Foram encontrados 1050 registros para a palavra: população

Analfabetismo na comunidade quilombola é três vezes maior que no restante da população

Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2022, aponta que pessoas quilombolas, a partir dos 15 anos, eram 2,7 vezes mais analfabetas do que a população residente no Brasil. Esse grupo etário também é o que apresenta maior deficiência educacional. O nível de alfabetização entre as mulheres foi maior do que nos homens e as regiões Sul, Norte e Centro-Oeste apresentaram o maior nível de alfabetismo, apesar de, quando comparado ao restante da população, o nível educacional ser muito inferior.

Valdir Heitor Barzotto, vice-diretor da Faculdade de Educação da USP, destaca que os números do Censo do IBGE reafirmam duas coisas, “que há um projeto de não inclusão de determinados segmentos da sociedade e que a adoção de um discurso de inclusão, por determinados setores da sociedade, não engana para sempre, os resultados práticos e concretos sempre aparecem e desmentem as campanhas feitas nesse sentido”. Um processo histórico de abandono da população negra mais pobre, mais rural, às vezes mais indígena, para fora da possibilidade de acesso à leitura, à escrita e a outros bens que a sociedade possui explicaria os fatores que contribuem para esse resultado tão negativo, afirma o professor...

Márcio Jandir apresenta as melhores propostas em entrevista histórica para a população na Rádio Juazeiro, destaca assessoria

Na manhã desta quinta-feira (5), Márcio Jandir apresentou as propostas que a população já definiu como as melhores para a cidade. Instigado pelo apresentador Ramos Filho, do Programa Sem Fronteiras, a falar sobre o atual caótico cenário político juazeirense, o candidato da coligação Juazeiro de Toda a Gente, de maneira assertiva e sensível, ratificou todo o seu conhecimento sobre o município, desde as questões políticas, históricas e culturais, aos principais problemas causados pela falta de responsabilidade e qualificação dos sucessivos gestores das últimas décadas.

Em sua segunda candidatura à prefeitura, Márcio Jandir demonstrou profunda conexão com Juazeiro, relembrando a infância na Vila Jacaré e a trajetória pessoal, profissional e política dentro do município. "Eu não reconheço em nenhum dos outros candidatos a mesma qualificação para administrar Juazeiro que eu tenho, sem desmerecer os demais, apenas reforço que sou o mais preparado para a vida pública", enfatizou. Relembrando sua atuação como Procurador Geral, onde teve participação atuante e decisiva nas áreas da saúde, da educação e do social...

Andrei e Tiano seguem visitando os bairros de Juazeiro e ouvindo a população; caminhada no bairro Brisa da Serra será realizada nesta terça-feira (03), diz assessoria

Nesta terça-feira (03), a dupla que representa a Coligação "O Futuro Chegou" composta por MDB, PT, PCdoB, PV, REDE, PSOL, PSB, Podemos e AVANTE segue ouvindo os anseios da população com uma agenda diversificada durante o dia, onde serão tratados temas importantes como segurança pública e cultura.

À noite, o time Lula estará no Residencial Brisa da Serra para caminhar pelas ruas do bairro, levando esperança e a certeza de um futuro melhor para Juazeiro...

Semana da Diversidade começa com celebração cultural e ações para a população LGBTQIA+

Teve início nesta segunda-feira (2), no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, a 8ª edição da Semana da Diversidade. Promovido pelo Governo do Estado da Bahia em parceria com o Grupo Gay da Bahia (GGB), o evento se estende até o próximo domingo (8), culminando com a 21ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia. A programação oferece uma série de atividades culturais, debates temáticos e serviços assistenciais, visando à promoção dos direitos da comunidade.
 
