Foram encontrados 32 registros para a palavra: Cirurgias eletivas

Cirurgias eletivas serão realizadas no Hospital Regional de Juazeiro em parceira com a SESAU

A partir da próxima quarta-feira (15), através do Hospital Regional de Juazeiro, pacientes com necessidades cirúrgicas de hérnia, vesícula e histerectomia que foram atendidos durante a Feira Cidadã em Juazeiro terão seus procedimentos realizados. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia em parceria com os Voluntários Sociais da Bahia/VSBA, idealizado pela primeira-dama do estado, Aline Peixoto, organizaram a feira cidadã com o objetivo de atender as demandas reprimidas em diversas cidades baianas, em Juazeiro, durante seis dias de atendimentos, mais de 17 mil pessoas foram atendidas.

De 15 a 24 de janeiro, o Hospital Regional de Juazeiro irá realizar 518 cirurgias eletivas de hérnia (umbilical, hepigástrica, inguinal), vesícula e histerectomia. Estes procedimentos serão ofertados aos pacientes que realizaram a triagem durante a realização da Feira Cidadã em novembro do ano passado. Estes pacientes já estão com as solicitações e no sistema da rede pública de saúde, a partir disso, o contato com os pacientes se dará pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) via telefone informado na ficha cadastral para o dia e horário do seu procedimento no hospital Regional de Juazeiro...

SUPERLOTADO, HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO VOLTA A SUSPENDER CIRURGIAS ELETIVAS, DENUNCIA VEREADOR CHARLES LEAL

A situação de superlotação e ameaça de suspensão de serviços no Hospital Regional de Juazeiro voltam a preocupar pacientes de Juazeiro, Petrolina e mais 53 municípios pactuados da Rede PE-BA (Pernambuco e Bahia).

Foi o que revelou o vereador Charles Leal (PDT) durante participação no Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta quarta-feira (20). “A situação não está fácil e como membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal pretendo arregimentar os colegas e o maior número de autoridades possível para mudar esta realidade” prometeu o parlamentar...

Lançada segunda etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas

Depois de pouco mais de um ano de ação em todas as regiões da Bahia e mais de 14 mil procedimentos cirúrgicos realizados, foi lançada, nesta terça-feira (24), pelo governador Rui Costa, a segunda etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, promovido pelo Governo do Estado. A meta é realizar dez mil cirurgias até dezembro deste ano. O evento de lançamento ocorreu no auditório do Senai Cimatec, em Salvador, e contou com a participação da primeira-dama Aline Peixoto, uma das idealizadoras da ação.

"Graças a Deus, a Bahia hoje é referência para o Brasil em várias áreas. Esse projeto é exemplo também. Nossa equipe está sendo convidada por vários estados brasileiros que desejam replicar o modelo do mutirão. Isso é motivo de muito orgulho e felicidade. A Bahia é o estado que mais investe em saúde pública no país. Somos referência porque nós temos conseguido reunir paixões de peças importantes da gestão pública que, assim como eu, querem cuidar de gente", afirmou Rui Costa.

A primeira-dama também falou sobre os resultados positivos. "Muita gente duvidou que o mutirão pudesse dar certo, mas muitas outras pessoas acreditaram e conseguimos fazer do mutirão esse sucesso e provar que é possível fazer quando se tem força de vontade", revelou Aline.

De acordo com o superintendente de Atenção Integral à Saúde (Sais), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Jassicon Queiróz, foram 18 mil atendimentos que se converteram em 14.295 cirurgias, na primeira etapa. “Gosto de falar que promovemos 14.295 esperanças na vida dessas pessoas, pois, muitas vezes, inserimos elas de volta ao convívio social e às atividades laborativas".

"Eu fiz a histerectomia. Já estava com um mioma há mais ou menos cinco anos. Depois do mutirão, as portas se abriram e, graças a Deus, estou feliz", revelou a vendedora Ana Cláudia Ferreira, moradora do bairro de Cajazeiras, na capital.

Nova etapa

O Mutirão de Cirurgias beneficia a população que necessita de procedimentos que não são emergenciais e podem ser agendados. A nova etapa do projeto já começa nesta quarta-feira (25), em Dias D'Ávila, com a realização de consultas e exames pré-operatórios. Na sexta-feira (27), o hospital municipal começa a abrigar os procedimentos cirúrgicos do mutirão. 

