Foram encontrados 3924 registros para a palavra: Governo

Prefeitura de Petrolina adere ao Programa de Regionalização do Turismo no Governo Federal

Na quarta-feira (16) a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Turismo, em ação conjunta com os municípios Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Orocó aderiu ao Programa de Regionalização do Turismo para fortalecer o Roteiro Águas e Vinhos do Vale do São Francisco.

O Programa de Regionalização do Turismo tem o objetivo de criar subcomissões entre as cidades para a criação de um conselho que vai incentivar um trabalho conjunto de estruturação e promoção dos potenciais turísticos dos municípios brasileiros. ..

Na posse do novo ministro Lula, Dilma diz: “As circunstancias me dão chance de trazer para o governo o melhor líder político deste país”

Foto: Folha

Desde as 10 horas da manhã desta quinta-feira, 17, acontece a cerimônia de posse do ministro chefe da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva...

PRB deixa base do governo e entrega ministério do Esporte

O presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Marcos Pereira, anunciou nesta quarta-feira que a bancada do partido decidiu por unanimidade sair da base do governo da presidente Dilma Rousseff, também colocando o ministério do Esporte à disposição.

O cargo no ministério é ocupado pelo deputado federal licenciado George Hilton...

"É um erro, do ponto de vista do funcionamento do governo", diz FHC sobre Lula

A escolha do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil no lugar de Jaques Wagner é um erro do ponto de vista do funcionamento do governo, na opinião do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "Por aí não vai. Acho difícil. A Casa Civil no Brasil é responsável pelo comando da máquina administrativa não é da política. Precisa de alguém comandar para as coisas acontecerem. Colocar política (na Casa Civil) vai fazer uma confusão no Congresso que vai cobrar vantagens", avaliou ele, em evento, em São Paulo.

O ministro da Casa Civil, segundo FHC, é a pessoa que tem de "dizer não". Com Lula no cargo, de acordo com ele, a administração do País vai sofrer. "Do ponto de vista de como funciona o governo, é um erro. E é qualquer um. Não é o Lula. Pode ser eu. Ele vai fazer política. Não vamos sair desse círculo", avaliou o ex-presidente. ..

GOVERNO DO ESTADO VAI DISPENSAR APOSENTADOS DAS EMPRESAS ESTATAIS

O governo do Estado está preparando uma série de medidas para tentar conter as despesas de pessoal da administração pública. Isso porque em 2015 os gastos do governo com pessoal atingiram 47,61% da Receita Corrente Líquida, ultrapassando bastante o limite prudencial de 46,17%. Para evitar que os gastos de pessoal atingem o limite máximo permitido que é de 48,60% da receita, o que geraria uma série de restrições, o governo do estado vai dar reajuste zero em 2016 e vai implementar uma serie de medidas para contenção destes gastos.

Entre essas medidas está a retirada gradual dos aposentados que hoje trabalham nas empresas públicas. Trata-se de servidores que já foram aposentados pelo INSS, mas permanecem atuando especialmente nas empresas pública. Empresas como a CAR - Companhia de Ação Regional, em cujo quadro existe cerca de 500 funcionários já aposentados, da CERB, com cerca de 300 aposentados e outras terão de fazer o desligamento gradual desses funcionários.

A Secretaria de Administração ainda não confirmou a medida, nem os critérios que serão adotados, mas, segundo apurou o Bahia Econômica, os aposentados serão desligados na base de 15 por mês, sendo inicialmente dispensados aqueles que ultrapassaram os 70 anos e os que não atuam em áreas essenciais. A ideia, segundo apurou, o portal é reduzir a folha de pagamento das empresas e substituir esses funcionários  por outros mais jovens e com salários menores.  ..

ESPAÇO DO LEITOR: CADÊ AS AÇÕES SOCIAIS DO GOVERNO ISAAC?

Há muito tempo a fisionomia urbana da nossa cidade não passava por alguma transformação positiva como aconteceu com a nossa Catedral de Nossa Senhora das Grotas.

Por iniciativa do nosso Bispo D. Geraldo a Diocese e a comunidade católica investiram um bom dinheiro para fazer do maltratado, sujo e mal iluminado templo um cartão postal digno da nossa Santa Padroeira...

