Foram encontrados 32 registros para a palavra: Aldeia do Velho Chico

SESC convoca coletiva para divulgar Aldeia do Velho Chico

O Sesc Petrolina divulga na próxima quinta-feira (20/7), às 10h, no Espaço Cultural Janela 353, a  programação da 13ª edição do Aldeia do Velho Chico - Festival de Artes do Vale do São Francisco. As novidades do evento serão apresentadas pelo gerente do Sesc Petrolina, Hednilson Silva, e pelo supervisor de Cultura do Sesc Petrolina, Jailson Lima.

Serviço:..

Com 12 horas ininterruptas de apresentações, Sesc encerra 12ª  edição do Aldeia do Velho Chico e reedita Virarte em Petrolina (PE)

Depois de 21 dias movimentando o Vale do São Francisco com cerca de mil artistas em mais de 100 atrações culturais, o Sesc Petrolina encerra neste sábado (20) a 12ª edição do Festival Aldeia do Velho Chico com o Virarte. Serão 12 horas com uma programação ininterrupta que tem muita música, dança, mercado cultural, literatura, artes visuais e peças teatrais.

A maratona cultural começa às 16h, na Lateral do Teatro Dona Amélia, com as ‘Degustações Literárias’, e, na Rua Pacífico Da Luz (ao lado do Sesc), com ‘O Espelho da Lua’, da  Tropa do Balacobaco, de Arcoverde (PE). O grupo vai contar a história de uma índia que, apaixonada pela lua, começa uma aventura de fantasia, luta e romance. Já com o espetáculo ‘Sublime Torrão’, o grupo Artimanha (de Bodocó) narra, a partir das 17h, no Palco Alternativo, a jornada de um sertanejo migrante em busca de melhores condições de vida. O artista Roberto Brasileiro surge, às 17h30, para interagir com o público, numa performance que envolve cartas e jogos de tarô; é ‘A cartomante’, que vai circular no Sesc Petrolina...

Dança, mamulengos e recital dramatúrgico estão na programação do Aldeia do Velho Chico nesta sexta-feira (19)

A Tropa do Balacobaco vai ser a primeira a subir no palco nesta sexta-feira (19). Com o uso de mamulengos no espetáculo ‘Re te tei’, o grupo de Arcoverde (PE) abre, às 18h,  o penúltimo  dia de apresentações desta 12ª edição do  Aldeia do Velho Chico, em Petrolina. A encenação acontece no CEU das Águas, no bairro Rio Corrente, e traz para o público a história de um pequeno mentiroso, que amaldiçoado por um personagem das lendas brasileiras, o Papa Figo, começa uma série de desventuras em busca de manter sua humanidade.

Uma novidade, lembrada pela coordenadora de Literatura do festival, Ariane Samila Rosa, acontece no Terraço Galeria, no Sesc Petrolina, é o espetáculo literário do entertainer e escritor Fabiano Costa Coelho, que às 19h participa pela primeira vez do Aldeia. Herdeiro das aulas-espetáculo de Ariano Suassuna, o pernambucano, radicado no Rio de Janeiro, apresenta o ‘Recital A escrita em Movimento’, que une monólogos inspirados na literatura brasileira e universal à dramaturgia do teatro...

Artistas da região e nacionais são atrações desta terça-feira (16) no Aldeia do Velho Chico, em Petrolina (PE)

Com direito aos 'Batuques' da Cia. Balançarte, de Petrolina (PE), cuja performance deve levar o público do CEU das Águas, no bairro Rio Corrente, à uma viagem pela ancestralidade africana,  o Aldeia do Velho Chico  apresenta nesta terça-feira (16), a partir das 18h, uma série de atrações culturais lideradas por artistas da região e nacionais.

Depois da Cia. Balançarte, será a vez do grupo In-Próprio Coletivo, de Cuiabá (MT), fazer um jogo cênico com a proximidade da morte e os sintomas da vida. É o espetáculo teatral 'OraMortem', que acontece às 20h, no Teatro Dona Amélia, no Sesc Petrolina (Centro).  Em seguida, às 21h, o Palco Alternativo recebe o Coletivo Lugar Comum (Recife), que traz uma versão do espetáculo de dança 'Segunda Pele', para falar sobre a cultura, liberdade e a identidade de um indivíduo...