Com apoio das secretarias estaduais de Turismo (Setur), Cultura (Secult), Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Saúde (Sesab), a Semana da Diversidade promove diversas ações voltadas para a valorização e inclusão da população LGBTQIA+. Ao longo do evento, serão realizadas rodas de conversa, oficinas culturais, exposições, mutirões de saúde, atendimento jurídico e mobilizações de direitos humanos. Essas atividades ocorrem em diversos pontos de Salvador e da Região Metropolitana (RMS), fortalecendo a presença do Estado na defesa dos direitos de pessoas que enfrentam discriminação.
 
Para Luiz Mott, presidente de honra do GGB, a celebração vai além das conquistas. "A Semana da Diversidade e a Parada do Orgulho são mais do que festas, são atos de resistência e luta. É um momento de celebrar quem somos, mas, também, de refletir sobre os desafios que ainda enfrentamos. O apoio de diversas instituições, especialmente do Estado, reforça a importância dessa luta por igualdade e respeito", ressaltou Mott.
 
Turismo inclusivo
 
O evento marca, também, o avanço da Bahia como destino turístico inclusivo, com iniciativas voltadas para fortalecer o turismo focado em acolher a diversidade. A Secretaria de Turismo (Setur) tem promovido a Bahia em feiras nacionais e internacionais, apresentando o estado como referência nesse segmento no Brasil.
 
"Entendemos a importância desse público e a necessidade de qualificar o destino Bahia para acolher esses visitantes, considerando suas especificidades e necessidades. Nosso objetivo é tornar a Bahia um destino cada vez mais acolhedor e diverso, promovendo um turismo competitivo e diversificado. A secretaria está apoiando essas ações com capacitação e qualificação do trade turístico, envolvendo agentes, operadores e profissionais do setor", destacou a chefe de gabinete da Setur-BA, Juliana Brito.
 
Cultura e Direitos Humanos
 
A Secult apoia a Semana da Diversidade e a Parada do Orgulho LGBT+, fortalecendo a presença da cultura na promoção de inclusão e respeito às diferenças. Outras ações da pasta incluem rodas de conversa e oficinas em museus estaduais, como a Oficina de Xilogravura no Museu de Arte Moderna (MAM) e debates sobre gênero e sexualidade no Museu de Arte da Bahia (MAB).
 
Ao longo da semana, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) realizará um Plantão de Atendimento, oferecendo serviços como orientação jurídica e emissão de passe livre para pessoas com deficiência, e distribuição de insumos de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No dia 8 de setembro, durante a Parada do Orgulho, a SJDH coordenará ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais nos circuitos do evento, além de uma mobilização para distribuição de materiais de conscientização.
 
Programação
 
A VIII Semana da Diversidade e o 21º Orgulho LGBTQIAPN+ Bahia acontecem até 8 de setembro. No Pelourinho, a programação inclui o Festival de Cultura e Arte, rodas de conversa sobre diversidade nas escolas e exposições como "Fantasmagorias Brasil: Ensaios de Rotas de Fuga" e "Xica Manicongo". Feiras de empreendedorismo negro e a qualificação de profissionais para o atendimento ao turista também são destaque.
 
Outras ações acontecem em diferentes locais, como o mutirão de direitos humanos na Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Feira Saúde Mais Perto no estacionamento da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina, e rodas de conversa em instituições de ensino estaduais. Além disso, estão previstos shows e lançamentos de livros, como "Uma vida em Des Transição", de Indianarae Siqueira, e "O que não se pode dizer", de Jean Wyllys.
 
A semana será encerrada com a Marcha do Orgulho Trans, partindo do Porto da Barra. Também haverá atividades como atendimento móvel de saúde e assistência social, capacitação de policiais em direitos humanos e prevenção à discriminação e violência contra a comunidade, concentrando-se no circuito Barra-Ondina.
  ..

Carreata de Andrei e do Time de Lula reforça apoio da população da zona rural em Juazeiro, informa assessoria

A Carreata de Andrei e do Time de Lula movimentou o Distrito de Maniçoba, neste domingo (1º), em Juazeiro. O evento contou com a participação do vice Tiano (PT) , do deputado estadual Zó (PCdoB) e dos candidatos a vereadores da coligação 'O Futuro Chegou', reforçando a unidade em torno do projeto de mudança para a cidade.

