Foram encontrados 56228 registros para a palavra: as

Projeto prevê destinação de percentual arrecado pelas loterias para calamidades públicas


A Caixa Econômica Federal destinará 1% da arrecadação total das loterias por ela administradas para o Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap). O percentual será deduzido do valor do prêmio bruto das apostas. É o que estabelece o Projeto de Lei de autoria do senador Alvaro Dias (Pode-PR), em tramitação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). 

Os recursos seriam destinados ao suprimento de alimentos, água potável, medicamentos, primeiros socorros e artigos de higiene, roupas e agasalhos, material necessário à instalação e operacionalização e higienização de abrigos emergenciais, combustível, equipamentos para resgate, saneamento básico emergencial, apoio logístico às equipes nas operações; desobstrução de vias, desmonte de estruturas danificadas e remoção de escombros, entre outros...

Mais de 1 milhão de turistas tomam ruas e avenidas de Salvador neste carnaval

Desde quinta-feira (28) Salvador vive um clima intenso de carnaval, movimentando a economia do estado e atraindo mais de 1 milhão de turistas, oriundos de outros estados e de diversas partes do mundo. Na programação gratuita atrações Leo Santana, Psirico, Claudia Leite, Daniela Mercury, Saulo, Banda Eva, Harmonia do Samba, dentre outras, fazem a alegria dos pipocas até a quarta-feira de cinzas. Centenas de camarotes e blocos de corda completam o cenário de alegria reforçando a festa daqueles que podem pagar. Este ano a programação do Carnaval de Salvador prevê mais de 200 atrações no carnaval dos Bairros e 700 apresentações nos circuitos oficiais. A festa vai até a quarta-feira, de cinzas, fechando com o tradicional encontro dos trios. ..

Escolas do grupo especial prontas para a grande batalha nesta noite, no Rio

Começa nesta noite de domingo o desfile das escolas de samba do grupo Especial no Carnaval do Rio de Janeiro. A primeira escola a desfilar será a Imperio Serrano que entra daqui a pouco na avenida, exatamente às 21h15. Na sequencia entram Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Grande Rio, Acadêmicos do Salgueiro, Beija-Flor de Nilópolis, Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca, que tem desfile previsto para começar ás 03h45.

Amanhã, segunda-feira (4), São Clemente começa o desfile da noite, às 21h45, e a partir daí entram Unidos de Vila Isabel, Portela, União da Ilha do Governador, Paraíso do Tuiuti, Estação Primeira de Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel, nessa ordem. A última escola, a Mocidade, termina o desfile às 04h18 da terça-feira...

Contran revoga resolução que previa multas a pedestres e ciclistas

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) revogou a resolução que previa a aplicação de multas para pedestres e ciclistas que cometessem infrações no ambiente de trânsito, circulando fora das áreas permitidas. A medida entraria em vigor nesta sexta-feira, depois de ter sido adiada por 12 meses.

O órgão, subordinado ao Ministério da Infraestrutura, disse que revogou a medida levando em consideração o fato de que o assunto exige discussões que envolvem engenharia, educação e fiscalização de trânsito...

Leitor reclama da escuridão e insegurança nas proximidades do IFBA, Juazeiro

O leitor  Mário Varjão em e-mail ao Blog GJ reclama e pede providências em relaççao a escuridão nas proximidades do campos do IFBA, em Juazeiro (BA). Confiram:

"Venho através desta solicitar aos órgãos de segurança competentes para olhar pelos alunos do turno noturno do IFBA (Instituto Federal da Bahia/Campos Juazeiro),é uma vergonha uma estrutura de ensino com essa ser abandonada da maneira como está"...

Carnaval de Pernambuco 2019 valoriza a cultura popular para todas as regiões do Estado

O Carnaval já está nas ruas das cidades de todo Estado. As orquestras de frevo, as nações de maracatu, os grupos de caboclinhos, os papangus, afoxés e todas as expressões de nossa rica e diversa cultura popular já ocupam as festividades em dezenas de municípios, terreiros e equipamentos culturais. Em mais uma edição, o Governo de Pernambuco consagra neste período festivo a marca da valorização dos artistas, mestres e brincantes, que representam a nossa identidade cultural.

