Foram encontrados 1094 registros para a palavra: professor

Gestão ambiental não depende apenas do prefeito. As câmaras municipais têm papel fundamental", diz professor

Texto Gestão ambiental: o seu município joga na primeira divisão, foi rebaixado ou nem participa do campeonato? publicado no site (o) eco jornalismo ambiental questiona que com o cenário dramático em que vivemos, com altos níveis de poluição do ar, desmatamento avassalador em todos os biomas, aumento expressivo das temperaturas, entre outros graves problemas, qual tem sido o papel desempenhado pelos municípios? Como podemos avaliar a qualidade da gestão ambiental a cargo de prefeitos(as) e vereadores(as), muitos(as) concorrendo à reeleição ou buscando eleger sucessores(as)?

De acordo com o autor do texto, devermos pensar, no meio ambiente, intensamente afetado por queimadas às vésperas da eleição de 2024 e estejamos baseadod em dez diretrizes: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. 

O advogado e professor Thiago Lopes Ferras diz que Vale lembrar, ainda, que uma gestão ambiental minimamente rigorosa não depende apenas de ações do poder executivo municipal. As câmaras municipais têm papel fundamental na formulação, no monitoramento e na fiscalização das políticas ambientais. Retrocessos ambientais significativos, em geral, contam com a chancela de vereadores(as), por ação ou omissão...

Greve UNEB: professores e governo continuam negociando aumento salarial

A greve por tempo indeterminado foi aprovada pelas professoras e professores da UNEB, nesta tarde de segunda-feira (23), em assembleia geral docente, realizada no Campus da UNEB de Salvador. De acordo com o que dispõe o Supremo Tribunal Federal, sobre legalidade do movimento grevista, após a aprovação é necessária a comunicação prévia à administração pública em, no mínimo, 72 horas de antecedência ao início da greve. A ADUNEB informa que a greve cumprirá todos os requisitos legais e manterá mais de 30% dos serviços essenciais na universidade.

A deflagração da greve aconteceu após a categoria docente considerar insuficiente a nova proposta apresentada na reunião da última quinta-feira (19). Na ocasião, após duas propostas iniciais e rebaixadas serem levadas às direções sindicais, uma terceira foi colocada à mesa e encaminhada para análise da assembleia. Nela, o governo propôs reajuste salarial acumulado em 13,83% em dois anos, sendo 6,79% em 2025 (4,7% em jan / 2% em jul) e 6,59% em 2026 (4,5 em jan / 2% em jul).
 
As análises e projeções realizadas pelo Fórum das ADs, espaço que congrega as associações docentes da UNEB, UEFS, UESB e UESC, demonstraram que a nova proposta representa uma recomposição salarial (aumento acima da inflação) de 4,94%, juntando os valores dos anos de 2025 e 2026, utilizando-se as previsões inflacionárias do Boletim Focus. Segundo cálculos do DIEESE, a defasagem salarial devido à falta de recomposição inflacionária, desde 2015, chega a 35%. Valor muito superior aos 4,94% que vieram da última mesa de negociação.
 
Para a Coordenação da ADUNEB, embora a última negociação tenha demonstrado um avanço, o Governo da Bahia ainda persiste na falta de interesse político para a resolução do problema. Os dados apresentados pelo próprio governo comprovam que os gastos públicos estão muito abaixo do limite prudencial exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Desde o início de 2023, docentes das universidades estaduais baianas tentaram negociar sem a necessidade da radicalização do movimento. Com responsabilidade, as representações sindicais participaram de 15 reuniões. Outras quatro foram desmarcadas pelo Executivo.
 
Nesta próxima quarta-feira (25), as representações sindicais das/os docentes das universidades estaduais da Bahia terão nova reunião na Secretaria Estadual da Educação. Além de levar as respostas das assembleias ao governo, a expectativa é a continuidade das negociações. Para a ADUNEB, o movimento docente continua a demonstrar interesse em negociar, qualquer suspensão da mesa será uma decisão unilateral e arbitrária do governo...

Brasil tem uma situação hídrica muito ruim, muito pior do que da crise anterior, que foi recente, diz professor

Em abril de 2019, o horário de verão, que estava em vigor desde 1985, foi revogado. A medida foi tomada pelo então presidente na época, Jair Bolsonaro, que decidiu revogar o horário de verão alegando pouca efetividade na economia energética. Após cinco anos sem o projeto, o Brasil enfrenta a pior crise hídrica em 94 anos, o que trouxe à tona o debate sobre a volta, ou não, do horário de verão. Sobre esse assunto, o professor Pedro Luiz Côrtes, titular da Escola de Comunicações e Artes e do Instituto de Energia e Ambiente da USP, discorre sobre a situação energética atual do Brasil.