A população de Maniçoba se mobilizou para acompanhar a carreata, que percorreu várias localidades do Distrito. Com bandeiras nos carros e motos, os moradores expressavam seu apoio ao candidato, muitos deles destacando a esperança de que Andrei será o líder capaz de tirar Juazeiro do atraso. "A gente precisa de alguém que olhe por Maniçoba, que resolva os problemas que a gente enfrenta na zona rural. Eu acredito que Andrei tem esse compromisso", afirmou Joaquim Souza, produtor da região...

Andrei e Tiano terão agenda diversificada neste sábado (31), levando alegria e esperança para a população da sede e do interior de Juazeiro-BA

A correria não para! O time de Lula segue nas ruas de Juazeiro recebendo o apoio da população, que acredita em uma cidade melhor, com Andrei e Tiano.

Neste sábado (31) a coligação "O Futuro Chegou", composta por MDB, PT, PCdoB, PV, REDE, PSOL, PSB, Podemos e AVANTE terá uma agenda diversificada com visitas na sede e no interior, além de caminhada e lançamento da candidatura a vereador e Culto...

Artigo: O Brasil envelhece rapidamente e a população encolherá daqui 18 anos

O Brasil vai começar a ver sua população diminuindo, daqui apenas 18 anos, em 2042, segundo projeções divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último 22 de agosto. Sairemos dos atuais 203 milhões para 220 milhões em 2041 e, a partir daí, haverá uma redução até chegar a 199,2 milhões em 2070.

Sem nenhuma surpresa, as projeções também indicam que o nosso país vai se tornando cada vez mais grisalho. De 2000 a 2023, a proporção de idosos (60 anos ou mais) na população brasileira quase duplicou, subindo de 8,7% para 15,6%. Essa tendência prosseguirá —pela projeção, em 2070, cerca de 38% dos habitantes do país serão idosos. O Japão e países da Europa já enfrentam os desafios de uma população majoritariamente acima dos 60 anos, mas o nosso país não está preparado e não tem políticas públicas consistentes voltadas para esse enorme contingente de pessoas. A vida é mais difícil para quem é negro e velho, mulher e velha, LGBTQIA+ e velho, pessoa com deficiência e velha e assim por diante. ..

Juazeiro e Porto Seguro crescem quase 10% em população, aponta estimativa do IBGE

Os municípios de Juazeiro, no Sertão do São Francisco; e Porto Seguro, na Costa do Descobrimento; tiveram os mais crescimentos populacionais entre as dez cidades mais populosas do estado, a excessão de Salvador.

Cada uma cresceu 8%, enquanto a média de crescimentos no grupo foi de 6,7%. Os dados são da estimativa mais recente do IBGE, que toma como base a data de referência de 1° de julho. As informações estão no Bahia Notícias, parceiro RedeGN...

SANEAMENTO: Apenas 3% da população da Bahia mora em municípios com contratos irregulares de prestação de serviços básicos

Após quatro anos da aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, apenas 3% da população da Bahia mora em municípios com contratos irregulares de prestação de serviços básicos. Uma das principais características da nova lei é a capacidade econômico-financeira das concessões de saneamento para cumprir as obrigações e metas de serviços.

Segundo o estudo Avanços do Novo Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil de 2024 (SNIS, 2022), do Instituto Trata Brasil, 13% da população baiana reside em municípios que estão isentos de apresentar a documentação e 84% em cidades que estão regulares...

Ação de Cidadania oferece serviços gratuitos à população em Juazeiro

Atendimento gratuito com profissionais de saúde, assessoria jurídica e distribuição de mudas de plantas da Caatinga, foram alguns dos serviços oferecidos durante a Ação de Cidadania, realizada neste sábado (17), no EMEI Maria Hosana Nunes, em Juazeiro-BA.

