Educar a partir de uma perspectiva local e regional. Essa é a ideia principal que o livro "Contextualizar a Educação, dar Sentido aos Saberes" propõe ao leitor. A obra busca valorizar a cultura e outros aspectos sociais regionais que podem contribuir na construção de uma educação contextualizada, fator relevante quando se busca a excelência nas políticas pedagógicas propostas para a sala de aula.
Partindo do estudo analítico do local em que a educação está inserida, o livro pretende contribuir com os educadores do ensino básico do Semiárido Brasileiro (SAB) para construir uma metodologia especifica para cada localidade em que o aluno vive. A obra organizada pelos professores e pedagogos Edmerson dos Santos Reis e Edilane Teles é composta por quatro capítulos que contam com artigos e colaborações de pesquisadores da área da educação.
Os professores envolvidos buscam difundir os princípios da educação contextualizada, considerando o contexto histórico/social das práticas pedagógicas dos educadores e as práticas dos educandos. O professor Edmerson Reis salienta a importância da contextualização da educação ao afirmar que "contextualizar a educação é dar sentido ao que ela professa".
A professora Edilane Teles ressalta também que "é necessário pensar a prática pedagógica no chão da sala de aula" como forma de estimular a importância do olhar interno para construir uma proposta metodológica para a educação básica.
Para estimular essa discussão, o livro Contextualizar a Educação, dar Sentido aos Saberes será lançado na próxima terça-feira (23/07) durante a abertura do curso Bate e Volta/Formação Mediática e Tecnológica (link), idealizado e organizado pelos professores de Pedagogia, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia, campus III. O evento conta com o apoio do DCH/UNEB e a participação de educadores e pesquisadores da área de educação.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.