Foram encontrados 29 registros para a palavra: Reitor da Univasf

Com os cortes verbas precisaríamos deixar de pagar alguns serviços como o fornecimento de água e de energia, diz reitor da Univasf

Estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) estão preocupados com as consequências dos cortes orçamentários sofridos pelas instituições. 

Na Univasf, 84% do investimento programado foi comprometido, quase 12 milhões. No IF Sertão-PE, o bloqueio de 30% representa cerca de R$ 8 milhões a menos em recursos. O Ministério da Educação fez o anúncio na terça-feira (30) do bloqueio de 30% na verba das instituições de ensino federais...

Reitor da Univasf enfatiza que decisão do STF não dá margem a interpretações equivocadas sobre autonomia das universidades

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou na última segunda-feira (5), em seu sítio eletrônico, notícia referente à decisão que assegura às universidades, o pleno exercício de direito constitucional de livre manifestação de pensamento e liberdade de expressão. 

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 548, apreciada em sessão do STF do último dia 31 de outubro, repercute positivamente na comunidade universitária, que durante o recente período eleitoral foi diretamente atingida por ações judiciais, que reprimiram  a realização ou a continuidade de atividades acadêmicas, postura que conforme decisão do STF vai de encontro ao direito legítimo da liberdade de cátedra e ao princípio da autonomia universitária. ..

Reitor da Univasf enfatiza urgência de uma rota de transporte público para atender estudantes

Uma antiga reivindicação dos estudantes da Univasf deve se tornar uma realidade. Numa reunião realizada no Gabinete da Prefeitura de Petrolina, o reitor Julianeli Tolentino de Lima e o prefeito Miguel Coelho trataram sobre a possível criação de uma linha de ônibus municipal para atender a população da região onde está localizado o Campus Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Durante o encontro, o reitor enfatizou a urgência de se estabelecer uma rota de ônibus municipal que possa ser utilizada pelos estudantes para chegar à Universidade. O Serviço de Transporte Estudantil Intercampi, mantido pela Univasf por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) desde 2015, está funcionando com sobrecarga, devido ao aumento do número de estudantes nos últimos anos...

DCE REPUDIA DECISÃO DO REITOR DA UNIVASF

No dia 27 de abril deste ano o reitor da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) Julianeli Tolentino de Lima, publicou através do Memorando nº 047/2018 – GR, a posição de veto integral à Decisão nº 25/2018 – CONUNI aprovada no dia 20 de abril do mesmo mês, por maioria da plenária, com o conselho universitário da UNIVASF, que refere-se a utilização dos transportes oficiais por filhos de alunos e servidores da UNIVASF, menores de idade e dependentes, na modalidade de acompanhante dos seus pais e/ou responsáveis, durantes as viagens de caráter acadêmico.

Em nota o DCE (Diretório Central dos Estudantes) anunciou repúdio a esta decisão “arbitrária” de veto, que mostra total desrespeito as decisões tomadas no CONUNI, com isso também desrespeito a toda comunidade acadêmica...

Vice-Prefeita de Juazeiro trata sobre serviços de saúde para o município com Reitor da UNIVASF

Atuante nas ações voltadas para melhor atender a população, a médica e vice-prefeita de Juazeiro, Dulce Ribeiro, acompanhada da secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, se reuniu em Petrolina com o reitor da UNIVASF Julianeli Tolentino de Lima. 

O encontro – que também contou participação da assessora de Planejamento Ianni Almeida e do assessor Técnico da SESAU Álvaro Pacheco – teve como objetivo a retomada das ações voltadas ao atendimento das comunidades, a exemplo Programa de Saúde na Escola, que ofertava atendimento oftalmológico, realização de exames e fornecimento de óculos gratuitos dentro da Caravana da Saúde. Outra solicitação levada pela vice-prefeita é com relação a ampliação no atendimento odontológico através dos consultórios itinerantes. ..

Paulo Bomfim se reúne com reitor da Univasf e reafirma parceria com município de Juazeiro

Nesta sexta-feira, 26, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, se reuniu no Paço Municipal com o reitor da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), professor doutor Julianeli Tolentino, para tratar de demandas comuns às instituições e a manutenção da parceria exitosa, nas áreas da Educação e Saúde, principalmente, com o município.

“Iniciamos esta parceria na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho e felizmente hoje tivemos a oportunidade de discutir vários aspectos dessa relação que se iniciou num passado recente. Certamente, com a gestão do prefeito Paulo Bomfim nós poderemos ampliar as ações que vêm sendo executadas. Apresentamos algumas propostas para otimizar a rede PE-BA de Atenção à Saúde e também vamos discutir a inserção de nossos profissionais e residentes no sistema”, declarou  o reitor ressaltando a possibilidade de ampliar a participação de professores e técnicos na administração direta...

Reitor da Univasf presta Solidariedade à estudante Fabiana Araújo Miranda

A Univasf manifesta publicamente o desejo de recuperação plena e imediata do estado de saúde de Fabiana Araújo Miranda. Em deslocamento para Petrolina-PE, onde iria participar da solenidade de colação de grau da turma de medicina a qual pertence, envolveu-se em um acidente no município de Tanquinho, no Centro Norte baiano, por volta das 7h de domingo (8). 