PMDB decidirá em 30 dias se continua no governo

O PMDB tem até 30 dias para decidir se permanece ou deixa o governo. Até lá nenhum peemedebista poderá assumir cargos no Executivo. “O PMDB é um partido que daqui a 30 dias definirá sua posição”, disse o ex-ministro Eliseu Padilha, escolhido neste sábado segundo vice-presidente durante a Convenção Nacional da legenda, realizada hoje em Brasília.De acordo com Padilha, pelas manifestações durante a convenção o “PMDB tem grandes possibilidades de ser independente”. “A força predominante hoje na convenção foi pela saída, mas temos 30 dias pela frente; e vamos ver o que acontece”, afirmou.

Os convencionais, que escolheram também os 119 integrantes do novo Diretório Nacional, delegaram ao diretório o poder de decidir os rumos do partido em relação ao governo federal.“O diretório está com o poder de analisar todas as moções que são, na sua maioria, pelo afastamento do governo, tomar uma decisão e a partir dessa decisão, o partido vai cobrar dos seus filiados o cumprimento da decisão”, disse o primeiro vice-presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), também eleito na convenção.Segundo Jucá, o partido buscou primeiro a unidade interna e entendeu que há estados que têm dúvidas sobre se deve ou não deixar o governo federal. Por isso, a partir de agora, com a aprovação da moção, buscará debater para, então, decidir uma posição em relação ao governo. “O PMDB marchará unido rumo à posição que tiver que ter”, disse.A maioria dos integrantes da nova Executiva Nacional do PMDB eleita hoje já integrava a executiva anterior. Os novos nomes são o do senador Romero Jucá, no lugar de Valdir Raupp (RO), e Eliseu Padilha, que substitui a ex-deputada Iris Araújo (GO)...

Cerca 20 mil pessoas protestam contra o governo em Salvador

Manifestantes contrários ao governo Dilma reuniram-se às 10h, na Barra, bairro de classe média em Salvador. O ato acabou há pouco, no mesmo local. Segundo a Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas participaram do protesto, que se encerrou no Farol da Barra, onde houve dispersão dos participantes por volta das 13h. O Farol da Barra é um dos principais pontos turísticos da capital baiana. Do local, os manifestantes seguiram para o Mirante Cristo da Barra, outro ponto turístico, onde os participantes posaram para uma fotografia, rezaram um Pai Nosso e aplaudiram, ao meio-dia, o juiz Sérgio Moro, que julga, em primeira instância, os processos resultantes da Operação Lava Jato.

A empresária Maria da Glória Carvalho, 59 anos, diz que veio protestar contra a corrupção. "Sou empresária, produtora agrícola e fazendeira. O Brasil está tomado pela corrupção e precisa mudar. Nós precisamos limpar o nome do nosso país", disse a moradora do Caminho das Árvores, bairro de Salvador...

Dilma pede que "não haja violência" em protestos deste domingo contra o governo

A presidente Dilma Rousseff fez um apelo pela não violência nos protestos antigoverno deste domingo (13), que devem ocorrer em todo o país. O discurso foi feito durante visita a cidades de São Paulo atingidas por fortes temporais na madrugada de sexta-feira (11). "Eu faço um apelo para que não haja violência. Eu acho que todas as pessoas tem direito à rua. Agora, a violência ninguém tem direito de fazer. Ninguém. Lado nenhum", afirmou Dilma. A presidente também pediu que não haja hostilidade entre grupos pró e contra o governo. “Não acho que seja cabível e acho que é um desserviço para o Brasil qualquer ação que constitua provocação, violência e atos de vandalismo de qualquer espécie. Então faço um apelo. Um apelo pela paz. Pela paz e pela democracia”, disse. De acordo com o Movimento Brasil Livre, um dos principais organizadores dos protestos, as manifestações deste domingo devem acontecer em 110 cidades do país.  ..

Governo garante vinda de empresa chinesa à Bahia para construção do VLT

Um das maiores empresas chinesas na área de infraestrutura e logística, com mais de 13 mil quilômetros de ferrovia construídos, garantiu que vai enviar uma delegação à Bahia, visando viabilizar a implantação do VLT de Salvador. A decisão do CEO da China Tiesiju Civil Engineering (CTCE), Chuanlin Wang, foi tomada durante reunião com o governador Rui Costa na sede do grupo, na cidade de Hefei, nesta sexta-feira (11), último dia da Missão Oficial do Governo do Estado no país asiático.