Este ano, o Carnaval recebe o investimento estadual na ordem de R$ 21 milhões. São cerca de 300 apresentações de artistas, agremiações, grupos e orquestras que vão animar a folia em 51 cidades, no arquipélago de Fernando de Noronha, e em Recife e Olinda. Em 2018, o Carnaval pernambucano recebeu 1.707.879 turistas e o desejo, em 2019, é superar esta marca...

Em 2 meses, Moro soma derrotas e recuos depois de ordens de Bolsonaro

Dois meses após tomar posse com status de superministro, Sergio Moro já coleciona derrotas e recuos que foi obrigado a fazer publicamente após contraordens do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

O ministro da Justiça e Segurança Pública aceitou deixar a carreira de juiz federal para assumir a pasta sob o argumento de que estava "cansado de tomar bola nas costas". Mas, em 60 dias de governo, tem enfrentado problemas parecidos.

A última delas ocorreu na quinta-feira (28), quando o ministro da Justiça teve de voltar atrás, a contragosto, na nomeação da especialista em segurança pública Ilona Szabó. Ele a havia indicado para ser membro suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

Antes desse caso, Moro já havia se deparado com outros episódios de constrangimento, o que tem gerado desgaste e irritado o ministro. Sergio Moro, segundo assessores próximos, passou a quinta-feira de cara fechada. Logo nos primeiros dias no cargo, Moro recebeu a missão de concretizar mudanças na legislação para dar aos cidadãos mais acesso à posse de armas, bandeira de Bolsonaro durante a campanha presidencial do ano passado.

Desde o começo, o ministro tentara se desvincular da autoria da ideia, ao dizer nos bastidores que apenas estava cumprindo ordens do presidente. Na elaboração do decreto, que foi publicado em janeiro, algumas de suas sugestões foram ignoradas, como o número de armas que poderia ser registrado por pessoa --ele defendeu que tinham que ser apenas duas, e não quatro, como acabou estabelecido no decreto sobre o assunto.

Em outro caso, o ministro viu o governo interferir naquilo que mais se dedicou desde a posse, seu pacote anticrime e anticorrupção, que reúne projetos de leis apresentados ao Congresso em fevereiro. Entre as medidas, Moro incluiu a criminalização do caixa dois. Dias depois, no entanto, soube que, por decisão do Palácio do Planalto, o tema iria tramitar separadamente do restante das propostas, que incluem mudanças na legislação sobre crime organizado, corrupção e tráfico de drogas.

A ideia de tirar a criminalização do caixa dois do texto principal visou atenuar a resistência de parlamentares e acabou expondo Moro por confrontar seu discurso de ministro em relação ao de juiz. Como juiz, Moro enfatizava a gravidade do caixa dois. "Muitas vezes [o caixa dois] é visto como um ilícito menor, mas é trapaça numa eleição", afirmou em agosto de 2016.

Como ministro de Bolsonaro, diante da decisão de separar a proposta de criminalização do projeto principal, Moro afirmou ter atendido à queixa de alguns políticos de que "o caixa dois é um crime grave, mas não tem a mesma gravidade que corrupção, crime organizado e crimes violentos".

Mesmo quando não teve de recuar, o ministro da Justiça e Segurança Pública deu sinais de fragilidade quando a palavra do presidente foi mais forte do que a dele, como no escândalo revelado pela Folha de S.Paulo sobre candidaturas de laranjas do PSL, partido de Bolsonaro.

Enquanto Moro deu declarações evasivas, dizendo que a Polícia Federal iria investigar se "houvesse necessidade" e que não sabia se havia consistência nas denúncias, Bolsonaro determinou dias depois, de forma enfática, a abertura de investigações para apurar o esquema --que resultou na queda do ministro Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência), que presidiu o PSL nas eleições.

No episódio de Ilona Szabó (que é colunista da Folha de S.Paulo), o ministro ainda teve de acompanhar declarações públicas que explicitaram sua derrota, como entrevistas da especialista e mensagens dos filhos do presidente da República.

"Meu ponto de vista é como essa Ilana Szabó aceita fazer parte do governo Bolsonaro. É muita cara de pau junto com uma vontade louca de sabotar, só pode", escreveu o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho de Jair Bolsonaro, em uma rede social.

