Foram encontrados 452 registros para a palavra: movimento

Combinação álcool e direção deixa rastro de tragédias e impunidade nas estradas pernambucanas

A combinação entre álcool e direção é responsável por deixar um rastro de tragédias e impunidade nas estradas pernambucanas. Casos emblemáticos como o do empresário Alisson Jerrar, que matou uma técnica de laboratório após ultrapassar o sinal vermelho há nove anos e até hoje segue respondendo em liberdade, evidenciam a dificuldade em punir quem dirige sob efeito de álcool.

Embora o Brasil seja o quinto país do mundo em número de mortes no trânsito e a embriaguez apareça como a terceira causa para isso, um levantamento do Movimento Não Foi Acidente mostra que condenação com prisão por crime de trânsito é rara no país e até hoje só atingiu 19 pessoas. ..

Representante da Rede de Mulheres Negras diz que Petrolina é intolerante e racista

O Dia da Consciência Negra foi celebrado na Casa de Vereadores Plínio Amorim, em Petrolina, no  dia (21) e continua sendo um dos assuntos mais comentados na região e nos meios de comunicação. Representantes do candomblé comemoraram e debateram as dificuldades encontradas pela população negra.

Ao avaliar as conquistas e os preconceito, ocupação de espaço nos poderes, apoio cultural, atendimento a saúde, a representante da Rede de Mulheres Negras, Viviane Costa Santos disse: "Petrolina é uma cidade extremamente intolerante e racista. Não tem visão de comunidade"...

2ª AUDIÊNCIA POPULAR EM DORMENTES – MOVIMENTO TODOS PELA PE 630 CRESCEU

A cidade de Dormentes reuniu sexta-feira (17), uma sólida representação do poder público regional e um número muito satisfatório da população dos seis municípios, em defesa da Estrada que interliga Rajada/Petrolina, Extrema/Afrânio, Sede/Dormentes, Sede/Santa Filomena, Socorro/Santa Filomena, Videu/Ouricuri, Barra de São Pedro/Ouricuri e Sede/Trindade.

O Conselho Popular de Petrolina – CPP, organizado por Rosalvo Antônio, Zezinho de Mindu, Isabel, Perpétua, José Manoel e vários outros lutadores, com o apoio dos seis municípios, realizou a segunda Audiência Popular "Todos pela PE 630", com resultados gratificantes, pela formação de uma grande Comissão Permanente, que representará em Recife, o Movimento em defesa da pavimentação asfáltica da rodovia estadual PE 630...

Movimentos Sociais e Sindicatos de Juazeiro e Petrolina se preparam para paralisação na sexta-feira (10)

As centrais sindicais e os movimentos sociais finalizam os preparativos para o chamado Dia Nacional de Paralisação, marcado para amanhã 10 de novembro, sexta-feira. o motivo é a entrada em vigor da Lei 13.467, de “reforma” da legislação trabalhista.

Em Juazeiro e Petrolina os sindicatos e movimentos sociais vão protestar. Em Petrolina os atos serão na Praça do Bambuzinho pela manhã. Em Juazeiro a concentração é na Praça Santiago Maior. Segundo o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, o foco é a retirada de direitos trabalhistas feita pelo governo Temer. “Esse governo reprovado por quase 90% da população, está provocando um retrocesso no país sem precedentes. A aprovou uma reforma trabalhista nefasta que, além de destruir a CLT e conquistas de décadas, compromete o futuro de toda uma nação.”..

Movimentos Sociais e categorias ajustam ações para um protesto na próxima sexta-feira (10)

As Centrais Sindicais finalizam os detalhes para o Dia Nacional de Paralisação, marcado para 10 de novembro (sexta-feira), véspera da entrada em vigor da Lei 13.467, da reforma trabalhista. Os organizadores tentam também agregar ao Protesto Nacional os Servidores Públicos, de diversos segmentos, contra ações do Governo Federal.

O objetivo do Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos é fazer atos nos locais de trabalho, em todo o País, contra a reforma trabalhista de Temer, a Portaria que facilita o trabalho escravo e ainda a reforma previdenciária...