Além do VLT, que vai ligar o Subúrbio Ferroviário ao bairro do Comércio, contribuindo para desafogar o trânsito de toda capital, os técnicos do CTCE também vão aprofundar os estudos sobre os projetos de água e saneamento para Salvador. A seleção das ações aconteceu após apresentação de todas as obras de infraestrutura que o governador Rui Costa negociou  com grupos chineses, ao longo dos últimos cinco dias...

Guilherme Coelho bate forte no Governo em defesa dos agricultores do semiárido

A manhã desta sexta-feira (11/03) foi bastante movimentada no auditório do Sest-Senat em Petrolina-PE, onde ocorreu uma audiência pública sobre a proposta da Medida Provisória 707, de âmbito federal, que trata da renegociação de dívidas dos produtores rurais do seminário nordestino. A audiência foi mediada pelo senador Fernando Bezerra(PSB-PE), que preside a comissão mista, juntamente com o senador José Pimentel (PT-CE), e contou com a participação de várias autoridades políticas da região, como o diretor-presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, além de uma extensa plateia de produtores  e trabalhadores rurais da cidade e outros lugares do Nordeste.

Em sua fala, o vice-prefeito de Petrolina,Guilherme Coelho, que participou do evento como diretor da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), reforçou a necessidade de se criar medidas efetivas que desonerem o pequeno, o médio e o grande produtor rural do seminário dos altos juros que recaem sobre dívidas e financiamentos. "A seca é nossa realidade, pois todo ano tem seca. Por isso, o juros para o produtor do Pronaf no semiárido tem que ser zero, e o prazo tem que ser de 20 anos. O governo precisa assumir essa responsabilidade de ajudar o produtor sofrido do seminário, e não afunda-lo de vez", defende Guilherme...

Wagner alerta Dilma que governo nunca esteve tão ameaçado

Em reunião ontem pela manhã com a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, foi taxativo: nunca antes na história o seu governo esteve tão ameaçado quanto agora. Segundo aliados muito próximos ao petista, Wagner alertou a chefe de que será preciso redobrar os esforços para evitar uma debandada de partidos da base.Sobretudo se as ruas falarem alto no domingo, como preveem integrantes do alto escalão do Planalto e políticos da oposição. Avisou também de que ela não contasse mais com o PMDB.

Este, informou o ministro, decidiu cortar os laços com o PT nos próximos dias e só um milagre é capaz de reverter a tendência.Com os líderes petistas certos de que a queda de Dilma é praticamente irreversível, a última cartada virá por meio da militância e movimentos sociais...

Frente Brasil Popular em Petrolina se organiza para realizar ações de proteção à democracia e ao legado dos governos de esquerda no país

Seguindo os encaminhamentos das executivas nacionais de partidos como PT e PC do B, em Petrolina foi formada a Frente Brasil Popular pela democracia e defesa do legados dos governos de esquerda nos últimos 14 anos. A proposta veio logo após ao ato ocorrido contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando ele foi levado na sexta, 5, pela Polícia Federal sob condução coercitiva, classificada pelos colegas partidários, juristas e grande parte da população como desnecessária e desrespeitosa, o que levou militantes e simpatizantes de Lula ás ruas.

Lula não tem se negado a prestar nenhum esclarecimento nas investigações da Operação Lava Jato que investiga crime de corrupção com dinheiros da Petrobras. Diante da ação contra Lula, partidos como PT e PC do B ao lado de movimentos sociais e entidades sindicais, se reuniram numa espécie de vigília durante a sexta e continuarão vigilantes em solidariedade ao ex-presidente e na defesa do governo Dilma Rousseff, eleita democraticamente por maioria. Serão programadas ações com foco politico, conforme o grupo. Para os integrante da Frente, o foco é atacar o PT por estar à frente de um projeto de governo democrático e sócial.  ..

