Foram encontrados 487 registros para a palavra: Livro

Escolas de Petrolina se preparam para o Dia Municipal do Livro, Leitura e Literatura

Desde o ano de 2017, a cidade de Petrolina conta com um dia no calendário municipal dedicado à prática da leitura. Comemorado em 5 de setembro, o "Dia do Livro,  Leitura e Literatura" foi instituído pela Lei Municipal de número 2948 de 13 de setembro de 2017, com a proposta de estimular a pratica da leitura em toda rede municipal com diversas atividades literárias. Por isso, a equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes já iniciou os preparativos para as comemorações da data. 

As unidades de ensino têm até esta quinta-feira (29), para enviar os dados das atividades literárias que serão apresentadas. Após envio de todos os trabalhos, a Secretaria irá organizar uma grade de programação de eventos literários a serem realizados no dia 5 de setembro. Trazendo como tema: "Petrolina: cidade de livros, leitura e literaturas", o evento desenvolvido em parceria com a Universidade de Pernambuco/ Colegiado de Letras, é um marco para a próxima edição do Festival Literário do Sertão do São Francisco (Flisertão), que será realizado em 2020. ..

Artigo: Boa parte do tempo gasto nas redes sociais poderia ser usado com a leitura de livros

O que você mais faz no seu tempo livre? Talvez, nessa reflexão, você pense que grande parte das horas vagas do seu dia é preenchido ao assistir televisão, ler notícias ou, infelizmente, perdido no trânsito da sua cidade. Mas a verdade é que a resposta correta pode não ser nenhuma das anteriores. Pesquisas recentes apontam que as redes sociais podem estar recebendo mais atenção das pessoas do que deveriam.

Sabe aqueles cinco minutinhos entre uma reunião e outra? Ou quando você chega do trabalho e corre para as redes sociais só para desestressar? Isso pode se tornar um iceberg de distrações. Somando todos esses pequenos minutos, o brasileiro passa em média 3 horas e 34 minutos do dia em seus perfis do Facebook, Instagram, vendo vídeos no YouTube, tornando-se o segundo país que mais gasta tempo nas redes sociais (só perdemos para as Filipinas). O dado da Globalwebindex deste ano apresenta que estamos abusando (e muito) dessas plataformas diariamente...

DIONISIO PELOS TRILHOS DO TREM – CIRCO E TEATRO NO SERTÃO DO BRASIL – UM LIVRO QUE NOS CONTA A NOSSA HISTÓRIA PELO VIÉS DO TEATRO E DO CIRCO

Resenha por: Edvan Cajuhy ¹.

DIONISIO PELOS TRILHOS DO TREM – CIRCO E TEATRO NO SERTÃO DO BRASIL..

Livrarias e bibliotecas devem valorizar exposição de livros de autores baianos, prevê projeto apresentado na Assembleia Legislativa

Membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Hilton Coelho (PSOL) apresentou projeto de lei que orienta livrarias e bibliotecas privadas, localizadas na Bahia, a valorizarem a produção literária de autores baianos por meio da disponibilização de espaço reservado e identificado de forma destacada para as obras destes autores.

"A literatura deve ser vista como um dos elementos de construção do pensamento social, ao mesmo tempo em que as vivências e leitura de mundo dos indivíduos precedem a leitura da palavra. Assim, propiciar a interação entre o autor e o público é um dos instrumentos de incentivo a leitura e a produção literária", avalia o parlamentar...

Livro reportagem sobre atingidos pela Barragem de Sobradinho será lançado em Juazeiro

O livro-reportagem "Vazio das Águas: vidas submersas, memórias em resistência", do jornalista João Pedro Ramalho Martins, será lançado na próxima quinta-feira, dia 22, às 18h15, no Auditório ACM, no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Juazeiro. A obra conta a história de uma comunidade do interior do município de Sento-Sé-BA, formada por pessoas atingidas pela Barragem de Sobradinho-BA, construída pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) entre os anos de 1973 e 1979.

João Pedro é natural de Juazeiro e morador de Sobradinho. No livro, a comunidade de Sento-Sé foi renomeada como "Vazio das Águas", com a finalidade de preservar a identidade dos moradores e também de indicar as maiores ausências sentidas no local - o serviço de água encanada, conquistado apenas há quatro anos, e a proximidade com o rio São Francisco. A partir das histórias de vida dessas pessoas, desde a época anterior à hidrelétrica até os dias atuais, a narrativa aborda os efeitos do empreendimento sobre a economia, a vida em sociedade e a produção agrícola...