 “Nós temos uma situação hídrica muito ruim, muito pior do que da crise anterior, que foi recente, 2020, 2021. O cenário não é positivo para este segundo semestre e, na verdade, o que o governo está procurando fazer é tomar medidas já preventivas, no sentido de salvaguardar o nível dos reservatórios, de tal forma que a gente possa usar essa reserva que a gente tem de maneira parcimoniosa, evitando um consumo exagerado da geração hidrelétrica e, com isso, partir para um uso muito intensivo das termelétricas”, afirma.

O professor também explica como funciona o horário de verão. “Nós temos dois picos básicos de consumo. Nós temos um pico no meio da tarde, que é principalmente durante os períodos de calor, e isso faz com que as pessoas usem mais intensamente ventiladores, ar-condicionado, coloquem geladeira no máximo. Então, isso aumenta muito o consumo no meio da tarde. Mas também nós temos uma superposição de consumo no final da tarde, início da noite, entre 5, 6 horas da tarde, até umas 8 horas da noite, onde acontece o seguinte, muitas empresas, muitos escritórios continuam trabalhando, mas também muitas pessoas já estão retornando para suas casas e, ao chegar em casa, ligam a luz, vão tomar banho, ligam a TV, e, com isso, aumenta esse consumo doméstico que se soma ao consumo dos escritórios, do setor de serviços e tal”, exemplifica...

Coligação de Andrei move ação contra campanha de Suzana por disseminação de fake news para enganar professores, diz assessoria

Após ser impedida de submeter os professores municipais ao constrangimento inédito de passar por uma avaliação em pleno período eleitoral, A Coligação Aliança por Juazeiro está utilizando do seu “Gabinete do Ódio a acusar a Coligação o Futuro Chegou de prejudicar os interesses dos servidores públicos municipais de Juazeiro. 

Os professores municipais de Juazeiro, ao longo das últimas décadas, vêm sendo promovidos automaticamente quando comprovam ter exercido as suas funções com a presteza e qualidade que todos conhecemos pelo prazo legal...

Secretária de Educação da Bahia e professores reforçam apoio a Andrei e Tiano, diz assessoria

"Estamos há 4 anos lutando por melhores condições de trabalho e valorização profissional, mas o que vemos é um desrespeito. A Educação de Juazeiro era referência, e nestes quatro anos da gestão de Suzana Ramos, tudo piorou. O nosso IDEB caiu de 5.7 para 5.4, o nosso transporte escolar é uma vergonha, e quem mais sofre são nossos alunos," afirmou uma professora da rede municipal de ensino, durante a reunião com professores e representantes da Educação, nesta quinta-feira (19), no Grande Hotel de Juazeiro.

A secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, esteve presente no encontro e declarou seu apoio aos candidatos, reforçando a importância de uma gestão comprometida com a qualidade do ensino. “Juazeiro enfrenta falta de cuidado com o ensino fundamental, é um absurdo que a gente não tenha uma Prefeitura com compromisso com a Educação. Andrei e Tiano vão cuidar da Educação, do mesmo jeito que o governador Jerônimo tem cuidado da Educação de toda a Bahia”, afirmou a secretária...

Agressividade na disputa política não é inédita, diz professora da USP

A agressividade e a violência na disputa política brasileira não são comportamentos inéditos na história do Brasil, diz a professora de história contemporânea da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) Maria de Aparecida Aquino. Para ela, o fator novo na atual disputa eleitoral está na forma massiva de divulgação das ações violentas por meio das mídias tradicionais ou pelas redes sociais. 

“Existem outros momentos na história política brasileira, história republicana, que você tem violência política e violência inclusive em processos eleitorais. Se você for considerar, por exemplo, o pleito para a Presidência da República em 1989, que é o primeiro depois da ditadura, ele foi bastante agressivo, inclusive entre os participantes”, lembra...

Maioria dos professores já presenciou casos de racismo entre alunos

Mais da metade dos professores (54% do total) já presenciaram casos de racismo envolvendo seus alunos em salas de aula. É o que mostra pesquisa inédita do Observatório Fundação Itaú, em parceria com o Equidade.Info, realizada com estabelecimentos de ensino das redes pública e privada no Brasil.

