Foram encontrados 5547 registros para a palavra: Brasil

ALERTA: BRASIL É O MAIOR CONSUMIDOR DE AGROTÓXICO DO MUNDO E 99% DOS VENENOS VÃO PARA RIOS, SOLO, AR E ÁGUA SUBTERRÂNEA

O Brasil aprovou o registro de 474 agrotóxicos em 2019, maior número documentado pelo Ministério da Agricultura, que divulga esses dados desde 2005. É um volume 5,5% maior do que o de 2018, quando foram liberados 449 pesticidas — um recorde até então. Os registros vêm crescendo no país desde 2016.

A utilização de agrotóxicos é uma das causas de contaminação dos rios no Brasil, perdendo apenas para o esgoto doméstico, segundo dados do IBGE. Considerando que a agricultura é o setor que mais consome água doce no Brasil, cerca de 70%, segundo o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), pode-se dizer que além de sérios problemas para a saúde, os agrotóxicos também se transformaram em um grave problema ambiental no país...

Presidente deve passar o réveillon em Brasília, diz Planalto

O presidente Jair Bolsonaro, que passaria o recesso de fim de ano na Bahia, decidiu antecipar o retorno a Brasília e a previsão é que ele desembarque na capital federal já nesta terça-feira (31), véspera de ano-novo. A informação foi confirmada à Agência Brasil pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que não deu detalhes sobre o horário de chegada da comitiva.

Com a mudança de planos, Bolsonaro deve passar a noite de réveillon com a família no Palácio do Alvorada, residência oficial. Ele viajou a Salvador no último 27, acompanhado da filha Laura. A primeira-dama Michelle Bolsonaro permaneceu em Brasília. A programação inicial era que o presidente e parentes permanecessem na capital baiana até o dia 5 de janeiro. Eles estão hospedados na Base Naval de Aratu, unidade da Marinha em São Tomé de Paripe, subúrbio de Salvador...

Brasil e Israel assinam acordo de combate ao crime organizado

O Brasil vai ratificar um acordo que cria mais uma parceria com Israel, aliado prioritário do governo desde o início de 2019. Desta vez, o foco é o combate à corrupção e ao crime organizado. O acordo será publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (30), e prevê pontos importantes de cooperação internacional e troca de conhecimentos.

De acordo com nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), órgãos de segurança pública dos dois países farão intercâmbio de experiências sobre crimes internacionais que, para serem combatidos de maneira eficaz, necessitam de mecanismos modernos de troca de informações. Tráfico de pessoas, tráfico de armas de fogo, munição e explosivos, terrorismo e maneiras de financiar atividades terroristas entram na lista de áreas de conhecimento que devem ser exploradas na parceria...

Quatro pessoas em um barco estão desparecidas. Marinha faz buscas no lago de Sobradinho

De acordo com informações colhidas pelo Blog GJ Notícias, equipe da marinha está efetuando buscas no Lago de Sobradinho, neste sábado (28), tentando localizar quatro pessoas que são dadas como desaparecidas desde a última quarta-feira (25).

De acordo com as informações um barco pequeno, com quatro pessoas, se deslocou para a Ilha do Mocó, mas não chegou ao destino. As buscas estão sendo feitas no lago, entre os municípios de Sobradinho e Casa Nova. De acordo com informações Luana Vieira Gomes, de 20 anos, e mais três familiares estariam no barco desaparecido...

Ricardo Salles muda política ambiental do Brasil e provoca desmonte

No primeiro ano do que o ministro Ricardo Salles chamou de ambientalismo de resultados, o Brasil assistiu ao desmonte de órgãos de fiscalização e gestão, viu o aumento recorde de queimadas e desmatamento (com direito a alta repercussão negativa internacional), demorou a agir no mais extenso desastre ambiental do litoral do país e perdeu bilhões de reais com o fim do Fundo Amazônia e a posição de liderança que tinha nas negociações internacionais de clima.

Salles chegou à pasta com a proposta de conciliar ruralistas e ambientalistas e diminuir conflitos do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o setor produtivo. Também disse, em diferentes ocasiões, que o MMA não poderia se preocupar apenas com a Amazônia, mas também com os resíduos urbanos...