Prefeitura de Sento-Sé adere ao "Movimento Pró-Município" nesta quinta

A Prefeitura Municipal de Sento-Sé aderiu nesta quinta-feira, 26, ao "Movimento Pró-Município", a ação tem como objetivo chamar a atenção dos poderes Estadual e Federal para a situação financeira das prefeituras.

Esta foi uma proposta da União dos Municípios da Bahia (UPB) juntamente com Presidentes de Associações e Presidentes dos Consórcios por causa da crise econômica que os municípios baianos estão passando...

Prefeitura de Casa Nova fecha as portas quinta-feira acompanhando Movimento Pró-Município

O Prefeito Wilker Torres decidiu acompanhar o Movimento Pró-Município, juntamente com mais de 400 prefeitos da Bahia que marcharão da sede da UPB até a Assembléia Legislativa da Bahia na próxima quinta-feira (26/10). “Não dá mais para resistir calado” – Afirma Wilker Torres – “Os repasses diminuem em razão da crise e os deveres a serem cumpridos pelo Estado e pela União, sofrem cortes ou atrasos.  Em Casa Nova são obras paradas, atraso no pagamento dos motoristas do transporte escolar, atraso no repasse da saúde. O município não tem como aguentar. Vamos parar em sinal de advertência, e continuar mobilizados. ”

“Decidimos juntamente com o Presidente da UPB, o Prefeito Eures Ribeiro, fazer essa mobilização, que se repete em todo o Brasil” – esclarece Wilker – “Os serviços essenciais; escolas, saúde, serão mantidos, mas a prefeitura só terá expediente interno”...

PREFEITURA DE JUAZEIRO ADERE AO MOVIMENTO PRÓ-MUNICÍPIO E FECHA AS PORTAS NESTA QUINTA-FEIRA (26)

A Prefeitura de Juazeiro vai aderir ao Movimento Pró-Município que, nesta quinta-feira, dia 26, promove uma paralisação como forma de protesto pelas significativas quedas de receita. A iniciativa é liderada pela UPB. Os serviços essenciais serão mantidos. Portanto, escolas, postos de saúde e coleta de lixo funcionarão normalmente. 

O SAM também manterá suas atividades normais, assim como o atendimento SEMAURB. Demais repartições terão *expediente interno, sem atendimento ao público*.

O Movimento Pró-Município tem como principal objetivo chamar a atenção dos poderes estadual e federal para a grande crise financeira, que assola as prefeituras.

Na pauta estadual estão os repasses em atraso da saúde, transporte escolar e assistência social; divisão dos royalties do petróleo com os municípios; implementação da Lei de Incentivo à Cultura no interior da Bahia e a revisão do cálculo do IPVA. Na pauta federal a redução de quase 100% no orçamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que atinge diretamente os CRAS e CREAS...

Movimento Vem Pra Rua promoverá panelaço amanhã, quarta, às 21h

O Movimento Vem Pra Rua convoca a sociedade civil para um panelaço, amanhã, quarta-feira (25), às 21h, a fim de expressar sua insatisfação com a mudança de opinião de alguns magistrados com relação à possível decisão do Supremo, de voltar atrás no parecer relativo à prisão em segunda instância.

O ato também tem como objetivo pressionar a decisão sobre o fim do foro privilegiado, que aceleraria o processo judicial de políticos envolvidos em crimes de corrupção...

Sindicatos discutem a sustentabilidade do Movimento dos Trabalhadores Rurais

Representantes dos sindicatos rurais da Bahia e Pernambuco se reuniram, nesta segunda-feira (23), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), para discutir a sustentabilidade do movimento sindical e a campanha salarial unificada da hortifruticultura do Vale do São Francisco 2018. O vereador Agnaldo Meira (PC do B) participou do encontro em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da região.

O evento contou com a presença do secretário de finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Juraci Souto e do secretário geral da Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado da Bahia (FETAG-BA), Welington Reis. Entre as principais pautas do encontro estava o debate acerca da importância da instalação do Centro de Excelência da Fruticultura do SENAR, inaugurado nesta segunda-feira, em Juazeiro...