O próprio Ministério da Justiça admitiu a derrota por meio de nota à imprensa. "Diante da repercussão negativa em alguns segmentos, optou-se por revogar a nomeação, o que foi previamente comunicado à nomeada e a quem o ministério respeitosamente apresenta escusas", disse o comunicado.

Mesmo com o recuo, Sergio Moro defendeu o convite que havia feito dizendo na nota que foi motivado "pelos relevantes conhecimentos da nomeada na área de segurança pública e igualmente pela notoriedade e qualidade dos serviços prestados pelo Instituto Igarapé".

Ilona Szabó caiu porque é contrária ao afrouxamento das regras de acesso a armas, política do governo Bolsonaro. Também já criticou em artigo o pacote anticrime de Moro, ao considerar preocupantes, entre outras coisas, as medidas que tendem a ampliar o direito à legítima defesa.

"O sentimento é o de que quem ganha é a polarização, perde a pluralidade e o debate de ideias, tão fundamentais numa democracia", disse a especialista à reportagem. As "tratoradas" de Bolsonaro não atingem apenas Moro, no entanto. Diferentes ministros já foram derrotados e tiveram que anunciar recuos --como Gustavo Bebianno, antes de ser demitido em meio à crise das candidas laranjas.

Em áudios vazados publicados pela revista Veja, por exemplo, Bolsonaro mandou uma mensagem a Bebianno pedindo para cancelar uma viagem dele e de outros ministros que já estava marcada para a Amazônia. Paulo Guedes (Economia), que também entrou com status de superministro, é outro que já teve contratempos com o Planalto. O principal deles envolve a reforma da Previdência. O presidente afirmou nesta quinta (28) que o governo pode alterar a proposta de idade mínima para mulheres de 62 anos para 60 anos...

Com economia em ritmo lento, governo tenta destravar crédito para empresas

Com a retomada do crescimento ainda em ritmo lento – o que foi demonstrado pela alta do PIB de apenas 1,1% no ano passado –, o governo estuda um pacote de medidas para destravar o crédito às empresas. O Ministério da Economia quer facilitar as garantias que são oferecidas pelas companhias para conseguir financiamento bancário. Com isso, acredita que pode dar um impulso aos investimentos.

Em entrevista ao Estadão/Broadcast, o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, antecipou que uma das ideias em análise é viabilizar a concessão de garantias com base na expectativa de venda futura, o que no jargão do mercado é apelidado de “fumaça”. Hoje, é permitido que empresas tomem crédito com base em receitas que ingressarão no caixa futuramente a partir de vendas parceladas já realizadas (por exemplo, quando um comerciante vende uma mercadoria em prestações no cartão de crédito)...

Carnaval: Polícia Rodoviária Federal põe dez mil agentes com bafômetros nas estradas

A Polícia Rodoviária Federal colocou dez mil homens com bafômetros nas rodovias brasileiras para tentar impedir que motoristas dirijam bêbados. Este é o primeiro carnaval desde que a Lei Seca passou a prever punições mais severas.

O motorista parado pela polícia já era conhecido dos agentes. Um mês antes ele já tinha sido preso bêbado e, de novo, estava dirigindo sob efeito de álcool...

Carnaval de Petrolina: marchinhas e frevo levam alegria à Casa Geriátrica

A Casa Geriátrica de Petrolina teve uma programação diferente, nesta sexta-feira, 1º de março. Com músicos por toda parte, as pessoas idosas que residem no local brincaram carnaval ao som de marchinhas e frevo.

A animação ficou por conta da centenária Philarmônica  21 de Setembro que levou no seu repertório grandes sucessos dos carnavais de rua. A programação inclusiva faz parte de uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR)...