Livro do Poeta Manuca Almeida será lançado XII Bienal Internacional do Livro em Recife

O Livro de bolso do poeta e compositor Manuca Almeida, que foi contemplado no edital do programa Usina Cultural da prefeitura de Juazeiro, será lançado dia 10 de outubro na XII Bienal Internacional do livro em Recife. Além do livro COESIA todos os produtos poéticos ficarão em exposição e serão comercializados no mais importante e maior evento literário do Nordeste e terceiro do país.

A programação de lançamento do livro Coesia contará com palestra sobre a trajetória do poeta com Lu Almeida e Dandara Almeida, exibição de vídeos e apresentações musicais com os parceiros convidados Jorge de Altinho e Maciel Melo que vão cantar canções de Manuca já gravadas por eles...

Pesquisadores publicam livro que busca trazer um olhar regional para a educação

Educar a partir de uma perspectiva local e regional. Essa é a ideia principal que o livro "Contextualizar a Educação, dar Sentido aos Saberes" propõe ao leitor. A obra busca valorizar a cultura e outros aspectos sociais regionais que podem contribuir na construção de uma educação contextualizada, fator relevante quando se busca a excelência nas políticas pedagógicas propostas para a sala de aula.

Partindo do estudo analítico do local em que a educação  está inserida, o livro pretende contribuir com os educadores do ensino básico do Semiárido Brasileiro (SAB) para construir uma metodologia especifica para cada localidade em que o aluno vive. A obra organizada pelos professores e pedagogos Edmerson dos Santos Reis e Edilane Teles é composta por quatro capítulos que contam com artigos e colaborações de pesquisadores da área da educação. ..

Jornalista publica livro sobre atingidos pela Barragem de Sobradinho-BA 

O jornalista João Pedro Ramalho Martins irá publicar seu primeiro livro, intitulado "Vazio das Águas: vidas submersas, memórias em resistência". O livro-reportagem conta a história de uma comunidade do interior do município de Sento-Sé-BA, formada por pessoas atingidas pela Barragem de Sobradinho-BA, construída pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) entre os anos de 1973 e 1979. A obra é publicada pela editora Letramento e está disponível em pré-venda desde a semana passada, através do link: https://bit.ly/vaziodasaguas.

João Pedro é natural de Juazeiro-BA e morador de Sobradinho. No livro, a comunidade de Sento-Sé foi renomeada como "Vazio das Águas", com o objetivo de preservar a identidade dos moradores e também de indicar as maiores ausências sentidas no local - o serviço de água encanada, conquistado apenas há quatro anos, e a proximidade com o rio São Francisco. A partir das histórias de vida dessas pessoas, desde a época anterior à hidrelétrica até os dias atuais, a obra aborda os efeitos do empreendimento sobre a economia, a vida em sociedade e a produção agrícola...

Juazeiro: Acervo de Dom José Rodrigues possui mais de 40 mil livros e atrai visitantes para a biblioteca da Uneb

Dom José Rodrigues foi o segundo bispo da cidade de Juazeiro-BA, localizada no Vale do Rio São Francisco, sertão da Bahia. Nasceu em Paraíba do Sul, município do Rio de Janeiro, em 25 de março de 1926. Depois de ter exercido o sacerdócio em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Amazonas e Bélgica, chegou em terras juazeirenses em 1975 e ficou até 2003, mas as marcas que o Dom dos Excluídos deixou na cidade perduram até hoje, e, ao que parece, nunca será esquecido. 

Segundo Leonardo Boff (Teólogo), lembrar de Dom José Rodrigues “é lembrar dos pastores fiéis e dos profetas destemidos que souberam estar sempre do lado dos fracos e perseguidos, sem temor e sem subterfúgios.”..

Gonzaga Patriota lança livro sobre Reforma da Previdência

O livro "Reforma da Previdência Social NÃO", de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota, foi lançado na noite da sexta-feira (31). A sessão de autógrafos da obra aconteceu em Petrolina e foi prestigiada por amigos, autoridades e familiares do parlamentar. No livro, Patriota justifica em detalhes o porquê é contra a Reforma da Previdência apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro e explica as consequências caso essa reforma seja aprovada.