13 milhões de brasileiros deixarão as compras de Natal para a última hora; lojistas se preparam

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e divulgada no dia 18 de dezembro de 2019 aponta que aproximadamente 13,2 milhões de brasileiros realizarão as compras de Natal apenas nas vésperas da data. Esse número equivale a 10% do total de pessoas que pretendem presentear alguém neste período, superando os 8% registrados em 2018. 

Segundo o levantamento, 48% dos consumidores deixaram as compras para os dias anteriores à comemoração por conta da expectativa por promoções. Já 20% aguardavam o recebimento da segunda parcela do 13º salário. ..

Polícia descobre túnel de 60 metros que levava a cofre do Banco do Brasil em MS

Um túnel com cerca de 60 metros que levava até o cofre do Banco do Brasil foi descoberto no final da noite deste sábado (21), na região do bairro Monte Castelo, em Campo Grande. De acordo com a polícia, durante a ação, com a chegada dos policiais ao local, dois criminosos foram mortos e mais sete foram presos.

Conforme a ocorrência, a quadrilha agia em um galpão próximo da agência. Segundo a polícia o túnel já estava próximo do cofre. A Polícia Civil investigava o grupo há cerca de seis meses. A assessoria do Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul informou ao G1 que irá se inteirar do caso para se posicionar...

Praias brasileiras têm piora na qualidade da água pelo 2º ano seguido

A balneabilidade das praias brasileiras registrou piora pelo segundo ano consecutivo. Levantamento do jornal Folha de S.Paulo aponta que 33% dos 1.287 pontos de medição da qualidade da água no litoral brasileiro forma considerados ruins ou péssimos, ou seja, ficaram impróprios em mais de 25% das medições entre novembro de 2018 e outubro de 1019. Este percentual era de 32% em 2018 e 27% em 2017.

O Nordeste foi a região que mais puxou a piora, a despeito da medição analisar apenas a presença de coliformes fecais e não ter interferência do óleo que chegou à costa da região no segundo semestre.



A Folha de S.Paulo seguiu normas federais no levantamento. Um trecho é considerado próprio se não tiver registrado mais de 1.000 coliformes fecais para cada 100 ml de água na semana de análise e nas quatro anteriores.

Para a avaliação anual, foi adotado o método da Cetesb (órgão ambiental de SP), que classifica as praias a partir dos testes semanais. Nos dois extremos estão as boas, próprias em todas as medições, e as péssimas, impróprias em mais da metade das medições.

Foram apurados dados das praias de 14 estados no período de 12 meses. Amapá e Piauí ficaram de fora porque não medem a qualidade da água, e o Pará não informou dados...

Ex-ministro Geddel Vieira Lima é transferido de Brasília para cumprir pena em Salvador

O ex-ministro Geddel Vieira Lima embarcou em um avião da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (20) em Brasília para ser transferido para Salvador, onde vai continuar a cumprir pena de prisão. Geddel atuou como ministro nos governos dos ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Michel Temer. Ele foi preso em setembro 2017, depois e a polícia encontrar malas contendo R$ 51 milhões em um apartamento na capital baiana atribuído ao político.

Em outubro de 2019, Geddel foi condenado a 14 anos e 10 meses de cadeia pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. De acordo com a pena imposta pelo Supremo, Geddel Vieira Lima teria direito à progressão de regime após 29 meses de prisão – daqui a cinco meses. Mas a progressão também leva em conta se ele teve bom comportamento – isso será avaliado pela Vara de Execuções Penais. A defesa do ex-ministro havia pedido a transferência para Salvador alegando que a família dele mora na capital baiana...

Diretor da AMA participa de Encontro da Conab e Ministério da Agricultura em Brasília 

O diretor executivo da AMA, Agnaldo Meira, participou nesta terça e quarta-feira (17 e 18),  do encontro do Grupo de Trabalho dos Ceasas do país, evento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O encontro aconteceu em Brasília (DF) com objetivo de reunir o grupo para discutir cronograma de atividades, além de estratégias de melhorias nos Ceasas do país.