Aldeia do Velho Chico tem semana de programação intensa em Petrolina (PE)

O Aldeia do Velho Chico começou oficialmente em Petrolina (PE), nesta quinta-feira (4), e tem uma série de shows e atividades culturais programados até dia 20. Entre as atrações selecionadas pelo Sesc Petrolina, que promove o evento, para esta segunda-feira (8) estão a exibição, às 16h, do filme ‘O Homem da Lua’, do alemão Stephan Schesch, no CEU das Águas (bairro Rio Corrente); o espetáculo ‘O Palhaço e a Bailarina’, que traz números cômicos inspirados na tradição do circo brasileiro, às 18h, no Palco Bambuzinho; e às 19h, na Biblioteca do Sesc, o lançamento do livro ‘Uma Utopia de Aldeia: cultura e coletividade anônima’, de Sidnei Cruz, que trata do ideário do modo de vida em sociedade e traz um diálogo sobre os frutos do projeto Aldeia na região cearense do Cariri.

A segunda-feira ainda vai trazer, às 20h, a Cia. de Dança do SESC Araripina (PE) para se apresentar no Palco Alternativo do Sesc Petrolina com o espetáculo de dança ‘Sertão’, cuja proposta é promover uma reflexão sobre a visão que o brasileiro tem do Sert..

Cortejo Abre Alas sai às ruas de Petrolina (PE) avisando o começo do 12º Aldeia do Velho Chico

As ruas do centro de Petrolina serão tomadas por várias expressões artísticas nessa sexta-feira (5). Já tradicional, o cortejo ‘Abre Alas Pro Velho Chico’ começa às 14h, no Sesc Petrolina, com os painéis ‘Visualidades do Aldeia’, ‘Instantâneo’ e uma mostra das oficinas de artes. Mas, é com a chegada das orquestras de frevo, fanfarras, axé e as quadrilhas juninas que o recado será dado: começou a 12ª edição do Festival de Artes do Vale do São Francisco.

Os grupos artísticos se concentrarão na rua Pacífico da Luz, a partir das 16h, de onde sairão pelas avenidas Fernando Góes, Souza Filho, Guararapes até chegar na Orla. O Sesc Petrolina se reafirma como um dos maiores promotores da cultura na região e traz para o público a orquestra de frevo A Rebarba, Frevuca, Afoxé Filhos de Zaze, Baque Opará, além da Capoeira Brasil e Vivência de Angola. Em seguida, já no palco da Porta do Rio, os movimentos da música popular, da dança e do batuque farão parte das performances do Reisado da Comunidade Quilombola do Lambedor (de Lagoa Grande-PE); do Samba de Véio, da Ilha do Massangano; e do Samba de Coco Trupé, da cidade de Arcoverde-PE. A noite se completa, a partir das 21h, com o cantor e sanfoneiro Silas França, fazendo o show de encerramento do primeiro dia oficial de apresentações musicais do Aldeia do Velho Chico em Petrolina...

Grande festa marcará Aldeia do Velho Chico nesta quarta e quinta em Lagoa Grande

O festival Aldeia do Velho Chico 2016 vem oferecendo uma vasta programação cultural para todo público lagoagrandense, como também toda a região do Vale do São Francisco, no Sertão pernambucano. Para os últimos dias de festa, a organização do evento irá promover nesta quarta-feira (03), uma mostra pedagógica e apresentações culturais, a partir das 17h na Praça Hermes Amorim. Ás 18h haverá uma linda apresentação dos Bailantes Brincantes Dançantes, que faz parte da Cia de Dança do Sesc. Ás 19h o Reisado da comunidade Quilombola do Lambedor irá abrilhantar a festa. Para fechar com chave de ouro, a Praça Hermes Amorim em Lagoa Grande irá sediar um Show atemporal, com os Matingueiros.

Na quinta-feira, último dia do Aldeia na cidade, a programação irá iniciar as 18h no palco da Praça, com apresentação da Cia Biruta de Teatro de Petrolina-PE, representando cenas ribeirinhas. Para abrilhantar ainda mais, as 19h terá show com Romenildo e banda. Para concluir a 2° edição do festival em Lagoa grande, haverá show com Gean Ramos e banda. Que venha a edição 2017! ..

Exposição de Celestino Gomes abre 12ª edição do Festival Aldeia do Velho Chico em Petrolina

O Serviço Social do Comércio (Sesc) em Petrolina inaugura na Galeria de Artes Ana das Carrancas,  às 19h da quinta-feira (4), a exposição Celestino Gomes – Tempo e Memória, com as obras e objetos pessoais deste artista plástico, conhecido pelo trabalho de valorização do Sertão nordestino. São 12 obras selecionadas pela coordenação do 12º Festival de Artes do Vale do São Francisco - Aldeia do Velho Chico, que estarão expostas ao público durante o evento, que vai até dia 20 de agosto.