Casa Nova: Farmácia do CAPS abastecida

"Começamos com o pé direito" – resumiu o Prefeito Wilker Torres ao comentar o recebimento dos medicamentos destinados ao CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Casa Nova – "A licitação foi realizada, de forma transparente, com convite ao Promotor Fernando de Assis Rodrigues, participação de membros do Conselho Municipal de Saúde e aberta a todas as empresas qualificadas. O resultado é esse que estamos vendo. Remédios na farmácia, nenhuma reclamação, nem impugnação. "

A aquisição de medicamentos para o CAPS sofreu descontinuidade durante o ano de 2018 por impugnações de empresas concorrentes e pela dificuldade de se encontrar todos os medicamentos listados e necessários aos pacientes: "São quantidade às vezes pequenas e as empresas não se interessam por participar. Outras vezes participam e um outro concorrente discorda e faz a impugnação. Foi um ano inteiro dessa forma. A que foi realizada agora no início do ano contou até com um convite ao promotor de Casa Nova para que não houvesse dúvidas. Não queremos impugnações, que atrasa e atrapalha o atendimento aos nossos pacientes usuários do CAPS" – explica a Secretária Maria de Lourdes Silva Santos...

Casa Nova: Pediatra atende nas equipes de saúde do interior

O prefeito de Casa Nova, Wilker Torres determinou que a Secretária de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos, incluísse na programação de atendimento nos postos de Santana do Sobrado, Pau a Pique e Bem Bom o pediatra que passou a integrar os quadros da equipe.

Edward Paixão de Araújo, pediatra, com experiência comprovada, recém contratado, começou a atender na sede do Distrito de Pau a Pique na manhã desta sexta-feira (01/03) e dá continuidade ao atendimento às crianças na sede do Bem Bom...

Governo vai liberar R$ 700 milhões para o Minha Casa

Depois da pressão de prefeitos e parlamentares insatisfeitos com a paralisia quase completa do Minha Casa Minha Vida (MCMV) nos dois primeiros meses do ano, o ministro da Economia, Paulo Guedes, decidiu liberar R$ 700 milhões para pagar parcelas vencidas às construtoras que participam do programa habitacional. A informação foi antecipada pela colunista Sonia Racy. Além de pagar as parcelas atrasadas, os recursos também devem garantir o fluxo de despesas pelo menos até o fim de março. Os financiamentos do MCMV são feitos com recursos do FGTS.

Para as faixas de renda mais baixa, porém, há um subsídio com recursos do Tesouro Nacional. E é nesse repasse que está o problema. Como o governo decidiu fazer um forte controle dos gastos no início do ano, isso acabou afetando os financiamentos. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as contratações de unidades do programa recuaram de 78 mil em janeiro do ano passado para 14 mil em janeiro deste ano. Sem dinheiro para continuarem os empreendimentos, pequenas companhias chegaram a desmobilizar canteiros...

Compesa retoma abastecimento de água após conserto de vazamento no bairro Cohab Massangano, em Petrolina

A Companhia Pernambucana de Saneamento- Compesa - informa que já retomou a distribuição de água para os bairros Cohab Massangano, Cohab V, Rio Corrente, João de Deus e parte da região leste/oeste da cidade, localidades afetadas com a suspensão do abastecimento para conserto de um estouramento na Avenida Mário Rodrigues Coelho, no bairro Cohab Massangano, na zona oeste de Petrolina (Sertão do São Francisco), ocorrido dia (28).

Assim que tomaram conhecimento do estouramento, os técnicos da Compesa entraram em campo para resolver a questão com brevidade. Os serviços de reparo da tubulação de grande porte, de 500 mm de diâmetro, foram finalizados na madrugada desta sexta-feira (1) e, em seguida, as Estações de Tratamento de Água (ETA) II e Vitória voltaram a funcionar. A operação do sistema está voltando gradativamente desde a madrugada e a expectativa é que, até o final do dia, o abastecimento deverá estar normalizado nas áreas afetadas...

Confira o horário de funcionamento dos mercados, feiras e camelódromo de Juazeiro neste feriado de Carnaval

O Mercado do Produtor de Juazeiro irá funcionar normalmente  durante o feriado de Carnaval Oficial, na terça-feira, 05 de março. Os demais mercados centrais e Camelódromo 2 de Julho fecham na terça-feira e reabrem na quarta-feira (06).

O diretor executivo da Autarquia Municipal de Abastecimento, Agnaldo Meira, explicou que os espaços estão preparados para receber os consumidores neste feriado. “Nosso entreposto, feiras e demais mercados, assim como o Camelódromo estarão de portas abertas para receber os consumidores com a oferta de produtos de qualidade e preços mais acessíveis do que os mercados tradicionais”, disse o gestor da AMA...