Na oportunidade, o diretor da AMA Agnaldo Meira, destacou a importância desse encontro e pontuou que a parceria da Conab vem para somar e trazer melhorias para o Mercado do Produtor. “Foi um encontro muito produtivo, onde discutimos o papel do Ceasa no país, além de modelo de gestão, tecnologias para cadeias produtivas.  Temos dados positivos em comercialização e volume dos produtos da nossa cidade para juntos visarmos projetos que tragam melhorias para nosso Ceasa. O Mercado do Produtor de Juazeiro é destaque nacional e a CONAB é uma companhia muito importante para mostrar essa potência do entreposto”, destacou Agnaldo...

13,2 milhões de brasileiros devem ir às compras de Natal na última hora, estimam CNDL/SPC Brasil

Com o velho hábito do brasileiro de deixar tudo para a última hora, os próximos dias prometem ser de lojas cheias no comércio de rua e nos shopping centers. Faltando apenas uma semana para o Natal, um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que aproximadamente 13,2 milhões de brasileiros devem comprar os presentes em cima da hora, ou seja, nestes dias que antecedem a data. O dado corresponde a 10% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém no Natal, número próximos aos 8% do ano passado.

De acordo com a pesquisa, a expectativa por promoções (48%), que ajudam a economizar no orçamento, é a principal justificativa dos entrevistados para postergar as compras. Outros 20% estão à espera do pagamento da segunda parcela do 13º salário, enquanto 12% alegam falta de tempo para ir atrás dos presentes da lista. Há ainda 11% de entrevistados que admitem falta de organização e 10% que culpam a preguiça de fazer compras, empurrando a tarefa para o limite da data comemorativa.

A pesquisa ainda mostra que 3% dos entrevistados vão adiar as compras natalinas para janeiro de 2020, na esperança de aproveitar as tradicionais liquidações de início de ano. A maior parte dos consumidores se organizou para garantir os presentes ao longo do mês de novembro (30%) ou na primeira quinzena de dezembro (41%).
 
Compras de última hora podem atrapalhar orçamento e dificultar pesquisa preço, afirmam especialistas

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, deixar para comprar os presentes natalinos em cima da hora acaba fazendo com que o consumidor não tenha tempo para se ater a detalhes importantes, como pesquisar preços de diferentes marcas ou lojas. "A pressa é inimiga do planejamento financeiro. Na correria para garantir todos os itens da lista e não deixar ninguém sem presente, muitas pessoas acabam recorrendo ao parcelamento de forma impensada ou compram o produto na primeira loja que visitam. O recomendado é preparar uma lista de todos os presenteados, estipular o quanto se pode gastar e sair de casa com o dinheiro contado. Isso ajuda a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto", afirma a economista.

"Ao deixar para a última hora, o consumidor também corre o risco de não encontrar o produto desejado. Com as lojas cheias, alguns produtos ficam sem estoque e o consumidor, para não deixar a data passar em branco, pode acabar comprando algo mais caro e que extrapola a sua capacidade do orçamento", alerta do educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

"Para quem deixou para comprar aos 45 do segundo tempo, é importante saber que muitas lojas on-line já não conseguem entregar o produto antes do Natal, então este consumidor deve recorrer às lojas físicas. A dica para quem ainda não garantiu os presentes é manter a calma, reservar algumas horas do dia para analisar o orçamento e sair de casa com tempo e paciência para pesquisar.  Embora seja um período alegre, muitas pessoas se estressam com as longas filas nos caixas, corredores lotados e a dificuldade para encontrar vaga nos estacionamentos", adverte o educador...

Agricultura familiar supera desafios climáticos e produz alimentos variados no Nordeste brasileiro

Apostando na diversificação de culturas e nas plantações irrigadas a partir da transposição do rio São Francisco, os agricultores familiares do Nordeste vêm contribuindo para o desenvolvimento da atividade na região. Essa é a análise realizada pela equipe da Expedição Agricultura Familiar 2019, que em novembro percorreu os estados de Pernambuco, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.