A curadoria é do coordenador de Artes Visuais e Cinema do Sesc Petrolina, André Vitor Brandão, com expografia de Sandra Guimarães. A mostra leva os visitantes a entender os conceitos de tempo e memória articulados por Celestino nas suas criações. A exposição permanece até o dia 2 de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 20h e nos sábados e domingos, das 16h às 20h...

Lançamento do Aldeia do Velho Chico em Lagoa Grande homenageia a saudosa prof. Águida Borges

Com sucesso de público, o lançamento da segunda edição do Aldeia do Velho Chico na cidade de Lagoa Grande, engrandece a cultura local, homenageando a saudosa professora Águida Pereira Borges, que pertenceu à comunidade Quilombola do Lambedor e deixou um legado para seus descendentes, como também para a cultura local.

Em discurso emocionado, o sobrinho de D. Águida, Flávio Borges, levou o público a se emocionar com a história dessa guerreira e com a demonstração de amor e respeito pela sua cultura. “Nosso batuque (Reisado do Lambedor) significa nossa alegria pela liberdade e paixão pela terra e pela luta... Minha tia ao cantar o último samba de sua vida, ‘sacode a poeira’ estava dando um recado: sacudam a poeira e sigam lutando, pois nossa cultura não pode morrer!”..

Festival Aldeia do Velho Chico terá início no próximo domingo (31)

Começa no próximo domingo (31), às 18h, as atrações do festival Aldeia do Velho Chico nas cidades de Petrolina e Lagoa Grande. Cerca de mil artistas locais e nacionais em linguagens diversas como música, dança, teatro, literatura, artes visuais e o audiovisual, prometem agitar o evento. A abertura do festival, no domingo, fica por conta do espetáculo ‘Eu vim da Ilha’, da premiada Cia. de Dança do Sesc Petrolina (PE), que faz uma releitura do ‘Samba de Véio' da Ilha do Massangano. 

As apresentações do Festival das Artes se intensificam a partir das 17h da quarta-feira (3), no Palco Praça, quando a Mostra Pedagógica realizará uma exposição com os resultados obtidos pelos alunos nas oficinas artísticas; a Cia. de Dança do Sesc Petrolina volta a se apresentar com o espetáculo ‘Bailantes Bricantes Dançantes’; e os Matingueiros dão um show ‘Atemporal’ para os visitantes. Toda a programação do festival pode ser conferida Aqui. ..

XII edição do Festival de Artes do Vale do São Francisco - Aldeia do Velho Chico começa neste domingo (31), em Lagoa Grande, PE

A XII edição do festival Aldeia do Velho Chico, que deve movimentar o Vale do São Francisco por quase um mês, a partir deste domingo (31), traz para a região cerca de mil artistas locais e nacionais, que através das linguagens da  música, dança, teatro, literatura, artes visuais e o audiovisual, vão dialogar com as 70 mil pessoas que participarão do evento  em Petrolina e Lagoa Grande (PE).

A abertura do festival, no domingo, é a partir das 18h, ficando por conta do espetáculo ‘Eu vim da Ilha’, da premiada Cia. de Dança do Sesc Petrolina (PE), que faz uma releitura do ‘Samba de Véio' da Ilha do Massangano. O Reisado da Comunidade Quilombola do Lambedor também será mostrado  aos visitantes da Ilha do Pontal, local das duas apresentações em Lagoa Grande e onde o festival faz uma homenagem à Dona Águida, um dos nomes representativos do Reisado e da cultura quilombola da região, que faleceu em 2015...

Inscrições abertas para oficinas do Aldeia do Velho Chico

Começaram nesta segunda-feira (18), e vão até completarem as vagas, as inscrições para as oficinas da 12ª edição do Festival de Artes do Vale do São Francisco, o Aldeia do Velho Chico, promovido pelo Sesc Petrolina. A iniciativa é destinada aos profissionais e interessados nas linguagens de Dança, Música, Teatro, Artes Visuais, Literatura e Audiovisual, além de alunos das escolas públicas de Petrolina e Lagoa Grande.

Segundo a coordenação do evento, as inscrições podem ser feitas no Sesc Petrolina, no horário das 13h às 17h. Em Lagoa Grande, serão ministradas oficinas de Teatro e Dança, de 25 a 29 de julho. Já em Petrolina, a atividade começa no dia 1º de agosto e vai até a sexta (05), trabalhando Vídeo, Percussão, Teatro, Dança, Canto e Escultura. Nos dias 4 e 7 de agosto, o Aldeia promoverá, respectivamente, em Lagoa Grande e Petrolina, a Oficina Contato Sonoro: Construção de Drawdio, ministrada pelo argentino Leandro Oliván...