina-PE dia 10 de março 23h. Uma noite agradável clima bem fresco, diferente do que se costuma ter em noites de verão petrolinenses onde é normal registrar uma média de uns 36 a 37 graus. Ao chegar à rua que dá acesso ao IATE CLUBE PETROLINA uma procissão de carros deixava o tráfego um pouco lento. Mas, por uma boa causa! Porque afinal ninguém que curte um ótimo pop-rock queria ficar de fora desse esperado grande evento. Uns dez minutinhos andando bem devagar com carro, conseguimos ter acesso ao amplo e seguro estacionamento do frondoso clube onde a nata da sociedade entre as duas cidades (Juazeiro-BA e Petrolina-PE) se encontra e se confraterniza em dias de shows. Ao chegarmos lá, fomos muito bem recepcionados pelo pessoal da bem treinada "comissão de frente" que também fazia o trabalho de segurança. Fomos encaminhados por uma bela e educada jovem "hoost" até a nossa mesa reservada na lateral direita do palco (bem pertinho mesmo...) onde pudemos beber uma cervejinha bem gelada, refrigerantes, água de côco e champanhe com salgadinhos bem gostosos e ótima companhia de outros fãs que logo preenchiam os assentos reservados em nossa volta. No momento que chegamos estava se apresentando a banda de pop-rock local SECA BUDEGA que arriscavam alguns arranjos personalizados para as legendárias músicas "Time de Pink Floyd" e com o hino do rock nacional "Tempo Perdido de minha querida Legião Urbana".

Uma coisa que observamos muito bem foi que nas preliminares de um show desse calibre como do JOTA QUEST não houve espaço para tumultos ou excessos. Parecia que unanimemente todos que lá estavam curtiam a mesma "vibe" de apenas mergulhar no oceano lindo e belo das geniais canções dessa banda que em 2018 faz 21 anos de estrada. Ao final da apresentação do SECA BUDEGA, com som perfeito entre graves e agudos, o apresentador terminando de falar dos patrocinadores do evento enche os pulmões anunciando a chegada dos "Cinco Cachorrões", forma carinhosa que o vocalista ROGÉRIO FLAUSINO se refere aos seus companheiros de banda. Enfim as 23h45min subia o palco da SUCESSO PROMOÇÕES a banda JOTA QUEST...

UÉ? AGORA VALE ATÉ CRIANÇAS? (Crônica de ERRY JUSTO)

Quando eu observo a "deliberada genialidade do mal" embutida nas sandices mentais da maioria dos militantes de esquerda, chego a desacreditar até em Deus! Eu digo isso porque eu, como de costume todas as manhãs leio o site O ANTAGONISTA, até porque, como jornalista, gosto de estar bem informado. Ah, e a tarde ouço o programa PINGOS NOS IS na Rádio JOVEM PAN apresentado pela jornalista Joyce Hasselman, que por sinal, juntamente com Felipe Moura Brasil e Augusto Nunes dão uma aula de jornalismo profissional. Mas ficou a dúvida pra você meu caro leitor: por que esse cronista chegou até a desacreditar em Deus ao se informar sobre um ocorrido nessas duas fontes jornalísticas? A resposta é simples, mas, também perturbadora. Bem, vamos lá!

Foi publicado um vídeo onde o "guerrilheiro" José Rainha, líder do MST faz uma convocação a todos os filiados do PT e simpatizantes de Lula a irem a Porto Alegre no dia 24 de janeiro de 2018, o JANEIRO QUENTE como ele mesmo determinou, prestar seu apoio e solidariedade ao injustiçado ex Presidente do Brasil. Até aí, tudo bem. Afinal, vivemos numa democracia onde é livre a liberdade de expressão e manifestação. Não há nada de errado nisso. Mas... (esse "mas" é fogo né?) o líder do MST fez um pedido um tanto imoral e criminoso. Ele convocou que os manifestantes levassem suas CRIANÇAS para que assim houvesse uma forma de "intimidação contra" a Polícia Militar, a Força Nacional e o Exército. Em suas palavras no vídeo ele disse:..