Ministro Armando Monteiro parabeniza ações do governo Julio Lossio durante entrega da 14ª AME

Após cumprir agenda institucional em Petrolina, o Ministro Armando Monteiro, encerrou suas atividades na cidade participando da entrega da 14ª AME, no N8, realizada na noite desta quinta-feira (03). Durante seu pronunciamento o ministro relatou a alegria de estar mais uma vez em Petrolina, especialmente por testemunhar atos que revelam a dinâmica da administração, liderada pelo prefeito Julio Lossio. "O prefeito fez uma aposta muito certa, no sentido de escolher a equipe de saúde e definir um modelo de atuação. Hoje a população colhe os frutos que se traduzem na ampliação dos atendimentos", declarou.

Armando Monteiro disse ainda que a administração do prefeito tem uma marca significativa, a da preocupação com o social. "Destacaria o programa de creches (Nova Semente) que é uma referência no Brasil, destacaria a área habitacional, que contou com o apoio da presidente Dilma tornando Petrolina a cidade que mais entregou unidades habitacionais no país e vejo com muita satisfação que a área de saúde na cidade tem sido bem cuidada, pois aqui se fez algo com qualidade e pouco custo (se referindo a AME), isso significa gestão e compromisso do governo com a população", expôs. 

A secretária Lúcia Giesta também agradeceu ao prefeito Julio Lossio a confiança na equipe de saúde municipal. "Quero agradecer ao prefeito e dizer que essa confiança não foi em vão. Hoje estamos entregando a 14 ª e ainda vamos inaugurar mais três até o final do ano, isso só foi possível devido a visão do prefeito. Tudo porque ele acreditou na nossa equipe, que trabalha duro para levar a população de Petrolina o que há de melhor no que se refere a saúde".

Em seu discurso o prefeito Julio Lossio falou da satisfação em entregar mais um equipamento publico na área irrigada de Petrolina. E agradeceu aos vereadores (situação e oposição) que tornaram possível a construção e posterior entrega das AMEs no município. "Quero fazer justiça aos vereadores, foram mais de 200 mil reais investidos nas Ames, frutos do leilão aprovado pela Câmara de Vereadores de Petrolina. Só assim conseguimos levar mais saúde aos projetos de irrigação. Volta a dizer, quando assumi a Prefeitura, Petrolina cuidava melhor de manga e uva. Hoje cuidamos das pessoas levando AMEs, Novas Sementes e qualidade de vida também para as áreas irrigadas", concluiu. ..

Governo do Estado entrega loja de economia solidária em Juazeiro

Nesta sexta-feira 4, às 11 horas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), entrega com a presença do secretário estadual de Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, o Espaço Solidário do Centro Público de Economia Solidária do Território do São Francisco, em Juazeiro. O espaço vai potencializar as ações de comercialização e divulgação dos produtos de economia solidária e agricultura familiar dos empreendimentos da região, já apoiados pelo Centro Público naquele município. Serão beneficiados 189 empreendimentos de 10 municípios da região. O equipamento vai funcionar na Rua XV de Novembro, nº 98 – Praça do Boi, no Centro. ..

"Pela 1ª vez vejo o governo sensibilizado com a renegociação de dívidas no campo", afirma Guilherme Coelho após reunião na CNA

Nesta terça-feira (01) o vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho (PSDB), acompanhado do amigo e companheiro de partido, Ronaldo Silva, provocou uma reunião com o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, em Brasília. Na pauta estava a discussão sobre a renegociação de dívidas dos agricultores que atuam no nordeste, especialmente na região do semiárido. Na oportunidade, o vice-prefeito também conversou o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra,  que também é um entusiasta desta renegociação para os produtores.

Da reunião foram extraídas propostas para compor a sugestão de emenda constitucional que está sendo preparada pela presidência da CNA (medida 707) que deve ser votada em breve pelos deputados da Câmara Federal. Há anos lutando por esta conquista para o semiárido, Guilherme mostra mais otimismo desta vez quanto ao andamento das discussões. "O governo tem sido muito duro. Duro com juros, com o rebate dos pagamentos, e principalmente com a falta de segunda chance ao agricultor. Mas agora, pela primeira vez, vejo o governo sensibilizado com a renegociação de dívidas no campo para os produtores do Nordeste", afirma...

Governo Municipal e Instituto Alfa e Beto fecham parceria para atuação no Programa Anjo da Guarda em Petrolina

O Prefeito Julio Lossio esteve reunindo, nesta quarta-feira (24), com o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista para juntos definir a parceria que vai dar início a atuação do Programa Anjo da Guarda em Petrolina. "Já conhecemos a metodologia e o trabalho do Alfa & Beto e essa parceria sem dúvidas vai fortalecer ainda mais o Programa Anjo da Guarda no Município", assegurou. 

