Ocupando o segundo lugar entre os mais diagnosticados entre homens e mulheres, os cânceres de próstata e mama também figuraram entre os mais comuns na região. No último ano de 2015, o Centro de Oncologia/Apami atendeu aproximadamente 10.500 pessoas com a doença, destes, quase 300 foram novos diagnósticos. De janeiro a dezembro 6.053 homens e 4.763 mulheres receberam tratamento contra o câncer de próstata e mama, no entanto entre os novos casos, mais mulheres apresentaram a doença com 162 diagnósticos. Os novos diagnósticos de câncer de próstata contabilizaram 148.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) em valores absolutos, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Já o diagnóstico de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No homem a doença, considerada da terceira idade, tem cerca de três quartos dos casos no mundo ocorridos a partir dos 65 anos. Para as mulheres é relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
"O diagnóstico precoce é fundamental para qualquer doença, no caso dos cânceres faz uma diferença imprescindível tanto para o tratamento quanto para o tempo até a cura. Os exames de rotina fazem a diferença para a detecção nos primeiros estádios da doença", afirmou o mastologista Jomário Macedo, responsável pelo tratamento oncológico de mama na Apami.
O câncer de próstata na grande maioria, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais, quando os sintomas ocorrem significa que a doença já está em estágio avançado, de acordo com o urologista Josivan Amorim. A principal forma de diagnóstico é o toque retal e o exame de dosagem de PSA. Para as mulheres, o diagnóstico médico é feito através da mamografia. Ainda de acordo com o Inca, a estimativa para 2016 é de 61.200 novos casos de câncer de próstata e 57.960 de mama.
Em 2015, a Apami realizou 131 biopsias de próstata e 6.662 mamografias. O exame de mamografia é realizado regularmente na Central de Diagnósticos da Apami, no Centro da cidade.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.