De acordo com o levantamento, esse percentual cresce entre professores do ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), chegando a 67%. Entre os professores do fundamental I (entre o 1º e o 5º ano) o índice é de 48%. Entre os professores do ensino médio, o percentual é de 47%...

Uneb lança edital de processo seletivo com 102 vagas para professor substituto

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) lançou o edital de processo seletivo com 102 vagas para contratação temporária de professor substituto por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). As oportunidades são para os campi de Salvador e cidades do interior da Bahia.

Os interessados deverão realizar inscrição entre quinta-feira (19) e 3 de outubro, através da internet. A taxa de inscrição é de R$ 200...

IFSertãoPE está com inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado de Professores Substitutos nas áreas de Tecnologia de Alimentos e Música para o Campus Petrolina, por meio do Edital nº 71/2024.

As inscrições podem ser realizadas de 11 a 15 de setembro de 2024, através do site http://concurso.ifsertao-pe.edu.br/copese. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 e deve ser paga até o dia 16 de setembro de 2024, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), disponível no sistema de inscrição, em qualquer agência do Banco do Brasil...

Secretaria da Educação da Bahia convoca mais 120 professores indígenas aprovados em processo seletivo

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, no Diário Oficial, a convocação de mais 120 candidatos aprovados no processo seletivo simplificado para provimento da função de professor da Educação Indígena, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Convocados por ordem de classificação, todos os candidatos têm até o dia 17 de setembro para enviar os documentos digitalizados, listados no edital, para o correio eletrônico [email protected], para análise preliminar da Coordenação de Provimento e Movimentação.

Os aprovados para o Núcleo Territorial de Educação Metropolitana de Salvador (NTE 26) deverão comparecer à Secretaria da Educação, situada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia – CAB, 1º andar, sala 117, munido da documentação em original e fotocópia, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Já os aprovados para o interior do estado deverão comparecer nas sedes dos seus respectivos NTE, munidos da documentação em original e fotocópia, já remetida ao endereço eletrônico mencionado no item 2 do edital, no mesmo prazo e horários...

Na eleição desse ano para vereador(a) em Juazeiro, tem uma arca de bichos, Ninguém e uma extensa lista de pastores e professores. Confira:

A eleição proporcional em Juazeiro este ano conta com 310 registros no TSE, com algumas baixas já registradas oficialmente e outras, a confirmar.

Dos que ainda concorrem, de acordo com registros do TSE, muitos chamam a atenção por algum tipo de característica, profissão e especialmente pelos “apelidos”, uma escolha pessoal para constar na urna no dia da votação...

AL-BA promulga lei que torna dispensável registro no Cref para exercício da carreira de professor de educação física

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) promulgou o Projeto de Lei Nº 25.486/2024, que torna dispensável a necessidade de registro no Conselho Regional de Educação Física (Cref) para o exercício de docência da educação física na Bahia.

A legislação entra em vigor a partir desta quarta-feira (28), após publicação do Diário Oficial da AL-BA...

Lions Clube de Juazeiro repudia comentário de um de seus membros contra os professores

Continua repercutindo nas redes sociais e rodas de conversas a opinião de um senhor que se autodenominou ‘Mário Lions’, que fez comentários sobre a paralisação dos professores da Rede de Ensino Municipal de Juazeiro, Bahia e sobre membros do Partido dos Trabalhadores e os "comunistas".

Desta vez a presidente do Lions Clube Juazeiro Bahia enviou nota de repúdio e esclarecimentos...

Eleições 2024: "Eu tinha esperança de trazer uma política decente para Juazeiro", diz professora Maeth Soares

"Eu tinha esperança de trazer uma política decente. O jogo da política é perverso, desigual e possui interesses pessoais", disse na manhã desta quarta-feira (07), a professora Maeth Soares, do Partido Liberal, depois que teve a sua candidatura a vice prefeita "impedida" pela executiva estadual do Partido Liberal.

"No calar da noite, a chapa Marcio Jandir, candidato a prefeito e Maeth Soares, vice prefeita estava desfeita. Os juazeirenses deixaram de ter essa opção", avaliou Maeth durante entrevista ao Programa RJ Notícias da Rádio Juazeiro na manhã de hoje...