Seminário discutirá a reforma trabalhista e os desafios da juventude

Acontece neste domingo (22), na Câmara de Vereadores Casa Plínio Amorim, o seminário para debater a reforma trabalhista e os desafios da juventude. Participam do evento o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe)/Regional Petrolina, Robson Nascimento, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope), Dilma Gomes. O evento é uma realização do Movimento Fé e Vida. O evento é aberto ao público e acontecerá das 8h às 13h. ..

Movimentos sociais iniciam quarta-feira (18) com protestos contra cortes de Orçamentos para reforma agrária

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Pernambuco (Fetape), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (Fetaepe) e seus Sindicatos filiados realizam, nesta manhã (18), o fechamento de várias BRs em todo o estado. Essas mobilizações, que contarão com a presença de militantes do MST em vários locais, integram o "Dia D" de Atos Nacionais Unificados contra os Cortes no Orçamento Federal previsto para 2018, que comprometem diretamente as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar.

Foram fechadas, desde cedo, as BRs 101, próximo ao viaduto de Goiana, na Mata Norte, e na altura do Colégio Agrícola, em Escada, na Mata Sul; 232, próximo ao restaurante Rancho Alegre, em Caruaru, no Agreste, e próximo ao Corpo de Bombeiros, na saída de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú; 316, próximo à Serrinha, entre Ouricuri e Trindade, no Sertão do Araripe; e no Trevo do Ibó, em Cabrobó, no Submédio São Francisco (ao fechar nesse local, também ocorrem interdições nas BRs 116 e 428)...

Movimentos Sociais vão lutar contra modificação na Lei Maria da Penha

O Senado aprovou, na terça-feira (10), Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, projeto que altera a Lei Maria da Penha, a fim de permitir ao delegado de polícia conceder medidas protetivas de urgência às mulheres que sofreram violência e a seus dependentes, uma prerrogativa que hoje é exclusiva dos juízes. A medida foi votada simbolicamente na Casa e anunciada como positiva, mas integrantes do Ministério Público, Defensores Públicos Gerais e organizações feministas criticam as mudanças. Elas pedem que o presidente Michel Temer vete a proposta. 

O projeto determina que a concessão de medidas pelo delegado só será admitida em caso de risco real ou iminente à vida ou à integridade física e psicológica da mulher e de seus dependentes...

Evento movimentou Parque Municipal com atividades físicas no último sábado (30)

Exercícios físicos e muita animação marcaram a 6ª edição do “Movimente-se no Parque”. O evento, realizado pelo Studio Cintia Melo, ocorreu na manhã do último sábado (30), no Parque Municipal Josepha Coelho, e contou com aulas práticas de pilates solo, aula de dança e caminhada. Os participantes ainda vivenciaram um momento de integração com uma dinâmica de canto, sessões de massagem e um café da manhã. O objetivo do projeto é difundir o método Pilates e oportunizar a prática dos exercícios em ambientes ao ar livre.

Esta edição contou com uma nova estrutura de organização nas aulas de Pilates, que foram segmentadas em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. A proposta é adequar os exercícios para os participantes sem experiência e para aqueles que praticam exercícios físicos e têm um bom condicionamento e consciência corporal. A ação também contou com mais uma novidade ao agregar a dinâmica de canto, que envolveu a voz e o corpo, realizada pela professora de música Andrezza Santos...

Em Petrolina e Juazeiro, evento em defesa do Rio São Francisco une organizações, movimentos e sociedade civil nesta sexta (06)

Chamar a atenção da sociedade e dos dirigentes públicos para a necessidade de preservação do Rio São Francisco. Este é o objetivo do Ato Cultural "Todos pelo Velho Chico", que será realizado nesta sexta, 06, em Petrolina e Juazeiro. Durante o evento, serão realizados shows musicais, manifestações culturais diversas, prestação de serviços públicos, além de depoimentos e manifestos de apoio ao Rio São Francisco.

O ato está sendo organizado em parceria com Movimentos Populares, Entidades de Classe, Frente Parlamentar em defesa do Rio São Francisco (Nacional e Regional), Igrejas, ONG's, Representantes e Dirigentes Públicos, Setor Agrícola, Pecuário, Turístico, Comercial, Governos estaduais da Bahia e de Pernambuco,  entre outros...

