Foram encontrados 3881 registros para a palavra: Lei

Espaço do Leitor: A luta pela pavimentação do JARDIM FLÓRIDA deve e vai continuar

Em mensagem ao blog RedeGN moradores do bairro Jardim Flórida em Juazeiro (BA) informam que a luta por melhorias na comunidade vai continuar.

Confira:..

Prefeitura de Sento Sé anuncia resultado final do Edital 04/2024 da Lei Paulo Gustavo

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Gerência de Cultura, divulgou nesta segunda-feira (14), através da Portaria nº 57/2024, o resultado final do Edital 04/2024 da Lei Paulo Gustavo (LPG). O edital abrange a seleção de projetos audiovisuais e videoclipes, com o objetivo de fomentar a produção cultural local. Um total de 10 projetos estão habilitados entre documentários e videoclipes.

A prefeita Ana Passos comemorou o resultado, destacando o compromisso da gestão com o fortalecimento da cultura local. "Esses investimentos são essenciais para que nossos artistas possam expandir sua atuação e promover a riqueza cultural de Sento Sé. Estamos dando passos importantes para apoiar cada vez mais a arte em nossa cidade", afirmou a prefeita...

Espaço do Leitor: Juazeiro e Petrolina.

Há décadas, após eleição municipal, não se ouviu falar de prefeito de Petrolina visitando Juazeiro e vice e versa. Andrei fez diferente e visitou o prefeito eleito Simão.

A política é a arte da sensatez, feita com emoção e gesto de grandeza...

Projeto de Lei propõe fabricação de aparelhos de rádio compatíveis com FM estendida

Um projeto de lei (PL 2096/24) em tramitação na Câmara dos Deputados propõe que todos os aparelhos de rádio produzidos no Brasil operem na faixa FM estendida — entre 76 MHz e 108 MHz.

Essa determinação já foi estipulada por uma portaria interministerial (MDIC/MCTIC nº 68/2017) e está em vigor desde 2019. Mas o autor do PL, o deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP), quer incorporar essa obrigação ao Código Brasileiro de Telecomunicações, para garantir mais segurança jurídica...

Espaço do Leitor: Habemos Prefeito

Bom dia, Geraldo, “Habemos (Temos) Prefeito!”

Não importa para nós cidadãos de Juazeiro quem vai assumir o Poder no próximo ano, o que importa, é que ele cumpra com as suas promessas de campanha e procure fazer o melhor e o faça de tal forma que não precise fazer campanha, caso for pleitear uma reeleição futura, pois as suas obras haverão de falar por si...

Lula sanciona lei que pune feminicídio com até 40 anos de reclusão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos uma lei que eleva a 40 anos a pena para o crime de feminicídio doméstica ou de gênero. Com isso, a pena para os condenados que cometerem o delito passa a ser de 20 a 40 anos de prisão, maior do que a incidente sobre o de homicídio qualificado (12 a 30 anos de reclusão).

Além disso, conforme o documento, a pena do feminicídio pode ser aumentada de um terço até a metade se o crime for praticado:..

Leitor chama atenção do DNIT para buracos na BR-235

Na tarde deste sábado, Diógenes Murilo, do distrito de Pinhões, em Juazeiro, encaminhou denúncia chamando a atenção para a quantidade de buracos existentes na BR-235.

Ele pede providências das autoridades e faz alerta para o risco de acidentes...

Projeto de Lei reconhece o feminicídio como crime hediondo. Nova lei ainda aumenta a pena do condenado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.994/24, que amplia para até 40 anos a pena para o crime de feminicídio. É a maior pena prevista no Código Penal. O texto também tipifica o feminicídio em um artigo específico, e não mais como um tipo de homicídio qualificado. As penas passam de 12 a 30 anos de reclusão para 20 a 40 anos.

O feminicídio é o assassinato de mulheres em situação de violência doméstica ou de violência extrema por ódio ao gênero feminino. ..

Professores e coordenadores da Educação Infantil participam de formação sobre leitura e escrita em Sento Sé

Na última quarta-feira (09), a Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu a 2ª Formação de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), reunindo todos os professores que lecionam nas turmas de 1º e 2º período (crianças de 4 e 5 anos) e os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino.

A formação, que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), visa capacitar os educadores para garantir a alfabetização até o final do 2º ano do ensino fundamental...