O evento, que movimentou o bairro Jardim Flórida e comunidades vizinhas, teve a parceria do Instituto Mulheres Sementes do Vale. Durante todo o dia, as famílias foram atendidas também através do acesso ao CadUnico, serviços de beleza, tenda de leitura, xerox e plastificação de documentos...

Suzana Ramos e Vitória Bandeira realizam visitas a bairros e distrito de Juazeiro, recebendo apoio da população

A candidata à reeleição em Juazeiro (BA), Suzana Ramos, e sua vice, Vitória Bandeira, deram início à campanha para as próximas eleições com uma série de visitas pela sede e pelo interior do município.

Neste sábado (17), as candidatas percorreram os bairros Alto da Maravilha, Jardim Flórida e o distrito de Carnaíba do Sertão...

Júlio Lóssio reúne políticos em evento que contará com a população petrolinense, informa assessoria

O candidato a prefeitura de Petrolina, Dr. Júlio Lóssio,  realizará um grande evento neste sábado (17) a partir das 16h45

O evento denominado 'Largada pra Vitória' contará com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lira; do presidente da ABRAFRUTAS, Guilherme Coelho; do ministro, André de Paula; do senador, Fernando Dueire; dos deputados federais, Lucas Ramos e Túlio Gadelha; do deputado estadual Jarbas Filho e o presidente da ADEPE, André Teixeira...

“Nós temos uma população com baixo nível de educação financeira', diz economista

O gasto com apostas esportivas em plataformas online, as bets, está impactando o consumo de mercadorias e serviços, sobretudo das classes socioeconômicas de menor poder aquisitivo, e afetam a percepção da melhoria da economia brasileira, como o aumento da renda, do crescimento da ocupação e o controle inflacionário.

A avaliação é da empresa PwC Strategy& do Brasil Consultoria Empresarial Ltda, ligada à multinacional de auditoria e assessoria PricewaterhouseCoopers. De acordo com o economista e advogado Gerson Charchat, sócio e líder da Strategy& do Brasil, os gastos com apostas esportivas “já superam outros tipos de despesas discricionárias, como lazer, cultura e produtos pessoais, e até mesmo estão começando a impactar o orçamento destinado à alimentação. Esse desvio de recursos para as apostas exerce uma pressão considerável sobre a demanda por produtos essenciais, afetando a dinâmica da economia de forma geral.”..

Hemoba está com estoque crítico de sangue e pede ajuda à população

A Fundação Hemoba necessita de sangue e convida a população baiana para suprir o estoque de sangue que está em nível crítico para todos os tipos sanguíneos.

No momento, os estoques podem atender à demanda hospitalar por um período de um a três dias, sendo que o ideal é manter pelo menos cinco dias de capacidade para garantir uma margem de segurança no atendimento...

Governo Federal Percorre Biomas do Brasil para Discutir Emergência Climática com a População

De 30 de julho a 15 de agosto, oito cidades brasileiras vão sediar as plenárias do Plano Clima Participativo, encontros presenciais com o intuito engajar a sociedade civil no envio de propostas, tirar dúvidas sobre o processo e informar sobre as etapas da elaboração da estratégia que vai guiar a política climática do país até 2035.

É também um espaço para apresentar e defender contribuições, além de incentivar reuniões para debater e elaborar novas propostas. ..

Vereador Mitu visita região do Salitre e constata diversos problemas que a população está enfrentando

O vereador Mitu do Sindicato visitou na última quarta-feira (24), a região do Salitre, uma das primeiras problemáticas que a população vem sofrendo são as condições do asfalto, são 8 km de asfalto com problemas graves, dificultando a vida de moradores e transeuntes dessa região.


"Aqui é uma região que tem uma produção agrícola muito grande, com forte predominância da agricultura familiar, empresários estão querendo investir nessa localidade, mas devido às condições precárias de acesso não vem, pessoas adoecem e não conseguem transporte para chegar na cidade. A gestão municipal não se importa com essa parte do município, o povo está abandonado. O Tapa buraco não resolve mais e a gestão de Suzana de maneira incompetente nada fez por essa região durante seu mandato. Não podemos ficar omissos. Hoje vi diversos problemas em infraestrutura, saúde, educação. O povo está cansado de tanto abandono na sede e no interior", disse o vereador...