O Anjo da Guarda é uma iniciativa do município de Petrolina, que constitui um elo entre a assistência pré-natal e assistência ao parto, com grande potencial de intervenção na vinculação da gestante. Segundo o prefeito uma equipe da Secretaria de Saúde e dos CRAS municipais vão atuar na orientação as famílias em casos onde houver riscos à saúde da gestante ou do bebê. 

O referido programa se divide em três eixos: Consultas de pré-natal, Atendimento e/ou Locomoção e Monitoramento. O prefeito Julio Lossio salienta que o Programa Anjo da Guarda não substitui a assistência operacionalizada pelas equipes de saúde, pelo SAMU 192 ou pelo pré-natal, mas se configura como apoio para o fortalecimento do vínculo e da vigilância," desta forma é fundamental que a gestante inicie seu pré-natal no primeiro trimestre e compareçam as unidades de saúde de referência para cumprimento do protocolo de consultas e exames preconizados pelo Ministério da Saúde", expôs. ..

Para o Sindsefaz, governo tem dois discursos sobre a situação financeira do Estado

"O governo do Estado precisa decidir qual discurso vai usar na hora de falar do reajuste dos servidores. Se o discurso de Rui Costa, dando conta que a situação financeira é ruim ou o do secretário da Fazenda, Manoel Vitório, que diz que o ICMS da Bahia teve em 2015 o dobro do crescimento médio nacional". Esta é a opinião do diretor de Organização do Sindsefaz (Sindicato dos Fazendários), Cláudio Meirelles.

Para o Sindsefaz, os números apresentados por Manoel Vitório e reproduzidos por um site de Salvador, provam que há condições do Estado conceder reajuste aos seus servidores, contrariando o anúncio de 0% feito pelo governador Rui Costa. Segundo o titular da Sefaz, o crescimento nominal da arrecadação do ICMS em 2015 foi de 6,48%, quase o dobro da média nacional (3,62%)...

Encontro da EPS: Secretário de Haddad diz que a dívida pública massacra o governo e a população

O primeiro dia do encontro nacional da direção da Esquerda Popular Socialista (EPS), tendência interna do PT, além de reunir lideranças do país no município de Uruçuca para tratar das estratégias para as eleições de 2016, ainda qualificou os debates sobre a atual política econômica do país. Membro da corrente petista, o deputado estadual licenciado e atual secretário de Relações Governamentais do governo de Fernando Haddad, Zé Américo (PT-SP), foi enfático a respeito da dívida pública que trava a situação econômica do Brasil. "Precisamos garantir a opinião sobre a auditoria da dívida pública que apresentamos no Congresso do PT. A dívida pública é um roubalheira do mercado financeiro, que sufoca o governo e a população brasileira", frisa. "E a reforma da previdência também faz parte da agenda nociva do mercado financeiro e só serve para tirar direitos dos trabalhadores", completa o secretário de São Paulo.

Nesta sexta-feira (19), outros dos assuntos abordados foram a defesa do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e a necessidade de garantir os direitos dos trabalhadores. Para o deputado federal João Daniel (PT-SE), por exemplo, a discussão é mais ampla e envolve diretamente a sociedade e os movimentos sociais. "É uma luta muito grande e nossa corrente está alinhada com a classe trabalhadora. Precisamos debater mais e garantir não só as eleições municipais, mas defender o projeto vitorioso do PT no governo federal". Já a secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Vera Lúcia Barbosa, diz que é preciso reafirmar as questões defendidas pelo PT. "Precisamos sentar e refletir a conjuntura nacional e reafirmar nossas bandeiras [movimentos LGBT, negro, feminista e trabalhadores rurais] que permeiam essa tendência. A EPS tem a cara do povo baiano e brasileiro"...

De acordo com Ubam, prefeituras pedem socorro ao governo federal, pra não fechar as portas

Presidente da Ubam pede socorro financeiro para as prefeituras

O presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam), Leonardo Santana, entregou a presidente Dilma Rousseff documento que expõe uma situação de caos financeiro e endividamento de praticamente todos os 5.564 municípios brasileiros...