Foram encontrados 53 registros para a palavra: SOLO

Codevasf: Manejo e conservação da água e solo é tema Webinar no Dia Mundial da Água

No próximo dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai promover um Webinar sobre "Manejo e conservação da água e solo em bacias hidrográficas" com palestras de especialistas na área.

Além de técnicos da Codevasf, o evento terá a participação de técnicos e pesquisadores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e Embrapa. A transmissão será pelo canal da Codevasf no YouTube, a partir das 19h. ..

X Simpósio Brasileiro de Educação em Solos aborda importância dos solos a partir desta terça-feira (2)

Compartilhar e debater com a sociedade conhecimentos já adquiridos sobre o solo, a fim de garantir a vida no planeta hoje e para as gerações futuras é a missão do X Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (SBES), que será realizado em formato on-line e terá início nesta terça-feira (2).

O evento é promovido pelo Núcleo Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e organizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O SBES acontece até sexta-feira (5) e está direcionado a toda a comunidade acadêmica, educadores, estudantes do ensino médio e à sociedade em geral...

Poetisa juazeirense, Bárbara Pontes lança primeiro livro solo

A poetisa juazeirense, Bárbara Pontes vai lançar o primeiro livro solo “Foto Grafias: retratos de mim”. O livro, nas versões impresso e virtual, estará disponível ao público pela editora CLAE no próximo dia 12 de março, durante a Flijuá - Feira Literária de Juazeiro - BA, que será transmitida através do canal no youtube.

O livro com poesias inéditas, traz 64 poemas, todos ilustrados com fotografias feitas por Wesley Lopes, com a direção de arte de Cássio Lucena. O leitor também poderá apreciar a obra através da leitura e interpretação em vídeos de 64 personalidades do mundo artístico nordestino. Nomes relevantes como os de Cida Pedrosa, Carla Visi e Antônio Marinho, recitam os versos de Bárbara em bonitas e criativas performances. As participações no livro virtual poderão ser acessadas com um clique na foto, enquanto que no livro impresso através do QR Code...

Coletivo Trippé estreia 'Revoada', solo da bailarina Julia Gondim

Partindo da imagem do pássaro como ser que voa, mas que também pode ser enjaulado pelos humanos, 'Revoada' estreia hoje (19) no canal do YouTube do Coletivo Trippé (youtube.com/coletivotrippe), às 20h. O espetáculo é o primeiro trabalho solo da bailarina Julia Gondim e ficará disponível gratuitamente até o dia 26. 

"Revoada surgiu em meio ao caos causado pela pandemia da Covid-19. A necessidade que eu sentia de dançar para me sentir livre e viva me estimulou a criar esse trabalho", diz a bailarina. O vídeo conta com recurso de acessibilidade para tradução em Libras e o projeto também realizará uma live-debate na terça-feira (23), às 21h, para falar sobre o processo criativo no Instagram do coletivo (@trippecoletivo)...

X Simpósio Brasileiro de Educação em Solos está com inscrições abertas para submissão de trabalhos

O X Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (X SBES), promovido pelo Núcleo Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), com realização da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas para a submissão de trabalhos.

Com o tema "A voz dos invisíveis na sociedade e na academia", o evento acontecerá online entre os dias 2 e 5 de março, com o objetivo de realizar discussões sobre a ciência dos solos de maneira transdisciplinar, promovendo diálogos entre professores, discentes e a sociedade civil...

Vencedora do Prêmio Jabuti, Cida Pedrosa faz lançamento do livro “Solo para Vilarejo” em Bodocó

Foi realizado no Sesc Ler Bodocó, no Sertão de Pernambuco, na quarta (3) uma palestra com a escritora bodocoense Cida Pedrosa. Durante o evento também foi realizado o lançamento do livro “Solo para Vilarejo”, eleito Livro do Ano na categoria poesia pelo Prêmio Jabuti.

Foi numa viagem entre sertões, de Bodocó (Pernambuco) até Crato (Ceará), que a pernambucana Cida Pedrosa escreveu as primeiras páginas de Solo para vialejo, considerado o livro do ano, segundo o Prêmio Jabuti 2020. Na serra, escreveu dez páginas. Depois, em Petrolina (Pernambuco), encontrou a foto que é a capa da publicação, quatro personagens negros no que seria uma jazz band, e que deu origem ao conceito que permeia a obra de poesia...