Governo da Bahia criará comitê para debater políticas para população em situação de rua

O  governador Jerônimo Rodrigues recebeu representantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (Ciamp Rua), no Centro de Operações de Inteligência (COI), Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para debater políticas públicas para a população em situação de rua. O titular da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), José Leal, e outros secretários estaduais também participaram do encontro. 

Entre as propostas apresentadas pelo Ciamp Rua Nacional estavam a adesão da Bahia ao "Plano Ruas Visíveis - Pelo direito ao futuro da população em situação de rua", lançado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania em dezembro de 2023, a criação de um comitê estadual com participação efetiva das secretarias, dentre outras demandas enfrentadas por essa população relacionadas à saúde, assistência social, educação, trabalho e emprego. "Ficamos bem satisfeitos com a resposta positiva do Governo da Bahia para aderir ao plano nacional. Isso significa mais políticas e assistências voltadas para a população de rua", avaliou o coordenador do Ciamp Rua Nacional, Anderson Lopes Miranda...

Registro sísmico de magnitude 4,2 acontece em Pilar, Jaguarari. População sentiu o abalo no núcleo residencial

Pelo menos dois registros sísmicos ocorreram no Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) entre a madrugada de terça para esta quarta-feira (24), nos municípios baianos de Jacobina, na madrugada, e nesta tarde de quarta-feira, por volta das 17h30, no Pilar, distrito de Jaguarari.

De acordo com LabSis/UFNR, o evento em Jacobina aconteceu no início da madrugada, com magnitude de 1,6 mE e não houve relatos de que o tremor tenha sido sentido...

Bahia Sem Fome: Cozinhas comunitárias começam entrega de refeições para população em vulnerabilidade social de 14 municípios

A rotina de preparação dos alimentos que chegarão a 20 mil baianos em situação de insegurança alimentar tem reorganizado as cozinhas comunitárias e solidárias da Bahia contempladas pelo primeiro edital Comida no Prato, parceria do programa Bahia Sem Fome (BSF) com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Com o investimento de R$ 24,2 milhões da administração estadual, as entidades aprovadas no primeiro edital farão a distribuição das refeições por 110 dias. Cada cozinha se responsabilizará pela preparação de, pelo menos, 200 pratos diariamente.  
 
A missão emociona Josinete Araújo, cozinheira da Associação Comunitária Cultural da Conceição II, em Feira de Santana. "A gente se sente muito feliz de ver a alegria das pessoas saindo com sua refeição. Nós temos que fazer o melhor, né?! É muito gratificante. Eu me sinto fazendo a obra de Deus! Muito feliz, mesmo, de estar cooperando com esse projeto", relatou.  
 
Sobre o cardápio, ela divide "nós fazemos o almoço na segunda, na quarta e na sexta-feira, e cada dia nós elaboramos um prato. É uma salada de uma coisa na segunda, outra na terça, as carnes são dois tipos de carne. A gente faz fígado, frango, fazemos bife acebolado, bife de caldo. É uma variedade, né?! Pra pessoa se sentir importante". A associação, que cuida da cozinha comunitária, tem a responsabilidade de produzir os pratos três vezes por semana.  

..

Quilombolas na Bahia: grupo tem maior taxa de analfabetismo e dobro do índice de saneamento inadequado da população geral

Os quilombolas ainda têm piores taxas de analfabetismo e condições de saneamento em comparação com a população geral. A avaliação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) após analisar os dados do Censo Demográfico 2022.

Naquele ano, um a cada 10 quilombolas baianos (13,4% ou 53.282 pessoas) vivia em domicílio com acesso inadequado aos três serviços de saneamento básico: abastecimento de água, coleta de esgoto e destinação final do lixo...