No apagar das luzes, PL desconstrói candidatura da professora Maeth Soares e apóia reeleição de Suzana Ramos

No apagar das luzes para consolidação das atas das convenções partidárias cujo prazo se encerrou à meia noite desta terça-feira, dia 06/08/2024, nova configuração no tabuleiro da política de Juazeiro.

O Partido Liberal (PL) que passou a pré-campanha defendendo o nome da professora Maeth Soares e na convenção segunda-feira (05) anunciou a composição com Márcio Jandir do PP, na reta final definiu por apoiar a reeleição da prefeita Suzana Ramos...

Coligação 'União por Juazeiro' oficializa Márcio Jandir e Professora Maeth como candidatos, informa assessoria

Na noite desta segunda-feira (05), o Progressistas (PP) realizou sua convenção partidária, com anúncio da coligação 'União por Juazeiro'.

Durante o evento, foram apresentados como candidato a prefeito Márcio Jandir, do Progressistas (PP), a candidata a vice-prefeita, Professora Maeth (PL) e os 75 candidatos a vereador pela coligação, que conta também com o Partido Liberal (PL), Agir (AGIR) e Novo (NOVO)...

Cultura Gonzagueana: Professor avalia que "estão apagando a cultura em benefício dos megaeventos"

Com o pouco público registrado na Missa da Saudade, celebrada em Exu. Pernambuco, Parque Aza Branca, para celebrar os 35 anos de morte de Luiz Gonzaga, o professor Maiadson Vieira, responsável pela disciplina batizada de Cultura Gonzagueana, alerta para o que ele denomina de "Apagão Cultural, o esquecimento da Cultura". quando tô estudando sobre cultura, política e sociedade, um dos pontos mais fortes é justamente esse que você muito bem citou:

"Cultura é feita pelo povo e para o povo, os governos/secretarias de cultura tem a função de fomento, para que os artistas/produtores de cultura popular continuem mantendo essas manifestações vivas. Acontece justamente o contrário, as secretarias\governos decidem quem produzirá e quem não produzirá, colocam sua logomarca e deixam perecer todas aquelas que eles não aprovarem, tiram fotos e postam nas redes fakes de valorização da cultura, quando o ano inteiro eles nem sequer visitam esses artistas pra saber se ele tá conseguindo manter a manifestação cultural dele. Um evento cultural nasce, e outros perecem por falta de suporte de gestão"...

"Sinto-me honrado em contribuir para transformar Petrolina junto com Lara, " disse professor Welinton escolhido como vice- prefeito na chapa do PL à Prefeitura

O professor Weliton Santos, de 57 anos, evangélico e membro da Igreja Assembleia de Deus foi anunciado como vice-prefeito na chapa de Lara Cavalcanti à prefeitura de Petrolina para as eleições deste ano.  O anúncio foi feito pela cúpula do partido em Pernambuco durante a convenção partidária nesta quarta-feira (31), no Palace Hotel.

"Recebi com surpresa o convite para ser vice-prefeito, uma vez que estava em pré-campanha para vereador. Sinto-me honrado com essa oportunidade de contribuir, junto com Lara Cavalcanti, para atender às demandas e necessidades da nossa Petrolina, " ressaltou Weliton...

Partido Liberal de Juazeiro oficializa a pré-candidatura da professora Maeth à Prefeita

Como já publicado em outros momentos a professora Maeth Soares que se apresenta como “conservadora” e preside o PL Mulher em Juazeiro, foi confirmada como pré-candidata pelo Partido Liberal local, contando ainda com o aval da cúpula do partido em nível estadual e nacional.

A oficialização aconteceu nesta quarta-feira, dia 10, em evento que aconteceu no Rapport Hotel...

Artigo: No dia a dia, o professor brasileiro conta apenas com a sua experiência e com a troca de vivências com os colegas

Há cerca de 2,5 milhões de professores no Brasil para pouco mais de 47 milhões de estudantes. São quase 180 mil escolas espalhadas pelo país, desde os centros mais desenvolvidos economicamente até os rincões mais distantes, onde a luz é de gerador e a internet é uma promessa ainda por se concretizar.

Ou seja: um em quatro brasileiros está na escola, iniciando sua jornada ou buscando uma formação complementar para melhorar no emprego ou aprimorar seus conhecimentos. O tempo médio no qual um brasileiro fica na escola não passa de sete anos, tempo insuficiente para concluir uma educação básica...