Nova Lei do Combustível do Futuro abre oportunidades para Agricultura Familiar da Bahia

Com a sanção da Lei do Combustível do Futuro, realizada nesta terça-feira (8), pelo Governo Federal, a agricultura familiar da Bahia ganha um novo impulso, especialmente na produção de oleaginosas.

A Cooperativa Mista de Produção, Aquisição e Serviço do Estado da Bahia (Coopersertão), localizada em Irecê, já vislumbra os benefícios que essa nova legislação pode trazer. A região de Irecê, onde atua a cooperativa, é a maior produtora de mamona do Brasil, uma das principais oleaginosas agora integradas à formulação dos biocombustíveis...

"Pacote de Maldades?" Leitora questiona motivo da retirada dos toldos, após eleições em Juazeiro

"Pacote de Maldades?"

A moradora de Juazeiro, Bahia, Fátima Moura questiona o motivo da prefeitura de Juazeiro retirar o toldo usado para a proteção das usuários do Restaurante Popular, localizado no bairro João Paulo II...

Pode beber no dia da eleição? Veja regras sobre venda de bebidas alcoólicas na votação

Sob justificativa de manter a ordem pública no dia das eleições, alguns governos estaduais proíbem o comércio e consumo de bebidas alcoólicas no fim de semana de votação.

A maior parte dos estados brasileiros abriram mão da Lei Seca nas eleições do próximo domingo (6). Segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 15 federações brasileiras não devem adotar a restrição, dentre elas, a Bahia...

Hospital Regional de Juazeiro deve instalar oito leitos de saúde mental a pedido do MPBA

O Hospital Regional de Juazeiro deve instalar oito leitos de saúde mental voltados para atenção a pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades de saúde decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas.

A instalação decorre de pedido do Ministério Público do Estado da Bahia acatado pela Justiça...

Artigo: Não há como ser sadio num planeta doentio!

Quando a fumaça das queimadas chegou aos grandes centros urbanos, o número de doenças respiratórias disparou. Quando os sertanejos do Nordeste bebiam água de barreiro, antes das cisternas, a mortalidade infantil por água contaminada girava em torno de 130 óbitos por mil. Quando as mudanças climáticas devoram os rios amazônicos, as populações adoecem por ingerir água contaminada. Onde o agro-tóxico-negócio usa intensivamente os agro venenos, seja por terra ou por aeronaves, o número de câncer dispara, como é o caso de câncer de garganta na região que moro. Enfim, como diz o Papa Francisco, "não é possível ser saudável num ambiente doentio".
Agora os cientistas da área emocional já falam em "ecoansiedade", doença de fundo emocional diante das catástrofes cada vez mais repetíveis e intensas. Quem mora em encosta de morros, beira de rios, áreas inundáveis, passa a sofrer emocionalmente a cada vez que o período das chuvas acontece: "As doenças emocionais, também chamadas de psicossomáticas, são sintomas físicos causados por algum nível de sofrimento emocional, isto é, quando uma emoção ou sentimento tem a capacidade de gerar ou agravar uma doença ou sintoma no corpo" (INSTITUTO DE PSIQUIATRIA PAULISTA, 2021).
Portanto, além das doenças físicas, um planeta doentio também gera doenças emocionais. Outro especialista acrescenta: "Não é uma patologia, mas um fenômeno que tem a ver com essas emoções desconfortáveis, como angústia, tristeza, impotência e até raiva em relação às mudanças climáticas" (KRISTENSEN, in FLIPAR, 2024).
É interessante observar nesse momento de catástrofe do fogo, que Antônio Nobre chama de "Piroceno", ou seja, a "Era do fogo", os deputados e senadores desse país prepararem mais um pacote de 25 emendas constitucionais para facilitar a destruição das leis ambientais, por consequência, das bases naturais de vida de nosso povo. Nem mesmo a fumaça que cobre Brasília, ou que transformou a cidade de São Paulo no pior ar respirável do planeta, é capaz de mover a ética desses homens e mulheres. Sim, não é uma questão só política, nem só econômica, é uma questão de ética, de humanidade, de respeito ao povo brasileiro e a todas as formas de vida que habitam esse país.
Então, como todos os indicadores indicam (aceito a redundância), a decisão já está tomada. É uma lei do capitalismo. Cada um que se defenda, sobreviva quem sobreviver. Ou como dizia Glauber Rocha: "cada um por si e Deus contra todos".
Outra saída é proposta por uma amiga no seu card, quando fala do Apocalipse Climático: "a depender da data, vou mudar meu estilo de vida. Se não for demorar, vou começar a beber, sextar na terça, pegar um empréstimo e passar um mês nas Maldivas".
Eu, mesmo vendo essa situação absurda, prefiro continuar na luta pela sobrevivência humana. Ainda prefiro Dom Quixote ao Sancho Pança! ..