Em um dos trechos da obra, o socialista defende a ampla discussão antes da aprovação da Reforma.  "A reforma na Previdência, com discussões envolvendo grupos do governo, dos trabalhadores e dos empresários, está no topo da lista de medidas necessárias desde o primeiro governo Lula, mas até agora os consensos foram poucos. Não é só a idade mínima que vai resolver o problema. Precisa ser feita uma gestão melhor dos recursos da Previdência, um combate às fraudes e a cobrança dos devedores do INSS."..

Igreja Adventista usa livros para convidar a população de Juazeiro a refletir sobre a família

Distribuição gratuita de livros foi realizada em todos os bairros da cidade.

“Esperança para a família: o caminho para um final feliz”. Esse é o tema do livro que foi distribuído gratuitamente por toda Juazeiro da Bahia. A ideia da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) é que a partir da leitura da obra de Willie e Elaine Oliver, todos possam refletir sobre o papel da família nos dias atuais e os caminhos a seguir para um futuro sempre melhor. ..

Padre de Uauá publica livro sobre o Ensino de Filosofia e os Valores na Escola e na Família

Padre José Erimateia de Oliveira, atualmente pároco de São João Batista, em Uauá-BA, publica livro com o título “O ensino de Filosofia e os valores na escola e na família” pela editora Appris, onde ressalta aspectos importantes sobre a família e a escola, que são lugares da vivência de valores. O autor traz elementos contundentes sobre a relação da família e da escola com a educação, buscando responder a questão: a quem cabe a responsabilidade de transmitir valores e educar, a família ou a escola? 

No livro, padre José Erimateia mostra as dificuldades e perspectivas encontradas no processo educacional, de maneira concreta, por meio de experiências e depoimentos de gestores, professores e educandos. Ele destaca com profundidade a importância do ensino de Filosofia para o fortalecimento dos valores na escola e na família, que passam por grandes turbulências, pois enfrentam dificuldades por causa da indisciplina, especialmente diante da ausência de limites e da vivência de valores éticos e morais, particularmente no âmbito familiar. ..

Livro lançado na Univasf aborda a ética sobre diversos aspectos sociais

O lançamento do livro "Diferentes Olhares sobre a Ética na Administração Pública no Brasil" reuniu dezenas de convidados no auditório da biblioteca da Univasf, campus Petrolina-PE, na noite da última sexta-feira (03). A publicação aborda a ética sob a perspectiva de diversos autores e procura estimular a reflexão e o debate acerca do tema.

O livro é um compilado de 13 artigos que analisam a ética relacionada à política, comunicação, cidadania, tecnologias, e, principalmente, administração pública. Os trabalhos foram produzidos por alunos do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap)...

Livro sobre Ética na Administração Pública será lançado nesta sexta-feira (3) na Univasf

A Secretaria de Educação a Distância (Sead) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap), irá lançar, nesta sexta-feira (3), o livro “Diferentes Olhares sobre a Ética na Administração Pública no Brasil”. O lançamento vai acontecer no Auditório da Biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE), às 19 horas. Na ocasião, também vai acontecer uma palestra sobre o tema. O livro foi escrito para todo o público que tem interesse na questão da Ética e o serviço público: alunos, professores, servidores públicos e comunidade em geral. O objetivo da obra é contribuir para o debate sobre a Ética e sua relação com a Gestão Pública.

“Diferentes Olhares sobre a Ética na Administração Pública no Brasil” foi escrito durante um ano e contou com uma equipe de cinco organizadores, Daniel Muniz Rocha do Nascimento, Francisco Ricardo Duarte, Júlio Cézar Costa Ramos, Marcos Alberto de Araújo e Mirian Lucia Pereira, mais 14 autores, entre alunos e ex-alunos do Profiap. O livro pode ser adquirido diretamente com os autores e, futuramente, poderá ser encontrado também na versão digital, através do site amazon.com...

Em evento bastante concorrido é lançado livro que marca o centenário do futebol de Juazeiro

Em evento bastante concorrido foi lançado nesta quarta-feira (17) o livro que marca a passagem do centenário do futebol de Juazeiro. O evento contou com a presença de  grande público, entre amigos, familiares, autoridades, imprensa, jogadores e muito dos homenageados pelo trabalho de pesquisa de Tony Martins. ..