"As atividades estão mais desenvolvidas, e vão desde a fruticultura até a piscicultura, passando por apicultura e criação de gado leiteiro, entre outras. No entanto, as famílias sofrem com uma deficiência de assistência técnica, além do problema principal, a estiagem, que é muito presente na região. Eles dependem das reservas de água e dos canais do rio São Francisco para conseguir abastecimento, tanto para si próprias e para os animais, quanto para a agricultura também", detalha o integrante da expedição João Maroni...

Um dos menores laticínios do Brasil entra em funcionamento em Jaguarari

Com estimativa de processar diariamente até 1.500 litros de leite de caprinos/dia, um dos menores laticínios do Brasil, já está em funcionamento na Bahia. Instalado no distrito de Pilar, município de Jaguarari, o equipamento beneficia diretamente 140 agricultores familiares do semiárido. A certificação da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) assegura a comercialização, em todo o estado, de leite e queijo coalho, a partir da organização da Cooperativa Mãos do Campo.

A expectativa é de que o minilaticínio sirva de modelo para o Brasil. “Podemos mostrar que é possível com poucos investimentos em estrutura física e equipamentos, tirar do papel o sonho de famílias inteiras e levar melhoria de vida para a população rural”, comemora o diretor da agência Maurício Bacelar...

Programa Aprova Juazeiro é uma das melhores iniciativas no Prêmio de Inovação para a Juventude no Brasil

O Programa Aprova Juazeiro, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, ficou entre as 10 melhores iniciativas do Brasil, no Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude – PPJ, do Governo Federal.

“Já realizamos o sonho de mais de 50 jovens de ingressarem na universidade, outros vão comemorar essa conquista daqui a pouco, com a divulgação do resultado do ENEM e outros vestibulares. Estamos satisfeitos com os resultados do Aprova Juazeiro, e agora ainda mais pela iniciativa ter sido classificada entre as melhores do Brasil”, ressaltou o prefeito Paulo Bomfim...

Em Brasília, Rafael Cavalcanti busca recursos e ações voltadas para a educação de Afrânio

Nesta semana o prefeito Rafael Cavalcanti viajou para Brasília em busca de recursos para investimentos em Afrânio. Na capital federal, esteve com o Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento e Educação (FNDE) Rodrigo Sergio Dias. A educação sempre esteve entre as prioridades da gestão, que segue com diversas obras em andamento entre elas a Escola Clementino Coelho, que atenderá os estudantes de Extrema, zona rural de Afrânio.

A agenda em Brasília, contou com uma importante reunião com o presidente do FNDE Rodrigo Dias. “Em nossa reunião falamos sobre ações voltadas para a liberação de recursos para conclusão das obras em andamento, como escolas e quadras. Também solicitei a liberação de novos ônibus escolares e equipamentos para melhorar as atividades nas escolas”, afirmou o gestor.

Entre as solicitações está a climatização das salas de aulas com a instalação de ar condicionados em unidades da rede municipal de ensino. “O presidente, que é sempre solicito aos pleitos de Afrânio, encaminhou as demandas e, em breve, deveremos apresentar as boas novas para população”, comemorou Rafael Cavalcanti...

Fundo Brasil lança edital de R$ 800 mil para apoiar projetos de defesa de direitos

Em um cenário em que direitos fundamentais da população brasileira vêm sendo ameaçados e retirados continuamente, e diante do avanço de um conservadorismo extremo que lança mão de violência de Estado contra pessoas em situação de vulnerabilidade, o Fundo Brasil vai doar R$ 800 mil a organizações, grupos e coletivos que promovem e defendem direitos humanos em todo o país.

Com o título “Resistência”, o Edital Geral 2020 foi lançado na quinta-feira, 5 de dezembro, e recebe inscrições de projetos até 28 de fevereiro. Cada projeto apoiado poderá receber até R$ 40 mil para executar sua proposta de mobilização e luta popular.O Edital Geral 2020 do Fundo Brasil vai apoiar grupos que dispõem de poucos recursos ou têm dificuldade de acesso a outras fontes de financiamento. Propostas que pretendam estimular o trabalho em rede e as que sejam lideradas por jovens terão prioridade...