"Identificamos, na Bahia, uma demanda de outras cirurgias que não ofertamos na primeira etapa do mutirão. Por isso, nesta segunda etapa, além das cirurgias de retirada de hérnia, vesícula e útero, por exemplo, ofertaremos também cirurgias de tireóide, com a realização da tireoidectomia, dentre outras”, detalhou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Outra novidade da segunda etapa é a inclusão de cirurgias pediátricas, para pacientes de 4 a 13 anos. Nas crianças, serão executados procedimentos nas amígdalas, em casos de amigdalite com adenoide, e, ainda, hernioplastias e retossigmoidectomia.*

Atendimento

O acesso de pacientes ao mutirão continuará através do Sistema de Gestão de Cirurgias Eletivas através da Lista Única. Os procedimentos serão disponibilizados para as pessoas que tenham o cadastro completo com indicação de cirurgias de hérnias inguinal, umbilical e epigástrica, vesícula (colecistectomia), histerectomia total para pacientes de 14 a 65 anos, além dos novos procedimentos que foram incluídos nessa nova etapa.

A Sesab mobilizará os municípios para atualizarem o cadastro dos pacientes que atendam aos critérios do mutirão. Após o cadastramento, a Secretaria informará os locais e datas de instalação das unidades móveis, que vão percorrer os municípios. Dentro dos veículos, a população passa por exames de raio-x, ultrassonografia e eletrocardiograma, seguido de consulta com o médico. Uma vez que tudo está correto com os pré-requisitos, o paciente passa pela cirurgia em um hospital da cidade...

Cerca de 70 mil crianças e adolescentes estão na fila de espera por cirurgias eletivas

Cerca de 70 mil crianças e adolescentes de zero a 19 anos esperam por uma cirurgia eletiva, que é aquela onde é possível escolher a melhor data para a operação. Esses meninos e meninas estão na fila para corrigir, por exemplo, o estrabismo, problemas nas amígdalas, na adenoide – que obriga a criança a respirar pela boca -, e postectomia, que é a cirurgia de fimose – para retirar o excesso de pele do pênis. A informação é da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Entre a população infanto-juvenil, as áreas que mais recebem demandas para cirurgias eletivas são ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. Do total de crianças que estão na fila de espera, 36 mil têm menos de 10 anos e quase mil ainda não completaram um ano de idade...

Estado amplia número de cirurgias eletivas e ortopédicas em Senhor do Bonfim

A partir do mês de julho, o município de Senhor do Bonfim, distante 365 quilômetros da capital, realizará cerca de 200 novas cirurgias, por mês. Isso será possível devido a um convênio entre o Governo do Estado e a prefeitura, cujo investimento estadual será de até R$ 250 mil mensais, pelos procedimentos ortopédicos, histerectomias, hérnias, dentre outras.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que visitou o município nesta sexta-feira (16), o governador assinará o contrato na visita que fará à localidade, nos próximos dias. "Estamos fortalecendo e ampliando a assistência à saúde na região. Dessa forma, o paciente não precisa se deslocar grandes distâncias, como vinha ocorrendo", afirma o secretário.

Ainda segundo o titular da pasta da Saúde, o município de Senhor do Bonfim é referência para uma região que engloba 400 mil habitantes, o que significa que o hospital municipal deve se tornar mais resolutivo e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está em construção, precisa ser finalizada em breve para fortalecer a rede assistencial. "Um relatório detalhado sobre as unidades de saúde e o potencial delas será entregue ao governador, a fim de subsidiar a decisão sobre a forma e o tamanho dos novos investimentos estaduais", explicou Vilas-Boas. ..

UPAE/IMIP de Petrolina já realizou quase 2 mil cirurgias eletivas em 2017

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), somente em 2017, já realizou quase 2 mil cirurgias eletivas, nas especialidades de cirurgia geral, vascular, dermatologia, oftalmologia, urologia, gastroenterologia e proctologia. Ao total, mais de 20 mil procedimentos do tipo já foram realizados em menos de 4 anos. O serviço faz parte do setor de especialidades da unidade de saúde e atende a demanda interna, proveniente do ambulatório. Ou seja, não há marcação externa, as cirurgias eletivas da UPAE são indicadas apenas pelos médicos da casa. 

Para a realização das cirurgias de pequeno e médio porte compatíveis com Hospital Dia (com alta em até 24h), a unidade possui uma clínica cirúrgica com quatro enfermarias com dez leitos, um bloco cirúrgico com três salas de procedimento e uma sala de recuperação pós-anestésica. Já a equipe é composta por 2 gerentes, 2 enfermeiras, 9 técnicas e 20 médicos em sistema rotativo. ..

Secretaria de Saúde de Sobradinho(BA) garante cirurgias eletivas para pacientes

A Prefeitura de Sobradinho,através da Secretaria de Saúde está participando de um mutirão de cirurgias eletivas, iniciada ontem (21) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Juazeiro. A ação é do Governo do Estado da Bahia, mas o município está dando todo suporte para que os usuários tenham acesso ao serviço. 