Barroso diz que X é 'bem-vindo de volta' se cumprir a lei e ordens da Justiça

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, disse neste sábado (21) que o X será "bem-vindo de volta" no Brasil, se a empresa cumprir todas as determinações legais.

O antigo Twitter indicou, na noite de sexta-feira (20), a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova como representante legal da rede no Brasil. Esta era a principal motivação para a suspensão da empresa pelo ministro do STF, em 30 de agosto...

Juazeiro: moradora do João XXIII reclama de má sinalização em obras

Em contato com o Blog nesta sexta-feira (20) uma moradora do bairro João XXIII relatou sobre os transtornos causado pela má sinalização das obras na cidade. 

Segundo a moradora, caminhões de grande porte estão circulando por dentro das ruas - inclusive na rua principal, que sai na rotatória do Piranga, destruindo fiações e deixando moradores sem internet...

Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Dom Malan em Petrolina faz campanha de doação de leite

O Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (BIAMA), do Hospital Dom Malan da rede pública de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, faz campanha de doação de leite para os recém-nascidos prematuros da unidade. O estoque de leite do Biama está muito baixo e correndo o risco de deixar de atender os bebês prematuros todos os dias.

O Hospital Dom Malan tem uma maternidade que recebe mães de alto risco e tem os bebês prematuros que ficam internados na UTI Neonatal, na UCI Neonatal, no berçário externo e no alojamento canguru recebem leite doado ao BIAMA. "Nossa preocupação nesse momento é que o estoque está muito baixo. Nós precisamos de dois litros de leite humano por dia para distribuir para cerca de 50 bebês da unidade. Nosso apelo é para as mãezinhas que estão amamentando seus bebês e venham reforçar as nossas doações, porque estamos com poucas doadoras, " explica a coordenadora do Biama, a pediatra Flávia Guimarães...

Espaço do Leitor: Repúdio ao ato de repúdio

Não julgueis e não sereis julgados(MT:7-1)

Semanas atrás, o Lions Clube de Juazeiro a quem somos filiados, fez divulgação neste órgão, uma –Nota de Repúdio- infundada, iníqua, contra o cidadão filho de Juazeiro, pelo coração e pela lei da Câmara Municipal – Mário Gomes, que muito já lutou pelo bem desta terra amada, mais até, do que alguns dos seus filhos legítimos...

"Quem cometer crimes contra a mulher fica impedido de ocupar cargo público ou de exercer mandato eletivo", prevê projeto de lei

O Congresso aprovou um projeto de lei que aumenta para 40 anos a pena máxima para o crime de feminicídio, que estará definido em um artigo específico do Código Penal. O Projeto de Lei (PL) 4.266/23, que veio do Senado, segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos dias.

Atualmente, o feminicídio é um qualificador dentro do artigo do crime de homicídio, cuja pena máxima vai de 12 a 30 anos de reclusão. A relatora do PL, deputada Gisela Simona (União-MT), salientou que separar o crime de homicídio do de feminicídio é fundamental para o Brasil avançar em políticas de combate à violência contra a mulher...

MP-BA fará ajustes em normativo de funções após Sinjorba criticar lei aprovada na Assembleia

Em resposta às críticas feitas pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) à Lei 14.763/2024, o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA), promotor Fabrício Patury, convocou uma reunião com a entidade para discutir o problema. O encontro foi um passo importante para abrir o diálogo sobre a reestruturação do quadro de pessoal do órgão, cuja legislação, na forma como foi aprovada em 14 de agosto passado pela Assembleia, atribuía funções exclusivas de jornalistas a publicitários e a profissionais de Letras Vernáculas.

Participaram da reunião o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, a vice-presidente, Fernanda Gama e o assessor jurídico do sindicato, Victor Gurgel. Além do chefe de gabinete, Fabrício Patury, representaram o MP-BA o assessor de gabinete, Tiago Campello e as jornalistas Mariana Ramos e Cibele Gentil...