PEDAGOGO E CRONISTA ESPORTIVA PROMOVE LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE O FUTEBOL DE JUAZEIRO NESTA QUARTA (17)

Acontece nesta quarta-feira (17), às 19 horas, no Clube Social da APLB Sindicato (estrada da Adutora) o lançamento do livro FUTEBOL DE JUAZEIRO: UM SÉCULO DE GLÓRIAS E TRADIÇÕES que ocorrerá em comemoração ao centenário do futebol juazeirense. O livro é de autoria do pedagogo e cronista esportivo Antônio Martins Fernandes Neto (Tony Martins) e conta com apoio da ADAC – Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária.

Tony esteve no Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta terça-feira (16) quando lembrou algumas situações que fazem parte da obra resultado de cinco anos de pesquisa. O Veneza foi o primeiro time formado na cidade em 1919 e nasceu como uma válvula de escape para a organização das classes menos favorecidas da época. “’Clubes sociais como a 28 de setembro e Apolo reuniam as classes mais favorecidas, coronéis, comerciantes e a organização em torno do futebol deu às classes trabalhadoras e menos favorecidas a chance de se reunir e formar grupos sociais organizados”, explicou...

Livro "Escrito com Letras de Sangue" será lançado nesta semana na região

O livro: “Escrito com letras de sangue”, no dia 11 de abril de 2019, às 20h no auditório da FACAPE e no dia 13 de abril, às 16h na Livraria Juá, no Juá Garden Shopping

O livro aborda a temática do martírio no século XXI, sob diversos prismas, religioso,  cultural, histórico e político. O século XX, que é chamado por muitos historiadores de “o  século dos mártires”, pelo fato de ter produzido um número maior de mártires do que os  dezenove séculos anteriores juntos, contudo, o que impressiona é o fato de que isso não é dito,  passando despercebido das salas de aulas de história, nos debates universitários e infelizmente  na memória de muitos cristãos de hoje...

Incra censura divulgação de livro sobre ditadura escrito por servidora aposentada

O aniversário do 31 de março de 1964 não passou em branco no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. E para trazer de volta o clima pós-golpe, o general João Carlos Jesus Corrêa restaurou a censura. Mandou seu gabinete retirar uma notícia divulgada na rede de comunicação interna do Incra, a Incranet.

As coincidências não param por aí. A informação censurada era sobre o lançamento do livro O estado autoritário e a pedagogia do silêncio – 1964-1979 (Editora Insular), escrito por uma servidora do Incra aposentada, a professora Áurea Oliveira Silva, 76 anos, mestre em educação e militante política...

Cultura: Professora e escritora Clarissa Loureiro lançará livro romance Laurus no sábado (20)

No dia 20 de março, ás 19h30, no “Jardim de Yollanda” da Upe (Campus Petrolina), haverá o lançamento do romance “Laurus”, da professora e escritora Clarissa Loureiro. 

No evento, ainda haverá a exposição de cenas do livro pelo artista Bruno, uma palestra dos acadêmicos Vlader Nobre e Simão Pedro e a apresentação da banda “A terceira margem”. ..

Secretaria de Educação recebe 100 exemplares do livro Coesia do poeta Manuca Almeida em Juazeiro

Na última  terça-feira (26), a superintendente de Gestão Escolar da Secretaria de Educação e Juventude Gilmara Lacerda visitou o Quintal do Poeta e recebeu das mãos de Lu Almeida, 100 exemplares do mais novo livro publicado do poeta Manuca Almeida, Coesia, que foi lançado em 16 dezembro do ano passado, data que completaria 55 anos.

De acordo com a esposa do poeta, o livro é composto por algumas poesias novas e outras antigas, que foram cuidadosamente escolhidas por Manuca e por ela. “Com poucas palavras, COESIA apresenta poemas feitos para uma leitura rápida. Queremos compartilhar um pouco da poesia de Manuca com os estudantes da rede municipal, para que eles conheçam mais a história desse grande artista, que espalhou amor através da poesia”, disse Lu Almeida, que aproveitou para convidar os estudantes de Juazeiro, a visitar o Quintal do Poeta em março, mês da poesia. “Todos os anos recebemos milhares de estudantes, que vêm conhecer um pouco da história de Manuquinha e da poesia. Já temos várias escolas agendadas e quem tiver interesse em conhecer o Quintal do Poeta é só entrar contato com a gente”, ressaltou...