O acidente deixou gravemente feridos Fabiana e seu pai, Sr. Augusto de Jesus Miranda, e vitimou fatalmente a sua mãe, Sra. Heloísa Miranda de Araújo, além de dois ocupantes do outro veículo envolvido no acidente. 

Em contato com a Assessoria de Comunicação do hospital onde ela está internada, fomos informados que os dados a respeito do estado de saúde de Fabiana só podem ser entregues aos familiares, conforme postura ética e administrativa da instituição. 

Nesse momento de tristeza e esperança, a Univasf se solidariza com os familiares e amigos de todas as pessoas envolvidas no acidente, reiterando o desejo de restabelecimento da saúde de Fabiana e seu pai. 

Julianeli Tolentino de Lima
Reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) ..

Petrolina: Prefeito Julio Lossio recebe reitor da Univasf

Durante a tarde desta terça-feira (27) o prefeito de Petrolina, Julio Lossio recebeu o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). O encontro aconteceu para agradecer a parceria entre a instituição de ensino e o município nos últimos anos, rendendo benefícios para a comunidade. 

O reitor Julianeli Tolentino esteve acompanhado do vice-reitor Télio Leite e do superintendente do Hospital Universitário Ronald Mendes. "Viemos agradecer ao prefeito a parceria firmada que rendeu ações como a incorporação do Hospital Universitário, a inserção dos estudante na atenção básica tutoriados pelos professores, entre tantas outras", lembrou. ..

Reitor da Univasf é reconduzido ao cargo em solenidade no MEC

O professor Julianeli Tolentino de Lima foi reconduzido, na tarde de ontem (6), à Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O ato oficializado pelo ministro Aloizio Mercadante, ocorreu em Brasília, no Ministério da Educação (MEC). Para a assinatura do termo de posse, na mesa de honra, além do ministro Mercadante e do reitor Juianeli Tolentino, o secretário Executivo do MEC, Luiz Claudio Costa e o secretário de Educação Superior, Jesualdo Farias. Professor Telio Nobre Leite que ocupará o cargo de vice-reitor da Univasf, e assessores do Gabinete da Reitoria participaram da cerimônia, transmitida ao vivo pela TV Caatinga. O evento contou ainda com a presença dos deputados Paes Landim e Adalberto Cavalcanti.

Em seu pronunciamento, Aloizio Mercadante enfatizou a relevância da Univasf e os atuais desafios para as universidades, também foi enfático ao destacar políticas públicas do governo, promovidas nos últimos anos, ao citar Prouni, Fies, a política de cotas, e o recém-criado Hora do Enem, lançado na última terça-feira (5), programa de TV e plataforma de estudos com conteúdos voltados à preparação de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conforme o ministro, além de um plano de estudo individualizado, os alunos do último ano do ensino médio irão acessar na plataforma, 1.200 videoaulas e três mil exercícios.

“Lançamos um instrumento dos mais avançados em termos de tecnologia da informação para ajudar os estudantes do terceiro ano do ensino médio, os concluintes - são 2 milhões e 200 mil estudantes – para poderem se preparar para o Enem, e eles vão poder acessar a partir de hoje a plataforma Hora do Enem, o aluno diz qual é curso que quer fazer, qual é o tempo que quer estudar, responde algumas perguntas, tem um diagnóstico da situação dele e recebe um plano de estudo individualizado. Vamos fazer um simulado dia 30 de abril e quatro simulados até o Enem, terminou o simulado - é online - ele recebe, na mesma hora, a nota que ele tirou, em quais cursos ele entraria”. Explicou Mercadante.

Em seu discurso, Julianeli Tolentino comentou sobre o êxito da Univasf e quantificou os avanços desde o inicio das atividades acadêmicas, em 2004: “Passados 11 anos essa é a nova configuração da Universidade Federal do Vale do São Francisco: seis campi, distribuídos nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí; 550 professores; 360 servidores técnico-administrativos; aproximadamente sete mil alunos em 30 cursos de graduação e mais de 20 cursos de pós-graduação (lato e stricto senso); 11 cursos a distância, em 38 pólos distribuídos nos três estados”, disse.

Com o mesmo tom de otimismo, Julianeli falou sobre a necessidade de mais investimentos para que a Univasf consolide uma agenda positiva de desenvolvimento institucional e para a região do Vale do São Francisco. “Temos plena consciência de que precisamos avançar mais, especialmente na formação de jovens que, por sua vez, também possam atuar como agentes multiplicadores do conhecimento produzido na academia, impactando diretamente a vida das pessoas, transformando a realidade e o ambiente em que vivem, visto que uma universidade não pode estar alheia às necessidades da comunidade local, nem tão pouco subestimar a sua capacidade de atuação”. 

Julianeli chega ao segundo mandato de reitor da Univasf com a indicação do Conselho Universitário (Conuni) por maioria dos votos, e também respaldado pelo êxito obtido na consulta eleitoral informal, realizada junto à comunidade acadêmica que o elegeu reitor e ao professor Telio Leite para a Vice-reitoria. A chapa formada por Julianeli e Telio recebeu mais de 53% dos votos, tendo o Conuni confirmado este resultado em votação uninominal. A decisão da escolha do dirigente da instituição, além de atender à resolução do Conuni, obedece a legislação específica para escolha dos dirigentes das instituições federais de ensino superior. ..