Os exames obrigatórios, transporte e acompanhamento são de responsabilidade da prefeitura. O mutirão é voltado para um público de faixa etária entre 14 e 65 anos. A Secretaria de Saúde de Sobradinho agilizou todos os exames laboratoriais obrigatórios. ..

UPAE/IMIP de Petrolina já realizou mais de 15 mil cirurgias eletivas

No próximo dia 29 a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMP) completará 3 anos de funcionamento e, para celebrar a data,  a instituição apresenta seus resultados. Com relação ao número de cirurgias eletivas, por exemplo, a Unidade já realizou mais de 15 mil, entre procedimentos de pequena e média complexidade compatíveis com Hospital Dia (com alta em até 24h).  “Esses dados representam o empenho de toda a equipe e a alta resolutividade da Unidade. Apresentá-los significa prestar contas à sociedade do serviço que ofertamos e uma forma de comemorar o nosso 3º aniversário”, ressalta a coordenadora geral, Magnilde Alves.

De acordo com a enfermeira assistencial do bloco cirúrgico, Camila da Silva, a procura maior tem sido pelas cirurgias gerais, dermatológicas e oftalmológicas para retirada de sinais, correção de hérnias, biópsia de lesão, remoção de catarata e retirada de pterígio. A demanda para retirada de varizes também é grande. Só no primeiro semestre desse ano, as cirurgias gerais corresponderam a 32,5% do número total de 3.289, dermatológicas (17,3%) e oftalmológicas (16,83). ..

SOTE retoma as cirurgias eletivas de ortopedia em Juazeiro

O Serviço de Ortopedia e Traumatologia Especializada – SOTE iniciou nesta sexta-feira (27) o atendimento cirúrgico especializado em cirurgias eletivas/ agendadas de traumatologia e ortopedia em Juazeiro.

 "Fizemos gestão junto a Secretaria de Saúde do Estado para que o contrato fosse assinado. Não poderíamos perder essa referência em traumatologia e ortopedia da região", disse o secretário de Saúde do município, Dalmir Pedra...

SOTE é habilitada pelo Governo do Estado para realizar cirurgias eletivas de ortopedia em Juazeiro

O Serviço de Ortopedia e Traumatologia Especializada – SOTE recebeu essa semana a habilitação estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento cirúrgico especializado em cirurgias eletivas, agendadas de traumatologia e ortopedia em Juazeiro. 

Para o Secretário Municipal de Saúde, Dalmir Pedra, o credenciamento irá possibilitar um maior atendimento aos pacientes que necessitam do serviço.  "Com a habilitação, a SOTE terá mais condições de atender a população. O município atuou para que o hospital fosse habilitado com tabela diferenciada pelo estado. O hospital tem sido parceiro da prefeitura, com 39 anos de atuação na área da saúde pública no município, e é uma das referências nos procedimentos cirúrgicos ortopédicos, pelo SUS, no Estado da Bahia", disse o titular da pasta. ..

Secretaria amplia serviços de ortopedia em Juazeiro. SOTE só atenderá os pacientes com cirurgias eletivas/agendadas

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que os serviços de atendimento em Ortopedia no município serão reorganizados e ampliados, a partir desse mês de fevereiro. Na próxima quinta-feira (04), O Serviço de Ortopedia e Traumatologia Especializada – SOTE vai atender apenas os pacientes com cirurgias eletivas/agendadas. 

Ampliando o acesso e melhorando os serviços, o Hospital Regional de Juazeiro também passará a atender a área ortopédica, dispondo de UTI. Outra parceria firmada pelo município foi com a Univasf, dentro do Termo de Cooperação Técnica com o Hospital Universitário, fortalecendo o atendimento da saúde na região, qualificando os serviços nas áreas de ortopedia, traumatologia e anestesiologia no Hospital...

Em Petrolina, Programa de Cirurgias Eletivas Pediátricas realiza mais 40 consultas de triagem pré-operatórias

Nesta quinta-feira (21) 40 crianças foram avaliadas pelo pediatra, Drº Paulo Webster. A consulta de triagem pré-operatória tem o objetivo de identificar o grau de urgência dos casos e também avaliar aqueles que não necessitam de cirurgia.

"A estratégia é otimizar o atendimento aos usuários. Os casos que realmente têm indicação cirúrgica são encaminhados para consulta pré-operatória com o cirurgião e classificadas por ordem de prioridade, desta forma os usuários com maior necessidade serão submetidos as cirurgias com mais agilidade. Aqueles que não necessitam do procedimento são encaminhados ao tratamento clínico", explica a secretária de Saúde, Lucia Giesta.  ..