Juazeiro é classificado como um dos melhores Polos da Universidade Aberta do Brasil pela CAPES

O Polo de Ensino superior a distância de Juazeiro ficou em 1º lugar na Bahia, 2º no Nordeste e 4º lugar no Brasil, no “Prêmio Polo EaD UAB em Ação”, promovido pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. O Prêmio tem como objetivo valorizar as atividades e iniciativas criadas e executadas pelos Polos UAB - Universidade Aberta do Brasil.

De acordo com a coordenadora do Polo UAB Juazeiro, Rose Cunha, no total são 777 Polos UAB ativos em todo território brasileiro, e entre os participantes do Prêmio, o de Juazeiro é um dos melhores do país. “O Polo de Juazeiro ao longo de 7 anos de implantação, tem oferecido acesso ao ensino superior público de qualidade, através da oferta de cursos de graduação e pós graduação na modalidade a distância, através das universidades parceiras a exemplo da UNIVASF, UNEB, UFBA, UFPI e IFBA. Esta parceria com a Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC e a Escola de Formação de Educadores - EFEJ do município, tem sido muito importante para o fortalecimento do ensino superior na região”, afirmou Rose...

Baianos são homenageados no prêmio Brasil Olímpico

A atleta Paola Reis foi eleita, pelo Comitê Olímpico Brasileiro, a melhor atleta brasileira da modalidade ciclismo de BMX Racing e medalhista dos Jogos Pan-Americanos de Lima. A baiana foi homenageada na noite desta terça-feira (10), na cerimônia Prêmio Brasil Olímpico, no Rio de Janeiro.

Paola Reis, que é patrocinada pelo Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico – FazAtleta, começou a praticar BMX aos 11 anos, através do Projeto Pedal, que tem o apoio financeiro da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na Pista Tertuliano Torres, em Patamares. ..

Campeonato Brasileiro: Rodada final com goleada do Santos e Cruzeiro rebaixado. Confira a posição do seu time

 

- Revoltada torcida do Cruzeiro parte para vilolencia em BH, após rebaixamento -

A Última rodada do Campeonato Brasileiro 2019 teve poucas surpresas, uma delas a derrota do Flamengo por 4 x 0 para o Santos, na Vila Belmiro, encerrando uma trajetória de vitórias incontestáveis. O Santos entrou elétrico e o Flamengo bem abaixo, possivelmente se poupando para o Mundial de Clubes.

O outro destaque foi a derrota do Cruzeiro em casa, para o Palmeiras, que levou o time mineiro pela primeira vez à segunda divisão. A torcida tentou invadir o campo e o juiz encerrou o jogo a quatro minutos do final, por orientação da Polícia Militar.  A violência então se espalhou pelo entorno do estádio, com brigas generalizadas e quebra-quebra...

Brasileirão: Última rodada garante vagas na Sul-Americana, grana extra e rebaixamento. Confira valores:

A última rodada do Campeonato Brasileiro de 2019 promete emoções na parte do meio e de baixo da tabela, já que o Flamengo antecipou a conquista do título de Campeão Brasileiro de 2019 com muitas rodadas de antecedência. Na disputa também uma grana de premiação, a depender da posição na tabela. O primeiro lugar já rendeu ao Flamengo a cifra de R$ 33 milhões.

O Santos, adversário do Flamengo, e o Palmeiras, que joga contra o Cruzeiro, em Minas, disputam o vice campeonato e a cifra de 31,3 milhões, quase R$ 2 mi acima na comparação com o terceiro classificado, que receberá R$ 29,7 milhões. Na parte de baixo a emoção é ainda maior, pois vale, além do prejuízo financeiro, o rebaixamento para a segunda divisão. Ceará, que joga fora de casa contra o Botafogo, e o Cruzeiro que pega o Palmeiras em casa, decidem a permanecia na elite do futebol brasileiro. Cruzeirenses precisam vencer e torcer por um tropeço do Ceará...