Embrapa desenvolve 'exame de sangue da terra' que promete revolucionar a análise de solo

Um dos desafios da agricultura é avaliar a qualidade do solo além dos aspectos físicos e químicos dele. Porém, uma novidade pode dar mais informações para o produtor rural. Depois de 30 anos de estudos, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveram um teste capaz de analisar mais informações do terreno, saber como está a saúde área.

A análise biológica da terra, um teste que mede o nível de vida do solo, é uma novidade que pode trazer grandes vantagens para o agricultor. Ele funciona como um “exame de sangue” do solo...

Casa Nova: Anísio e Sólon são condenados por campanha antecipada e devem 20 mil à Justiça

Vanderley Andrade de Lacerda, Juiz Eleitoral da 66ª Zona Eleitoral de Casa Nova, Bahia, em decisão datada desta quarta-feira, 28 de outubro de 2020, condenou Anísio Viana de Castro Neto e Sólon Alves Xavier De Souza Neto, candidatos a prefeito e vice, respectivamente, da Coligação Juntos para Casa Nova Avançar de Verdade, ao pagamento de multa no valor de 20 mil reais cada um. 

O Juiz acatou representação demonstrando que os condenados, “de clareza além da mediana“, “praticamente descumpriram todas as hipóteses vedadas pela Resolução 23.610/2019, pois realizaram caminhada, carreata com utilização de camisas, bandeiras, carro de som com jingle de campanha”, antes do prazo legal. ..

PSDB e partidos aliados confirmam hoje (15) os nomes de Anísio e Solon como candidatos em Casa Nova

O PSDB e legendas aliadas, em Casa Nova, realizam hoje (terça-feira 15) a convenção que deve oficializar os nomes de Anísio Viana e Solon Xavier como candidatos a prefeito e Vice-prefeito do município.

A convenção está marcada para às 15h30 desta terça-feira (15), na quadra Poliesportiva, ao lado do Pátio de Eventos, com a presença de lideranças e dos candidatos a vereador que terão nomes também confirmados para o pleito de novembro...

Parceria  entre IF Sertão-PE e Incra oferece análise de solos a produtores  rurais de assentamentos

Uma parceria entre o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) irá beneficiar, por um prazo de dois anos, cerca de duas mil famílias de assentamentos localizados nos municípios pernambucanos de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó.

O projeto visa oferecer, gratuitamente, consultoria e análise de solos a pequenos produtores rurais assentados nestes municípios. O trabalho já teve início e está sendo desenvolvido pelo Incra e pelo Laboratório de Solos do campus Petrolina Zona Rural...

ALERTA: BRASIL É O MAIOR CONSUMIDOR DE AGROTÓXICO DO MUNDO E 99% DOS VENENOS VÃO PARA RIOS, SOLO, AR E ÁGUA SUBTERRÂNEA

O Brasil aprovou o registro de 474 agrotóxicos em 2019, maior número documentado pelo Ministério da Agricultura, que divulga esses dados desde 2005. É um volume 5,5% maior do que o de 2018, quando foram liberados 449 pesticidas — um recorde até então. Os registros vêm crescendo no país desde 2016.

A utilização de agrotóxicos é uma das causas de contaminação dos rios no Brasil, perdendo apenas para o esgoto doméstico, segundo dados do IBGE. Considerando que a agricultura é o setor que mais consome água doce no Brasil, cerca de 70%, segundo o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), pode-se dizer que além de sérios problemas para a saúde, os agrotóxicos também se transformaram em um grave problema ambiental no país...

Parceria entre IF Sertão-PE e Incra irá oferecer análise de solos a produtores rurais de assentamentos

Uma parceria entre o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) irá beneficiar, por um prazo de dois anos, cerca de duas mil famílias de assentamentos localizados nas cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó. O projeto visa oferecer, gratuitamente, consultoria e análise de solos a pequenos produtores rurais assentados nestes municípios. O trabalho será desenvolvido pelo Incra e pelo Laboratório de Solos do campus Petrolina Zona Rural.

A reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, assinou o Termo de Execução Descentralizada, recebendo do Incra cerca de R$ 80 mil em recursos para aquisição de materiais necessários para a análise dos solos, bem como criação de bolsas para alunos e professores interessados em participar do projeto. Estiveram presentes no momento o gestor em exercício da Superintendência Regional do Incra no Médio São Francisco, César Teixeira; o idealizador do projeto, engenheiro agrônomo do órgão Fábio Gonçalves, e a analista Joedna Gaspar. ..

“Está no subsolo”, diz Rui sobre imagem do Brasil no exterior

O governador Rui Costa (PT) criticou, neste sábado (19) as polêmicas envolvendo o governo Bolsonaro e disse que a imagem do Brasil está manchada no exterior. “Acabei de chegar de uma viagem internacional e é extremamente desgastante a imagem do Brasil no exterior. Está no subsolo. Antigamente, você ia para fora, as pessoas abriam um sorriso; hoje, torcem o nariz. A imagem está péssima”, disse o governador, em entrevista durante o 7º Congresso Estadual do PT, em Salvador. “São episódios que estão desgastando a imagem. Primeiro foi o incêndio na Amazônia, agora é óleo no mar. O mínimo que se tem que fazer é deixar as questões politiqueiras de lado para se cuidar do Brasil. Infielmente o tempo todo é só fazendo picuinha, disse me disse”, Rui. Governador comentou ainda o ataque feito pelo presidente ao governador de Pernambuco:” Um negócio descabido. Por causa de um programa estadual que coincide com um programa federal. Ele ataca países, partidos, governadores. Assim o Brasil vai se desmanchando, infelizmente”, lamentou. ..

ARTIGO - AMAZÔNIA: ÁRVORES OU SUBSOLO?

No convívio regular com as pessoas, é muito comum se encontrar alguém que fala de maneira desregrada ou, como se costuma dizer, usa de “descontrole verbal” ou que “tem a língua solta”. Isso porque fala o que quer e depois usa de subterfúgios para se explicar de algumas asneiras pronunciadas, nem sempre acolhidas pelos circundantes.

Essa preliminar foi inspirada na reflexão de um leitor, que ao ouvir o Presidente da República discursando ou dando entrevistas e pronunciando alguns exageros verbais, inaceitáveis e incompatíveis à relevância do cargo que exerce, torceu a cara inconformado, e me disse: “Pôôô, se ele parasse de falar e trabalhasse, apenas, até seria um presidente melhor! ”. Compreendi o desabafo e concordei com o seu sentimento de revolta, no tempo em que me questionei se não há na equipe alguém que, mesmo tendo que respeitar a hierarquia do cargo, possa orientá-lo a uma mudança de tom e atitude, no sentido de falar menos e o indispensável? É mais do que oportuno que alguém no governo faça uma releitura do provérbio português, que recomenda que “cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”! Pelo jeito, na equipe esse alguém não existe.....

Inscrições para curso de especialização em Manejo de Solo e Água começam neste sábado (27)

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE divulgou, nesta quinta-feira (25), o edital nº 17/2019, referente ao processo seletivo para o curso de especialização em Manejo de Solo e Água. Ao todo, são ofertadas 30 vagas a portadores de diploma ou certificado de conclusão de cursos superiores em Agronomia, Tecnologia em Viticultura e Enologia, Tecnologia em Fruticultura Irrigada, Tecnologia em Horticultura, Licenciatura em Ciências Agrárias, Biologia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e profissionais de áreas afins. 

O curso possui as áreas temáticas de Manejo de Solo (AT 1) e Manejo de Água (AT 2), tendo, cada uma, suas respectivas linhas de pesquisas. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através do e-mail: [email protected], entre os dias 27 de julho e 4 de agosto. A taxa de inscrição é de R$ 100,00. Para os candidatos que declararem e comprovarem impossibilidade de arcar com o pagamento da referida taxa, o período para solicitação da isenção de pagamento será de 27 a 31 de julho...