Campeonato Brasileiro: CBF aponta adversários da Juazeirense na série D


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira a tabela básica de jogos e os grupos da Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. A competição repete a fórmula de temporadas anteriores, com seis fases, e quatro clubes garantindo o acesso para a terceira divisão de 2020. Na primeira fase, os 68 clubes formarão 17 grupos com quatro clubes cada.

A competição começa no dia 4 de maio e tem final prevista para 18 de agosto. A Série D não terá interrupções durante as partidas da Copa América no Brasil. Em 2019, Tupi, Salgueiro, Joinville e Juazeirense, rebaixados da Série C do ano passado, vão disputar a Quarta Divisão...

ESPAÇO DO LEITOR: Quero o meu carnaval de volta

Já era o tempo em que o Carnaval significava alegria e descontração, festa social com objetivo de comemorar o início da quaresma com a união das pessoas, independente de raça ou cor, através da folia. Quem diria que um evento criado pela igreja católica tomasse contornos tão diferentes. Perturbação, confusão, indisciplina, desobediência, tumulto, desordem e outros tantos substantivos do tipo podem ser usados para interpretar a festa popular mais famosa do mundo.

Enquanto no passado as pessoas se vestiam de maneira diferente da habitual, com trajes divertidos e inusitados como as 'caretas', as mortalhas e outros, o que se vê atualmente são corpos expostos, onde os adereços são as partes íntimas dos despidos. A liberdade aceitável do período momesco se transformou em libertinagem, com a falta de pudor imperando em todos os sentidos. Está tudo deturpado; o folião perdeu o sentido ao desrespeitar o próximo e muitos cantores ficaram sem noção com composições musicais desprezíveis, preconceituosas, discriminativas e com incitação ao sexo e a violência. Como diz o bom baiano, virou 'um mangue'...

Carnaval 2019: Prefeitura divulga esquema de limpeza e zeladoria durante os dias de folia em Petrolina

Enquanto os foliões vão se divertir muito entre os dias 2 e 5 de março no Carnaval de Petrolina 2019, o período será de muito trabalho para as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA). Cerca de 40 trabalhadores vão se revezar, diariamente, para garantir a limpeza de todos os polos carnavalescos da festa.

Para isso, eles vão contar com a ajuda de três caminhões caçamba, um caminhão poliguindaste, duas máquinas de varrição e três caminhões-pipa. O trabalho começa nesta sexta-feira, 1º de março, e será concluído somente na quarta-feira de cinzas (6). Além da limpeza, os polos Orla, Multicultura e Praça 21 de Setembro vão ser lavados todos os dias pela manhã com aplicação de sabão especial e álcool perfumado nas vias...

Bloco da terceira idade sai às ruas para mostrar que 'Alegria não tem idade' em Petrolina 

O bloco 'Alegria não tem idade' provou que disposição e alegria é algo para todos em Petrolina. Na quinta-feira (28), a agremiação formada por pessoas idosas brincou e se divertiu como nos antigos carnavais. Ao som da Orquestra de frevo Metais de Ouro, a Praça 21 de Setembro recebeu cerca de 80 foliões vestidos de pierrot..

Durante o mês de fevereiro, as pessoas idosas que participaram do bloco de Carnaval confeccionaram as próprias fantasias e adereços nos Centros de Convivência do Idoso (CCI). ..

Alex Tanuri e vereadores participaram da assinatura da licitação do novo centro gastronômico

A concorrida solenidade, quinta-feira (28/02) no Paço,  de assinatura da licitação do novo centro gastronômico que será construído na Orla Nova de Juazeiro, aproveitando antigos galpões que pertenciam à extinta Companhia de Navegação do São Francisco, contou com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores, Alex Tanuri e dos vereadores Anastácio, Charles Leal e Florêncio Galdino.

Falando em nome da Câmara de Vereadores o presidente Alex Tanuri parabenizou o prefeito pelo empenho em conseguir os recursos e destacou o papel dos vereadores no apoio às iniciativas que promovem o desenvolvimento de Juazeiro...