Foram encontrados 326 registros para a palavra: Cancer

Governo da Bahia vai investir R$ 80 milhões em serviços de diagnóstico por imagem em 2016

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vai investir R$ 80 milhões em serviços de diagnóstico por imagem em onze unidades de saúde do estado ao longo deste ano em obras e equipamentos de radiologia, incluindo tomografia computadorizada e ressonância magnética. Nesta segunda-feira (4), o governador Rui Costa e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, inauguram o novo Serviço de Diagnostico por Imagem do Centro Estadual de Oncologia (CICAN). Os investimentos fazem parte de um projeto de reestruturação dos serviços de diagnóstico por imagem que vem sendo conduzido pela Secretaria da Saúde, através do regime de Parceria Público Privada (PPP). O novo parque de imagem do CICAN vai disponibilizar, tomografia computadorizada, raios X e mamografia digital e estereotaxia de mama.  ..

Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama estará em Jaguarari

Na última quarta-feira ( 09), aconteceu, na Câmara Municipal de Vereadores, uma reunião entre a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e representantes da SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) para o recebimento do Programa Saúde Sem Fronteira, que fará o rastreamento do câncer de mama no município de Jaguarari.

Os Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde fizeram uma explanação do programa e abordaram temas pertinentes à funcionalidade, que é o foco do atendimento no Município de Jaguarari. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. O rastreamento mamográfico bilateral da população de 50 a 69 anos pode reduzir em 30% a mortalidade por esta neoplasia. "Para o êxito do programa de rastreio, há necessidade de que essa população alvo seja informada e captada sem obstáculos, tanto no agendamento quanto na realização da mamografia e na busca do resultado", explicou a Sra. Jane, da Sesab...

Tramitação do projeto Fila Zero para pacientes com câncer avança na Assembleia

Um dos primeiros projetos de lei do deputado Alex da Piatã (PSD), o Fila Zero para pacientes com câncer na Bahia avançou na tramitação na Assembleia Legislativa. Na última semana a redação foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública do legislativo baiano e a sua apreciação no plenário da Casa se aproxima.

De acordo com o político, o PL visa alcançar pessoas portadoras de doenças graves, "proporcionando um mínimo de dignidade, eliminando as filas para realização de exames de Radioterapia, Quimioterapia e Ressonância Magnética, no atendimento aos pacientes dos hospitais públicos estaduais e dos conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS, no prazo máximo de setenta e duas horas", explicou...

Cirurgião oncológico do Ceonco/Apami emite alerta para prevenção do câncer do colo de útero

O câncer do colo do útero, o segundo mais recorrente em mulheres, está associado principalmente aos hábitos da vida sexual da mulher. Ele tem sua formação ligada a uma infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, o HPV. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o ano de 2016, a expectativa é que 16.340 mulheres sejam diagnosticadas com a doença.

Em alguns casos, a infecção genital pelo HPV que é adquirida através da relação sexual, pode ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Segundo o Cirurgião Oncológico do Centro de Oncologia/Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância, Murilo Martins, o câncer na sua fase inicial não apresenta sintomas, por isso é de fundamental importância a realização dos exames preventivos anuais. "Quando a mulher apresenta sintomas a doença normalmente esta avançada, é onde ocorre sangramentos vaginais,  dores pélvicas e corrimentos purulentos na vagina com odor ruim. Daí a importância vital dos exames preventivos para o diagnóstico precoce, os quais devem ser feitos por todas as mulheres"...

Garota Marília será sepultada ás 10 horas desta Sexta-Feira, em Juazeiro

Está previsto para as 10 horas desta manhã de sexta-feira, 22, o sepultamento da garotinha Marília Ferraz Medrado, de apenas 7 anos de idade, que veio a óbito ontem em Recife, vitima de um linfoma.

O corpo da garota chegou ontem à noite no aeroporto de Petrolina e foi deslocado para o SAF, em Juazeiro, onde está sendo velada...

Rastreamento do câncer de mama chega a oito municípios em janeiro

 
A partir desta segunda-feira (11), as mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, dos municípios de São Gonçalo dos Campos, Pé de Serra, Mundo Novo, Capela do Monte Alegre, Irará, Medeiros Neto, Alcobaça e Caravelas vão contar com os serviços de rastreamento de câncer de mama do programa Saúde Sem Fronteiras.  
 
De acordo com a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), até o fim do mês de janeiro, a meta é atender cerca de 11 mil mulheres com a realização de mamografia, exame que permite identificar possíveis casos de câncer de mama na fase inicial.
 
O atendimento é realizado em seis unidades móveis, tendo como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.
 
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico ocorrerá em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
 
Segunda fase
 
A segunda fase do programa de rastreamento, que vai atender as mulheres que já passaram pela primeira fase - ou seja, que já fizeram o exame de mamografia e tiveram imagens inconclusivas -, começa também neste mês de janeiro. Nesta fase, elas passam por consultas com mastologistas, realizam ultrassonografia e, aquelas que tiverem indicação, fazem punção com agulha, para que possam dar início ao tratamento.
 
Segundo a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), neste início de ano, a segunda fase tem início no período de 19 a 21 de janeiro, com atendimento para as mulheres de Maragogipe e Cruz das Almas. Nos dias 27, 28 e 28, a segunda fase começa para as mulheres de Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Cronograma da primeira fase:
 
São Gonçalo dos Campos - 11/01 a 26/01
Pé de Serra - 11/01 a 16/01
Mundo Novo - 18/01 a 28/01
Capela do Alto Alegre - 11/01 a 16/01
Irará - 11/01 a 25/01
Medeiros Neto - 11/01 a 19/01
Alcobaça - 21/01 a 27/01/2016
Caravelas - 29/01 a 04/02
..