Prefeitura orienta população sobre uso e ocupação de solo para eventos em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) está orientando a população sobre uso e ocupação do solo durante festividade a serem realizadas em áreas públicas da cidade. As pessoas interessadas, devem procurar a Semaurb (Rua Oscar Ribeiro, s/n Centro) das 8h às 17h, para obter informações sobre as normas e saber que caminhos tomar na hora de solicitar autorização para realizar os eventos.

De acordo com o Código de Polícia Administrativa 018/2016 em seu Artigo 170, inciso terceiro, entende-se por logradouros públicos: as ruas, praças, avenidas, travessas, caminhos, passarelas, pontes, viadutos, passeios, calçadas, becos, túneis, estradas, jardins, canteiros e qualquer caminho aberto ao público no território do Município, para o uso público somente serão permitidas atividades de comércio informal ou de prestação de serviço com regulamentação estabelecida pelo Poder Público Municipal...

Sihs e Seagri analisam criação de plataforma para uso do solo e da água na Bahia

Os secretários estaduais de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, e da Agricultura, Lucas Costa, estiveram reunidos, na quarta-feira (13), para discutir sobre o uso do solo. Foram analisadas as possibilidades para estabelecer uma cooperação entre a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) ea  Secretaria da Agricultura (Seagri) com o intuito de montar uma rede de parceiros para mapear o usos de terra e água no Estado.

A ideia é promover uma interação com o Portal da Água, aliando os interesses das áreas de infraestrutura hídrica e agricultura. Leonardo Góes propôs ainda uma integração com instâncias federais. "Os gestores precisam conhecer seu território de atuação para tomar as decisões mais adequadas e de maneira conjunta. E uma plataforma acessível e integrada pode fornecer dados e informações valiosas e qualificadas para a o desenvolvimento da Bahia", afirmou. ..

Audiência pública discute uso irregular do solo do Rio São Francisco

Dando continuidade às discussões sobre os riscos da ocupação irregular do solo às margens do São Francisco, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realiza nesta segunda-feira (17) reunião pública para alertar a população ribeirinha e o poder público sobre as suas responsabilidades. A reunião acontece na Câmara Municipal de Vereadores de Petrolina.

De acordo com dados da Defesa Civil, nas duas últimas décadas, 96 mil pessoas foram atingidas de alguma forma por algum tipo de desastre natural. O resultado é um prejuízo anual para o país de aproximadamente R$ 40 milhões apenas em casos de inundações e deslizamentos. Anualmente, são registrados no Brasil, cerca de 2.500 mortes causadas por esse tipo de desastre. Por isso a preocupação do CBHSF...

Casa Nova: Escola Sólon Xavier antecipa desfile de 7 de setembro

Com a decisão do Prefeito Wilker Torres de promover as comemorações do dia da Pátria na sede do Distrito de Pau a Pique, a Escola Sólon Xavier, de comum acordo com a Secretaria de Educação, antecipou para este dia 06 o tradicional desfile pelas ruas centrais de Casa Nova.

Com a fanfarra do Projeto Mais Educação e alunos a escola foi aplaudida por centenas de pessoas prestigiando o desfile. Para Paulo Maciel de Souza (Claudio da Cultura), “é importante anotar que o prefeito Wilker está possibilitando a criação de fanfarras nas maiores escolas de Casa Nova e a fanfarra da Sólon Xavier é um bom exemplo disso”...

Discussão sobre os riscos de ocupação irregular do solo às margens do Rio São Francisco será tema reunião pública em Petrolina

Dando continuidade às discussões sobre os riscos da ocupação irregular do solo às margens do São Francisco, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai realizar a próxima reunião pública para alertar a população ribeirinha e o poder público sobre as suas responsabilidades, no dia 17 de setembro, em Petrolina (PE), às 10h, na Câmara Municipal, Praça Santos Dumont, s/n.

De acordo com dados da Defesa Civil, nas duas últimas décadas, 96 mil pessoas foram atingidas de alguma forma por algum tipo de desastre natural. O resultado é um prejuízo anual para o país de aproximadamente R$ 40 milhões apenas em casos de inundações e deslizamentos. Anualmente, são registrados no Brasil, cerca de 2.500 mortes causadas por esse tipo de desastre. Por isso a preocupação do CBHSF. Para o presidente Anivaldo Miranda, “é preciso mudar essa cultura e agir antes do problema acontecer”...