Foram encontrados 368 registros para a palavra: SECA

Agentes de Trânsito e Polícia Militar participam das ações da Operação Lei Seca em Petrolina

A Operação lei Seca, a cada semana é intensificada em Petrolina. A Operação Lei Seca é realizada em parceria com a Gerência Regional de Saúde (Geres), Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal (PRF), além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

Dados da Polícia Militar apontam uma produtividade positiva durante a Operação Lei Seca, Compromisso e Responsabilidade. 

Entre os dias 13 a 17 de abril, foram fiscalizados 684 veículos, 18 ônibus, aplicados 177 autos de infrações, 38 carteiras de motoristas recolhidas, 25 pessoas recusaram fazer o teste, entre outros autos. 

Entre os anos de 2013 e 2016, a PRF contabilizou 110 acidentes por alcoolemia em Petrolina. Neste mesmo período foram aplicadas 759 multas pelo mesmo motivo no município. Durante a Operação da Lei Seca todo motorista é submetido ao teste de etilômetro.

De acordo com as últimas pesquisas do Ministério da Saúde, uma em cada cinco vítimas de acidentes de trânsito atendidas nos pronto-socorros usaram bebida alcoólica. ..

SAAE realiza palestra educativa na Escola Haydée Fonseca Falcão

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), as assistentes sociais, Rozana Oliveira, Marileide Alves e a técnica do meio ambiente, Thaís Lima, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE) realizaram nesta terça-feira, palestra educativa sobre a preservação do meio ambiente na Escola Haydée Fonseca Falcão, no bairro João Paulo II.

A técnica do meio ambiente da autarquia, Thaís Lima, explicou aos estudantes sobre as condições de vida que o meio ambiente oferece aos seres vivos, e que ninguém se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. "Passamos por uma crise hídrica muito séria e precisamos conscientizar a população para a necessidade de se economizar água. Que os alunos possam levar aos familiares a preocupação com os excessos de poluentes. Temos que ter a preocupação em formar cidadãos conscientes do seu papel com o planeta", enfatizou a técnica.  ..

Nova ferramenta auxiliará tomada de decisões para enfrentar seca no Nordeste

O governo federal lançou nesta terça-feira (22/3), Dia Mundial da Água, mais uma ferramenta para auxiliar a tomada de decisões para o enfrentamento da seca. Como parte de uma nova abordagem, o Monitor de Secas do Nordeste do Brasil atuará no acompanhamento regular e periódico do fenômeno na região, viabilizando a aplicação de políticas públicas para atender a população em períodos de escassez. Os resultados consolidados serão divulgados mensalmente no site monitordesecas.ana.gov.br. 

Sob coordenação institucional do Ministério da Integração Nacional (MI) e coordenação técnica da Agência Nacional de Águas (ANA), o Monitor de Secas foi desenvolvido por um grupo de especialistas e instituições federais e estaduais a partir de um compromisso aprovado em 2013. A ferramenta foi lançada após meses de desenvolvimento e um ano de testes. O assessor especial do MI, Irani Braga Ramos, explica que o Monitor de Secas apoiará o trabalho do governo federal no alerta precoce da condição de seca e servirá como subsídio para a tomada de decisões nas escala federal, estadual e municipal. ..

MUITO OBRIGADA, GLEEN, POR NOS FAZER DOADORES DE VIDA!

Glenn e Marcos da Marvale.

Não sou dada aos domingos. Eles têm o poder de me deixar melancólica. Neste, especialmente, estou bem triste. Eu e toda a gente da minha cidade despertada pelo pequeno Gleen a ser solidária e se unir. Acompanhei a via crucis da família. Fiz parte de um grupo fraterno que desejou salvá-lo...