Movimentos Sociais promoverão ações na Ilha do Fogo

O vereador Gilmar Santos apresentou à Câmara de Vereadores de Petrolina, requerimento solicitando uma Audiência Pública para debater políticas públicas para a revitalização do Rio São Francisco. O requerimento foi aprovado na Casa Plínio Amorim por unanimidade, onde na ocasião também foi ouvido o ativista Ênio Costa, que compõe o coletivo Amigos da Ilha.

A preservação do Rio São Francisco tem sido matéria de grande preocupação da sociedade. A crítica situação atual é uma tragédia anunciada há muito tempo e tem se intensificado pela pouca efetivação de políticas públicas de revitalização das águas.  Para ampliar o debate, a união dos agentes políticos das duas cidades e dos dois estados banhados pelo rio vem contribuir para o aprofundamento das discussões sobre as principais propostas vigentes e as contradições das políticas públicas que até o momento se mostraram muito vulneráveis aos lobbys de interesses empresariais...

Movimentos Sociais e Sindicatos já se preparam para o Outubro Rosa

Mais uma vez o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Intermunicipal (Sindilimp-BA) coloca-se como uma entidade atuante na luta contra o Câncer de Mama, doença que mais atinge as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. "Embora seja positiva uma ação extensiva no mês de outubro, para nós, o atendimento preventivo às mulheres deve se dar o ano inteiro", enfatiza a coordenadora do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello...

Campanha de Multivacinação tem movimento considerado tranquilo em Juazeiro e Petrolina

Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, do Ministério da Saúde, aconteceu com tranquilidade na manhã e tarde deste sábado (16)  em Juazeiro e Petrolina. O objetivo da estratégia foi ampliar a cobertura vacinal da população, bem como proteger crianças e adolescentes que possam estar com alguma dose atrasada. São 14 tipos de vacinas disponíveis para a população. A campanha contempla menores de 5 anos, crianças de 9 anos e adolescentes com idade entre 10 e 15 anos incompletos. 

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que a Campanha Nacional de Multivacinação continua até a próxima sexta-feira 22 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Os Postos de Saúde da zona urbana de juazeiro funcionam das 07h30 às 12h e das 13h30 às 17h, enquanto o expediente nas unidades localizadas nos distritos é das 07h às 13h. ..

MOVIMENTO MÚSICA SOLIDÁRIA - UMA CANÇÃO PARA BEATRIZ

A iniciativa de produzir um CD com a participação de vários artistas da nossa região, para dar uma força ao movimento #somostodosbeatriz, foi nossa, procuramos depois os pais de Beatriz. Para coordenar o evento de lançamento, procuramos a primeira dama do município Nelma Bomfim, que aceitou de coração, principalmente porque ela já havia realizado outros eventos solidários.

Toda a renda desta iniciativa será destinada ao #somostodosbeatriz...

Movimentos sociais que derrubaram Dilma divergem em relação a Temer

Domingo, 13 de março de 2016. Avenida Paulista. Cerca de 500 mil manifestantes pedem a saída da presidente Dilma Rousseff (PT) no maior ato político registrado na cidade de São Paulo. Nos bastidores, três principais movimentos sociais servem como lenha para as ruas: o MBL (Movimento Brasil Livre), o Vem pra Rua e o Nas Ruas. 
 
Quarta-feira, 2 de agosto de 2017. Brasília. A Câmara dos Deputados barra a denúncia em que a Procuradoria-Geral da República acusa o presidente Michel Temer de ter cometido crime de corrupção. Na avenida Paulista, somente um pequeno grupo de manifestantes de esquerda se encontra para assistir a votação.

A união dos movimentos que protagonizaram o impeachment de Dilma está desfeita. Dos três, apenas o Vem pra Rua se declara favorável à saída de Temer. O grupo chegou a lançar o mapa "Afasta Temer", contabilizando os votos dos deputados antes da votação na Câmara. Além disso, prepara um ato para o dia 27 de agosto, em todo o Brasil, "contra a impunidade e pela renovação"...