Foram encontrados 30 registros para a palavra: Memórias

LIvro: Sento Sé, memórias de uma cidade submersa

Esta semana foi publicado aqui na redeGN, que a música “Sobradinho”, composição de Sá e Guarabyra, provocou a questão ecológica na música brasileira.

Na época eles ergueram a voz contra a injustiça. Os poetas e olhos da poesia viram o que poucos enxergavam: a construção da Barragem de Sobradinho, Chesf e os impactos causados nas vidas dos ribeirinhos e as agressões à natureza que são profundas marcas da perda da  referência cultural, histórica e da identidade...

José Dirceu lança livro de memórias em Juazeiro (BA) nesta terça (18)

O ex-ministro do governo Lula José Dirceu vai lançar seu livro de memórias, “Zé Dirceu – Memórias Volume 1”, em Juazeiro (BA) nesta terça-feira (18). O encontro faz parte de uma série de sessões de autógrafos que o político mineiro vem realizando em todo o país desde agosto do ano passado.

Na obra, Dirceu trata da militância estudantil nos anos 1960, o exílio, o treinamento para ser guerrilheiro em Cuba e a história dentro do Partido dos Trabalhadores...

Professora da UPE de Petrolina lança Laurus, romance sobre memórias de família

Será lançado no dia 20 de março no espaço "Jardim de Yolanda", do Campus Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE), a obra Laurus, da escritora e professora Clarissa Loureiro. O livro é um misto entre ficção e biografia familiar da autora. O lançamento será às 19 horas.

Laurus é um romance sobre memória, mitologia e identidade, que envolve temas polêmicos vivenciados pela sua família como aborto, homossexualidade, ditadura e mães solteiras. "São temas contemplados na memórias dos ancestrais, que nós não estamos sabendo viver hoje em dia", disse...

Poeta e cantador Aldy Carvalho lança nesta sexta (11), na Tenda, livro de contos Memórias de Alforje

A versatilidade e o trânsito livre nos campos da música e literatura, há mais de vinte anos asfaltam a trajetória artística do poeta, cantador, autor, contista, compositor e violonista, Aldy Carvalho. Filho de Petrolina, radicado em São Paulo desde os anos 80, ele nunca perdeu o foco de suas raízes sertanejas, por isso, volta à sua terra natal mais uma vez para cumprir agenda de atividades literárias. No próximo dia 11 de maio, estará autografando, à partir das 19h, seu novo livro de contos Memórias de Alforje (5 contos do cantador), na inauguração da Nova Tenda, no centro de Petrolina. 

Na ocasião, o artista estará fazendo um misto de sarau durante o lançamento do livro que tem selo da editora Miltifoco, do Rio de Janeiro, e ilustrações de Regina Drozina. Ao longo das cinco histórias o lado escritor de Aldy não deixa escapar o horizonte de sua musicalidade para dar rumo ao universo das narrativas com seus personagens. Conforme pontua o ensaísta e educador Ely Veríssimo, no prefácio do livro. Na pegada de seus contos, Aldy mescla e condensa de maneira peculiar o seu universo de origem, o nordeste...

Na esteira do tempo: A derrota de 2001 ainda está viva na memória do torcedor de Juazeiro 

Hailton conquistou o vice-campeonato e a artilharia do baianão em 2001

Quando Juazeirense e Bahia entrarem em campo neste domingo, às 17h, no Adauto Moraes, na memória dos juazeirenses deverá passar um filme que não teve final feliz: a decisão do Campeonato Baiano de 2001, primeiro e único título estadual, da primeira divisão, disputado por uma equipe do Vale do São Francisco.

O título, que levava ainda a importância de ser o primeiro do milênio, escapou do Juazeiro Social Clube, após derrota por 3 x 1 para o Bahia, calando mais de 12 mil torcedores presentes no Adauto Moraes. 

Comandado pelo ex-zagueiro Sapatão, o Juazeiro Social Clube colocava, após muitos anos, o futebol do interior em evidencia, conquistando o vice-campeonato estadual, a maior conquista do futebol regional. Naquela oportunidade o atacanteHailton marcou mais um e se consagrou artilheiro da competição...

Semana da Terra em Canudos discute memórias e insurgências após 120 anos do fim da guerra

“Memória e Resistências, 120 anos do genocídio de Canudos e 40 anos do assassinato de Eugênio Lyra”. Este é o tema da 30ª Semana da Terra que termina neste domingo (5), no Memorial Antônio Conselheiro, em Canudos. O evento tem o objetivo de refletir os processos de insurgências camponesas no contexto histórico, trocar experiências entre as diversas formas de luta em curso no estado da Bahia e fora dele, além de homenagear o patrono da Associação de Advogados dos Trabalhadores Rurais da Bahia (AATR), Eugênio Lyra.

A 30ª Semana da Terra é realizada pela AATR em parceria com a Comissão Pastoral da Terra, Articulação Estadual de Fundo de Fasto, Instituto Memorial de Canudos, Irpaa e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb)...

Memórias do Samba – Uma Homenagem a Cartola em Juazeiro-Bahia

 
A cantora baiana Wil Carvalho reverencia um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, hoje e amanhã, dias 03 e 04 de junho, às 19h, gratuito, no Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro/Ba). A abertura do show ficará por conta do cantor juazeirense Alan Cleber, com mais de 18 anos de carreira.
 
Este é, sem dúvida, um show especial e imperdível, que conta com a interpretação marcante da cantora Wil Carvalho e intervenções cênicas do ator Diogo Lopes Filho sobre a vida do homenageado, abordando a efervescência cultural entre as décadas de 60 à 70, no Brasil. O roteiro, direção artística e produção executiva são assinados por Fábio Barros. Os arranjos, violão e a direção musical por Duarte Velloso, além do André Becker (flauta/sax), Jelber Oliveira (teclado/acordeon), Ronaldo Borges (baixo) e Marcos Neri (Bateria). A cenografia, do artista plástico Ale Corpani. 
 
A iniciativa conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz), nos 100 anos do samba e em memória pelo 35 anos de morte de Cartola, um grande nome da MPB e um dos fundadores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.
..

Exposição fotográfica Memórias é lançada em Petrolina

Foi lançado na noite desta quarta-feira, a exposição Memórias do fotógrafo Francisco Lopes Filho. A exposição visa resgatar lugares históricos e que muitos deles nem existem mais.

..

Fotógrafo resgata "Memórias" da região em exposição nesta quarta, dia 23

Nesta quarta-feira, dia 23, o fotógrafo Francisco Lopes Filho lançará na Reitoria da Univasf em Petrolina, a Exposição "Memórias" que resgata fotos registradas entre as décadas de 60 e 70 da região. A exposição que ficará entre os dias 23 e 07 de abril, visa mostrar objetos e locais que já não existem mais, que foram substituídos pela modernidade, trocando o belo pelo que é de agrado pessoal e não do coletivo.

As fotos foram registradas em Juazeiro, Petrolina, além de arquivos feitos em Fortaleza e em Salvador, todas com máquina analógica, originalmente preto e branco. A exposição tem o apoio do Portal Zap e Blog do Geraldo José...

Exposição irá resgatar memória da região através da fotografia

O fotógrafo Francisco Lopes Filho irá realizar entre os dias 23 de março a 7 de abril na Reitoria da Univasf em Petrolina, a exposição Memórias, que traz fotos registradas entre as décadas de 60 e 70 da região.

A exposição visa mostrar objetos e locais que já não existem mais, que foram substituídos pela modernidade, trocando o belo pelo que é de agrado pessoal e não do coletivo...