Seca provoca ampliação do rodízio em Serra Talhada

O sexto ano consecutivo de seca no Nordeste tem levado a Compesa a estudar e planejar a utilização  dos recursos hídricos disponíveis a fim de preservar os seus mananciais por mais tempo e garantir a distribuição de água à população. A ausência de chuvas em novembro e dezembro, meses onde comumente ocorrem precipitações pluviométricas no semiárido pernambucano, a cidade de Serra Talhada, localizada no sertão do Pajeú  por exemplo, terá o calendário de distribuição alterado a  partir do próximo dia 12, em virtude do nível da barragem de Cachoeira II, que encontra-se  com  12,8% da sua capacidade.

Segundo o gerente Regional do Pajeú, Luciano Freitas, a falta de chuvas e mediante as previsões pouco otimistas para este ano, a Compesa precisou ampliar o período do rodízio na cidade com o objetivo de evitar o colapso do manancial. Hoje, Serra Talhada tem um calendário de seis dias com água e um dia sem produto. Com a alteração do revezamento, o município ficará um dia a mais sem  água, passando para o regime de dois dias sem água e cinco dias com. A Compesa dividiu o município em  três setores de abastecimento, de forma que toda a cidade consiga receber água de forma equitativa. "Tínhamos esperança de chuvas  nestes dois últimos meses, fato que não aconteceu. Assim, mesmo economizando o manancial Cachoeira II, a vazão da barragem foi reduzida e preferimos ampliar o calendário e garantir água para a cidade por mais tempo", observou o gerente. ..

As reportagens sudestinas sobre a seca do Nordeste

Roberto Malvezzi (Gogó)

É duro ter que ler ou assistir as reportagens da mídia sudestina sobre a seca do Nordeste. Só mesmo pelos ossos do ofício...

ESPAÇO DO LEITOR: CHUVA SECA - MUITO BOM.

Oi Geraldo José, um deleite para os que lhe acompanham. Como em nossa região a chuva é coisa RARA, se vocêc tiver saudades de uma boa chuva , siga o conselho abaixo e você verá.
É surpreendente !!!
Abração

Feliz 2016!

J. Rômulo Aquino

 
Feche os olhos ou até ponha os fones de ouvido...

AUMENTE O SOM...

Sinta!

..

Seca se espalha e afeta quase 3 milhões de pessoas na Bahia

Pela primeira vez o Rio Almada, na região Sul da Bahia, entre os municípios de Coaraçi, Almadina e Itajuípe secou. Na próxima semana, o Governo do estado, através da Defesa Civil, deve incluir à lista de 223 municípios em situação de emergência, outros 30 municípios que enfrentam problemas no abastecimento de página por causa da seca. O diferencial em relação aos decretos anteriores, é que serão municípios das regiões Sul e extremo Sul, que vivem situações semelhantes àqueles localizados no Semiárido Baiano. Técnicos da Defesa Civil estão “in loco”, verificando a situação de diversos municípios e deverão elaborar, até o próximo dia 7, as bases técnicas para que sejam assinados pelo governador Rui Costa, os decretos incluindo esses municípios na relação dos que estão em situação de emergência.

Atualmente o estado tem 223 municípios com decretos que os colocam em situação de emergência por causa da seca. Na próxima semana 106 desses decretos assinados há 180 dias, deverão ser revogados. Outros 30 municípios deverão ser incluídos nessa lista, aumentando para mais de 250 as localidades afetadas. Pelos cálculos da Defesa Civil, a seca afeta a vida de 2,79 milhões de habitantes em praticamente todas as regiões do Estado. Conforme explicou o coordenador de Assuntos Estratégicos da Defesa Civil do Estado, Paulo Sérgio Menezes, não apenas o Semiárido, mas parte do litoral, e as regiões Sul e Extremo Sul enfrentam os mesmos problemas causados pela estiagem. Os técnicos da Defesa Civis que estão em campo nos municípios das regiões Sul e Extremos Sul deparam-se com uma situação inusitada, pois essas localidades jamais passaram por quadros só comuns aos do Semiárido...